Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

20 dias no terrário ^^ MAAS sem pins...

viniciusc

Cogumelo maduro
Membro Ativo
11/04/2008
839
65
Buenas! Hoje consegui tirar algumas fotos do último bolo no terrário. Fiz o upload num outro site, o cm não estava funcionando muito bem, se alguém quiser/puder transferi-las pra cá, agradeço.

Este belo é composto de fai+vermiculita, um pf normal; ganhou um dunk, foi rolado em vermiculita e tem 2 camadas maiores desta (acima e abaixo, que os gringos chamam de 'dec'-double ended casing. Coloquei aqui no 'cultivos problemáticos' e nem tenho certeza se o lugar está certo, mas ele foi aniversariado há mais de 20 dias e ainda não pinou:eek:.

Um outro bolinho estava no exato estado em que este se encontra (com nós hifais bem aparentes), mas estes se desenvolveram tanto que uma pessoa chegou a me dizer que havia formado esclerotias:eek:, e que o procedimento correto era raspá-las e esperar pelos pins de novo. O futuro deste outro não foi tão legal e ele acabou contaminando depois deste procedimento de raspagem:(.

Espero que estes nozinhos (acho que dá pra vê-los melhor na terceira foto) escureçam, senão terei problemas de novo. As condições do terrário estão aparentemente boas, segue descrição:

Caixa plástica com 2 janelas laterais, feitas com máscaras cirúrgicas e carvão ativado, para facilitar as trocas gasosas;
Na tampa são 4 janelas 5x5cm para indução de luz, duas delas de vidro e duas outras de plástico;
Há uma bombinha de ar com pedra porosa e perlita na ponta, para entrada de oxigênio e umidificação do interior;
Fundo do terrário tem água e argila expandida;
Pote de 1,5 L com aquecedor de 10W, culminando em temperatura constante (ou com pouquíssima variação) de 24ºC.
O bolo num pires e com vermiculita embaixo.

Isso aí quem tiver algo pra contribuir é muitíssimo bem-vindo. Abraço a todos e paciência:D :)!

aimg169.imageshack.us_img169_7995_222007xo2.th.jpgaimg397.imageshack.us_img397_8232_222008hz8.th.jpgaimg380.imageshack.us_img380_2808_222009qk3.th.jpgaimg70.imageshack.us_img70_8743_222010pc2.th.jpg
 
Olá Troll ! Esqueci de mencionar que os bolos haviam sido mantidos por 20 dias em temperatura de 18ºC quando ele começou a formar esclerótias... Aí aumentei a temperatura por conselho de Muilok, Equador e Manguebeat (que estava na mesma situação e agora obteve os pins). O bolo está há alguns dias (acho que uns 7) nesta temperatura de 24ºC... Valeu mesmo, até logo!:pos:
 
Upvote 0
Hmmmm pode crer, costumo deixar o parametro da temperatura na mão da natureza, esfriar o terrario da muito trabalho.

Por isso não posso opinar muito sobre isso, mais quanto a umidade e oxigenação, se não forem constantes na fase de pinagem os pins morrem.


Fiquei com duvida agora, Muilok, Equador e Manguebeat, não é melhor mecher nos parametros quando os pins já cresceram o suficiente para "aguentar" a mudança de parametros?

abraços.
 
Upvote 0
esquenta naum que quando vc menos esperar ele vai pinar, com o do ramza foi a mesma coisa 20 das e nada.....mais alguns dias e pinou!

Paz e luz!
 
Upvote 0
Hmmmm pode crer, costumo deixar o parametro da temperatura na mão da natureza, esfriar o terrario da muito trabalho..


Aqui no Rio em boa parte do tempo é muito quente. O ideal é resfriar. Mas a Matias Romero, que é uma strain mais rústica, completava o ciclo bem mesmo no verão carioca, sem resfriamento.



Por isso não posso opinar muito sobre isso, mais quanto a umidade e oxigenação, se não forem constantes na fase de pinagem os pins morrem.


Fiquei com duvida agora, Muilok, Equador e Manguebeat, não é melhor mecher nos parametros quando os pins já cresceram o suficiente para "aguentar" a mudança de parametros?

abraços.


Aí mais uma vez talvez dependa da strain, mas não creio que seja necessário tanta estabilidade não.

Só que há duas correntes, pelo menos aqui. Uma que defende uma temperatura mais baixa, mais ou menos entre 18 e 20º, e outra que defende alguns graus acima disso, pelo menos.

Pote de 1,5 L com aquecedor de 10W, culminando em temperatura constante (ou com pouquíssima variação) de 24ºC.


Há quantos dias ele está a 24ºC?
 
Última edição:
Upvote 0
Viniciusc,
Quanto tempo demorou o processo da colonização desses bolos?
Qual é a umidade do terrario?
Essa demora para pinagem pode estar associada aos fatores de temp., umidade e oxigenação. Sabe-se que para iniciar a pinagem são necessarios a diminuição na temperatura, aumento na umidade e oxigenação. Portanto fique atento a isso.
Eu ja percebi, e parece que tem relatos aqui, que bolos que demoram para colonizar tbm demoram a pinar.

*Nao fique ansioso meu caro! voce esta no caminho...:pos:
 
Upvote 0
Bufoalvarius será que essa lógica do bolo que demorou pra colonizar existe mesmo? Estes que tenho foram num tempo normal de incubadora, se nao me engano 10 dias pro maior deles...

