Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Pesquise: No pour agarEstou querendo começar a fazer agar, mas ainda não tenho fluxo laminar ou golve box. gostaria de saber se voces ja fizeram agar sem essas medidas e se tem alguma forma de fazer sem contaminar?
valeu pela dica, nas minhas pesquisas descobri uma parada chamada low cost flow hood, basicamente é colar um filtro de ar num ventilador e pronto ja tem um fluxo laminar por mais ou menos 100 reais
Creio que ele se refere aos filtros de ar condicionado comuns mesmo. Estão por volta dos 20 reais. Mas não sei se funcionaria como deveria...um filtro HEPA no BR é mto mais de 100 conto
Estou querendo começar a fazer agar, mas ainda não tenho fluxo laminar ou golve box. gostaria de saber se voces ja fizeram agar sem essas medidas e se tem alguma forma de fazer sem contaminar?
valeu pela dica, nas minhas pesquisas descobri uma parada chamada low cost flow hood, basicamente é colar um filtro de ar num ventilador e pronto ja tem um fluxo laminar por mais ou menos 100 reais
Então dá pra manusear ágar em cima da tampa do fogão? Qual temperatura ele precisa estar? a 180 mesmo?Fluxo laminar vc tem na tampa do forno do fogão com o fogo ligado.
E, com o perdão da correção, amigo @Mootreta, uma glove box (não golve) pode ser feita com uma caixa de papelão grande e itens simples. Olha na Biblioteca que tem alguns tutoriais de glove box bem simples.
Então dá pra manusear ágar em cima da tampa do fogão? Qual temperatura ele precisa estar? a 180 mesmo?
Faz sentido. No momento sinto que estou um pouco estagnado, pois faço apenas meus cultivos em monotub, mas quero me aventurar um pouco em tentar fazer CL ou clonagens. Acho que investir numa SAB vai ser o jeito (não que seja caro, só um pouco de preguiça mesmo).Isso é um mito antigo, não tem fluxo laminar com algumas chamas de fogão ou forno.
(A ideia vinha de que o calor empurraria ar apenas da direção de dentro do forno para fora e anularia outras correntes de ar, o que não acontece).
A eficiência de fazer no fogão, com velas ou qualquer coisa é a mesma que fazer em um ambiente comum.
Você pode manusear ágar em um ambiente sem corrente de ar (de preferência dentro de uma SAB).
A questão é só a eficiência e a chance de sucesso, vai depender de um manuseio correto e até um pouco de sorte.
Eu não tenho capela e já fiz bastante ágar, clonagem, CL apenas dentro da SAB.
Estou um tempo sem fazer qualquer coisa que não seja pftek agora.
Só usar um quarto limpo, desligar o ar ou ventilador, fechar as janelas, usar máscara e tomar cuidado.
Na sab eu gostava de borrifar água com detergente antes de utilizar, dizem que ajuda a "derrubar" contaminantes e grudar no "chão".
Obviamente o ideal é fazer algumas placas, para ter mais chance de alguma sobreviver.
Claro que o ideal é uma capela, mas é inviável para a maioria que faz apenas cultivo próprio.
Bem, pra resumir a questão. Quem faz ágar sem fluxo laminar. Faz como?
Boa. Contribuiçao 1. Myco_dourado faz com potes PP e cultura liquida já no pote. E inocula em uma SAB.
Quem mais faz como?
Hj em dia tem uma galera que usa uns ventiladores quadrados e encaixa um filtro laminar alguém já viu?
N sei se funciona claro, nunca vi um modelo de ventilador como esse q vi no YouTube também.
Mas o forno sempre funcionou pra mim, tem q limpar ele ao máximo esquentar bem antes de usar, eu até borrifar lisoform antes limpar as partes todas do fogao enfim. Importante é a neorose e não desistir.
Vamo ver quando eu tentar voltar a cultivar daqui a pouco se vou conseguir colocar em prática o q tô falando, não desistir, correr atrás e testar testar testar até conseguir. Aliás isso vale pra muita coisa na vida.
Tem o tutorial do SM.
Um ventilador com pás comuns tem mais chance de criar um fluxo turbulento e trazer contaminantes por isso.
A maioria do cultivo pode ser feito sem fluxo laminar, SAB ou qualquer aparato. No começo eu inoculava no meio do quarto sem nenhuma proteção e sempre funcionou.
Só começa a ser importante quando faz CL ou ágar mesmo.
Eu também usava muito lysoform e a ideia é basicamente o que você falou. Se limpar bem o ambiente e o local não vai ter problemas.
Se alguém precisar de fluxo laminar, não vai ter dúvidas sobre isso.
Se tem dúvidas da necessidade, não precisa.