Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Psilocybe Cubensis South America

Diário de cultivo completo.
Eae galera, vim compartilhar com vcs meu 2º cultivo
Meu 1º ñ deu certo, mas com esse estou mais otimista, queria saber a opinião de vcs tbm
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Psilocybe Cubensis south america
PROCEDÊNCIA: seringa adquirida online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2V + 1FAI + 1A) com selo

+/- 1h00 na PP

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: 05/04/20
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Aqui estão os bolos com 23 dias de vida:

23 Dias bolo 1 - Copia.png Bolo 2 - Copia.png Bolo 3 - Copia.png

No bolo 1 tem um pequeno ponto preto, e no bolo 2 tem esses aí que eu destaquei na foto. Será que são contaminações? Pelo menos to vendo que o que está no copo de plástico tá indo mais rápido, acho que semana que vem vai estar 100% colonizado pelo menos esse.. Eles estão em uma caixa de isopor, que escolhi pq é mto bem vedada naturalmente e escura. Aí vou aniversariar no meu terrário, seguem as fotos:

terrário 1 - Copia.png terrário 2 - Copia.png

Sobre o terrário, consigo manter ele nessa temperatura sempre pq aqui está fazendo um clima bom, vcs acham que está em boas condições p/ frutificação? Ele tem alguns furos em cima e alguns embaixo. Protegidos com micropore. Será que está bom ou precisa de mais ventilação? Vale lembrar que consigo abanar pelo menos 2 vezes por dia, já que vai ficar no meu quarto. O copo do lado é pro borbulhador.
Ainda sobre o terrário, li que a iluminação é necessária somente pra guiar os cogumelos, certo? Então, tenho um abajur simples aqui, gostaria de saber se é o suficiente essa quantidade de luz... Segue a foto:

Terrário 4.png

Os bolos 1 e 2, queria usar de testes pra outros métodos, como frutificar em um "cafofo micelial" que construí no meu sítio após ler um passo a passo aqui no fórum. Segue a foto:

Cafofo - Copia.png

Estou pensando em despedaçar os bolos e colocar pelo menos 1 bolo aí, metade nessa parte de baixo e metade na de cima que vou colocar merda de vaca pasteurizada no espaço vazio, assim fazendo um spawn em 2 partes, será que é uma boa ideia? Eu rego sempre que dá, o lugar fica numa sombrinha, e antes de ir embora eu coloco esse sombrite por cima. Se alguém tiver dicas, sugestões, aceito... Não sei se isso dá certo, é q queria muito cultivar outdoor também, já que tenho espaço pra isso.

O outro bolo estou pensando de por para frutificar em um balde, fazendo um bulk de merda de vaca ou esterco (alguém sabe qual o melhor?)

Vlw ai galera pela atenção
Vou postando conforme a evolução vai se sucedendo :alien:
 
Opaa salve pessoal, venho com novidades..

Depois de 31 dias de incubação, eles ainda não tinham colonizado todo o copo. Imagino que foi pq eles tiveram mta pouca troca de ar, pq tive que ficar fora de casa por mto tempo e não podia abrir pra trocar o ar, mas pelo menos não teve nenhuma contaminação.

IMG_20200504_200702 - Copia.jpgIMG_20200504_200656 - Copia.jpg

(o 3º bolo tava mais bem colonizado, engraçado que o recipiente era menos fundo e mais largo... acho que é melhor para a colonização do bolo)
Bom, eu tava esperando eles colonizarem os copos completamente, até que me deparei com uma coisa inesperada:

IMG_20200504_200653 - Copia.jpgIMG_20200504_200708 - Copia.jpg

Os bolos começaram a frutificar dentro do copo... Bom, depois de ver isso decidi por pra futificar imediatamente. Rolei eles na vermiculita após um breve dunk e acabei decidindo cortar a parte debaixo que ainda não estava 100% colonizada fora com uma faca esterilizada
estão assim agora:

IMG_20200505_123245 - Copia.jpgIMG_20200505_123253 - Copia.jpgIMG_20200505_123256 - Copia.jpg
IMG_20200505_000905 - Copia.jpg

Desisti de colocar outdoor por enquanto. Até eu ter condições de pasteurizar o substrato, eu prefiro não arriscar perder meus bolos lá

Ah, e uma dúvida que surgiu que gostaria muito da ajuda de vcs para responder... eucoloquei uma tampinha de água oxigenada 40% nessa água do terrário, pq tinha deixado ele montado antes e queria que fosse mantido um ambiente estéril... Vcs sabem se sai algum vapor prejudicial para o micélio? Pq tava pensando em trocar a água antes de por os bolos mas aí fiquei com essa questão na cabeça, de que talvez fosse fazer bem de alguma forma de modo a manter o ambiente mais estéril... Se alguém souber e puder dar um salve, agradeço!

