Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º cultivo, mas o 1º das raças PES Hawaii e Chile

Diário de cultivo completo.
Meu cultivo começou da seguinte forma: fiz 8 copos, sendo divididos em dois substratos diferentes. Ambos ficaram na geladeira antes da inoculação já que os esporos estavam hidratando durante 24h. Um dia depois fiz a inoculação com os copos em temperatura ambiente, sendo quatro da raça PES Hawaii e quatro da strain Chile, porém esta segunda está demorando um pouco mais para o micélio se desenvolver. Todos os copos ficaram guardados no mesmo local, mas tiveram substratos diferentes como falei anteriormente. No da raça PES Hawaii foi utilizado os seguintes ingredientes:
- Vermiculita
- FAI
- Maisena
- Pó de giz

Já no substrato da raça Chile os ingredientes foram:
- Vermiculita
- FAI
* um detalhe: nesses copos eu acabei não colocando o "selo" de 1cm de vermiculita pura e seca no fundo do recipiente antes de pôr a mistura, nem preenchi a última camada do recipiente com 1cm de vermiculita seca.

Hoje, 24 dias após a inoculação, todo o substrato já tinha sido tomado pelo micélio do PES Hawaii. Retirei esses bolos dos copos e coloquei para hidratar usando a técnica Dunk Tek e a do Choque térmico que são explicadas aqui no site na Biblioteca > Guias de Cultivo Avançado > Guias de Cultivo.

Os da raça Chile imagino que ainda tenho que esperar pelo menos uns 15 dias pra fazer esse procedimento. Não sei exatamente o porquê dessa diferença de tempo no desenvolvimento do micélio, mas talvez seja pelos diferentes ingredientes utilizados no substrato ou até mesmo a raça, mas desses oito copos que inoculei, os quatro de PES Hawaii deram certo até o momento, já os do Chile em três apareceu o micélio e um não apareceu nada. Aparentemente não ouve nenhum tipo de contaminação, mas estou um pouco desconfiada de um dos três copos de Chile que deu certo, tem uma parte que parece estar meio escura, mas estou esperando para ver.
Photo 532.jpgPhoto 534.jpgPhoto 543.jpgPhoto 545.jpgPhoto 546.jpg
 
vai com féé.. que dar certo

good vaibes!
 
Hoje 9 dias depois que coloquei os bolos no terrário, resolvi tirar algumas fotos para vocês verem como estão se desenvolvendo. Eu não tive como comprar o material que diz aqui na comunidade pra fazer o terrário, então acabei fazendo do mesmo jeito que rolou no primeiro cultivo com uns amigos. Quando fizemos essa primeira experiência eu ainda não conhecia a comunidade e consequentemente como era feito o terrário que explica aqui (e que acredito que seja o ideal), mas de qualquer forma, mesmo sendo bem mais simples e menos seguro talvez, deu certo no primeiro cultivo e também está dando certo nesse de agora.

O material que usei no terrário:
- Uma caixa de isopor
- Água
- Recipientes para colocar os bolos
- Vermiculita
- Um vidro ou algo transparente para tampar o isopor, mas que você possa levantar para poder fazer a ventilação manual (no meu caso eu improvisei uma tampa com plástico de enrolar comida)


Primeiro limpei todo o isopor com álcool, fiz a tampa transparente, fixei no isopor e logo em seguida passei álcool nela também. Dentro do isopor coloquei um pouco de água, os recipientes (limpos com álcool) com um pouco de vermiculita no fundo e os bolos em cima. Todos os dias abro a tampa umas duas vezes e abano por uns 5 - 10 segundos pra circular o ar.

Sobre a questão da temperatura... Na primeira vez como eu morava numa cidade onde a temperatura variava entre 29 e 30 e poucos graus não usei nada para manter a temperatura. Já dessa vez onde eu vivo agora é bem mais frio, atualmente a média nesta época do ano fica em torno de 15 graus, então sempre deixo ligado o aquecedor no quarto onde está o terrário p/ ajudar a manter uma temperatura mais próxima do ideal.

Pra quem não tem como fazer o terrário de melhor maneira, essa é uma solução, e pelo menos comigo as duas vezes que fiz funcionou!
P250909_02.48.JPGP011009_14.56.JPGP011009_14.56[01].JPGP011009_14.56[02].JPGP011009_14.56[03].JPG
 
Colheita farta a caminho.

Nessa fase de crescimento inicial (e rápido) dos frutos a umidade alta é muito importante.
 
Colheita farta a caminho.

Nessa fase de crescimento inicial (e rápido) dos frutos a umidade alta é muito importante.

Por isso sempre que o nível da água tá mais baixo eu coloco um pouquinho de água pra ir mantendo. É muito importante não deixar ficar sem água dentro do terrário.
 
vc disse q antes desse cultivo vc morava num ambiente q a temperatura era em torno de 29º e 30º g. vc nao regulou a temperatura?
eles frutificaram mesmo ssim ?:?:
 
vc disse q antes desse cultivo vc morava num ambiente q a temperatura era em torno de 29º e 30º g. vc nao regulou a temperatura?
eles frutificaram mesmo ssim ?:?:

Sim, deu tudo certo! Os vi crescer e enfim... o resto a gente já sabe :)
Em nenhum momento dos procedimentos seja na parte de desenvolvimento do micélio no substrato ou no terrário foi usado um regulador de temperatura (quando eu morava nesse lugar onde tinha a temperatura mais alta). Aqui eu estou usando um aquecedor porque 15 graus é muito frio pra eles se desenvolverem e mesmo assim não é um termostato... estou mantendo uma temperatura mais alta, mas não tenho total controle sobre ela. Mesmo nessas condições ambas vezes funcionou!

