Eu não fico ponderando muito sobre a existencia de outros planos, mas acredito que existam sim. Porém, o que você pode achar que é algo espiritual pode ser, na verdade, apenas um tipo de matéria mais sutil. Corpo astral, corpo etéreo, espiritual, etc. e todo aquele lance de chacras, são todos parte de planos materiais, só que mais sutis. Sua forma verdadeira não possui forma, existe antes de você ter nascido e não deixara de existir na morte. O corpo e a mente se desintegram, é claro, pois ambos são materiais. Mas seguimos por outras vidas perseguindo sonhos.
Nirvana, iluminação, estado de Buda, etc. são palavras muito grandiosas que te fazem pensar que são coisas extraordinárias somente alcançáveis a grandes yogis e mestres da meditação depois de meditar por anos nos Himalaias, e talvez depois de algumas vidas de prática para o ser humano comum. Mas essas palavras se referem a algo muito simples que já é neste exato momento, aí onde você está, sem precisar mover um dedo. Você tem vislumbres do tal estado Nirvanico inúmeras vezes durante a vida, e estes são nada mais do que momentos em que você não está indo a lugar algum, não está resistindo ao presente, está apenas sendo, que é qualidade inerente do ser.
Tudo isso que você diz sobre planos de existência é muito interessante, e nossa mente (inclusive a minha) gosta de fantasiar sobre essas coisas, mas não trarão nenhum ganho real, são apenas conhecimento, sendo tão mundanas quanto as coisas que aprendemos na escola. Imagino que o desenvolvimento espiritual seja uma aspiração sua. Ironicamente, conhecimentos espirituais podem te atrapalhar, te impedindo de ver o que é real. Experimente por si próprio, não fique imaginando como deveria ser a tal "experiência Nirvanica de dissolução do Ego", pois essas coisas são mais ordinárias e simples do que você imagina e, no entanto, representam uma revolução no modo de ser.
Tudo o que pode ser percebido não é você. Faça disso um mantra. Se pode estar ciente das experiências psicodélicas, experiências espirituais, pensamentos, emoções, etc. então eles certamente não são você. Você é o ser que percebe e permeia todos esses estados. É o espaço onde todos os pensamentos, emoções experiências ocorrem. Vamos nos esforçar para remover todas essas visões e sonhos que realidade se revela em todo seu esplendor.
O estado de Buddha é mais próximo do que imagina. Na verdade, não é nem próximo pois não é necessário fazer absolutamente nada para atingi-lo. Porém, paradoxalmente, para se chegar a esse estado de paragem absoluta deve-se empregar um esforço no sentido de estar mais alerta ao momento presente. Mas esse é um tipo diferente de esforço. É um esforço sem esforço, ou esforço correto como dizia Buda. É bem difícil, mas não é nada impossível. Só exige bastante comprometimento com a prática.
Bom, desculpa pelo post longo. Me senti meio inspirado a escrever hoje e isso também serve para me relembrar do que estou fazendo aqui pois nessa longa caminhada já me perdi inúmeras vezes.
Espero que os cogumelos te mostrem o caminho da luz.
Namaste