Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alguém aqui já usou aqueles mini umidifcadores USB?

mrenrisco

Esporo
Cadastrado
13/03/2021
22
2
25
Então, vou montar meu primeiro terrário no próximo mês, e estou olhando algumas opções.

Pensei em montar em uma caixa com argila por baixo, e um umidificador desses controlado por um higrometro ou timer.
Penso em fazer furos na caixa para que haja circulação de ar, e tapa-los com fita microporo.
O que vocês acham?


1616334881507.png
 
depende do tamanho do terrario, eu estou pensando em usar um desses para minha geladeira mas para uma caixa organizadora acho que não vale, se você for usar um terrário grande acho que compensa tentar mas se for pequeno apenas argila já é mais que suficiente
 
Cara, muito bacana ver que você está começando também. Comecei meu primeiro cultivo a alguns dias e estou adorando. Gostaria de poder ter essa troca entre iniciantes contigo, num momento futuro. Penso em colocar um umidificador também, ou quem sabe um copo com água e uma pequena bomba de aquário. Não sei se é viável, aproveitando o gancho pra ver se alguém aponta uma ideia alternativa.
 
Cara, muito bacana ver que você está começando também. Comecei meu primeiro cultivo a alguns dias e estou adorando. Gostaria de poder ter essa troca entre iniciantes contigo, num momento futuro. Penso em colocar um umidificador também, ou quem sabe um copo com água e uma pequena bomba de aquário. Não sei se é viável, aproveitando o gancho pra ver se alguém aponta uma ideia alternativa.
Olá, montei meu terrário hoje, e estou fazendo alguns testes, sinta-se livre para me questionar do que seja.
Optei por fazer um terrário com bastante circulação de ar, e estou usando argila expandida, agua e a bomba de aquário para manter a umidade, porém ainda não consegui chegar a 95% (o terrário não passa de 65%). Como faltam alguns dias para aniversariar meus bolos, vou realizar mais alguns testes.
 
Eu estou utilizando um. Sou iniciante também, montei o meu a 5 dias e hoje consigo ver bastante pins já. Tive problemas com umidade pois não conseguia ver as paredes do terrário úmidas sem que eu borrifasse a água. De verdade, não sei se é a melhor opção mas pra mim funcionou muito, comprei na farmácia um que você poe num copo com água ou garrafa pet e ele gera uma boa névoa, bem densa mesmo, assim evito abrir o terrário pra borrifar, só pra repor água a cada 2 dias. Custou 45 reais. Ligo apenas alguns minutos umas 3 vezes ao dia.
 
Pensei em montar em uma caixa com argila por baixo, e um umidificador desses controlado por um higrometro ou timer.
Penso em fazer furos na caixa para que haja circulação de ar, e tapa-los com fita microporo.
O que vocês acham?
Salve ... Desde o meu primeiro cultivo eu to pra comprar um umidificador USB desses kkkkkk
Ja cultivei algumas vezes e em todas tive um resultado gratificante falando em quantidade mas observei que dependendo do clima que esta na minha cidade o nivel de umidade fica realmente a desejar.
Nunca é demais para que nossos amigos dourados tenham o clima desejavel :love:

Esse ano ainda pretendo comprar um e tenho certeza que vai me trazer frutos maiores e em maior quantidade.
 
Olá, montei meu terrário hoje, e estou fazendo alguns testes, sinta-se livre para me questionar do que seja.
Optei por fazer um terrário com bastante circulação de ar, e estou usando argila expandida, agua e a bomba de aquário para manter a umidade, porém ainda não consegui chegar a 95% (o terrário não passa de 65%). Como faltam alguns dias para aniversariar meus bolos, vou realizar mais alguns testes.
tenho uma duvida. Você acha que da pra montar o terrário apenas com vermiculita expandida fina ? ou devo também investir em argila expandida para melhorar o fluxo de trocas ? a bomba de aquario seria um item indispensavel ? ou algo opcional de cada um ?
 
tenho uma duvida. Você acha que da pra montar o terrário apenas com vermiculita expandida fina ? ou devo também investir em argila expandida para melhorar o fluxo de trocas ? a bomba de aquario seria um item indispensavel ? ou algo opcional de cada um ?
(Como ainda estou no primeiro cultivo, não tenho 100% de certeza nas respostas)

Montar o terrário apenas com a vermiculita não parece uma boa ideia na minha opinião, acho que ela se contaminaria muito fácil se fosse usada no lugar da argila ou perlita. A argila não fornece troca gasosa dentro do terrário, apenas mantém a umidade acima de 95% (que é o ideal).