E assim segue a jornada.. Estou abanando 2x ao dia para manter o ar bem fresco, burrifando 1x ao dia. Se alguém tiver dicar ou comentários para acrescentar, agradeço! qlqr dica construtiva é bem vinda.

Agora seja o que a mamãe natureza quiser, jah bless ☘
 

Anexos

  • IMG_20200505_123306 - Copia.jpg
    IMG_20200505_123306 - Copia.jpg
    812.4 KB · Visualizações: 30
Opa, blz pessoal... trago novidades, já é possível ver alguns pins e aqueles cogumelos que cresceram durante a fase de incubação estão virando pra cima agora, então tudo certo acho

Tive q abrir mais furos no terrário e abanar mais, pq tava ficando mto abafado.. agora comecei a abanar 3x ao dia não estou mais burrifando água, acho que não tem necessidade

Feliz com o rumo que está tomando, espero que dê td certo :alien:
 

Anexos

  • IMG_20200507_225719 - Copia.jpg
    IMG_20200507_225719 - Copia.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 24
  • IMG_20200507_225750 - Copia.jpg
    IMG_20200507_225750 - Copia.jpg
    3 MB · Visualizações: 25
  • IMG_20200507_225815 - Copia.jpg
    IMG_20200507_225815 - Copia.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 20
  • IMG_20200507_225824 - Copia.jpg
    IMG_20200507_225824 - Copia.jpg
    1 MB · Visualizações: 19
  • IMG_20200507_225836 - Copia.jpg
    IMG_20200507_225836 - Copia.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 18
Galera está assim agora.. alguém com experiência pode me dizer se está tudo normal?

Nessa foto aqui que destaquei, era um cogumelo q surgiu no período de incubação.. a impressão que tenho é que ele foi consumido novamente pelo micélio, ou será que é algum fungo invasor?

IMG_20200510_162512_063.jpg
 

Anexos

  • IMG_20200510_131253.jpg
    IMG_20200510_131253.jpg
    922.2 KB · Visualizações: 35
  • IMG_20200510_131258.jpg
    IMG_20200510_131258.jpg
    1,001.7 KB · Visualizações: 27
Faaala galeraaaaaaa

To bem felizzzzz, tá tudo dando certo, eles tão lindos.
Vários pins por todos os lados, e alguns já maiores

Seguem fotos pra vcs verem.

Precisei aumentar a luz, estava muito fraca. Nada melhor q a experiência em si para ensinar os macetes. Fui tentando, errando e acertando os detalhes conforme via alguma coisa q precisava mudar.
 

Anexos

  • IMG_20200513_131652 - Copia.jpg
    IMG_20200513_131652 - Copia.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 38
  • IMG_20200513_131700 - Copia.jpg
    IMG_20200513_131700 - Copia.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 30
  • IMG_20200513_131710 - Copia.jpg
    IMG_20200513_131710 - Copia.jpg
    1,007 KB · Visualizações: 32
  • IMG_20200513_131722 - Copia.jpg
    IMG_20200513_131722 - Copia.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 29
Consegui um espaço bom. Agora os fungos tem uma amiga planta além de um amigo mamífero (eu) e luzes poderosas kkkkk
eles gostaram muito como vcs podem ver
🤩
 

Anexos

  • IMG_20200515_124720 - Copia.jpg
    IMG_20200515_124720 - Copia.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 47
Colheita do 1º flush:

Bolo:
IMG_20200516_003627 - Copia.jpgIMG_20200516_003650 - Copia.jpg

2º Bolo:
IMG_20200516_141757 - Copia.jpgIMG_20200516_143427 - Copia.jpg

3º Bolo:
IMG_20200518_215643 - Copia.jpgIMG_20200518_215629 - Copia.jpgIMG_20200518_215208 - Copia.jpg


Agora estão mergulhados em água na geladeira até amanhã para começar o 2º flush.

