Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A importância do som nas viagens

Tudo o que trouxer lembranças sentimentais, mesmo que não sejam totalmente ruins, não serve.

eu sei bem como é isso, por isso é essencial pra mim ter aquelas musicas ( principalmente da decada de 80 na era dos sinthwave ) para uma jornada do dia a dia
mesmo que tenha ouvido milhares de vezes não me canso, mas tocando ai nas lembranças sentimentais isso influi mesmo.

o negocio eh saber se influenciar de acordo com a raiz que vc teve no passado, e é muito importante ter essa raiz ainda na infancia, pq depois se influencia na adolescencia e fica aquele retardado roqueiro submisso com tapa olhos para tantas musicas boas, ai que serve o biscoito azeitado.

Vocês estão muito frescos com a seleção de músicas para as experiências :D

É claro que não recomendo funk e outras baixarias, mas sempre tem escolhas pouco óbvias que se revelam uma grata surpresa.

Durante um psilohuasca com 6g de Matias Romero secos eu coloquei Remain in Light, do Talking Heads, para tocar. E eu que conheço o disco quase de cor, não entendi uma palavra. Virou um som tribal, poderoso, com graves que eu quase conseguia ver. Fiquei extasiado e paralisado ouvindo aquilo.

E durante outra experiência, como 8g secas, coloquei Homogenic, da Bjork. Esse eu não repetiria, pois ficou um som muito, mas muito estranho. Mas valeu a experiência.

Depois meu gosto se deslocou para mantras, ícaros e hinos.

Cada momento tem a sua trilha sonora.

Era metaleiro quando adolescente, tive minha fase whisky e blues depois de adulto e hoje escuto muita música clássica, que é o único tipo que já utilizei em uma trip e recomendo muito que experimentem ao menos uma vez.

Mas não me limito a isso.
Acho que devemos escolher um estilo que seja compatível com o nosso humor e sentimentos.
Ouvir um mantra quando estou possesso com algo não funciona, assim como não ouço um metal ou algo sensual demais quando quero desligar do mundo.

[...] E durante outra experiência, como 8g secas, coloquei Homogeni, Da Bjork. Esse eu não repetiria, pois ficou um som muito, mas muito estranho. Mas valeu a experiência. [...]

Bjork mais 8g? Que combinação... Rs.

Pois nesses momentos é que o mantra deveria funcionar.

Concordo com você, mas todas as vezes que insisti, o resultado foi negativo.
Mas um dia chego lá! ;)

Ouvir mantras não funciona tão bem quanto cantá-los (ou recitá-los, ou sussurrá-los, ou apenas pensá-los).

É possível ouvir um mantra (e qualquer outra música, aliás) enquanto se pensa em outra coisa completamente diferente. Ou melhor, escutar mas não ouvir.

Já a prática do mantra (recitá-lo, mesmo que mentalmente) tira o foco do que quer que se esteja fazendo, e põe no mantra em si.

Concordo que música clássica não serve quando se está agitado ou animado demais, assim como metal, trance ou rock pesado não são agradáveis, quando se quer meditar.

Björk eu já gostei, mas hoje acho estranho demais mesmo sóbrio, quem dirá numa trip :D

Certas músicas tem um "lado A" e um "lado B". O lado A é para os ouvidos sóbrios, e o lado B, é a mesma música, mas invertida como do outro lado do espelho, sombria como com o Anel do Frodo, mágica como Nárnia ou colorida como a terra de Oz.
Algumas só tem o lado "B", e são aquelas músicas que ninguém (careta) entende porque alguém gosta, exatamente como na frase de Nietzsche citada pelo @tupy. (por exemplo: Sonic Youth)

E a maioria só foi escrita pelo lado A, por isso o lado B é apenas ruído. Eventualmente, alguma dessas tem um lado B que é bom, por acaso. Descobri-las vale a experiência ;)

Mas eu não tentaria ouvir o disco da Xuxa numa trip, nem Menudos. :roflmao:

Já vi que o meu tópico deu asas à opinião de cada um :) Nos não devemos criticar, nem julgar o outro pelo que ele esta a falar, se concordarmos muito bem se não concordamos expomos a nossa ideia e seguimos viagem. O que para nos pode ser certo para outro pode estar errado portanto qualquer coisa pode ter dois pontos de vista e estar certo das duas maneiras.

