Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda! Cogumelos crescendo dentro ou no fundo dos bolos!

ycrf

Cogumelo maduro
Cadastrado
03/10/2008
38
58
Oi...depois de uns 20 dias de colonização, estou fazendo pelo método do casing, mas cerca de 75% do meu flush está todo nascendo pelos lados do bolo, DENTRO dele (sim, no meio :eba:) ou até mesmo estão esmagados, pois frutificaram para baixo, e estão no fundo.

Pode ser por causa de algum desses fatores abaixo? Porque as condições ideais de temperatura, luz e umidade eu tenho em casa.


  1. Deixei passar do tempo ao demorar muito para tirar do estado de colonização, p/ o de frutificação (20 dias achei o ideal, mas o micélio é meio imprevisível)
  2. Como terrário, usei uma sacola com filtro microscópico, que vende em alguns smartshops. Essa sacola é semifosca, porém, a luz passa livremente por ela toda (já usei várias vezes, e nunca deu problema, acho que não é isso).
  3. Para frutificar, tirei do pote de vidro e coloquei em um tupperware laranja, porém dá pra ver todo o bolo nele..a luz também entra pelos lados (isso foi algo que eu nao tinha feito, geralmente usava uma bandeja de aluminio mesmo...será que é isso?)


Obrigado desde já, colegas.:)
 
Última edição:
Para frutificar, tirei do pote de vidro e coloquei em um tupperware laranja, porém dá pra ver todo o bolo nele..a luz também entra pelos lados (isso foi algo que eu nao tinha feito, geralmente usava uma bandeja de aluminio mesmo...será que é isso?)

Esse.
 
Upvote 0
Obrigado pela luz...suspeitava disso mesmo :(...uma pena perder quase o bolo todo, pois a parte mais produtiva, está nascendo errado...mas é isso aí...depois de tanto tempo cultivando, ainda aprender com os erros :)

Devo mexer no bolo e retirá-los ou deixar eles "morrerem" ali mesmo? Porque é tarde para colocar fita isolante, ou até mesmo em outro pote...está começando alguns pins do segundo flush já.
 
Upvote 0
Devo mexer no bolo e retirá-los ou deixar eles "morrerem" ali mesmo? Porque é tarde para colocar fita isolante, ou até mesmo em outro pote...está começando alguns pins do segundo flush já.

Tire tudo. Se apodrecerem aí vão colocar todo o casing a perder.

E passe a fita isolante ou outro material opaco. Antes tarde que nunca.
 
Upvote 0
Para frutificar, tirei do pote de vidro e coloquei em um tupperware laranja, porém dá pra ver todo o bolo nele..a luz também entra pelos lados (isso foi algo que eu nao tinha feito, geralmente usava uma bandeja de aluminio mesmo...será que é isso?)

Além da luz, as laterais do recipiente também está com umidade mais elevada em comparação ao restante do casing. Isso pode ser um sinal que o seu terrário está com a umidade abaixo do ideal para a pinagem. Já tive experiência similar mesmo usando recipientes escuros, ao elevar a umidade do terrário problema se resolveu.

E passe a fita isolante ou outro material opaco. Antes tarde que nunca.

Acrescentando ao que o Ecuador disse, depois que você remover os pins das laterais, coloque um pouco de vermiculita úmida e esterilizada nas laterais do recipiente. Isso ajudará evitar que novos pins nasçam no mesmo local.
 
Upvote 0
Ok, pessoal..."abri" o bolo com luvas, removi os pins que estavam crescendo para o lado errado, coloquei os pedaços sem pins de volta, e coloquei vermiculita, e tudo isso dentro de duas bandejas de papel alumínio (marmitex).

Obrigado pelas dicas
 
Upvote 0
Back
Top