O bolo sobrevivente está desde o dia 17 nesta faixa de temperatura (6 dias então). Antes disso foi mantido a 18ºC por mais de duas semanas, e o bolo anterior a este ficou em torno de 20 dias no terrário sem pinar até contaminar. Tudo no terrário fechado, queria saber como medir a umidade sem um higrômetro (acho que tem um jeito de usar 2 termômetros mas não lembro ao certo), mas todas as janelas e paredes apresentam condensação (talvez seja 100%, sei lá!). Sobre as correntes, farei mais alguns testes mas parece que me alinharei à que admite temperaturas mais altas pra pinagem porque acabei de ver que 2 dos nós estão mais escuros! ISSO MESMO, TEMOS PINS!:pos::pos::pos:

Acabei de ver, só estava olhando às vezes pro terrário...QUE DELÍCIA! Valeu mesmo minha gente, a ajuda de vocês foi demais e agora é só esperar os meninos se desenvolverem:cool::cool::cool:! :luz:Ótimas:luz: a todos
 
Upvote 0
Não tenho um diário porque estava sem a câmera; assim, deixarei algumas fotos neste tópico só pra atualizar;)...

Alguns pins fotografados hoje à tarde:
123011op5.jpg 123008qb4.jpg 123007ic2.jpg 123006bm7.jpg

Contei em torno de 10 nós escurinhos, mas o bolo tem mais nós branquinhos...

Este aqui é o guardião da psicodelia, um duende que aceitou o trabalho de impedir que qualquer um abra o terrário em troca de algumas mordidas dos Oak Ridge :D

Ótimas a todos !:)
 
Upvote 0
Upvote 0
na verdade acho que foi a mudança de temperatura; no meio desse tópico começamos a falar das condições de pinagem, e sugeriram que a temperatura fosse mantida entre 23ºC e 26ºC; 6 dias após essa mudança no terrário vieram os pins...

...só se a umidade tiver aumentado em função da temperatura mais alta, não sei se acontece. valeu:)
 
Upvote 0
mais umas fotos dos pins que já estão crescidinhos:):)... na primeira mora uma dúvida: um dos cabinhos (estipes) apresenta uma mancha como se fosse um arranhão, desde o pin. Acho que pode ser por conta de um 'ferimento' (este shroom saiu diretamente da vermiculita), mas está parecendo também um 'mutante' do cultivo do guto30sp... idéias sobre isso aí? Do resto tá tudo legal, enche os olhos ver esses lindões aí:D:D
Valeu, até!

* Não consigo anexar as fotos, e quando eu coloco o link pras imagens elas carregam aqui. Por serem tão grandes deixo só os links, senão carregar todas ficaria muuito lento:p:
 
Upvote 0
Blz vinicius... valeu a pena esperar hein... tão lindões mesmo. eu botei um casing no terrário ontem, mas dessa vez nem vou ficar na nóia hehehe. o segundo cultivo tá sendo mais fácil porque estou bem menos ansioso.
Daqui a pouco vou atualizar o meu diário, abração!
 
Upvote 0
Muito boa a qualidade das fotos vinicius :pos:
Bonito os cogus também!!! Espero os meus chegarem ai logo!!
Qual o procedimento que você usou para esterilizar a vermiculita que jogou extra ai nos bolos?
 
Upvote 0
Valeu mesmo esperar, guto!:pos: Ainda bem que não sofri muito :p: Você já está no segundo diário? Vou dar uma procurada...

E aí mestre sahtanoj, os seus é que estão um pouquinho mais preguiçosos né!?;) Logo menos estão como esses da foto! Aquela vermiculita que esterilizei foi colocada numa bandeja de vidro, aquecida no microondas por 8 minutos, em dois ciclos de 4, com um minuto de intervalo entre eles. Depois disso ainda foi ao forno por mais alguns minutos (enquanto ele aquecia para que o procedimento continuasse na boca do mesmo). Depois de aquecer por uns 30 mins, tirei a bandeja já coberta e a coloquei para esfriar. A Cia Oregon usa este método do microondas e parece que teve poucos problemas até agora... :luz::luz:Boa sorte com os thai's !:luz::luz:
 
Upvote 0
Olá John Lock, agradeço e desejo muita paz e luz pra você também!

Não dormi em casa, mas agora no almoço fui vê-los e tive algumas surpresas:
:teo_seta_direita:um dos apressadinhos já começou a soltar o véu/abrir o chapéu:p:;
:teo_seta_direita:um dos pins está agora apontando para baixo, com uma cor muito mais escura (possível aborto:rollees:);
:teo_seta_direita:todos tiveram um crescimento de chapéu muito grande:), mas os estipes parecem meio finos...alguém confirma ou discorda? (como só vi cogumelos na natureza, sempre imagino os meninos mais fortes, grossos, sei lá...)

Tentei deixar algumas fotos; infelizmente o aborto está no ângulo onde a janela tem condensação, talvez não dê pra ver (só na foto 7). O que está começando a abrir o chapéu deixo como um desafio à imaginação e à atenção...mas nas fotos 8 e 9 eles estão lá!
:cool:ósculos psicodélicos:cool: a todos !

:idea::idea::idea:
 
Upvote 0
Belos cogunmelos
parabens
são Pesa?
 
Upvote 0
Back
Top