Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alguém aqui usa CAFÉ/BORRA no substrato?

Cogu-men

Esporo
Membro Ativo
26/02/2019
96
4
24
Oi gente. Eu aqui de novo.
Tenho lido coisas aqui no fórum sobre o uso do chá de café e da borra. Mas não consegui chegar a nenhuma conclusão concreta.
Alguém aqui usa?
Já tentei usar em um balde xuxa mas contaminou bem feio, porém era bem xuxa, tudo natural sem pasteurização nem nada.
Daí tentei depois usando tudo pasteurizado. Exceto o café e o calcário.
Contaminou mesmo assim.
Uso caixa de ovo como substrato e milho como spawn
Minha dúvida é, tenho que esterilizar o café? A borra ou o chá é mais indicado? To bem confuso
 
Todas as minhas tentativas com borra+vermiculita contaminaram (com pelo menos dois fungos diferentes) mesmo congelando e levando ao microondas.
 
Cara, to pensando em um substrato a fim de substituir a vermiculita e o arroz tbm, mas antes de quais quer coisa te digo que a vermiculita e a farinha de arroz pelo menos pra mim é o mais eficaz quando se tratando do convencional. Enfim, mas tenta misturar a borra do café com o milho, nesse caso vc vai ter que moer ele.

Te aconselho a guardar no congelador a borra até render a quantidade que vc precisa se vc tiver dificuldades de conseguir td de uma vez, mas eu por experiência própria ou em si a ausência dela não sou o melhor pra te aconselhar a usar e se vai dar certo. Mas pretendo usar tbm, e no meu substrato eu vou reservar o café na freezer, e quando for usar eu vou secar no fogão normal até evaporar td a água e por vez matar as bactérias, depois vou misturar com o milho e fazer o processo normal de esquentar com a água na pressão, enfim. Não posso te dizer o que pode ser da contaminação e nem se dá certo com borra de café, mas se pode dar certo e mesmo assim contamina pode ser que vc não esteja deixando a a água secar totalmente na hora de esterelizar.

Acredito eu que as bactérias da borra possam ser mais resistentes do o que a dos substratos convencionais, até pq eu já reservei a borra de café sem congelar e rapidinho aparecem fungos nela, é um processo que pode ser trabalhoso pq mesmo depois de esterelizar os tais fungos podem vir a surgir, e o ideal é que vc já tenha um bolo pré-colonizado pra misturar com o substrato de borra pra que não haja tanta competição e a chance de exito seja maior 😏
 
A borra de café é muito rica em nitrogênio, quanto mais nitrogênio mais fácil de contaminar. Tem que esterilizar bem em PP e fazer os processos certinho pra não contaminar. Não é um bom substrato pra iniciante.
 
Última edição:
Salve galera, venho a algum tempo estudando aqui no fórum, e já li algo relacionado com as vantagens de usar o café.
Mas ficou bem vago sobre a forma de aplicar o café. Devo usar a borra ou o café líquido (como nós bebemos)?
Como se aplica a borra de café? Junto com a vermiculita na hora de montar o casing/PFtek? Algum tutorial?

Obrigado a todos pela ajuda!!
 
Salve galera, venho a algum tempo estudando aqui no fórum, e já li algo relacionado com as vantagens de usar o café.
Mas ficou bem vago sobre a forma de aplicar o café. Devo usar a borra ou o café líquido (como nós bebemos)?
Como se aplica a borra de café? Junto com a vermiculita na hora de montar o casing/PFtek? Algum tutorial?

Obrigado a todos pela ajuda!!
Tem gente que usa o café líquido, e tem gente que usa a borra, mas é difícil achar artigos do tipo se tratando de cogumelos psicoativos, a técnica se emprega mais a comestíveis, no entanto eu pretendo usar nos PSCs e vou utilizar a borra. Mas exige uma certa técnica e os riscos de contaminação são grandes tbm pelo o que muitos informam, é base de um substrato que por vez pode ser muito bom ou totalmente o contrário, a única questão é justamente essa, saber aplicar, estou tbm tentando criar um a base de papelão. Mas cada qual tem uma certa empregabilidade no cultivo, e produzem cogumelos com características diferentes, enfim é muito relativo tbm. Dependendo da ocasião talvez nem seja o caso de vc precisar estar usando do mesmo. Existe a finalidade de consumo, existe o fator de tamanho produção, precáriedade no mercado aonde vc reside, o ambiente em questão tbm conta, enfim. É preciso saber qual o substrato que melhor se adequa a vc antes de tomar tal decisão, se tratando do fator maiores nutrientes eu te aconselho a boa e velha vermiculita com arroz integral 😶😉
 
Última edição:
Back
Top