Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alguem Me Ajuda Aki Porr Faavorr

Fetz

Cogumelo maduro
Cadastrado
18/08/2008
120
71
Aê Galera.
Eu tow passando maior dificuldade aki pra iniciar meu cultivo.
Tipoo...
A mais de 1 mes q eu estou participando aki do forum...
Estudando, lendo e aprendendo e observando o cultivo da galera todos os dias.
Essa semana eu recebi da pró-fungos 3 prints ( um pesa , um Texas e outro mex )
fiz uma seringa com o mex ( como e meu 1º cultivo achei melhor usar o mex como cobaia primeiro:] ) e os outros 2 continuam guardados...
botei a seringa p/ hidratar na geladeira e ta la ate agora.
Ate ai tudo bem.

Os problemas começa agora...
eu estava me preparando p/ cultivar usando o metodo BoloPF .
por ser mais facil p/ quem esta iniciando , menos risco de contaminar
etc etc etc.
Como todos nois sabemos p/ poder cultivar o PF e necessario ultilizar vermiculita.

so q a 3dias eu estou procurando vermiculita aki na minha cidade e não tem em canto nenhummmm.
So ontem andei mais de 6hr procurando pela cidade todaaa e nada de vermiculita.
axei apenas 2 lojas q vendiam mais nas 2 estavam faltando e não tem previsão de chegar. :mad:

Aê eu tow nessa situação....
Tow com tudo pronto aki brothes ( inculbadora , terrario , todo o material necessario ) menos a maldita vermiculita.

Galera eu num sei oq fzer velho...
tow na maior noia aki. :(

aê quero saber se alguem sab se existe algum produto q eu possa usar p/ substituir pela vermiculita?

Senão tiver oq vcs sugerem eu fazer galera?

Eu tenho milho aki em kza...
botei hj de molho e tal...
So q tow com maior medo de cultivar no milho , pq mais facil de contaminar e precisa fazer casing...
eu tenho o maior medo de tentar fazer casing , fazer alguma coisa errada e perder todo o trabalho...

Oq eu faço galera?
Alguem me indica alguma tecnica facil q ultilize milho?

Algum problema cultivar o MEX no milho?

ou eu tento fzer o PF com outra coisa ao inves da vermiculita?

Sera q da pra fzer com fibra de coco ou o pó o PF ao inves da vermiculida?

Alguem me da uma ajuda akiiiii!!!

Agradeço desde já
Brigadão mesmooo galera.

estou no aguardo...

Tem várias opções além do bolo com vermiculita, apesar de eu usar ele aqui e ser muito bom.

Paciência é chave no cultivo de cogumelos e na maioria das grandes coisas que fazemos na vida. Demorei 6 meses no começo procurando materiais e estudando, é normal, não desista. Siga tentando e procurando que uma hora engrena e vai.

Não se chateie e leve muito a serio logo em sua primeira dificuldade, leve meio na flauta mas sempre tentando que você vai mais longe em tudo na vida.

As sugestões que posso dar são:

Não use todo o carimbo na primeira vez.
Use uma seringa de 20ml e não use ela inteira para poder usar novamente.
Você pode usar azevém sozinho sem vermiculita, o grão inteiro. Testei aqui e saiu um bolo normal.

Boa Sorte, paz

Você pode usar azevém sozinho sem vermiculita, o grão inteiro. Testei aqui e saiu um bolo normal.

E frutificou, Diego? Sem casing?

Eu já fiz bolos só de sementes para pássaros e ficou um bolo "normal". Colonizou bem. Só que na hora de frutificar foi uma dificuldade.

Para mim tem algo na vermiculita além de estruturar o bolo e deixá-lo aerado que facilita a frutificação.

´Também não moro em cidade grande.
E, no início também tive dificuldades de encontrar alguns materiais para o cultivo. Tive que,
acabar comprando materiais do mercadolivre.
Acaba pagando um pouco mais caro por motivos de frete e etc.
Mas tem tudo lá, quando não se tem outra opção.

Vasculhe as prateleiras você mesmo, só depois pergunte aos funcionários.

Já achei vermiculita em prateleira de loja depois de perguntar pro funcionário se tinha e ele responder que não...

Vasculhe as prateleiras você mesmo, só depois pergunte aos funcionários.

Já achei vermiculita em prateleira de loja depois de perguntar pro funcionário se tinha e ele responder que não...

Muito bem lembrado Mangue!!! Já aconteceu comigo também. Alguns floriculturistas não sabem o que é vermiculita :D

E comigo foi numa loja enorme de jardinagem que tem em Alphaville, do tamanho do Tatuapé Garden.

Vermiculita é um produto que muita gente desconhece, inclusive quem vende, infelizmente :eek:

Eu procurei em várias lojas de jardinagem e nunca consegui achar. O único lugar que achei foi em uma loja de materiais para construção. Ela é usada como isolante sonoro. Procure a maior loja de materiais para construção da sua cidade.

AÊÊÊÊÊÊÊ
AXXXEEEIIII AAA MALLLLDIIITAAAAA!!!!!!
\o/\o/\o/\o/\o/\o/
Dps de 4 dias procurando , hj peguei a lista telefonica e sai ligando p/ tooodas as lojas de agricultura , mat. de construção e floriculturas.
dps de ligar pra mais de 70 lojas , qdo xega na ultima loja da lista , eu ja extressado desistindo de procurar , a mulher flw q tinha la!
Do outro lado da cidade, mais tinhaaa!
auhiuahiuahuiahhauihaiuhaui
Parei tudo q eu tava fazendo e corri atras dela.
peguei 2 buzoes pra xegar la (1hr de buzão).
Chegando la ...
Vermiculita ate num querer + !
La eh a fonte!
aiuhiauhiauhuiahuiahiua
A unica loja da cidade q ta vendendo.
comprei logo 12 saquinhos de 500g p/ num voltar la tão cedo.
:]
Agora sim o negocio vai!
amanha de manha eu vow preparar os bolos e inoculalos. *__*
assim q conseguir uma camera eu abro o diario de cultivo.

Brigadão geralllllllllllllllllllllllllll galera pela força!
Nunk eskcerei a ajuda q vcs deram pra mim.
Conssideraram gerallll!
Brigadão mesmo!

Agora Vamo cultivar!
:D

Hehe, agora vai!

:D:pos:

Frutificou, mas na época negligenciei um pouco os bolos, especialmente na temperatura. Então não posso dizer se a frutificação em bolos com sementes apenas é igual a dos bolos com vermiculita.

Provavelmente a única diferença seja na umidade, que é a principal contribuição da vermiculita. Deixar o bolo aerado pode ser substituído com algum grão maior ou outro substituto.

Concordo que deve ser mais difícil sem a vermiculita, mas é um recurso em ultimo caso. Terra e estrume de vaca ou cavalo também poderiam ser usados como substitutos, apesar de ainda não ter testado eles aqui.

E frutificou, Diego? Sem casing?

Eu já fiz bolos só de sementes para pássaros e ficou um bolo "normal". Colonizou bem. Só que na hora de frutificar foi uma dificuldade.

Para mim tem algo na vermiculita além de estruturar o bolo e deixá-lo aerado que facilita a frutificação.

Back