Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Acredite, SÃO ELES QUE TE ACHAM!

MicelioCarioca

Cogumelo maduro
Membro Ativo
21/06/2006
134
71
41
Salve galera. A tempos venho estudando mto sobre o reino fungi e venho coletado mtas informaçoes, ate que finalmente tomei coragem pra iniciar meu primeiro cultivo. Montei a lista de material e comprei algumas coisas. Oq me falta era a vermiculita e principal, O PRINT! Apos ter dificuldades de conseguir um print, meio q desanimei e ja tava só na esperança de um print "bater a minha porta".

Ontem resolvi fazer um trilha da Serra do vulcão, . Isso mesmo, VULCAO! Tem um vulcao inativo na minha cidade, trilha irada que eu ja nao fazia a algum tempo. Fui sem a intenção de encontrar nada, mas ao me deparar com aquela floresta toda, liguei o radar fungístico e fiquei q nem um águia olhando pra ver se acahava algum Pan ou Cyan ja que o clima tava adequado a estes. Dps de 3 horas de caminhada, a quase 1000m, chegamos ao topo e ficamos viajando na linda paisagem. Procurei mais um pouco e nada. Qnd fui mijar, olho pro lado e vejo um pequeno cogumelo. Pensei "é um cubensis" e nao deu outra! Um lindo pequeno cubesis num pedacinho de merda. Putz fiquei felizao que nem criança qnd ganha um brinquedo.

Blz, dps de renovar as energias no topo, resolvemos descer e avistei mais 1, mas este parecia bastante porem nao azulou qnd quebrei o talo. Logo dps achei mais um, esse maior, porem não era cubensis mas mesmo assim coletei pra fazer um print e identifica-lo.

Cheguei em casa, botei os chapeis pra fazer print e tentei reproduzir micelio em papelão e agua + mel karo. To tentando vários exprimento afim de salvar algum micelio, ate coletei um pedaço de bosta com micelio, e to tentando reproduzi-lo no papelao tb.

Oq importa é que agora tenho 2 prints de legitimos selvagens (consegui fazer 2 prints do cubensi q azulou) e mais 1 do pseudo-cubensi e um print do outro q bem, logo verão na foto.
Po to mtoooo feliz pq agora tenho a oportunidade de começar meu cultivo. É isso galera, qnd eles te acharem preparado, eles vão te mostrar o caminho.

Segue as fotos:

aimg180.imageshack.us_img180_9059_imagem020iv7.jpg

Na primeira foto o outro parece um cubensis seco e velho, pelo ângulo que eu vejo.

Veja se os dois carimbos são da mesma cor.

Eu não ficaria tão contente com a obtenção do carimbo, não é assim que funciona. Esse carimbo já nasceu contaminado, o chapéu estava ao ar livre tomando vento cheio de partículas e em cima de um monte de esterco. Os carimbos para cultivo são feitos a partir de cogumelos cultivados em ambientes mais limpos e sob condições assépticas.

Eu não disperdiçaria substrato inoculando com seringa feita a partir desse carimbo. Se você tem placas de Agar pode inocular ou colocar pedaços de micélio e tentar isolar das contaminações que com certeza aparecerão.

A técnica do papelão funciona muito bem nesse caso se você fizer bem feito. Pode pegar um pedaço de papelão com micélio e colocar em agar depois pra limpar (o papelão faz o início da coisa só).

O cogumelo da segunda foto parece um Panaeolus inativo facilmente encontrado no Brasil, pode confirmar isso verificando se a cor do carimbo é preto.

É isso aí. Boa sorte.

É uma pena, ja tinha conhecimento que o carimbo provavente estaria contaminado, mas oq tinha me animado era um cultivo que acho q foi por aqui q eu vi, q um cara conseguiu sem contaminantes. Mas de qualquer forma eu vo tentar o seguinte: inocular em milho, assim q aparecer algum micelio sadio eu tiro a spaw e passo pro papelão. Acho dá certo.

Ahhh o print daquele outro cogumelo é preto sim, bem forte!
Valeu Shroomer! :)

É uma pena, ja tinha conhecimento que o carimbo provavente estaria contaminado, mas oq tinha me animado era um cultivo que acho q foi por aqui q eu vi, q um cara conseguiu sem contaminantes. Mas de qualquer forma eu vo tentar o seguinte: inocular em milho, assim q aparecer algum micelio sadio eu tiro a spaw e passo pro papelão. Acho dá certo.

