Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - True Albino Teacher e Long Albino Penis Envy

Diário de cultivo completo.
Raças
True Albino Teacher
Inoculação
25/04/2023
Inoculação via
Cultura Líquida
Assepsia (Inoculação)
SAB
Terrário
Caixa organizadora velha de guerra
Técnicas
PFTek, SAB, Propagação de cultura líquida
Substratos
PFTek
Salve amigos e amigas!

O processo deste cultivo começou no mês de março e agora os meninos estão prestes a ir para o terrário. Achei que seria legal me adiantar e abrir o diário.

No mês de março peguei duas seringas de 10ml, uma contendo uma cultura líquida da strain True Albino Teacher (TAT) e outra contendo uma cultura líquida da strain Long Albino Penis Envy (LAPE). Meu principal objetivo neste cultivo é caminhar em direção à autonomia cogumelística e não precisar comprar mais cogumelos e, com sorte, conseguir preservar essas genéticas pra retomar vários cultivos e não ficar em falta de cogumelos em casa.

Então, meu primeiro passo foi transformar aqueles 10ml de CL em 600ml. Fiz isso com as duas genéticas e deu certinho. Usei maltodextrina para o TAT, na proporção de 1g/100ml de água, e mel para o LAPE, na proporção de 4ml/100ml de água. Os dois métodos funcionaram bem, mas tenho a impressão de que o LAPE gostou bastante da cultura feita com mel.

Como vocês podem ver, instalei aquela borrachinha que usam em frascos de penicilina e fiz um filtro para trocar de ar com micropore. Esterilizei tudo na PP antes de inocular, claro.

IMG_20230517_210915422.jpg

Depois de deixar as culturas crescerem, inoculei os bolos que eu fiz usando a velha receita já conhecida para bolos PF Tek: 2 parte de vermiculita para 1 parte de água e 1 parte de farinha de arroz integral. Desta vez eu caprichei um pouco mais na pulverização do arroz e deixei a textura um pouco mais "farinhenta" do que da última vez.

IMG_20230517_210620526.jpg

Essa foto tem pelo menos 1 semana. Os bolos estão bem mais colonizados, com 3 deles a ponto de ir pro terrário que eu devo montar nos próximos 3 ou 5 dias.

IMG_20230517_210631744.jpg


IMG_20230517_210659146.jpg

Nesse aqui o micélio foi pra cima do selo de vermiculita. Caraca.

IMG_20230517_210722055.jpg
Esse aqui contaminou. A única ovelha negra do lote. Mandei pro lixo. Que pena.

Quando for pro terrário e frutificar atualizo aqui. Inoculei 10 bolos com LAPE e estou esperando terminar de colonizar na incubadora. Com eles eu talvez faça um shoebox e deixe outros no terrário como bolos de PFTek pra frutificar assim mesmo. O que acham?
 

Anexos

  • IMG_20230517_210707327.jpg
    IMG_20230517_210707327.jpg
    1 MB · Visualizações: 6
Última edição:
Salve amigos! Tenho 7 bolos colonizando com micélio do TAT, uns 3 estão do meio para o fim do caminho, 4 estão BEEEEM no finzinho. Suspeito que dê pra aniversariar 2 ou 3 deles.

Queria subir umas fotos aqui pra pedir a opinião de vocês. Será que dá pra aniversariar e tacar no terrário? Tô morrendo de saudade de fazer trip mas tô com medo de me precipitar e acabar perdendo os meninos. Por favor, me digam o que acham.
IMG_20230610_123802229.jpgIMG_20230610_123757351.jpgIMG_20230610_123750795.jpgIMG_20230610_123745809.jpg
 
Salve amigos! Tenho 7 bolos colonizando com micélio do TAT, uns 3 estão do meio para o fim do caminho, 4 estão BEEEEM no finzinho. Suspeito que dê pra aniversariar 2 ou 3 deles.