A musica a que eu me referi no tópico, não foi a musicas de mp3, mas sim musicas que nos são trazidas pelas nossas plantas mestras, estas podem ter letra ou não... Quando numa viagem com os ninhitos algo não esta a ir para onde queríamos que fosse então com o poder da nossa voz e com aquilo que vamos sentindo vamos cantado para redirecionar a viagem e assim o processo torna-se muito natural.

É muito fácil chegar e criticar algo ou alguém como neste caso vi com o santo daime... O santo daime faz sentido para muitas pessoas por isso não devemos criticar, mesmo que não nos diga nada, que não acreditemos em nada que fazem ali, mesmo que não seja a nossa verdade, mas é uma verdade para alguém. Devemos sim ser humildes e compreender o que nos rodeia. No nosso caminho demos agarrar aquilo que faz crescer o nosso espirito e seguir.

O que para mim pode ser uma mentira para outro uma verdade absoluta.

Já vi que o meu tópico deu asas à opinião de cada um :) Nos não devemos criticar, nem julgar o outro pelo que ele esta a falar, se concordarmos muito bem se não concordamos expomos a nossa ideia e seguimos viagem.

Então podemos fechar o fórum ;)

Ou então só permitirmos mensagens como 'que coisa linda você escreveu'.

A discussão faz parte do caminho de cada um, e o que devemos fazer é mantê-la em níveis civilizados. Discutir de preferência as idéias em vez de partir para referências pessoas, embora às vezes a pessoa esteja emaranhada com a ideia e não tenha jeito mesmo.

É isso mesmo Ecuador, devemos expor as nóssas ideias sem criticar as ideias dos demais. Uma coisa é eu dizer eu não sinto ligação nenhuma com o daime outra é dizer ninguem devia fazer o daime porque aquilo deixa as pessoas malucas... Isto é muito falacioso pois é a mesma coisa que dizermos que numa escola primaria onde um miudo tenha ficado maluco todos nos vamos ficar malucos.... Daí eu dizer que uma verdade para mim pode não ser uma verdade para ti e vice versa, devemos sempre respeitar a opinião de cada um.

Uma coisa é eu dizer eu não sinto ligação nenhuma com o daime outra é dizer ninguem devia fazer o daime porque aquilo deixa as pessoas malucas...

Bem, eu prefiro que a pessoa escreva e expresse o que a preocupa ao invés de ficar com uma ideia internalizada, e me consequência disso escrever outras coisas sem que saibamos a ideia básica por detrás.

Entendo que muitas vezes a pessoa não quer se expor escrevendo o que realmente pensa a respeito de algo, mas isso acaba fazendo que a discussão dê voltas em torno do assunto central.

No caso desse tópico acho que foi útil o @phmr escrever logo sobre o que o incomodava

É isso mesmo Ecuador, devemos expor as nóssas ideias sem criticar as ideias dos demais. [...]

Não devemos criticar? Discordo.
Devemos, sim, aprender a receber as criticas.

Muitas opniiões se originam na ignorância sobre um determinado assunto ou se baseiam num achismo.
Aceitá-las como verdadeiras só serve como massagem ao ego de quem as proferiu.

Concordo plenamente.

Devemos aprender a receber as críticas e a ouvir, embora eu mesmo seja um dos que escrevem (falam) muito :D

Bem, eu prefiro que a pessoa escreva e expresse o que a preocupa ao invés de ficar com uma ideia internalizada, e me consequência disso escrever outras coisas sem que saibamos a ideia básica por detrás.

Entendo que muitas vezes a pessoa não quer se expor escrevendo o que realmente pensa a respeito de algo, mas isso acaba fazendo que a discussão dê voltas em torno do assunto central.

No caso desse tópico acho que foi útil o @phmr escrever logo sobre o que o incomodava

Muitas opniiões se originam na ignorância sobre um determinado assunto ou se baseiam num achismo.
Têm razão perdi-me um pouco nos meus pensamentos... Devemos sim criticar, mas continuo a dizer que devemos também tentar compreender o que está a nossa volta. E muitas vezes essa compreensão vem a partir das criticas que fazemos e do que nos respondem.

