Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda com terrário (esponja)

bennito

Cogumelo maduro
Cadastrado
14/12/2006
113
73
40
Pessoal, este é o meu primeiro post no fórum..
portanto gostaria de me apresentar antes de qualquer coisa.

Sou de São Paulo - SP
conheço o fórum há alguns anos, porém, nunca tive condições (lê-se
privacidade) para iniciar um cultivo.

Pois bem, adquiri uma seringa de esporos em um site de ervas sagradas
e optei pela tecnica PF TEK.

Usei como substrato farinha de arroz, comida para pássaros hikari e vermiculi-
ta.

Esterelizei tudo ao máximo, inoculei os bolos e deixei os copos com os substratos guardados em uma caixa térmica dessas de plástico (também
esterelizada).

Ainda não tenho terrário e estou em dúvidas se o que tenho em mente
servirá.

Pretendo comprar um container desses de plástico que vendem em supermercados para organizar coisas (vendido com o nome de "organizador").
O tamanho dele é +- o seguinte : 35cm de altura, 25cm de largura e 40cm de comprimento.

Meu plano é desinfetá-lo cuidadosamente e colar nas paredes laterais do plástico esponjas, dessas de limpeza mesmo.
A idéia seria retirar os bolos já com o micélio bem desenvolvido e colocá-los
cada um sobre um pires de vidro, com uma camada de vermiculita por baixo
e mais uma adicional por cima do bolo. A partir daí, utilizaria um borrifador e borrifaria nas paredes com esponjas e na camada inferior e superior de vermiculita de cada bolo periodicamente.

A pergunta é: funcionaria? não lembro de ter lido no fórum nada sobre usar
esponjas ao invés de materiais como argila expandida..

Grato!

Ajuda

Pode até funcionar mesmo.....

Mas fique atento, eu já usei esponjas no inicio de meus cultivos e te falo que o cuidado com a assepsia usando essse tipo de material(esponjas) deve ser redobrado....

Paz Luz e boa sorte !!!

Ajuda

A pergunta é: funcionaria? não lembro de ter lido no fórum nada sobre usar
esponjas ao invés de materiais como argila expandida..

Grato!

Olá,

Acho que as esponjas vão tirar muito do seu espaço, talvez uns 5cm na largura.

Tem algo contra a argila expandida ou a pedra porosa?

Dae...
Esponja é ótima para acumular sujeira e microorganismos!
Meu terrário é desses de plástico também e sempre consegui manter o padrão de umidade e temperatura.

Paz e Luz!

Fala Bennito

O terrário é muito importante para a fase de frutificação, e deve ser montado de acordo com o que você dispõe.

Você fará um terrário parecido com o meu, uma caixa de plástico.
Então se tiver argila expandida ou perlita ponha uma camada no fundo e acrescente água, mas não cubra, coloque uma bombinha de aquário para renovar o ar.

Quando os bolos estiverem 100%, quebre-os, ponha numa quentinha e cubra com uma camada de pó de coco e outra de vermiculita esterilizadas, e deixe fechado por 5 dias para o micélio se recuperar. decorrido esse prazo abra e ponha no terrário.

Se você colocar bolos num terrário sem controle de umidade e temperatura as chances de frutificar são reduzidas.

Fala Bennito

O terrário é muito importante para a fase de frutificação, e deve ser montado de acordo com o que você dispõe.

coloque uma bombinha de aquário para renovar o ar.

Quando os bolos estiverem 100%, quebre-os, ponha numa quentinha e cubra com uma camada de pó de coco e outra de vermiculita esterilizadas, e deixe fechado por 5 dias para o micélio se recuperar. decorrido esse prazo abra e ponha no terrário.

Se você colocar bolos num terrário sem controle de umidade e temperatura as chances de frutificar são reduzidas.

então meu camarada bennito a simplicidade pode dar resultados desde que haja assepsia.
Esponja acumula muitos microorganismo, o ideial serial você utilizar argila e para estereliza-la, aqui eu coloco numa bacia e jogo agua fervendo em cima, em seguida jogo agua sanitária, cubro com papel alumínio e aguardo esfriar.
agora de resto vocÊ pode seguir as intruções do nosso amigo mauricio, ou mesmo deixar os bolos inteiros.

abraço e coloque umas fotos ae pra gnte ver!:D

muito obrigado pelas respostas, pessoal...

creio que foram muito úteis..

Aliás.. não tenho nada contra argila expandida... porém...
quando vi a embalagem dela no supermercado e como ela vem..
minha grande preocupação foi "como esterelizar isso??"

creio que a resposta a essa questão também já me foi dada.

pois bem, usarei a tal argila ao invés da esponja...

Quanto a essa bomba de aquário.. já li sobre ela em vários posts
e tenho uma dúvida : existe algum modelo específico? como eu peço por uma dela em uma loja de aquários? qual o preço médio?

Grato.

e tenho uma dúvida : existe algum modelo específico? como eu peço por uma dela em uma loja de aquários? qual o preço médio?

Grato.

Você diz: Quero ver os modelos de bombas de ar para aquários, por favor.

Grato.

eu uso um compressor de ar + mangueira+ pedra porosa. gastei ai no kit cerca de 15 reais. A bomba não precisa ser muito forte uma vez que você só vai colocar água no terrário o suficiente pra cobrir a camada de argila, assim a pedra porosa faz bastante bolhas.
Tem maiores detalhes na biblioteca.... abraço camarada!:D

Back