Obrigado ao fórum pelo espaço de aprendizado, onde consegui aprender tudo que precisava.. E a todos também que interagiram cmg por aí no fórum e me ajudaram com dicas, dúvidas etcc... Agora to me planejando pra próximas experiências com casing e outros tipos de substrato tipo esterco pasteurizado, além de outdoor que é o que eu mais quero conseguir fazer. :geek:

Quando colher o 2º flush trago mais notícias.

Ah, e uma dúvida... Os cogumelos estão com tipo uma camada sobre o caule.. Não sei se é normal, alguém pode me ajudar? Quando seca, parece parte do corpo do cogumelo mesmo, a textura é praticamente idêntica, mas quando molhado fica assim:

IMG_20200518_221848 - Copia.jpg

Dá tipo pra descascar sabe... Deixei aí, não sabia o que era mas fiquei com medo de danificar os cogumelos. Agora já estão secando então não dá mais para mexer... Mas queria saber só se é normal, se alguém com mais experiência puder me ajudar agradeço... :)
 
IMG_20200518_221848 - Copia.jpg
Quando está seco é tipo um veludo branco? Isso faz parte sim, fica tranquilo.

Aqui tem uns com aquela camada branca, geralmente tu vai ver isso onde começa o cogumelo até mais ou menos a metade do caule.

2020-05-19.png
 
Parabéns pelo cultivo e por ter superado todas as questões que surgiram.
Valeu mano, muito bom receber um elogio de um dos caras que me ajudou desde o começo :)

Gostei da amiga dos cogu! Haha parabéns pelo sucesso!

Valeu manoo hahaha a amiga dos cogus também rendeu excelentes frutos :alien:


Eles estão no 4º flush agora, já frutificando! Assim que eu colher, já posto as fotos de todos os flushs.
 
Fala mano, parabéns pelo cultivo! também estou afim de fazer uma "cama" outdoor com substrato pasteurizado aqui no meu quintal, planos futuros... no momento tem uns estercos que colhi do pasto que to regando com esporos kkk, vai que dá também, além do cultivo indoor.
Sobre tua duvida
Ah, e uma dúvida... Os cogumelos estão com tipo uma camada sobre o caule.
Isso é normal, é tipo o micélio se expandindo pelo cogumelo, quando molha fica uma esponja, eu sempre "descasco" dos meus, se fizer com cuidado não danifica eles não, porem também pode deixar e comer...
Precisei aumentar a luz, estava muito fraca.
Não tem necessidade disso, os cogumelos não fazem fotossíntese, eles usam a luz somente para se guiarem, no caso um exagero de luz pode até causar mudanças neles, como sugere esse tópico bem antigo do fórum
Muita Luz = Cogús Maduros Antes Do Tempo
Estão lindos!
Eu por exemplo não utilizo luz nenhuma com eles, somente a claridade que entra pelas janelas do quarto
Bom cultivo!
 
Última edição:
Fala mano, parabéns pelo cultivo! também estou afim de fazer uma "cama" outdoor com substrato pasteurizado aqui no meu quintal, planos futuros... no momento tem uns estercos que colhi do pasto que to regando com esporos kkk, vai que dá também, além do cultivo indoor.

Valeu meu booommm! Então, eu to tentando fazer a mesma coisa.. misturei um monte de esterco que achei e reguei com esporos, mas até agora sem sinal nenhum de micélio :( Não é tão fácil fazer eles germinarem em ambiente externo pelo jeito. Inclusive, enterrei estes mesmos bolos neste espaço depois que eles terminaram de frutificar.
Não tem necessidade disso, os cogumelos não fazem fotossíntese, eles usam a luz somente para se guiarem, no caso um exagero de luz pode até causar mudanças neles, como sugere esse tópico bem antigo do fórum
Muita Luz = Cogús Maduros Antes Do Tempo
Estão lindos!
Eu por exemplo não utilizo luz nenhuma com eles, somente a claridade que entra pelas janelas do quarto
Bom cultivo!

Muito obrigado por passar essa visão da luz! Vou começar a tentar com luz indireta agora
 
Faaaala meus queridos

Lembram que eu cortei a parte de baixo que não estava colonizada completamente?
Rolei eles na vermiculita após um breve dunk e acabei decidindo cortar a parte debaixo que ainda não estava 100% colonizada fora com uma faca esterilizada
Então, eu peguei esse resto que sobrou e deixei colonizar em um lugar separado.. E deu certo, depois de 10 dias eu tinha um 4º bolo só que menorzinho. Vejam as frutificações dele que coisa + fofinha

Flush
FLUSH1 - Copia.jpg
2º Flush
FLUSH2 - Copia.png
3º Flush (não achei a foto, mas rendeu uns 10g só mesmo)


Eu acabei perdendo algumas fotos numa bagunça q eu fiz com elas, mas algumas eu ficaram... Vou postar pra vcs verem

O bolo mais gordinho deu frutos maiores!

