Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudável Abortos?

Sequeloble

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/05/2013
32
48
30
Boa tarde Pessoal,

Li a respeito das regras sobre kits de cultivo, e estou ciente que minha dúvida pode não ser sanada e talvez tomar um esculacho...

Mas de toda forma, o único canal que conheço para tentar uma ajuda seria aqui no fórum mesmo, e se for ajudado, ficarei muito grato, pois minha intenção é conseguir pelo menos um flush e então coletar carimbos para tentar um cultivo do zero, tendo em vista os ótimos materias que tem aqui.

A minha dúvida é:

Até quando o cogumelo é considerado um pin?
E esses que estão crescendo, eles estão ficando com o chápeu escuro e "murcho", será que estão abortando? se sim o que poderia fazer para tentar salvar esse casing, pois aparentemente ele não tem nenhum contaminante, li por aqui sobre o dunk, será que nesse caso ajudaria?

photo_2021-02-01_21-45-06 (2).jpg

A foto acima tirei no dia 01/02 a noite.

Essas foram tiradas hoje dia 03/02

photo_2021-02-03_12-49-28 (2).jpgphoto_2021-02-03_12-49-28.jpg


Desde já agradeço o espaço.
 
Boa noite @Texugo,

Enfim, só consigo ajudar acompanhando o cultivo do início.
Entendo, mas o problema é que infelizmente é de kit.

Quando chegou dizia ser a strain "B+ AKM", mas como li por aqui, não dá pra confiar nisso.

No mesmo dia que chegou, 21/01/2021, eu já coloquei ele dentro da mushroom bag (que nesse caso serve de terrário), com perlita no fundo, e agua com uma tampa de água sanitária.

Nessa bandeja onde veio o substrato colonizado, eu coloquei uma fina camada de perlita estéril, e então a coloquei dentro do saco, e borrifei água nas laterais.

E desde então borrifo a cada um ou dois dias suas "paredes", e abro umas 3 vezes ao dias para trocar de ar (até então não abanava, só deixava aberto mesmo, comecei a abanar tem 2 dias).

No dia 27/01/2021, percebi que estava começando a aparecer os pontinhos brancos (julgo ser os pins), em pouco menos de 1 dia já se pareciam pequenos cogumelos, mas então está acontecendo isso, de eles estacionarem no crescimento e estão ficando com chapéu murcho, parecendo os abortos que procurei pela internet.

O terrário também parece inapropriado.
Esse é o "terrário".

IMG_0507.jpg

Essa foto tirei na segunda-feira a noite (01/02/2021), repara que esses mais a esquerda estão com o chápeu marronzinho e com aparência murcha, e desde então não tem melhorado, eles aparecem que o chapéu marrom claro, então estão ficando escuros e murchos.
IMG_0503.jpg

Li por aqui, mas agora não consigo encontrar o tópico, onde descrevia uma situação parecida, então fizeram o dunk, e então o conseguiram ter alguns frutos maduros.

Estava tentando achar esse tópico agora, antes de receber sua resposta, estou pensando em fazer o mesmo, ou acredito que dá pra esperar mais um tempo?

Obrigado!
 
Upvote 0
Bom dia, apenas para concluir o tópico.

Esses que vinham crescendo, ficaram murchos e pararam de crescer...

Eu removi todos os cogumelinhos, fiz um dunk de 24 horas, e então na primeira semana começou a crescer da mesma forma, mas percebi que sempre que chegam a esse tamanho começam a murchar.

Então vi que poderia ser a temperatura, já que aqui estava com uma temperatura média mais baixa, cerca de 22 - 25º C, então fiz uma adaptação, peguei um pote de uns 12 litros, coloquei agua, argila expandida e coloquei um termostato ajustado para 29 - 30º C, e com a ajuda de um termometro, pude ver que a temperatura, ficou em torno de 29ºC.

Após isso começou a crescer novos pins, que pareciam mais vigorosos, e esses cresceram e ficaram maduros em uma semana!

Consegui fazer dois carimbos de esporos, e uma viagem muito boa!

Abraço a todos!
 
Upvote 0
Estou em busca da mesma resposta @Sequeloble, meus casings produzem bastante pins, chega a assustar de tanto, tem casings que chegam a quase 100% da superfície pinada, masssss, menos da metade chega "amadurecem", a maioria aborta.

Já li diversos tópicos mas não encontro uma resposta concreta em relação aos pins que abortam, talvez seja possível contaminação por verituculum, talvez seja umidade baixa, mas e quando não parece ser nada disso...? Talvez a resposta esteja no tipo de inoculação, no meu caso a inoculação acorreu por meio multi esporos, possa ser que uma cultura isolada não ocorra tal "problema".
 

Anexos

  • 20210311_112058.jpg
    20210311_112058.jpg
    212.8 KB · Visualizações: 44
Upvote 0
Já li diversos tópicos mas não encontro uma resposta concreta em relação aos pins que abortam


Talvez porque o micélio não consiga suportar tantos pins?

100% da superfície pinada é muito. Imagine o esforço metabólico para sustentar o crescimento simultâneo disso.

Talvez os cultivadores comerciais tenham técnicas que permitam um crescimento desses, mas não sei. É algo diferente do habitat natural da espécie. Nos estrumes a tendência é crescer alguns cogumelos por vez.
 
Upvote 0
Talvez porque o micélio não consiga suportar tantos pins?

100% da superfície pinada é muito. Imagine o esforço metabólico para sustentar o crescimento simultâneo disso.

