Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

20 a 30 minutos na panela de pressão.

Psilozônico

Hifa
Cadastrado
29/11/2016
9
5
30
Manaus
Olá comunidade. Então, tenho um medo estupafador de usar a panela de pressão. Eu faço feijão ou macarrão na pp por 20 a 30 minutos e olhe lá, fica maravilhoso, sei que o c* nada tem haver com a calça mas entendedores entenderão.

Minha dúvida é: no intervalo de 20 a 30 minutos.. dá certo ? Ao menos tem uma chance de dar ou estragarei todo o meu substrato ?

Grato
 
Última edição por um moderador:
Olá comunidade. Então, tenho um medo estupafador de usar a panela de pressão. Eu faço feijão ou macarrão na pp por 20 a 30 minutos e olhe lá, fica maravilhoso, sei que o cú nada tem haver com a calça mas entendedores entenderão.
Minha dúvida é: no intervalo de 20 a 30 minutos.. dá certo ? Ao menos tem uma chance de dar ou estragarei todo o meu substrato ?
Grato

Há um consenso de que são 40min. Deve haver algum motivo para isso. Talvez alguma relação entre tempo e temperatura, acredito eu.
Mas sempre há uma chance de dar certo, não pode dizer que estragou todo o processo. Mas é um risco que você corre.
.
 
Há um consenso de que são 40min. Deve haver algum motivo para isso. Talvez alguma relação entre tempo e temperatura, acredito eu.
Mas sempre há uma chance de dar certo, não pode dizer que estragou todo o processo. Mas é um risco que você corre.
Obrigado Tupy, só acrescentando que antes eu já tinha fervido o pote cm o substrato por quase 40 minutos no fogo alto, assim alcançando a temperatura de ebulição da água. Espero que as chances de pegar estejam pra cima dos 50%

Tava vendo no mercado livre, tem umas panelas de pressão com visor, o ideal seria uma de acrílico mas como deve ser mt cara eu vou comprar uma com visor, tem de R$ 70,00 com frete grátis
 
Última edição por um moderador:
Eu que faço uma pergunta agora... Já conheci muitas pessoas que tem medo de panela de pressão. Mas não conheço nenhum caso de pessoa que foi morta por uma panela explosiva ou algo do tipo.

De onde surge esse medo? Você conhece algum caso próximo ou apenas relatos de outras pessoas?

As vezes fico na duvida se eu também deveria ter esse medo :huh:
 
Eu que faço uma pergunta agora... Já conheci muitas pessoas que tem medo de panela de pressão. Mas não conheço nenhum caso de pessoa que foi morta por uma panela explosiva ou algo do tipo.

De onde surge esse medo? Você conhece algum caso próximo ou apenas relatos de outras pessoas?

As vezes fico na duvida se eu também deveria ter esse medo :huh:
Rapaz, um colega meu me disse que a vizinha dele estourou o fogão e fez um buraco no forro com a penela de pressão. Penso que o mais arriscado são os olhos se tiver por perto.
 
Eu já vi tampa voar de bater no teto, e grudar feijão em tudo. Se alguém estiver por perto na hora, há o risco de queimaduras. (e de levar uma tampa nas fuças)

Mas esse é um caso extremo... Onde a válvula de segurança não estava funcionando, por três motivos: falta de limpeza/manutenção, panela cheia demais e fogo alto.

Não enchendo a panela para mais da metade e não esquecendo no fogo alto, basicamente não há risco. A válvula de segurança abre muito antes de um acidente com a tampa.

Só não pode também deixar secar, senão queima os bolos e estoura os copos.

E eu uso esterilização de 1 hora na PP.
 
Minha dica é simples: com medo, deixe pelo menos 45 minutos depois que começar a apitar, em fogo baixo, e se aproxime agachado da PP na hora de desligar. :p :)

Eu me aproximava abaixado nos primeiros cultivos... :lol: mesmo tendo feito todos os testes com o nível de água antes.

Mas se tiver vapor visivelmente saindo, basicamente não há risco.
 
Eu me aproximava abaixado nos primeiros cultivos... :LOL:
Gente... Eu fico parado na frente da panela ansioso pra terminar logo. As vezes ficava até brincando com o pino da válvula de escape :roflmao:

Ai fico na duvida se vocês que são medrosos demais ou eu que não sabia do risco que estava correndo. :unsure:
 
Última edição:
Então pessoal, o meu intervalo de 20 a 30 minutos na PP está produzindo um micélio veloz e bem branquinho, lembrando que ficou cerca de 40 minutos na fervura antes, com a tampa fechada.

