Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

20 dias no terrário ^^ MAAS sem pins...

viniciusc

Cogumelo maduro
Membro Ativo
11/04/2008
839
65
Buenas! Hoje consegui tirar algumas fotos do último bolo no terrário. Fiz o upload num outro site, o cm não estava funcionando muito bem, se alguém quiser/puder transferi-las pra cá, agradeço.

Este belo é composto de fai+vermiculita, um pf normal; ganhou um dunk, foi rolado em vermiculita e tem 2 camadas maiores desta (acima e abaixo, que os gringos chamam de 'dec'-double ended casing. Coloquei aqui no 'cultivos problemáticos' e nem tenho certeza se o lugar está certo, mas ele foi aniversariado há mais de 20 dias e ainda não pinou:eek:.

Um outro bolinho estava no exato estado em que este se encontra (com nós hifais bem aparentes), mas estes se desenvolveram tanto que uma pessoa chegou a me dizer que havia formado esclerotias:eek:, e que o procedimento correto era raspá-las e esperar pelos pins de novo. O futuro deste outro não foi tão legal e ele acabou contaminando depois deste procedimento de raspagem:(.

Espero que estes nozinhos (acho que dá pra vê-los melhor na terceira foto) escureçam, senão terei problemas de novo. As condições do terrário estão aparentemente boas, segue descrição:

Caixa plástica com 2 janelas laterais, feitas com máscaras cirúrgicas e carvão ativado, para facilitar as trocas gasosas;
Na tampa são 4 janelas 5x5cm para indução de luz, duas delas de vidro e duas outras de plástico;
Há uma bombinha de ar com pedra porosa e perlita na ponta, para entrada de oxigênio e umidificação do interior;
Fundo do terrário tem água e argila expandida;
Pote de 1,5 L com aquecedor de 10W, culminando em temperatura constante (ou com pouquíssima variação) de 24ºC.
O bolo num pires e com vermiculita embaixo.

Isso aí quem tiver algo pra contribuir é muitíssimo bem-vindo. Abraço a todos e paciência:D :)!

aimg169.imageshack.us_img169_7995_222007xo2.th.jpgaimg397.imageshack.us_img397_8232_222008hz8.th.jpgaimg380.imageshack.us_img380_2808_222009qk3.th.jpgaimg70.imageshack.us_img70_8743_222010pc2.th.jpg
 
Tentei deixar algumas fotos; infelizmente o aborto está no ângulo onde a janela tem condensação, talvez não dê pra ver (só na foto 7). O que está começando a abrir o chapéu deixo como um desafio à imaginação e à atenção...mas nas fotos 8 e 9 eles estão lá!


O da foto 7 é um aborto sim. Mas enquanto estiver com essa aparência dá para colher e secar.

E os cogumelos estão com aspecto normal. Parabéns.
 
Upvote 0
Valeu lock da montanha ! Na verdade são Oak Ridge, esporos da profungos.

Ecuador também preciso agradecer ao sr porque até agora deu a maior mão.:)

A minha amiga beat emprestou a câmera fotográfica e eu estou me divertindo muito com os retratos... tirei algumas agora à noite, o ciclo é rápido mesmo e mais alguns soltaram o véu...

Acho que os colherei ainda hoje e pretendo carimbar os maiores.
 
Upvote 0
Meu eu babo quando vejo essas fotos...

E ai Vinicius acho que já podes mudar o título do post :D
 
Upvote 0
Aê galera, obrigado mesmo! Tô felizão :D com a colheita que aconteceu ontem. Na hora do 'corre sem suar' nem contei quantos colhi, entre abortos e cogumelinhos... Eles ficaram menores do que os demais que já tomei, deu pra carimbar 8 chapéus (mas alguns deles ficaram beem fraquinhos) e guardar os demais na geladeira, pois serão consumidos amanhã mesmo. O bolo segue em água + h2o2 por mais algumas horas, quando voltará pro terrário (que está sendo higienizado).
É um ciclo de trabalho lindo, entre inoculação até a hora da colheita. Meus respeitos a todos os cultivadores, iniciantes e dinossauros :pos: meus agradecimentos também, essa coisa e trabalhar juntos (como num fórum) é que move homens (seja qualquer o lado para que ele queira se mover).