Muita luz para todos!

mas continuo a dizer que devemos também tentar compreender o que está a nossa volta. E muitas vezes essa compreensão vem a partir das criticas que fazemos e do que nos respondem.

Concordo. Fora o fato das nossas críticas serem em boa parte, ou na maioria, projeções de nossos próprios problemas nos outros.

As armadilhas do ego. Eh tanto ego ego ego...

Respeitar o daime é difícil. @fabiomcvnha Como vc quer q eu respeite algo que usa o cristianismo?
Tenho raiva de ver tanta enganação. Mesmo que traga conforto mental às pessoas, eu vejo o daime como uma coisa ruim.

As armadilhas do ego. Eh tanto ego ego ego...

Respeitar o daime é difícil. @fabiomcvnha Como vc quer q eu respeite algo que usa o cristianismo?
Tenho raiva de ver tanta enganação. Mesmo que traga conforto mental às pessoas, eu vejo o daime como uma coisa ruim.

O daime faz sentido para as pessoas que o seguem, isso não quer dizer que tenha de fazer sentido para nós.... se essas pessoas querem seguir esse caminho, elas que o sigam porque faz parte do seu trilho.

Eu procuro sempre ir de encontra à aquilo que o meu coração me diz... vou dar o exemplo da maçã... Eu numa maçã, tiro o caroço e a casca e como só a parte interna do fruto. Isto também se aplica em muita coisa do dia a dia, devemos aproveitar aquilo que nos preenche e daixar o resto de lado.

Muita gente em nossa cultura tem problemas com o cristianismo, pois veem os problemas de dentro e perto. Entretanto o cristianismo não é monolítico. São várias linhas dentro de uma tradição. Tente deixar esse preconceito que se formou de lado e examinar outras visões do cristianismo que não as preponderantes.

Separar o joio do trigo... Não acho que a nossa espécie vai ir muito longe se a gente ficar protegendo as religiões.
Aceitar jesus no coração e servir a sua respectiva igreja eh como abdicar a própria inteligência e deixar que suas ideologias te governem. Precisamos de mais pensadores nesse mundo e não de papagaios.

Muita gente em nossa cultura tem problemas com o cristianismo, pois veem os problemas de dentro e perto. Entretanto o cristianismo não é monolítico. São várias linhas dentro de uma tradição. Tente deixar esse preconceito que se formou de lado e examinar outras visões do cristianismo que não as preponderantes.

Pra q q eu vou perder meu tempo com escrituras especiais se o tipo de aprendizado está em todo lugar?

Cada um segue aquilo que deseja, ou o que pensa estar desejando, e até isso é relativo. A questão do daime e as criticas que ele recebe é algo inerente a qualquer "caminho" e que vai se manifestar em todos os lugares e épocas. Independente das linhas ayahuasqueras, ou se a infusão e a beberagem é sozinho ou em grupo na mata, com ou sem musica, o que importa pra mim, é a manifestação do desconhecido. Esse desconhecido está além de qualquer cosmogonia, rito ou ideologia. Mas estudando as crenças e ideias religiosas do mundo todo, podemos perceber que elas acabam sendo uma manifestação natural, e que, de certo modo coloca em ordem o caos, esse mesmo desconhecido. A gênese das tradições arcaicas, do mito do eterno retorno, dos ciclos religiosos, é apenas a de negar o tempo histórico, que vai engolir a todos nós.

Mas não existe motivo para a angústia. Basta contemplarmos pela janela as rosas que ali estão, para entendermos aquilo que não podemos entender nas escolas e faculdades. Quanto ao sincretismo religioso que existe no daime, que cada um siga o seu caminho, pois a batalha pertence a cada um. E quem sou eu para guiar o outro?

Mas uma vez, numa experiência, a musica com letras me tirou a concentração, depois pensei: é mais fácil dizer que o externo me dispersou, do que admitir que o controle que eu pensava ter, era uma poeira ao vento...

Pra q q eu vou perder meu tempo com escrituras especiais se o tipo de aprendizado está em todo lugar?

Então deixe o preconceito de lado sem examinar as escrituras :D

E digo isso pensando no seu bem. Você diz que o aprendizado está em todo lugar, mas parece que ainda não encontrou aquele que ensina que alimentar antagonismos ou mesmo sentimentos mais irados só prejudica a pessoa ;)

Back