Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

AJUDA! gérmen de trigo, arroz com casca, trigo

Marymelo

Cogumelo maduro
Cadastrado
16/05/2008
5
57
35
oi amigos gostaria de uma ajuda.
estou pensando em fazer o bolo com arroz com casca, arroz branco, níger, linhaça, cremogema, gérmen de trigo e vermiculita. queria saber se alguém sabe se é bom o uso de grão de trigo e grão de cevadinha.
depois posto aqui os detalhes do meu cultivo
 
coloquei arroz branco pq li que alguém já fez com arroz branco e cremogema e deu certo, é que eu pensei que tivesse arroz integral aqui mas não tem. eu posso trocar o arroz branco por trigo em grão ou colocar mais arroz com casca ou comprar arroz integral pra misturar com o com casca. Eu imprimi um guia de cultivo que tem as quantidades. acho que vou fazer mais de um tipo de bolo pra testar.
tenho uma dúvida sobre a fase de crscimento do micelio, to pensando em colocar os potes numa caixa de papelão, ou será melhor ja por direto no terrário? o q vc custumam fazer pra mantar o local aquecido?
Será que um cooler é suficiente pra não deixar ficar muito quente no terrário e troca de ar?
alguém ja comprou medidor de umidade? eu procurei em várias lojas mas não achei.
 
Um cultivo com arroz branco dá cogumelos menos potentes porque ele é menos nutritivo. Temos um caso como este recente no fórum.

Boa idéia em fazer vários bolos; não se esqueça de anotar a composição de cada um, pra saber qual deu mais certo...

Terrário e incubadora são diferentes. Você pode usar papelão, sem problemas. Mas na incubadora não precisa de troca de ar e as outras coisas, só o terrário dos bolos...

Você está lendo os forums internacionais? Lá tem bastante informação, além é claro da biblioteca do cm.org

Bons estudos e até logo!
 
vinicius muito obrigada por sua ajuda.
eu preparei as seringas ontem. o carimbo tava meio fraco, que ganhei de um amigo, e eu sequelei não medi a água e coloquei mais água do que dava nas seringas. mas guardei a água com esporos, e vou comprar mais seringa. a água ficou branca, com com poucos pontos pretos. Uma dúvida com um carimbo pequeno posso fazer quantos copos +/-? pq como não medi tem 18ml de água com esporo e acho q deve ter mais 20ml no copinho. to pensando em fazer um bolo grande numa vasilha de uns 20, 25 cm e mais alguns copos de nuttella. será que um carimbo pequeno, dissolvido em 40ml dá?
eu não sei se eu sequelei. eu só lavei as mãos com protex, e passei álcool. não usei luvas pq esqueci de comprar e sabe com é a ansiedade. aí limpei uma mesa com sabão e álcool e cobri com lenços limpos. lavei uma tacinha com protex e passei álcool normal mesmo. essa parada do álcool me confundiu eu ia comprar um tal de álcool 70 ai o cara da farmacia falou que era mais fraco, mas um amigo disse o contrário depois. enfim, não usei desinfetante, tb. aí peguei a tacinha coloquei água destilada do jeito que veio na garrafa de um litro joguei os esporos (usei uma tesoura que tb só lavei com protex passei álcool e passei no fogo) passei álcool nas seringas. depois eu vi aqui no fórum que tem água em ampola, eu não sabia dessa parada. aí enchi as seringas e enrolei num lenço de papel e depois com filtro de pvc e coloquei em cima da geladeira. enquanto não utilizava a água da tacinha eu cobria com um papel limpo. eu acho que fiz com uma certa rapidez só antes de preparar a última segunga que eu parei pra dar um dois mas foi rápido a a tacinha ficou tampada com o papel. só não sei se se sequelei em não ferver a taça antes, será que só protex e álcool são suficientes? Não fiz nenhuma limpeza na casa, só na mesa que eu usei. Bom vamos ver no que vai dar. to pensando em deixar uns dois dias os esporos na seringa pq esse carimbo já deve ter um ano ou mais. agora quando eu for inocular o bolos vou fazer td direitinho, vou usar desinfetante, luvas e máscara.
 
Oi mary... vamos por partes

não sou muito experiente, o que falo é o que li/fiz e deu certo.

Os esporos são vistos somente com microscópio, logo uma água que não tem cor não está livre deles. Tenho a impressão de que um carimbo não muito escuro dê para um cultivo da mesma forma que um bem fortão.

Sobre o bolo maior, testes que fiz mostram que não é o tamanho do bolo que define tudo. Os maiores bolos demoram mais pra colonizar e ficam mais sujeitos a uma 'derrota' na sobrevivência (os meus todos contaminaram por bactérias). Mas faça testes você também, é sempre legal.

O procedimento que você descreveu não teve toda a assepsia que sabemos ser melhor para o cultivo, mas mesmo assim ele vai valer para que você sinta a necessidade desta limpeza (aconteceu comigo também, e só depois de um bolo quase 100% colonizado contaminar com um fungão verde fui pensar em ser mais 'limpinho').

Deixar os esporos alguns dias (24h-48h) é muito bom porque eles já entram no bolo hidratados e só precisam de mais alguns dias pra germinar.

Limpar o chão (e o cômodo todo) com desinfetante também é muito bom; ferver a taça é bom e flambar a agulha entre uma aplicação e outra.

Até logo;):pos:
 
Back
Top