Flush 2, 3 e 4:

IMG_20200604_195023 - Copia.jpg IMG_20200617_104810 - Copia.jpg 4 FLUSH BGORD - Copia.jpg
Flushs 2 e 3:
3 FLUSH - Copia.jpgIMG_20200616_200529 - Copia.jpg

Flush 4 de um dos bolos
IMG_20200701_130126 - Copia.jpgIMG_20200713_183228 - Copia.jpgIMG_20200713_183429 - Copia.jpg
Atenção ao que nasceu e queria entrar de volta pro bolo HAHAHAHAH
IMG_20200713_183641 - Copia.jpg

Aprendi muito com todo o processo, estou muito feliz! E aprendi muito também com o uso destes cogumelos. Estou pleno e em uma fase de desenvolvimento pessoal incrível! Estava lutando com a depressão a alguns anos, e desde que eu comecei o uso de cogumelos mágicos estou mais feliz. Finalmente comecei a fazer terapia com um psicólogo, coisa que eu estava precisando a muito tempo mas eu tinha alguma resistência. Enfim, minha vida deu uma melhorada gigante! hhehe obrigado a todos pela ajuda.

Todos os bolos foram enterrados em um jardim enriquecido com bastante esterco e regado todos os dias. Não fiz isso "esperando" uma frutificação algum dia, mas sim como experiência, para ver se eles ainda se desenvolvem nesse habitat

Vou aproveitar o espaço para tirar mais uma dúvida que me surgiu, pois depois deste cultivo já engatei outros... Eu estou com um bolo que já passou pelo período de inoculação sem NENHUMA contaminação, e coloquei ele para frutificar no mesmo terrário. Ele começou a pinar, e fiquei muito feliz claro, mas ao invés de eles se desenvolverem normalmente, eles estão atrofiaados, abrem cedo demais e não desenvolvem mais . Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo com ele? Segue as fotos:

IMG_20200713_183148 - Copia.jpgIMG_20200713_183206 - Copia.jpg


Eles começaram a pinar junto com o 4º flush de um dos bolos acima, e os cogumelos se desenvolveram completamente. Agora esse ficou assim, e já faz quase uma semana que não muda. O que será?
 

Anexos

  • 3 FLUSH (2) - Copia.jpg
    3 FLUSH (2) - Copia.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 13
Vou aproveitar o espaço para tirar mais uma dúvida que me surgiu, pois depois deste cultivo já engatei outros... Eu estou com um bolo que já passou pelo período de inoculação sem NENHUMA contaminação, e coloquei ele para frutificar no mesmo terrário. Ele começou a pinar, e fiquei muito feliz claro, mas ao invés de eles se desenvolverem normalmente, eles estão atrofiaados, abrem cedo demais e não desenvolvem mais . Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo com ele? Segue as fotos:
Fala mano, eu passei por a mesma coisa no meu monotub!! isso se resolveu depois que eu comecei a abanar insanamente umas 5x ao dia, a troca gasosa fez eles voltarem a crescer, mesmo os atrofiados voltaram a crescer (não tanto quanto os pins que estavam normais)
Eles começaram a pinar junto com o 4º flush de um dos bolos acima, e os cogumelos se desenvolveram completamente. Agora esse ficou assim, e já faz quase uma semana que não muda. O que será?
Puts, se ja passou uma semana então talvez não vá mais crescer, acredito que os próximos irão, é falta de troca gasosa!
 
Fala mano, parabéns pelo cultivo! também estou afim de fazer uma "cama" outdoor com substrato pasteurizado aqui no meu quintal, planos futuros... no momento tem uns estercos que colhi do pasto que to regando com esporos kkk, vai que dá também, além do cultivo indoor.
Sobre tua duvida

Isso é normal, é tipo o micélio se expandindo pelo cogumelo, quando molha fica uma esponja, eu sempre "descasco" dos meus, se fizer com cuidado não danifica eles não, porem também pode deixar e comer...

