Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A genialidade e a perfeição dos cogumelos.

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Tive duas experiencias com cogus no carnaval, e estou tendo uma experiecia incrivel e reciproca ao cultivar e aprender mais sobre os cogumelos, e há pouco tive esse insight de começar a escrever e fiquei imaginado o ciclo de vida dos cogumas, os grandes frutos brotando da merdinha ou do substrato caseiro e ganhando o ar, ganhando a chance de se multiplicar. Segue o texto, postem o que acharam hehe

Postei na area de experiencias pois esse texto é fruto das experiencias que tive e que estou tendo com esses seres vivos maravilhosos, tanto em experiencias psicodelicas como em experiencias de cultivo, de convivio com eles .

A genialidade e a perfeição dos cogumelos.

Os Psilocybes são uma categoria de seres vivos impressionante. Nascem de uma semente de vida microscópica, aos poucos vão se multiplicando e se multiplicando, formando uma enorme colônia. Por todas as partes da colônia a divisão de nutrientes e da água é a mesma, todas as células trabalhando em conjunto e coexistindo, sabem que se uma parte não trabalhar bem todas sairão prejudicadas. Vão crescendo e colonizando cada vez mais o espaço em volta deles, sempre se preparando para a parte mais importante de suas vidas, a grande festa da reprodução.

Quando já estão bem estabelecidos e maduros o bastante, começam os últimos preparativos para seu aparecimento no mundo visual. São simples em suas constituições, não são grandes e nem se movimentam como nós, mas seu sistema de perpetuar a espécie é fascinante. Começam a produzir células maiores, com tipos de encaixe diferentes, uma grande agitação toma conta da colônia, todos estão ansiosos pela frutificação. Os níveis de alcalóides começam a flutuar, -temos que guardar energia para a próxima geração- eles pensam, e os primeiros pins começam a se formar. O que antes era uma malha densa e branca, uma colônia de milhares de minúsculas células agora começa a criar forma, começa a ser fruto.

A luz guia o caminho, e a umidade refresca as células em seu labor, os cogumelos vão se formando e se tornando cada vez maiores. O que antes estava escondido e protegido na colônia agora se torna visível, se torna vulnerável, ao alcance de qualquer um. Mas os frutos precisam de uma área livre para se abrirem e lançarem os esporos, novas sementes de vida e futuro, ao vento, para que possam espalhar mais ainda seus domínios.

Uma altura boa é alcançada, os esporos já estão quase prontos para começarem sua jornada e sua historia no mundo da existência e da evolução, os níveis de alcalóides sobem drasticamente, toda energia expansora é necessária para a formação dos esporos, as substancias psicoativas chegam a seu pico máximo e o véu se rompe. Com o impulso do rompimento os esporos se soltam ao vento e começam sua viagem, o fruto continua crescendo e abrindo seu chapéu, para que todos os pedaços de vida possam seguir sua historia.

E tudo isso para que?Tanta vulnerabilidade, tanto trabalho, tanta geniosidade de evolução. Para que? Para que sua espécie continue a existir, para que o homem tenha sempre um amigo e um professor na natureza, para que o fruto dos deuses nunca nos deixe passar fome de sabedoria e respostas, para que o mundo ainda tenha uma chance.

Paz, amor e muita poesia!

Psilo

Postem o que vcs acharam, vou ficar muito feliz :D
 
Viajei !!! Fiquei imaginando tudo , desde o esporo microscopicamente germinando , as hifas crescendo , a formação das primórdias , os cogumelos esporulando novamente e o ciclo todo se fechando , muito interessante , pra nós que cultivamos e entendemos um pouco melhor como esta maravilha funciona !!!

Paz e Luz na Caminhada !!!
 
Achei meio rápida essa visão do ciclo de vida do cogu da maneira você expôs, mas mesmo assim continua lindo, como realmente é.

Realmente muito legal ver isso de um outro ponto de vista. Sempre o é.


Abraços e obrigado por compartilhar a experiência! :D
 
jah pensou imaginar da mesma forma esse processo , mas com os amanitas? meu deus... que loucura rings formando rings... e o circulo crescendo ... que maravilha.. de veiz em quando sai um pra fortificar o ring.. ae esse novo esporula e fortifica o ring.. ae vem a chuva... heheheheh
 
Hehe bauru eu imagino a tua sensaçao cara, voce tem uma relaçao muito forte e longa com os cogus da alice, entende eles, conversa com eles, ouve segredos e ensinamentos deles hehehe, imaginar todo o processo de vida do que a gente ama eh lindo, renova as energias :pos:
 
como eu sempre digo pra TODOS: EU AMO AMANITAS;.;;
elas sao perfeitas, unicas e maravilhosas... NUNCA uma tripp eh igual a outra... e ainda tem SEMPRE aquele risco de nao ser um dia certo... quando bate intoxicação, sempre eh aquele calvário de ficar 3 dias vomitando e defecando tusdo que entra pela sua boca... (NUNCA, MAS NUNCA se rendam aos encantos da floresta e comam eles frescos... eh MUITO arriscado.. toda vez qeu eu como fresco dah errado.)
 
Gente... emocionante... parece um filme!!! lindo mesmo!!! qse chorei aki d emoção!!

Parabeins Psilo!!!

:pos: :cool: :p: :D :luz:
 
Bom demais psilo, vi o processo todo e imaginei comunidades inteiras na minha cabeça.

Como sempre, relatando poeticamente, nos leva longe em suas palavras.

Abraços
 
Obrigado cara, eu sempre tento trasnmitir o que eles me passam, mas é dificil traduzir sentimentos em palavras :D
 
Cara, se eu queria criar cogumelos, agora é que eu quero, pois tenho muito a aprender com eles.

sair pelo pasto, e achalos, já é magnífico, imagine crialos regalos, acalentalos, conversar com eles, velos crescendo, como seus filhos, vendo eles reproduzindo, sentindo toda a magia da sua mágica, que à séculos veem sendo relatados, não é a toa pois com certeza são seres encantados, que vieram ao mundo para nos ensinar a viver e tb deixar viver para depois acontecer.


feliz comentário, documentario, relatório, então ta tudo ae toda magia desses seres maravilhosos. irmão.


fica em paz, que a paz fica em vc!
 
hehe e ai velho
fmz psilo
viajei d mais no texto manu...
to começandu agora e num sei fala bunito como td mundo
hahah mas ta mto loko esse texto manu
viajei d mais
falow veio
abraço
 
Excelente ;)
Até li duas vezes :D
A vida de um cogumelo de um ponto de vista poetico
Muito bom mesmo psilo
Continue assim, apoiando esta causa, que todos adoramos :pos:
 
legal , acho que vc tem toda a razao, e uma especia de pao do ceu que nos ensina a ser melhores pessoas.
 
auehuahe
Pao do céu foi boa hein irmão!
nossa!
fazia desda eternidade que eu nao ouvia melhor definiçao pros coguminhas!
 
simplesmente irado kra =]


viajei aki
isso pq eu to começando o cultivo agora =)

abraço

good vibes ~~ :cool:
 
Back
Top