Mais do que o suficiente para esterelizar. O problema é a alta temperatura, que pode destruir acima do desejável os nutrientes prontamente disponíveis, e aí há dificuldades no crescimento ou nenhum crescimento. A temperatura para pasteurização do substrato é de 62°, mantendo entre 60° e 65°. Não sei exatamente qual a temperatura que chega uma panela de pressão, mas, com certeza acima dos 100° (Celsius)
Pasteurização é diferente da esterilização.
A primeira é útil para
bulk, já PFTek requer conteúdo estéril, tendo em vista que arroz e outros grãos são facilmente colonizados por qualquer outro fungo/bacterias/etc, o que nós traz os temidos contaminantes.
Se você inocular diretamente um bulk é improvável que tenha bons resultados, por isso usamos spawn.
Chega a 120°C devido ao aumento de pressão (por isso a água não evapora a 100°C), não é uma temperatura alta que carbonizará nada, mesmo que haja a perda de alguns nutrientes, esses são fatores mais importantes para o consumo humano (vitaminas, por exemplo) e não para o fungo, que tem o metabolismo mais simples. Aqui o foco é deixar o cubensis isolado.
O tempo indicado é de 50-90min, não terá nenhum problema para a colonização, principalmente porque foi empiricamente testada e relatada na maioria dos diários de cultivo aqui do fórum.
Contudo, intervalos menores que esse tem maior chance de falha.
A técnica é baseada no sistema de vapor saturado sob pressão imitando uma autoclave (consegue atingir 3,3-3,5bar e por isso seria o método mais efetivo e mais rápido, mas o alto preço torna a PP mais palatável) não em chama direta, que aí sim prejudicaria o substrato.
Depois que a panela "pega pressão", se você deixar em fogo baixo não terá problemas com total evaporação da água, mas para isso é bom acompanhar de perto o vapor que sai pela válvula e ter medido corretamente o nível antes de ligar.
Todas PP que comprei vieram com manuais de instruções -
o qual as pessoas não gostam muito de ler
Lá detalha todos os cuidados para que não ocorra nenhum problema, diria que todos casos de acidente que vi foi falta de cuidado/manutenção.
Caso tenha medo de trabalhar com ela, compre as com fechamento externo, são muito mais seguras e planejadas, entretanto, mais caras.