Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático A+ ALBINO 1° cultivo

Diário de cultivo problemático.
Salve ! Meu primeiro diário de cultivo.. vou ir postando aqui a evolução do bolo..
PfTEK
Substrato :
Milho triturado
Alpiste comum
Vermiculita

Tudo foi bem simples, fiz a checklist de cada etapa para não perder tempo , assepsia foi bem rigorosa , so usei material esterilizado comprado na farmácia ex ; pote exame , seringa agulha.

1:20min de esterilização na PP
10 dias. E o micélio apareceu...
Agora so aguardar 100% colonização
Para eu por no terrario.
 

Anexos

  • IMG_20140622_190041.jpg
    IMG_20140622_190041.jpg
    88.8 KB · Visualizações: 23
Última edição:
Apos completar toda a colonização, aguarde mais uns 5 dias para aniversariar.
Isso garante que o micélio tenha tempo para colonizar o miolo do substrato.
Sigo acompanhando na torcida :)
 
O micélio apresenta partes bem branca algodoada.(densa)
Uma foto do pote de requeijão.
Tem um grão escuro onde acredito , que possa se alpiste prensado entre o micélio e o pote. Ta aí a foto para voces verem..
IMG_20140626_112250.jpg


Vou montar um terrário.. peço opinião de vocês e sugestão.
Vou usa os seguinte materiais
* balde
* argila
* insulfilm

Vou fazer 2 buraco de uns 3cm de diâmetro e cobrir com filtro de cafe.
1 buraco mais baixo na altura da onde vai fica a argila .
E o outro mais pra cima ..
Vou tampar com plasticofilm a boca do balde.
Vou deixar no meu quarto . A luz vai ser natural.
Não tenho bomba de aquário e nem termostato (mas pra frente adquiro ).

Tem chance de dar certo o terrário ?
 
Última edição por um moderador:
umidade-argila
temperatura-você mora em um lugar frio?isso pode atrapalhar no processo de desenvolvimento dos pins
troca gasosa-furos no balde
iluminação-natural
Vai a dica:>Pode ser que dê certo,caso não ocorra,invista mais !!!
 
Huheuheue relax bro,
Estou no meu primeiro cultivo também!
mais no dia q tiver frio vou enrola uma coberta envolta ..
Não aconselharia você fazer isso por que o cobertor é um isolante térmico,ele conservaria a temperatura por um tempo e aos poucos o calor se perderia.
coloque o seu terrário no cômodo mais quente da sua casa em dias frios.Sei lá,agora que a criatividade deve surgir.
 
Boa sorte com seu cultivo! Tá massa!
O micélio pode apresentar uma parte mais tipo algodão e outra mais tipo teia, é normal.
Eu comprei um aquecedor de aquário por menos de 50 reais, para incubar foi essencial.
abraço
 
Li um post tupy do bulk que voce fez no balde , eu pretendo sim fazer um bulk , mais so no proximo diario.

Vou fazer o terrario no balde , para eu por o bolo quando tive 100%colonizado...

@tupy tem como usar só alpiste , ou só o milho triturado para fazer spawn ? (Tenho um carimbo , e com ele no próximo diário , vou me empenha num cultivo com tek mais avançada)
 
E´que se você tiver somente o copo com milho não tem como fazer o Bolo, entende? um casing talvez então e tentar encaixar ele dentro do balde. Mas ai fica mais fácil partir pra um bulk.
Sim, use o milho inteiro para fazer o spawn. Se quebrar o milho vai empapar. Com alpiste não tenho experiência.
 
Tipo , pego esse bolo 100% colonizado , desmancho e espalho



Qual a proporção de vermiculita você usou. Se foi a recomendada lembre-se que bolos são mais simples de frutificar, principalmente se você fizer um dunk e depois um roll em vermiculita seca.

Casing e bulk são técnicas mais arriscadas, principalmente para quem está começando.
 
Se os seus bolos ficarem consistentes e visivelmente úmidos, dá para frutificá-los diretamente. Caso não, teria que fazer um casing/bulk. Se for o caso, eu recomendo que você faça diretamente no balde, quebrando o micélio e misturando na mistura para o substrato, do mesmo jeito que eu fiz aqui: https://teonanacatl.org/threads/mini-cultivo-cambodians-no-balde.6811/

O terrário pode ser feito no balde como você disse, com a argila expandida e os furos de ventilação. Só recomendo usar lã acrílica ao invés de filtro de café, que a troca gasosa será melhor. Quanto à temperatura, se ela oscilar entre 17-18 e 25-27 a frutificação irá ocorrer normalmente.
 
Acho q contaminou :facepalm:
:cabecada:
A foto não esta muito boa mas pela tonalidade parece que contaminou sim. Pela aparencia do pote ouve excesso de agua!

O pote está vedado? ( fita isolante, durex, esparadrapo...)

Você so fez este pote?

Quanto mais potes inoculados maiores as chances de sucesso. Na proxima tenta o basico que é facil, pratico e comprovado dar certo dai você poupa tempo e dinheiro:

1/4 FAI + 2/4 vermiculita + 1/4 agua + selo de vermiculita :)

Boa sorte! qualquer coisa tamos ai :deolho:
 
Back
Top