Espero ajudar com essa informação para aqueles que são cabreiros com PP que nem eu. Lembro que usar luvas, máscara, álcool 70 e água sanitária, bem como tomar um bainho e passar um antitranspirante não faz mal a ninguém! (rsrs)
 
Última edição por um moderador:
Tem fotos? :coffee:

Eu não sei como deu certo nesse de plástico, todos os outros de plástico que eu usei ficaram cheios de humidade, perdi muito esporo..

Só vidro daqui em diante, gostaria ainda de descobrir onde comprar aqueles potes de vidro com tampa que os gringos usam e são boca larga...
 

Anexos

  • COPO 1.jpg
    COPO 1.jpg
    76.8 KB · Visualizações: 66
  • COPO 2.jpg
    COPO 2.jpg
    81.2 KB · Visualizações: 65
Eu não sei como deu certo nesse de plástico, todos os outros de plástico que eu usei ficaram cheios de humidade, perdi muito esporo..

Só vidro daqui em diante, gostaria ainda de descobrir onde comprar aqueles potes de vidro com tampa que os gringos usam e são boca larga...

Eu procurei por tudo estes potes e não encontrei nenhum lugar no Brasil que vendesse. Quem sabe alguém teve mais sucesso e encontrou, mas se você for ver diário de cultivo de brasileiro é tudo em copo. De qualquer forma, muita gente logo deixa para trás a PF Tek e usa outras que não necessitam deste tipo de potes.

Sobre a esterilização, eu recomendo parar de fazer esse processo duplo de ferver primeiro e depois colocar na panela de pressão (simplesmente porque está complicando o processo desnecessariamente). Arroz integral é fácil de esterilizar. Se quiser tornar o processo mais rápido, é melhor deixar a farinha mais fina. O PF Tek original é com farinha de arroz integral mesmo, não arroz integral mais ou menos triturado, tanto que um dos caras que mais popularizou esta Tek, RR(RogerRabbit), ensina como fazer só no vapor, sem PP. De qualquer forma, o segredo é testar e ver o que funciona para você. Com frequência adotamos procedimentos super complicados de outras pessoas e no final das contas eles nem fazem diferença. Eu sou da filosofia de começar simples e só complicar quando necessário.
 
esses potes de conserva vcs dizem? se for comprei 15 de 500ml no ML por 50 reais + 10 de frete

Sim, mas são os da PF Tek, que são de 240ml e com boca larga. Os de conserva geralmente utilizados no Brasil não servem porque o bolo fica preso dentro. Podes postar uma foto do teu? 500ml eu acho muito grande para um bolo PF, vai demorar bem mais para colonizar, mas se você tem usado assim pode dizer para a gente quão bem funciona.
 
Última edição:
Sim, mas são os da PF Tek, que são de 240ml e com boca larga. Os de conserva geralmente utilizados no Brasil não servem porque o bolo fica preso dentro. Podes postar uma foto do teu? 500ml eu acho muito grande para um bolo PF, vai demorar bem mais para colonizar, mas se você tem usado assim pode dizer para a agente quão bem funciona.

Não é PF não eu parti direto pros grãos haha, pra bolo realmente não da.
 
Última edição por um moderador:
Cara, na verdade eu penso que alguns cuidados que são tomados por alguns cultivadores são exagerados as vezes até pouco funcionais (opinião minha).

Tenho amigos que trabalham com cultura de tecidos vegetais e dizem que o tempo que a galera deixa o meios de cultura esterilizando na autoclave e mais ou menos esse. E olhe que nesse tipo de trabalho a galera tem pavor a contaminação.

Outra questão e sobre o uso do hipoclorito, chamamos lavagem química, vejo que muita gente pensa que quanto mais melhor, mas em protocolo de desinfestação de sementes por exemplo nós usamos 5 gotas por litro de água.

O mesmo vale pra o tempo de desinfestação com o hipoclorito, já vi aqui no fórum pessoas dizendo que deixam a argila expandida de molho por 24h, o cloro acaba evaporando e perde efeito.

Essas coisas que eu tô pontuando são praticas comuns em laboratório.

Mas assim, tô falando na boa e não estou dizendo que sou dono da verdade, se se sentem mais seguros fazendo diferente vão sem medo de ser feliz.

Aquele abraço.

PS: tenho a maior curiosidade de conhecer alguns membros pessoalmente, alguns parecem ser muito gente boa!
 
Há diferença entre esterilizar um líquido, um meio homogêneo (como ágar para cultura) e um inferninho de bactérias que é algo tão heterogêneo quanto um bolo PF, que não está saturado de água.

Esterilizar bicos de mamadeira, seringas, utensílios e demais objetos imersos em água pode ser feito em 15 minutos.