Talvez os cultivadores comerciais tenham técnicas que permitam um crescimento desses, mas não sei. É algo diferente do habitat natural da espécie. Nos estrumes a tendência é crescer alguns cogumelos
No insta eu vejo uns bulk ou monotube que crescem bonito hein, totalmente uniforme e em grande quantidade, talvez seja um bom trabalho de isolamento, eu ainda tô procurando a melhor maneira caseira de fazer...

Limpar um casing repleto de aborto é cansativo demais, fora as questões da produtividade também, que ficam desfasadas, sinto que um micélio com muitos abortos, mesmo os que não abortaram, nao conseguem um desenvolvimento bom...

Nesses casos, os flushs com menos abortos produzem cogumelos maiores...

Sempre tem sido assim comigo, primeiro/segundo flush, muitos pins, muitos abortos, cogumelos pequenos. Terceiro/quarto flush, poucos pins, quase nada de aborto, cogumelos maiores.
 
Upvote 0
Falta de nutrientes, água, umidade, troca gasosas, temperatura, etc.. qualquer coisa que não esteja favorável para os cogumelos pode causar aborto. Domina as condições necessária e faz um bom isolamento que você consegue o famoso "canopy"(?dossel?).

Nesses casos, os flushs com menos abortos produzem cogumelos maiores...

Sempre tem sido assim comigo, primeiro/segundo flush, muitos pins, muitos abortos, cogumelos pequenos. Terceiro/quarto flush, poucos pins, quase nada de aborto, cogumelos maiores.

Melhore a mão na umidade quando for preparar o substrato. Por exemplo, na foto que você postou acima.. o substrato me parece seco e já está encolhendo.
 
Upvote 0
Falta de nutrientes, água, umidade, troca gasosas, temperatura, etc.. qualquer coisa que não esteja favorável para os cogumelos pode causar aborto. Domina as condições necessária e faz um bom isolamento que você consegue o famoso "canopy"(?dossel?).



Melhore a mão na umidade quando for preparar o substrato. Por exemplo, na foto que você postou acima.. o substrato me parece seco e já está encolhendo.
Bem colocado @gldtn, não tinha raciocinado que o encolhimento do micélio era devido a perca de umidade, faz total sentido :sorrisão:
A questão é como manter a umidade ideal no bolo, principalmente depois que começa a pinar.

Inicialmente foi feito o dunk nos bolos, e quando montei o casing dei uma boa umedecida na vermiculita, deve perder muita umidade durante a pinagem, tenho que ver como ta repondo água nesse estágio... Nesse casing aí eu peguei uma seringa e foi colocando água nas partes que dava, sem tentar colocar em cima dos pins, mas acho que já era tarde demais, me parece que vários já abortaram devido ao aspecto, coloração e etc, e está se confirmando devido crescimento de alguns cogumelos apenas.

A abortagem vai ser pior do que eu imaginava :rolandoderir::censurado::negativo:
 
Upvote 0
@Maal, segue as dicas da galera aí... que eu tô perdido :negativo:.

Mas no teu caso, que parece já tem uma certa experiência com cultivo, talvez não seja problemas com temperatura.

Porque no meu caso, sou totalmente novo, e comecei errado, usando um kit, e coloquei para frutificar no saco de cultivo que veio junto, embora onde moro seja quente o bastante, ainda assim não foi suficiente, mas depois que coloquei esse saco de cultivo num lugar mais aquecido, com temperatura em torno de 28-29Cº os pins cresceram e ficaram maduros...

Agora tô tentando um segundo flush, fiz o dunk de 24 horas, e coloquei de volta no saco de cultivo, e faz duas semanas que está dessa forma, na segunda feira apareceu um pin e esse está firme e forte, acredito que mais uma semana ele esteja maduro, vou colher só ele ao que parece.
Apareceu algumas primordias em volta do bolo, espero que esses se desenvolvam bem.

Abraço!
 
Upvote 0
Porque no meu caso, sou totalmente novo, e comecei errado, usando um kit, e coloquei para frutificar no saco de cultivo que veio junto, embora onde moro seja quente o bastante, ainda assim não foi suficiente, mas depois que coloquei esse saco de cultivo num lugar mais aquecido, com temperatura em torno de 28-29Cº os pins cresceram e ficaram maduros...

Agora tô tentando um segundo flush, fiz o dunk de 24 horas, e coloquei de volta no saco de cultivo, e faz duas semanas que está dessa forma, na segunda feira apareceu um pin e esse está firme e forte, acredito que mais uma semana ele esteja maduro, vou colher só ele ao que parece.
Apareceu algumas primordias em volta do bolo, espero que esses se desenvolvam bem.

Abraço!
Pode ser a troca de ar que esteja fraca @Sequeloble, experimente abanar umas 4x ou mais por dia, sempre de olho na umidade, procurando manter sempre o controle entre troca de ar x umidade ideal. Temperatura pode não fazer tanta diferença se manter esses parâmetros bem alinhados.
No meu caso vou experimentar adicionar água no micélio quando começar a surgir os pins pra ver se supri o gasto de água com a formação dos mesmos.
E assim seguimos, errando, aprendendo, aperfeiçoando. Sucesso no cultivo !!
 
Upvote 0
Só pra deixar o registro e a confirmação de uma grande quantidade de abortos...
Quase 2 horas pra colher 3 casings repleto de abortos, oh vida difícil
 

Anexos

  • 20210313_115913.jpg
    20210313_115913.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 42
Upvote 0
Putz mano, realmente tem um monte ali, e limpar eles deve ser bem cansativo...
Mas ainda assim deu um flush bacana...
Comentei do meu, deu só um cogumelo, ficou maduro e colhi ele.
Tem algumas primórdias, vou acompanhando para ver se ela não vira um pin pelo menos.

Abraço!
 
Upvote 0
Back
Top