Não tem necessidade disso, os cogumelos não fazem fotossíntese, eles usam a luz somente para se guiarem, no caso um exagero de luz pode até causar mudanças neles, como sugere esse tópico bem antigo do fórum
Muita Luz = Cogús Maduros Antes Do Tempo
Estão lindos!
Eu por exemplo não utilizo luz nenhuma com eles, somente a claridade que entra pelas janelas do quarto
Bom cultivo!

A sabedoria está na simplicidade...
Luz ambiente de um cômodo do apto (como sala ou escritório) que possa ter ambiente sempre ventilado e com iluminação natural (dia e noite) com leves interferências dos alienígenas humanos que ali vivem, rs, sempre funcionou muito bem. Menos às vezes é mais!
Mas vc demonstrou um cultivo de sucesso! Deu certo! Isso é o que importa! Parabéns!
 
Fala mano, eu passei por a mesma coisa no meu monotub!! isso se resolveu depois que eu comecei a abanar insanamente umas 5x ao dia, a troca gasosa fez eles voltarem a crescer, mesmo os atrofiados voltaram a crescer (não tanto quanto os pins que estavam normais)

Puts, se ja passou uma semana então talvez não vá mais crescer, acredito que os próximos irão, é falta de troca gasosa!
Valeu! To abanando 5x ao dia igual vc falou kkkkk depois conto se deu certo. Também abri alguns furos no terrário
Atualizo aqui quando tiver novidades

A sabedoria está na simplicidade...
Luz ambiente de um cômodo do apto (como sala ou escritório) que possa ter ambiente sempre ventilado e com iluminação natural (dia e noite) com leves interferências dos alienígenas humanos que ali vivem, rs, sempre funcionou muito bem. Menos às vezes é mais!
Mas vc demonstrou um cultivo de sucesso! Deu certo! Isso é o que importa! Parabéns!


Valeu mano! Então, nos próximos estou treinando com a luz indireta igual vcs falaram.. Vou atualizando vcs das novidades

Inclusive, já tem mais 3 bolos na incubadora :alien: 🤩
 
Então, eu peguei esse resto que sobrou e deixei colonizar em um lugar separado.. E deu certo

Mas que legal.

aprendi muito também com o uso destes cogumelos. Estou pleno e em uma fase de desenvolvimento pessoal incrível! Estava lutando com a depressão a alguns anos, e desde que eu comecei o uso de cogumelos mágicos estou mais feliz. Finalmente comecei a fazer terapia com um psicólogo, coisa que eu estava precisando a muito tempo mas eu tinha alguma resistência. Enfim, minha vida deu uma melhorada gigante! hhehe obrigado a todos pela ajuda.

:D

Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo com ele?

Eu teri dito genética mas...

mano, eu passei por a mesma coisa no meu monotub!! isso se resolveu depois que eu comecei a abanar insanamente umas 5x ao dia, a troca gasosa fez eles voltarem a crescer, mesmo os atrofiados voltaram a crescer (não tanto quanto os pins que estavam normais)

... parece que tem essa situação.
 
Então, foi a mesma seringa do primeiro cultivo, que deu muito certo.. Acho que é troca de ar mesmo..
Sigo abanando todos os dias. Aqueles pins não foram pra frente mesmo, eles atrofiaram e cresceram muito pouco. Retirei alguns com uma pinça pra deixar espaço para os próximos.

Já tem novos pins saindo nele todo. Aqueles primeiros parece que o bolo não está mais "enviando energia" pro crescimento deles.. Acho que semana que vem vou saber se esse "2º flush" vai crescer normalmente. Assim que tiver novidades conto pra vcs :)
 
Salve pessoal! Infelizmente esse último cultivo deu errado.
Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo com ele? Segue as fotos:

View attachment 116043View attachment 116044

Eu estava abrindo pra abanar e tal.. Mas tive q mudar o lugar do terrário, foi pro chão, então acho que nessa acabou entrando uma contaminação. Vi sinais do duende verde, e o cheiro estava estranho. Descartei.
Infelizmente os que estavam incubando contaminaram também. Estes eu enterrei.

Já estou preparando o próx cultivo. Mas vou fazer tudo em outro lugar, aqui onde estou morando agora tá muito complicado.
Compartilho com vocês em outro post quando for rolar.

Bom, é isso! Obrigado e muita luz na caminhada de todos
 
Back
Top