Sobre a bomba de ar acho que ela é desnecessária. Pelos testes que fiz com o meu terrário, se ele estiver bem fechado, a argila consegue manter a umidade sem precisar da bomba (e várias pessoas no fórum relataram o mesmo). Além disso, a troca de ar que ela fornece é insuficiente (a não ser que você compre uma bomba cara, com mais vazão). Tenho o ventilador de pc acoplado ao terrário, então de circulação de ar ele tá suave. Porém, se não tivesse a ventoinha, teria que abanar.
 
Cara, muito bacana ver que você está começando também. Comecei meu primeiro cultivo a alguns dias e estou adorando. Gostaria de poder ter essa troca entre iniciantes contigo, num momento futuro. Penso em colocar um umidificador também, ou quem sabe um copo com água e uma pequena bomba de aquário. Não sei se é viável, aproveitando o gancho pra ver se alguém aponta uma ideia alternativa.
oi amigo, eu ainda pretendo começar, estou testando um terrario primeiro pois já fui frustrado de mais com calor e umidade, estou numa caixa de isopor a temperatura deu resolvida graças a Deus, so preocupar com a troca de ar. mais a umidade com a bomba de aquário estava 15% na hora que liguei a bomba e depois de um tempo acho q uma hora mais o menos subiu para 46% foi o máximo que conseguir. mais vou fazer mais testes, pois desconfio que o meu higrômetro esteja descalibrado ou ate com defeito. f
 
(Como ainda estou no primeiro cultivo, não tenho 100% de certeza nas respostas)

Montar o terrário apenas com a vermiculita não parece uma boa ideia na minha opinião, acho que ela se contaminaria muito fácil se fosse usada no lugar da argila ou perlita. A argila não fornece troca gasosa dentro do terrário, apenas mantém a umidade acima de 95% (que é o ideal).

Sobre a bomba de ar acho que ela é desnecessária. Pelos testes que fiz com o meu terrário, se ele estiver bem fechado, a argila consegue manter a umidade sem precisar da bomba (e várias pessoas no fórum relataram o mesmo). Além disso, a troca de ar que ela fornece é insuficiente (a não ser que você compre uma bomba cara, com mais vazão). Tenho o ventilador de pc acoplado ao terrário, então de circulação de ar ele tá suave. Porém, se não tivesse a ventoinha, teria que abanar.

cara, mas quanto a ventoinha, ela não acaba por desumidificar com mais facilidade o terrario? Ou você considera ligar apenas em tempos específicos durante o dia?
 

da uma olhadinha nesse cultivo meu de 2018... talvez possa lhe ajudar.
usei um umidificador (modelo plug & play) e um Temporizador analógico. (tempo vai ser diferente pra cada terrário, clima, etc)
 

da uma olhadinha nesse cultivo meu de 2018... talvez possa lhe ajudar.
usei um umidificador (modelo plug & play) e um Temporizador analógico. (tempo vai ser diferente pra cada terrário, clima, etc)
Que trabalho incrível meu caro. Adorei o processo!
 
O meu acabo de chegar por aqui ... pedi pelo Ali e demorou só 15 dias pra chegar !
 

Anexos

  • donut.jpeg
    donut.jpeg
    49.8 KB · Visualizações: 8
  • donut1.jpeg
    donut1.jpeg
    55.6 KB · Visualizações: 8
ola a todos, sou cultivador iniciante na área e estou montando 2 terreiros com caixas organizadoras de 50 litros, aonde eu queira testar se com esses umidificadores usb eu conseguiria uma taxa de umidade boa e que não fosse saturar o ambiente. desculpa se minha pergunta for muito futil. abraços para todos
 
Back
Top