Queria subir umas fotos aqui pra pedir a opinião de vocês. Será que dá pra aniversariar e tacar no terrário? Tô morrendo de saudade de fazer trip mas tô com medo de me precipitar e acabar perdendo os meninos. Por favor, me digam o que acham.
View attachment 210367View attachment 210368View attachment 210369View attachment 210370
Amigo desses ai, eu diria que só o último ja está ok pra ir! Mas não custa nada esperar mais uns dois dias :)
Eles parecem bem saudáveis pelas fotos e acredito que esteja correndo tudo bem.
Mas se tu realmente quiser colocar eles logo no terrario, segura só o terceiro pois o bichinho parece mais lentinho e vale a pena esperar um pouco por ele hehe
 
Salve salve amigos! Pensei que não funcionaria, sendo sincero. Errei em algum ponto. Acho que deixei o bolo molhado demais e a vermiculita fina não me ajudou muito. Dos bolos que eu fiz, acho que salvei apenas um LAPE e talvez uns 3 ou 4 bolos de TAT. Deem uma espiada como tá. Inoculei os bolos de TAT no dia 25/04 e somente no dia 14/08 esse bravo guerreiro começou a frutificar. Os pins demoraram para surgir, não sei se é da genética ou se foi pela compactação do bolo. Percebi que o crescimento do TAT é mais lentinho se comparado com o crescimento do B+AKM.

Seguem fotos de três dias seguidos até a data atual.

Segunda.jpg Terça.jpg Quarta.jpg

Vou iniciar um outro cultivo a partir de um carimbo de esporos, usando vermiculita de granulação média. Por enquanto, vou ver até onde esse aqui vai.
 
E vamos pra cima! Primeira colheita. Modesta se comparar com meu primeiro cultivo, mas olha só que bonitinhos esses bebês. Os albinos frescos são realmente lindos. 🥰

Coloquei pra desidratar na desidratadora que eu comprei logo ali na China e embalei a vácuo com saquinhos de sílica. O rendimento final foi de 2g. Fiz um dunk e cold shock e coloco pra fazer o segundo flush hoje à noite mesmo. Enquanto isso tô esperando o crescimento dos pins do segundo bolo.

Quando somar 5g secos, faço minha trip com cultivo próprio de novo. :love:

Bolo.jpg Peso fresco.jpg Embalado.jpg
 
Mais uma modesta colheita de um bolo de TAT. Desta vez foram 17g de cogumelos frescos, que depois de (muito bem) desidratados, viraram 1,23g. Tem um segundo flush vindo daquele primeiro bolo e tá saindo o primeiro flush do bolo sobrevivente do meu LAPE. Finalmente posso voltar pra quinta série e dizer que meu long albino penis está crescendo. :ROFLMAO:

Frescos.jpg Peso seco.jpg Embalado.jpg

Pra essa sexta, planejo mandar esses meninos que eu colhi pra dentro, junto com mais 2 ou 3 gramas de Brazil que eu tenho aqui em casa. :love:
 
Lindo trabalho mano, parabéns pelo cultivo!

Que isso cara, tô só engatinhando MESMO.

Aproveitando sua presença por aqui... andei pensando sobre o andamento deste cultivo. Tive problemas com alguns bolos. Não sei se foram contaminações das CL que eu propaguei, se foi contaminação na hora de inocular os bolos, ou se o excesso de água e compactação dos bolos.

Pela lógica as culturas de TAT deram certo, porque eu inoculei os bolos com elas e eu tive problemas com uns dois bolos. Um ficou com cheiro de fermentação, o outro tava com uma cara esquisita. Os LAPE foram quase todos pro saco... contaminaram com alguma coisa. Nem abri. Estavam amarelados na lateral e alguns pareciam ter outro micélio competindo. Um deles deu certo e está frutificando, outros dois bolos estão terminando de colonizar e estão lutando pela vida. 🥲

Dito tudo isso acho que tenho duas lições: usar a vermiculita que tinha dado certo no primeiro cultivo E não injetar CL nem solução de esporo em excesso.

O que você sugere fazer com essas culturas que eu propaguei? Estão na geladeira. Pensei em, talvez colocar na incubadora pra despertar elas e ver se voltam a crescer um pouco mais, sem sinal de contaminação e quem sabe inocular mais uns bolinhos humildes.

Tenho 10 ml de uma CL de MVP pra propagar ainda. Mas acho que a falta de tempo e o medo de fazer cagada me seguraram até agora. 🙄

Se eu for dividir ela em propagação para outra CL + grãos de painço, quantos ml eu uso pra cada destino? Pensei em mandar ela pra 150ml de CL + dois potes de 600ml de grãos.
 
Que isso cara, tô só engatinhando MESMO.

