Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Adaptação no higrômetro, ajuda!

Goes

Cogumelo maduro
Cadastrado
09/02/2015
32
53
28
Então pessoal, estou querendo fazer uma adaptação no meu higrômetro do terrario, pois meu terrario é um pouco pequeno e de isopor, e queria a opinião de alguém q entenda um pouco de eletrônica, a idéia é a seguinte:
Meu higrometro possui o sensor internamente, ou seja, tenho que deixar ele todo dentro do terrário, eu queria fazer uma adaptação no higrometro em que eu deixasse o sensor dele dentro de um micro recipiente de plastico com furose coloca-lo dentro do terrario, e o higrometro em si, em cima do terrario para acompanhar melhor. o sensor acredito eu que seja esse bixinho azul, aquela bola preta serve apenas como som de alarme, logo eu cortaria os pinos, e soldava o sensor em fios respectivamente positivo e negativo e a outra extremidade dos fios onde ficava o sensor, e com isso o higrometro ficaria bem mais flexível, a seguir fotos do higrometro, fora e dentro, e esboço do esquema:
IMG_20150218_240833671_HDR.jpg esquema.png IMG_20150218_240936494_HDR.jpg IMG_20150218_241251826_HDR.jpg IMG_20150218_001136.jpg

Abraços!
 
Não quero ser estraga prazer, mas é um trabalho desnecessário. Já disse isso em outros tópicos, mas esses higrômetros comuns não são projetados para trabalharem com umidade elevada. Os higrômetros profissionais (que de fato são projetados para trabalharem com até 99% de umidade) são relativamente caros. Pesquise bem para confirmar o que estou dizendo.

Esses higrômetros baratinhos rapidamente ficam saturados e quanto mais a umidade relativa aumenta, maior é a margem de erro. Então qual é a solução para um iniciante do cultivo? Usar esses higrômetros somente como base, com uma margem de erro de uns 10% ou mais dependendo da inferioridade do produto. Se estiver marcando 99% pode ter certeza que o sensor está marcando errado. Confiar demais nesses higrômetros pode levar o cultivador ao erro. É importante que o cultivador observe bem o cultivo, com a experiência adquirida os higrômetros se tornam obsoletos.
 
Ajudou sim @gldtn mt obrigado;)


Não quero ser estraga prazer, mas é um trabalho desnecessário. Já disse isso em outros tópicos, mas esses higrômetros comuns não são projetados para trabalharem com umidade elevada. Os higrômetros profissionais (que de fato são projetados para trabalharem com até 99% de umidade) são relativamente caros. Pesquise bem para confirmar o que estou dizendo.

Esses higrômetros baratinhos rapidamente ficam saturados e quanto mais a umidade relativa aumenta, maior é a margem de erro. Então qual é a solução para um iniciante do cultivo? Usar esses higrômetros somente como base, com uma margem de erro de uns 10% ou mais dependendo da inferioridade do produto. Se estiver marcando 99% pode ter certeza que o sensor está marcando errado. Confiar demais nesses higrômetros pode levar o cultivador ao erro. É importante que o cultivador observe bem o cultivo, com a experiência adquirida os higrômetros se tornam obsoletos.

Entendi @Cosmik, mas como o money ta mei escaço, vou ter que me basear nesse por enquanto :unsure:.

Enfim mechi no higrometro, descobri q os sensores eram outros, mas prossegui com a mesma idéia e acho q deu certo, a temparatura pelo menos está ok, comparei com um termometro de mercurio e está batendo certinho :D, e me disseram que o sensor desse higrômetro é trimetálico(n entendo mt bem) portando mais preciso que a maioria dos outro higrômetros, já que são bimetálicos, aqui está o resultado:
IMG_20150218_125144349_HDR.jpg IMG_20150218_122557087_HDR.jpg
 
Desculpa por reviver o post aqui,mas eu estou com uma puta duvida, é necessário realmente um higrometro?, pois quero fazer tudo certo regulando umidade e temperatura mas não acho nenhum barato, até uns 25 reais, mesma coisa com as bombas de aquario, e a argila expandida, simplesmente não achei onde comprar,fiquei com tanta raiva esses dias procurando vermiculita que quando achei comprei 10kg de vermiculita expandida fina ,ou 100 litros só de raiva de ter procurado,se alguem puder me indicar um site ou um higrometro para mim comprar poderia me ajudar muito! pois não sei como poderia deixar na medida a temperatura e umidade no terrario já que moro no sul e aqui tá fazendo uns 5 graus
 
Não precisa de higrômetro, não precisa de bomba de aquário. As únicas coisas que você precisa mesmo para o terrário são uma caixa, argila expandida e um aquecedor de aquário, de preferência com termostato. Com um frio tão extremo pode pegar um de pelo menos 60W, e a caixa se for de isopor ajuda.
 
e como eu sei se a umidade tá alta sem o termo higrômetro e a bombinha de ar?

Basta observar a condensação nas paredes do terrário. :coffee:

Em regra, está excelente quando se vê condensação, mas não seja excessiva pra não ficar pingando nos bolos. Se ficar sequinha, sequinha a parede, então não tá legal.
 
Back
Top