Vai fundo cara!!! se contaminar tu tira um pedaço sadio e vai tentando que dá certo sim!!! é questão de tempo e paciencia, mas dá pra tirar micélio saudavel sim!!! tem uma tecnica na biblioteca que vc tira um pedaço de dentro do corpo do cogu e e inocula em agua+karo, bem limpo com alcool e h2o2 fica mais dificil de contaminar!!!
Agora que eles apareceram pra vc vai ser dificil de vc não conseguir nada, se eles te encotraram é porque vc está pronto jovem jedi!!!
Que a força esteja com vc!!!
Abraço

Vai fundo cara!!! se contaminar tu tira um pedaço sadio e vai tentando que dá certo sim!!! é questão de tempo e paciencia, mas dá pra tirar micélio saudavel sim!!! tem uma tecnica na biblioteca que vc tira um pedaço de dentro do corpo do cogu e e inocula em agua+karo, bem limpo com alcool e h2o2 fica mais dificil de contaminar!!!
Agora que eles apareceram pra vc vai ser dificil de vc não conseguir nada, se eles te encotraram é porque vc está pronto jovem jedi!!!
Que a força esteja com vc!!!
Abraço

Hahaha guerreiro jedi é foda hahaha. Entao, dei uma olhada em um dos papeloes e parece q tá iniciando a formar um micelio, mas ainda é cedo pra confirmar. Mas eu tenho certeza q de alguma forma vai dar certo, ja fiz o do agua+karo tb. Vamo ver, domingo eu espero voltar com novidades :D

Valeu pelo incentivo cara. :pos:

O cogumelo da segunda foto parece um Panaeolus inativo facilmente encontrado no Brasil, pode confirmar isso verificando se a cor do carimbo é preto.

O shroower, pode postar uma foto desse Panaeolus que vc diz? Sabe a variedade dele? Panaeolus tb azula?
Coloquei o chapeu pra fazer o carimbo, e dps de alguns dias ele viro um pasta preta ao invez de secar como os Cubies.

Última edição por um moderador:
Ai Os PANAEOLUS,:NAO E O SEU, ...
SO PARA MATAR A CORIOSIDADE...

Última edição por um moderador:
O shroower, pode postar uma foto desse Panaeolus que vc diz? Sabe a variedade dele? Panaeolus tb azula?
Coloquei o chapeu pra fazer o carimbo, e dps de alguns dias ele viro um pasta preta ao invez de secar como os Cubies.

Panaeolus cyanescens azula. Esse Panaeolus que você pegou não. É típico dos Panaeolus esse carimbo jet black que chega a sumir o chapéu. Produz muitos esporos. Mas no caso, estes seus não servem pra nada :)

:pos:

Proucrando sobre os Pans achei essa foto de Panaeolus Cyanescen e aquele q eu pensei q fosse um cubensis velho naquela primeira foto, o chapeu era igualzinho a esse da foto abaixo, meio quebradinho:

awww.thehawkseye.com_pancyan_mcfl_pancyan10.jpg

E o outro parecia mto com esse:
awww.thehawkseye.com_pancyan_mcfl_pancyan9.jpg

Será? :rolleyes:

Proucrando sobre os Pans achei essa foto de Panaeolus Cyanescen e aquele q eu pensei q fosse um cubensis velho naquela primeira foto, o chapeu era igualzinho a esse da foto abaixo, meio quebradinho:

Pra mim parecia mais cubensis, tinha que ver a cor do carimbo. Se fosse preto era Panaeolus, se fosse roxo era mais pra cubensis, mas também não azulou, então pode não ser nenhum dos dois.

Pra mim parecia mais cubensis, tinha que ver a cor do carimbo. Se fosse preto era Panaeolus, se fosse roxo era mais pra cubensis, mas também não azulou, então pode não ser nenhum dos dois.
Os pan que eu encontro auqi no interior de sp só azulam quando estão cozinhando!
ficam azul marinho.
mas quando machucados nao azulavam nao!
o carimbo era preto carbono confirmando a strain.

Esses Pan não sao ativos mas são comestiveis entao né?
nao coma.
na duvida nao coma :)
existem cogus parecidos com esse também que podem ser venenosos, da maneira nociva da palavra.
pelo formato do seu ele nao é o ativo.
o ativo tem um chapeu mais abaulado , comprido e o seu parece muito redondo.
nao coma.:pos:

Ai Nao Queremos Nenhum Difunto Por Aqui....comi Nao..:D
No Mais Paz Para Vc, Sei Como E Aquela Expectativa...

Como diria Chapolin "Calma calma não criemos pânico!" :D
Num comi não, só tirei um print na esperança de ser alguma espécie legal pra cultivar. :pos:

Qnt aos cubensis, acho q eu vi um micelio desenvolvendo no papelão :rolleyes:

outra dica:
evite colher cubensis fora de época.
achou 1 só no pasto e colheu resultado = nao acha mais nenhum no lugar :)

outra dica:

Entao Alien, eu só peguei pq eu achei no lugar menos provavel possivel. Num pedacinho de merda no pico do morro aonde eu achava impossivel os bois irem lá. Nao pude resistir, era tudo oq eu estava precisando pra iniciar meu cultivo, foi presente mesmo. Mas fique tranquilo que por aqui, nenhum louco sobe 3hrs de trilha pra buscar cubensis a quase 1000m de altura. :D

Aproveitando o gancho, acho q to conseguindo salvar o micelio no papelao. Seria possivel espalhar esses selvagens por la mesmo? :pos:

outra dica:

seria verdade isto????, pois aqui na minha cidade, o campo que eu cato, eu cato nele ja faz mais de 10 anos e em toda a êpoca, e verdade que tem dias que não encontro nada, mas dai e eles que não querem me encontrar, eu acho que tem a ver com o dia que vc vai a cata............:pos:

valeu

Back