Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 8° Cultivo - PESA

Diário de cultivo problemático.
Vamos lá!

26/09 - Realizei a inoculação de PESA em 6 garrafinhas de polipropileno de 250 ml (spawn: trigo); preferi as garrafas pois os potes de vidro que vinha utilizando quebraram. Usei uma seringa que estava a três meses no congelador, remanescente ainda do último cultivo. fiz também um pequeno buraco nas garrafinhas e coloquei lã acrilica, para o micelio respirar. Em 8 dias ele já havia tomado todo o pote..

Engraçado que o micelio e os esporos formam uma bolota. :)

indisp.png

06/10 - Mistura do spawn ao substrato: cada quentinha possuia (só pra não falar "quentinha tinha") 100 ml de esterco, 100ml de pó de cocô, 50 ml de vermiculita, uma colher de chá de cremogema e uma colher de chá de cálcareo agricola (meu sogro me arranjou uns 20 quilos; tenho pra cultivar pro resto da minha vida).

Misturei tudo ao spawn com uma colher esterilizada.

Detalhe: Substrato pasteurizado por 1h30m a temperatura variando entre 62° e 72°.

O isopor tem argila expandida no fundo, água com hipoclorito (9:1), e uma bombinha de 60 l/h.

Ficou assim:

indisp.png

13/10 - colocação de camada de Casing: 1/2 pó de coco 1/2 vermiculita (pasteurizados da mesma forma que o substrato)

indisp.png

15/10 - Sol e Gelo
Em face dasaltas temperaturas da minha região, coloquei duas garrafasde aluminio com gelo limpas externamente com álcool dentro do isopor, chegou a uma temperatura de 20°C.

Inclusive, foi por essa facilidade que decidi migrar da tecnica do balde para o isopor; com ele, não preciso levar os baldes pra casa da namorada pra dar cold shock, ficar abrindo para ventilar...
deixo do lado de fora do quarto em cima da caixa do ar condicionado (que não tem ar condicionado), assim pega iluminação indireta durante o dia e fica escuro à noite, então, não preciso ocupar espaço dentro do quarto e nem ter que ficar me preocupando em colocar plasticos pretos em cima do balde como antes.

Obs.: Com um dos casings fiz um Outdoor

24/10 - Pins

indisp.png

Problemas:

Tive alguns problemas com relação a parametros de temperatura e umidade.

Achei que um dos casings estava contaminado ecoloquei do lado de fora de casa, à esmo.. ficou lá mais de uma semana, na sombra sem água nem nada.. quando tive um tempo, resolvi fazer um out... só coloquei dentro de um vaso joguei esterco por cima e reguei..

em 3 dias apareceram Pins :D

Aqui é bem quente, então achei que dentro do isopor e com a necessária ventilação poderia cultivar bem, por voltados 30°C. o problema que não contei era o calor irradiado pelos proprios fungos; isso fazia a temperatura se elevar até 33°C. Querendo parar com isso, comecei a colocar garrafas de gelo dentro, o problema é que a água do fundo do isopor esfriava,o que ocasionava uma diminuição da evaporação, diminuindo assim a umidade.

a diminuição da umidade fez com que os pins que haviam nascido não se desenvolvessem, como pode ser visto nas fotos.

os cogumelos maiores se desenvolveram por que parei de colocar as garrafas de gelo, mas o resto parece que estagnou, e parece que o micelio está subindo em alguns.

como vocês podem ver, vários nasceram deitados também..

já li que o micelio concentra seus esforços em alguns pontos para fazer nascer os cogumelos, então concluo que se está cheio de pin stagnado, nenhum mais vai cehgar a maturidade.
estou pensando em tirar todos os pins para recomeçar o ciclo o que vocês acham?
 
bem.. ocorreu o seguinte..

fui fazer uma colheita semana passada e deixei um dos 4 casings cair no chão.. e da mesma forma como sempre a bolacha com manteiga (prefiiro margarina) cai com essa face pra baixo, caiu o casing.. tentando segurá-lo, dei-lhe uma joelhada, aparei com o pé, mas caiu no chão.. quem mandou ter bom reflexo..
huhhsuhs

enfim.. o bicho ficou todo azul e deformado..

fiz então um out, que deu muito certo..so tirei da quentinha, coloquei num balde forrado com vermiculita e ogei terra preta por cima, depois mas uma camada rala de vermiculita. Chamei esse balde de balde-out 2, só pra identificar (não fico dando nome pra objetos à toa)

Já deu 3 coguzões lindos, daqueles de pasto, entrocados e chapeludos..

tambem peguei uma garrafa de micelio que não foi usada e tava no meu guarda-roupa desde o inicio desse cultivo e fiz outro out, que chamo balde-out 3 (na verdade não é um balde, é um vaso de bonsai)

posto as fotos no blog criado pra esse fim, já que os anexos não estão funcionando.

http://atividadesfungicas.blogspot.com/
 
Aê Mano!
Parabens aê velho!
Pelo jeito vc tem mta sorte com cultivo outdoor
ahiuahuiahuahuiha
num e todo mundo q conssegue não
:p
eu memso fiz um patch out faz +/- 2 semanas e num apareceu nem uns pins ainda...
mais pelo jeito ta se desenvolvendo
:D
Abração aê mano.
Boa Sorte aê no novo cultivo
;D
 
Valeu Fetz..

eu acho que os cogus gostam de mim... mesmo com clima quente eles mostram as caras..

Amanhã, com mais tempo posto as fotos do resto da colheita..
 
Valeu Fetz..

eu acho que os cogus gostam de mim... mesmo com clima quente eles mostram as caras..

Amanhã, com mais tempo posto as fotos do resto da colheita..

Concerteza eles gostam de vc
uahiuahiuahiuahuihaihauha
ta blzinha mano
tamo esperando as fotinhos...
hahahahaha
Abração aê velho
PAz e Luz ;)
 
Back
Top