Ágar BDA já leva uns 30 minutos fervendo e mexendo para ficar no ponto, e normalmente vai direto para a geladeira e passa algum tempo lá, onde eventuais esporos ainda podem eclodir. Então mais 30 minutos na pressão está de bom tamanho.

Mas algo tão sujo quanto substratos, eu sigo a regra de 1 hora na pressão. Isso porque certa vez vi em literatura que esse tempo é necessário, especialmente porque a temperatura da panela de pressão não é muito alta (~120ºC). Na autoclave a temperatura é maior.

E com 1:20 ou mais os bolos podem ficar cozidos demais (o arroz começa a inchar e fica empapado), além de aumentar a chance de secar a panela ou quebrar copos, já que não se pode colocar água demais no fundo.
 
Mais do que o suficiente para esterelizar. O problema é a alta temperatura, que pode destruir acima do desejável os nutrientes prontamente disponíveis, e aí há dificuldades no crescimento ou nenhum crescimento. A temperatura para pasteurização do substrato é de 62°, mantendo entre 60° e 65°. Não sei exatamente qual a temperatura que chega uma panela de pressão, mas, com certeza acima dos 100° (Celsius)
 
Mais do que o suficiente para esterelizar. O problema é a alta temperatura, que pode destruir acima do desejável os nutrientes prontamente disponíveis, e aí há dificuldades no crescimento ou nenhum crescimento. A temperatura para pasteurização do substrato é de 62°, mantendo entre 60° e 65°. Não sei exatamente qual a temperatura que chega uma panela de pressão, mas, com certeza acima dos 100° (Celsius)

Pasteurização é diferente da esterilização.

A primeira é útil para bulk, já PFTek requer conteúdo estéril, tendo em vista que arroz e outros grãos são facilmente colonizados por qualquer outro fungo/bacterias/etc, o que nós traz os temidos contaminantes.
Se você inocular diretamente um bulk é improvável que tenha bons resultados, por isso usamos spawn.

Chega a 120°C devido ao aumento de pressão (por isso a água não evapora a 100°C), não é uma temperatura alta que carbonizará nada, mesmo que haja a perda de alguns nutrientes, esses são fatores mais importantes para o consumo humano (vitaminas, por exemplo) e não para o fungo, que tem o metabolismo mais simples. Aqui o foco é deixar o cubensis isolado.

O tempo indicado é de 50-90min, não terá nenhum problema para a colonização, principalmente porque foi empiricamente testada e relatada na maioria dos diários de cultivo aqui do fórum.
Contudo, intervalos menores que esse tem maior chance de falha.

A técnica é baseada no sistema de vapor saturado sob pressão imitando uma autoclave (consegue atingir 3,3-3,5bar e por isso seria o método mais efetivo e mais rápido, mas o alto preço torna a PP mais palatável) não em chama direta, que aí sim prejudicaria o substrato.

Depois que a panela "pega pressão", se você deixar em fogo baixo não terá problemas com total evaporação da água, mas para isso é bom acompanhar de perto o vapor que sai pela válvula e ter medido corretamente o nível antes de ligar.

Todas PP que comprei vieram com manuais de instruções - o qual as pessoas não gostam muito de ler
Lá detalha todos os cuidados para que não ocorra nenhum problema, diria que todos casos de acidente que vi foi falta de cuidado/manutenção.
Caso tenha medo de trabalhar com ela, compre as com fechamento externo, são muito mais seguras e planejadas, entretanto, mais caras.
 
Pasteurização, até onde eu sei, é uma técnica de esterilização. Mas bola pra frente. O que é importante para uma produção em nível ótimo é essa esterilização + o controle dos nutrientes prontamente disponíveis. É esse o problema do arroz, a disponibilidade. Muito carboidrato livre, mais alimento para aquele 1% de bactéria que ficou ali, mais concorrência para o fungo, com resultados muito ruins.

A pasteurização é uma técnica mais que centenária e altamente difundida. Falo sem medo nenhum: é 1atm a 62° por trinta minutos, no leite por exemplo. 2 a 3 atm a 120° é qualquer coisa menos pasteurização.

Você pode subir esses valores até 70 ou 80 graus Celsius, controlando a temperatura e imergir num recipiente como um cooler. Muito mais seguro e, acima de tudo, correto, do que improvisar.

Abraços.
Sempre limpando bem o substrato, né? Comprando de bons fornecedores também. Ferve a água, espera baixar a oitenta, e joga dentro do cooler cheio com substrato e determina o tempo necessário. peonto. Pasteurizado.
Não é pra cozinhar o substrato. É para pasteurizar. Indico fibra de coco, mais fácil de limpar.
 
Última edição:
Back
Top