Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

algumas dúvidas de incidiante sobre condições de cultivo

Kiaku

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/09/2008
25
56
eu já dei uma boa olhada na biblioteca mas não consegui tirar totalmente algumas dúvidas:

na fase de incubação ou na frutificação que é necessário controlar luz e umidade??

a umidade não pode ser controlada pela adição da argila ao invés de todo aquele "aparato" que vocês sugerem que usemos? o problema é que tenho que fazer algo discreto, que possa ficar bastante tempo escondido e que seja pequeno e discreto (com o mínimo de fios ligados, por exemplo)

ah, e se alguém pudesse me dizer o nome daquele método no qual o terrário era apenas uma garrafa de refrigerante eu ficaria feliz

valeu :)

Cara, tbm nao sou muito experiente, mais ja li informaçao o bastante pra te afirmar que a argila expandida da pra controlar a umidade sim, conforme varios topicos existentes na biblioteca é um método que a maioria usa... a Luz é nescessaria na fase de frutificaçao pois é ela que direciona para onde o micélio vai crescer, já a incubação deve ser na total escuridao... outra coisa, vc vai precisar de um sistema para troca de gases (ar , O²) , o pessoal utiliza oxigenador de aquário , que é barato e simples, e vai submerso junto a água na argila expandida... ou senão vc utiliza somente a argila expandida e faz a troca gasosa manualmente, tendo que abrir o seu terrário 2 ou 3x ao dia para tal, aumentando o risco de contaminações e abaixando o nivel de umidade de seu terrário!

O método da garrafa que vc descreve é uma garrafa daquelas de 5 Litros de água mineral, onde vai argila expandida, e na boca da garrafa é colocado um filtro de café para a troca gasosa, um terrário simples e barato..

Outro método simples e que atende sua nescessidade de simplicidade e discrição: https://teonanacatl.org/threads/terrário-ultra-simples.3413/
Particularmente achei um método tao simples quanto o outro e que me inspira mais confiança...

Espero ter ajudado.

Abraços!

Na encubação é necessario manter a temperatura em 30 c e deixar tudo escuro.

Na frutificação é necessario temp entre 23 e 26 c e controle de luz, a humidade se formara sozinha usando argila e agua no fundo do terrario, um umidificador ajuda bastante mas se não for possivel tenta a sorte........

Abraços!

muito obrigado a vocês dois :) as respostas foram extremamente esclarecedoras.

será que vale a pena eu fazer casing logo no primeiro cultivo? e outra coisa, ao fazer casing eu faço inicialmente um bolo igual ao que faria usando a PF-Tek?

obrigado novamente :)

Sim, caso vc for fazer um casing, vc pode usar a PF-tek e quando colonizar 100% , vc quebra o bolo numa quentinha (marmita), e cobre com vermiculita adicionada 1 colherzinha de cal + 2 colher de cremogema.

Ao fazer o bolo vc pode optar por usar apenas o milho ou fazer aquela receita tradicional de vermiculita+farinha de arroz integral + agua mineral!

Abrazz

Fala Kiaku

se você quer algo descomplicado e fácil de camuflar, use a procura e leia tudo que conseguir sobre cultivo em baldes.

Existem tópicos nos diarios de cultivo com a utilização deste método.

Porém, é bom ler mais para entender melhor o ciclo de vida do fungo, pois exige conhecimento, e mesmo assim é fácil de executar.

boa sorte!

caso eu use uma bomba de aquário paraa troca gasosa, teria que deixa-la mais ou menos quanto tempo por dia ligada?

O ideal seria deixar o tempo todo ligada, cara. Vc sabe que a bomba de aquário faz barulho, né?
Se não colocar a bombinha de aquário, não umidifica tão bem e não ocorrem as trocas gasosas (teria que abrir e corre risco maior de contaminação).

Eu vi um tópico por aqui bem legal sobre cultivo PF Tek dentro de uma garrafa pet de refrigerante 2L, acho que seria o ideal pra vc que precisa esconder a bagaça. Só que cabe apenas um bolo em cada pet.

Se não me engano, vc coloca água no fundo da garrafa (não sei se dá pra por a argila expandida), coloca um copo de ponta cabeça e o bolo em cima desse copo. o gargalo deve ser cortado e vc coloca o filtro de café por cima, ele se responsabiliza pelas trocas gasosas. Como a pet é pequena, acho que não precisa de bomba de aquário. Vou ver se acho esse tópico.

EDIT:
Achei algo parecido:
https://teonanacatl.org/threads/cultivo-de-cogumelos-dentro-do-vidro.3052/
Ainda não era o tópico que eu vi antes, mas não acho ele em lugar nenhum. De qualquer maneira, acho que esse método pode ser bem eficaz! Um casing in vitro que não vai chamar muito a atenção. É só tomar cuidado com o esquema de umidade (de acordo com o SILVIOX, deve-se abrir o pote pra borrifar água).

Ola a todos , estava vendo este topico que parece muito com o problema que tenho . (O espaçopara o terrario ). vo sobre a garrafa de 2ts e pensei que se ao invez de borrifar a agua e ter que tirar o filtro porque nao colocar argila no fundo com bastante água ai como ja vai estar fazendo a troca gazosa so precisa colocar mais agua que pode ser jogada pelo filtro de cafe mesmo . nao sei se pode dar certo mas e uma . vou inicializar meu primeiro cultivo logo logo , e estarei postando as imagens . espero que me ajudem e que as fotos ajudem outros com o mesmo problema , Vlw:)

ACABEI DE AXAR ALGO MASSA NO ML :
um aquecedor com termostato automatico , porem ele tem que ficar submerso na áqua , quem sabe pode ser uma opção .
Muita Paz

JAH BLESS

Cara, em matéria de cultivo simples e eficiente, nada supera o balde.

Back