:luz::luz::luz:

ps: hihi que piegas só faltou mandar um beijo pra sasha:eek:
 
Upvote 0
valeu a pena a espera!

tao lindaos!
 
Upvote 0
Valeu a pena esperar, com certeza, Shankara e Bufoalvarius!

E vejam que inusitado, comi metade do flush todo (a outra metade Beat comeu), com suco de maracujá e um pouco de chocolate meio-amargo. Tudo de barriga vazia.
:(:eek::p::rolleyes:
Não tivemos uma trip intensa, na verdade foi mais uma espécie de integração pscilocibina+thc, senti o corpo um tanto diferente mas não alcancei a profundidade que esperava.

Mesmo assim o dia foi muito divertido e nós rimos falamos cantamos pulamos choramos e amamos pra dedéu.

O bolinho está no terrário; passou por um dunk + camadas de vermiculita, estava se recuperando e parece que logo pina, tá com uma cara de saudável...

Temos mais 3 bolos de Oak Ridge colonizando pfs normais, estão em torno de 70% tomados.

Colocarei mais fotos assim que possível, abraço a todos !
 
Upvote 0
Lembrei da promessa de ontem, faz tempo que não dou atenção especial ao bolo e aos copinhos...

Fui hoje de manhã tirar fotos... e só agora à tarde vi que o bolo já tem um pin:p:

Não é desleixo, só estou mantendo a postura de deixar que tudo aconteça sem muita espera/ansiedade etc.

Dos micélios crescendo, só tem um rizomórfico ao extremo, os demais estão algodoados e parecem ser vários, ainda vai rolar uma seleção aí dentro, por isso acho que demorarão mais alguns dias, aniversário talvez semana que vem. Os copos não são americanos normais, mas os americanos grandes.

Boa sorte a todos!
manha4desetembro.jpgmanha4desetembro2.jpgmanha4desetembro3.jpgmanha4desetembro4.jpg
 
Upvote 0
ta me parecendo um tanto umido demais o substrato
 
Upvote 0
Hm sobre a umidade não tenho certeza, usei a receita padrão de pf... mas eles estão colonizando bem, um deles já está 100% tomado (por fora). Talvez rolem três 'parabéns' ainda esta semana :)

Do outro que era um pin, nota-se o crescimento lindo que é próprio do tempo de um cubensis. A foto do 'filho único prematuro' está no final do post. Espero mais pins, e depois do segundo flush farei um casing, pois o bolinho já está bem mais magrinho, não sei se renderia um terceiro flush.

:cool:Ótimas a todos:pos:
7desetembro 001manha.jpg
 
Upvote 0
Atualizar pra fechar o ciclo deste bolinho:

Ele deu um flush maravilhoso de +- 16 cogumelos + abortos. O segundo flush só se compôs daquele cogumelo e mais um aborto, porque vi o bolinho contaminado. Não pude carimbar, e os demais prints já estão em mãos...
Quando fiz os carimbos a glovebox não tinha ficado um tempo fechada e desinfetada, o que não garante o máximo de limpeza; por isso resolvi não enviá-los à profungos, mas os próximos irão todos para o banco.

Obrigado a todos que ajudaram e opinaram:pos:, no próximo abro um diário :eek:

:luz:​
8desetembro 001_1200x1200.jpg8desetembronoite01m.jpg8desetembronoite 009_1200x1200.jpg8desetembronoite 006_1200x1200.jpg
 
Upvote 0
haushuashuashuash!

O gnominho foi legal! Vou colocar um no meu terrário!

Qual será o gnomo dos Coguts? O Gnomo Chapeludo??

hauahsuahsuahs!!!
Bonitas fotos!

Abço e parabéns!
 
Upvote 0
Valeu Azrael ;) O gnomo está ajudando bastante... dias atrás ele fez o aniversário de dois daqueles bolos que estavam colonizando. Até agora os bolos seguem firmes e se preparam para pinar (crescendo um pouco sobre a camada de vermiculita, mas já apresentando nozinhos e elevações de micélio). Seguem fotos, uma de cada bolo e os dois juntos no terrário... ótimas a todos e 'vamo que vamo' de novo com os oak ridge:D.
29setembro 001.jpg29setembro 002.jpg29setembro 003.jpg
 
Upvote 0
Back
Top