Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático A+ albino isolamento

Diário de cultivo problemático.
Ola caros psiconautas!! Depois da minha primeira tentativa frustrada de isolamento em bda, venho a relatar essa segunda experiência que obtive micélio vivo.

Então foi o seguinte:
Preparei um 200ml de bda, onde 200 ml são de agua, 20g de batata, 2g de mel, 3g agar. Usei mel porque na minha primeira tentativa havia usado dextrose, como não era pura não deu certo creio eu, quem tiver curiosidade pode conferir no meu diário anterior (a+ albino em bda).
A mistura foi esterilizada em panela de pressão 20 min junto com as placas. Antes que a panela estivesse totalmente fria foi colocada na glovebox, aberta e distribuido o bda nas placas. Esperei o resfriamento total e endurecimento do líquido com as placas abertas p evitar q o vapor condense nas tampas. Inoculei as placas (duas) com uma gota de solução de esporos em cada uma e coloquei em incubadora regulada p 27 - 29 graus.
Apos seis dias apareceu o micélio e algumas contaminacoes, foi feito um repique em cada uma delas e sera feito mais uma porque ainda não me livrei das cont. mas já tenho micélio p inocular graos e tbm fazer uma CL para começar com alguns bolos.
O interessante eh que nas primeiras placas onde o micélio esta maior, nosso querido fungo atropelou as contaminacoes, tomando uma forma mais densa na região contaminada. Implantarei uma luz UV na glovebox para ajudar no processo. IMG_20160117_082338.jpg IMG_20160117_082433.jpg
 
Está indo muito bem @Leo, mas lembrando que para um isolamento ainda tem um longo trabalho pela frente, acompanhando! boa sorte!
 
Dando continuidade, uma placa chegou a 100% e armazenei no refrigerador. Foi feito uma CL com o micélio um pouco menos algodoado da placa do repique. Alem do micelio flutuante, apareceu uma nuvem esbranquicada no fundo. Sera continacao? As fotos foram tiradas com dois dias.
Luz aos irmãos!!
 

Anexos

  • IMG_20160119_181317.jpg
    IMG_20160119_181317.jpg
    31.2 KB · Visualizações: 35
  • IMG_20160119_181434.jpg
    IMG_20160119_181434.jpg
    33 KB · Visualizações: 35
  • IMG_20160119_181508.jpg
    IMG_20160119_181508.jpg
    28.6 KB · Visualizações: 33
Última edição:
A placa do repique ficou assim:
Gostaria da opinião dos senhores para qual área da placa fazer o próximo repique.
 

Anexos

  • IMG_20160119_181614.jpg
    IMG_20160119_181614.jpg
    31.8 KB · Visualizações: 45
A placa do repique ficou assim:
Gostaria da opinião dos senhores para qual área da placa fazer o próximo repique.
A foto está sem foco @Leo, tenta melhorar isso ai pra podermos te ajudar, não é difícil escolher a melhor parte, o micélio espalhou bem e aparentemente não tem contaminante.
.
 
Blz, vou tentar melhorar a nitidez das imagens. Na placa tem uns contaminantes mas o micélio passou por cima.
 
Boa ideia @Ecuador!! mas eu tava olhando aqui, da pra ver por baixo.
Se eu obter um pedaco Rizo em cima de um contaminante, vale a pena fazer o repique com esse setor? Acho que vou arriscar.
Vou fazer vários, o que prestar prestou rss..
 
Se eu obter um pedaco Rizo em cima de um contaminante, vale a pena fazer o repique com esse setor?

Não se você tiver setores limpos à disposição. Mesmo que não sejam tão rizomórficos.

Não dê tanta atenção a esses aspectos do micélio. Trabalhe a técnica.
 
Hoje 21/01/16 vou utilizar minha primeira CL em bolos pf .
Utilizarei arroz integral orgânico pilado e peneirado como farinha de grão médio + vermiculita fina e agua mineral, (fina porque e a que eu tenho agora). Tudo na proporção de 2 medidas de verm. 1 FAI e 1 de agua.
Agora uma duvida. Só tenho seringa comum, seria NECESSÁRIO uma agulha mais grossa?
foto da CL:
 

Anexos

  • IMG_20160121_192532.jpg
    IMG_20160121_192532.jpg
    60.9 KB · Visualizações: 27
Hoje 21/01/16 vou utilizar minha primeira CL em bolos pf .
Utilizarei arroz integral orgânico pilado e peneirado como farinha de grão médio + vermiculita fina e agua mineral, (fina porque e a que eu tenho agora). Tudo na proporção de 2 medidas de verm. 1 FAI e 1 de agua.
Agora uma duvida. Só tenho seringa comum, seria NECESSÁRIO uma agulha mais grossa?
foto da CL:
Sim é melhor uma agulha com espessura maior, senão vai passar trabalho.
Essa tua "CL" está mais para um agar com o micélio em cima!
.
 
Entao , dando continuidade... Como havia dito, inoculei dois bolinhos com a cultura liquida e resultado foi esse:
 

Anexos

  • IMG_20160123_091215_1.jpg
    IMG_20160123_091215_1.jpg
    50.9 KB · Visualizações: 35
  • IMG_20160123_091300.jpg
    IMG_20160123_091300.jpg
    50.6 KB · Visualizações: 34
O segundo copo não parece micelio de cubensis, posso estar errado mas a aparência dele ta bem duvidosa...
 
Que eh cubensis é. Mas ta muito fraco, eu tbm nunca vi o micélio assim. Vou preparar mais dois bolos e um pote de trigo.
 
Mas ta muito fraco, eu tbm nunca vi o micélio assim.
Isso parece ser um contaminante... E um contaminante bem forte.
Veja o tanto que ele ja colonizou. Digo que não parece cubensis pela forma que ele apresentou.
Não tem nada rizomórfico ai, ta mais pra uma mancha branca de contaminante.
Aguarde alguns dias, se essa aparência persistir acredito que terá que descartar
 
Última edição:
Isso parece ser um contaminante... E um contaminante bem forte.
Veja o tanto que ele ja colonizou. Digo que não parece cubensis pela forma que ele apresentou.
Não tem nada rizomórfico ai, ta mais pra uma mancha branca de contaminante.
Aguarde alguns dias, se essa aparência persistir acredito que terá que descartar

Não só no segundo copo, mas sim nos dois. Fique em observação.
.
 
OK pessoal. ;)
Fiz um segundo repique com as placas
 

Anexos

  • IMG_20160123_233749.jpg
    IMG_20160123_233749.jpg
    53.5 KB · Visualizações: 24
Back
Top