Aproveitando sua presença por aqui... andei pensando sobre o andamento deste cultivo. Tive problemas com alguns bolos. Não sei se foram contaminações das CL que eu propaguei, se foi contaminação na hora de inocular os bolos, ou se o excesso de água e compactação dos bolos.
Se só alguns bolos contaminaram, provavelmente a CL está boa. Pode ter contaminado na manipulação ou alguma falha na esterelização ou na selagem dos potes do PFtek
Pela lógica as culturas de TAT deram certo, porque eu inoculei os bolos com elas e eu tive problemas com uns dois bolos. Um ficou com cheiro de fermentação, o outro tava com uma cara esquisita. Os LAPE foram quase todos pro saco... contaminaram com alguma coisa. Nem abri. Estavam amarelados na lateral e alguns pareciam ter outro micélio competindo. Um deles deu certo e está frutificando, outros dois bolos estão terminando de colonizar e estão lutando pela vida. 🥲
Dito tudo isso acho que tenho duas lições: usar a vermiculita que tinha dado certo no primeiro cultivo E não injetar CL nem solução de esporo em excesso.

O que você sugere fazer com essas culturas que eu propaguei? Estão na geladeira. Pensei em, talvez colocar na incubadora pra despertar elas e ver se voltam a crescer um pouco mais, sem sinal de contaminação e quem sabe inocular mais uns bolinhos humildes.
A Cl de TAT provavelmente está ok a de LAPE pelo que entendi, está meio suspeita, mas vale a pena testar mais uma vez tomando mais cuidado, para eliminar outras falhas que podem ter sido o motivo das contaminações. Pode voltar a cl pra incubadora sem problemas.
Tenho 10 ml de uma CL de MVP pra propagar ainda. Mas acho que a falta de tempo e o medo de fazer cagada me seguraram até agora. 🙄

Se eu for dividir ela em propagação para outra CL + grãos de painço, quantos ml eu uso pra cada destino? Pensei em mandar ela pra 150ml de CL + dois potes de 600ml de grãos.
Se a seringa estiver bem colonizada, da pra usar 2 ml para inocular a Cl e 4ml em cada pote de grãos. Mas faz a Cl primeiro e verifica se qnd vc injetou, foi junto micélio, apesar de haver fragmentos no líquido, é bom garantir que pedaços de micélio foram pra dentro da cl virgem
 
Atualização rápida: ontem fiz um dunk em mais dois bolos: um LAPE e um TAT. Devo colocar num segundo terrário hoje. Até que o rendimento dos bolos guerreiros não foi tão ruim quanto eu esperava. Meu maior erro foi realmente a compactação do bolo, eu acho. Eles demoraram DEMAIS mas colonizaram sem contaminação mesmo. Estão com um cheiro delicioso de micélio.
 
Pessoal, vou finalizar este diário. Foi um sucesso parcial. Tenho mais um flush de uns dois bolos pra colher, mas devo parar por aqui. Colhi o suficiente para umas três viagens. Um rendimento baixo, se comparar com o primeiro cultivo que eu fiz. Por outro lado, aprendi algumas lições:
  1. Trabalho melhor com vermiculita média, em vez de vermiculita fina. A média fica menos "empapuçada" e não compacta tanto como a fina.
  2. O ponto de hidratação do bolo que mais deu certo para mim é aquele em que, quando a gente aperta a mistura, uma única gota se forma e escorre pela mão sem cair facilmente. Vou tentar repetir esse mesmo ponto de hidratação no próximo cultivo.
  3. O desidratador de alimentos é uma baita ferramenta. Uso ele pra deixar cracker dry e armazeno em embalagens a vácuo com um ou dois saquinhos de sílica. A preservação ficou show de bola. No primeiro cultivo não consegui deixar nesse mesmo ponto de cracker dry e conservar com tanta qualidade. Recomendo fortemente para quem tem possibilidade de adquirir essas ferramentas.
Meus próximos passos devem ser:

1- Propagar uma cultura de MVP e fazer dois spawn de painço para fazer uma shoebox dessa strain.
2- Fazer seringas de esporos de Camboja para inocular alguns PF Teks de novo e ao mesmo tentar fazer uma cultura líquida a partir desses esporos.

Estou tentando adequar melhor o meu escritório para criar um "laboratório"/espaço de cultivo. Quero fazer uma SAB decente e instalar uma bancada de trabalho, bem como umas duas prateleiras parrudas pra aguentar de 3 a 4 terrários rodando.

Comer cogumelo não vicia. Cultivar sim.

Um abraço queridos amigos. Obrigado a quem acompanhou até aqui.
 
Back
Top