Ai vão mais algumas fotos do crescimento deles! Essas foram tiradas 33hs após às anteriores. Em um dos bolos o crescimento tá meio lento, não sei o motivo exato, mas em comparação com os outros é notável a diferença.

*lembrando: esses são os da strain PES Hawaii. Os Chile ainda estão no copo pois o micélio ainda não tomou conta de todo o substrato.
P021009_23.26.JPGP021009_23.26[01].JPGP021009_23.26[02].JPGP021009_23.26[03].JPG
 
bolos no terrario com com temp.. d 29º e 30º e ainda obtendo sucesso

é sorte mesmo, mas agora ta num ambiente ms frio né,vai ser melhor ainda:D
 
hahhahah pode até ser! :D Mas eu também acho que além de todas essas "regras" de cultivo, os fungos tem o seu potencial e também se desenvolvem em situações que talvez não sejam 100% favoráveis (perfeitas). Claro que não vamos levar ao extremo e querer um cogu num terrário de 5 graus (risos), mas nem sempre toda a parafernalha é o que vai definir se vai dar certo ou não. Quem não tem condições de fazer tudo 100% do jeito que deveria ser vai tentando do seu jeito. Existem coisas como a assepsia que é um fator muito importante, acho que o tema "estéril" seja na realidade um dos mais importantes quando se trata desse assunto. Sobre a questão do terrário e temperatura, cada um faz do jeito que pode. Se puder rolar do jeito certo perfeito! Se não, tenta se aproximar do que seria o ideal. O bom é que posso mostrar que existem outras formas de conseguir um resultado positivo mesmo sem dispor de tudo que supostamente deveria... E claro, não adianta pensar que de qualquer jeito vai dar certo, mas sim tentar adaptar-se com o que se pode disponibilizar ao que esteja mais próximo da melhor técnica.
:cool:
 
Pelo fato de os nosso lindos PCs nascerem e crescerem em temperatura ambiente, não tem pq não dar certo sem controlar a temperatura no terrário. A diferença vai ser a pradução total: Quanto mais favorávei as condições, melhores os resultados.

Abraços irradiantes:pos:
 
Legal seu cultivo, bem explicado e montado.
Os bolos estão com muitos frutos, erá uma excelente produção.
 
Galera eu to com uma dúvida. Tem uns 3 cogus que tão crescendo pra baixo, não sei o que faço. Em mais alguns dias se eles continuarem indo na mesma direção vão encostar na água e ai não sei o que pode acontecer. Se contamina o bolo, etc... Além do mais acho que não rola ele crescer dentro d'água. Alguém pode me dar um help, alguma solução... não sei o que fazer e também não queria ter que arranca-los agora porque ainda estão muito pequenos.
 
Colha-os antes que cheguem à água.

Vai realmente colhê-los antes da hora, mas você tem muitos frutos aí.
 
Colha-os antes que cheguem à água.

Vai realmente colhê-los antes da hora, mas você tem muitos frutos aí.

Acho que essa é única solução... Eu fiquei pensando aqui em tentar girar ao invés de tirar, porque caso não se soltasse completamente do bolo eu ia deixa-lo p/ ver se continuaria crescendo. Vai que de repente funciona.
:rolleyes:

Ai vão mais algumas fotos deles crescendo. Estas foram tiradas 24h depois das anteriores.
P031009_21.52.JPGP031009_21.52[01].JPG
 
Fala galera! Agradeço pela colaboração ai de vocês aqui no meu Diário de cultivo. Vamos dar continuidade porque o processo ainda não terminou! :)

Agora a pouco dei uma olhada e um dos cogus que tavam indo pra baixo deu a volta rsss e resolveu crescer pra cima :p: se acontecer isso com os outros ótimo!

Eu vi que alguns deles estão com uma coloração diferente no chapéu, isso é normal ou todos deveriam ter a mesma cor? Alguém sabe explicar? Vou pôr mais algumas fotos pra vocês poderem me dar um help! Espero que não seja nada demais... eu dei uma procurada de fotos na net e me pareceu que normalmente isso pode acontecer, porque em várias eu vi que alguns cogus tinham uma coloração diferente. Outra coisa é que percebi que alguns dias depois que os bolos foram colocados no terrário e que os cogus começaram a surgir, algumas partes do micélio foi mudando de cor, de branco para um tom azulado... não acredito que seja contaminação porque aparentemente eles parecem estar crescendo direito, mas por via das dúvidas se alguém sabe explicar o que é isso exatamente seria ótimo.

Fotos: 12h após as anteriores.
P041009_09.09.JPGP041009_09.10[02].JPGP041009_09.10[03].JPGP041009_09.11.JPGP041009_09.11[01].JPG
 
Hoje, 4 dias depois que eles começaram a aparecer, tive que colher uma parte deles pois alguns já estavam com o chapéu aberto. Fiz alguns prints também. Vou ser breve, eles estão me esperando ali rsss

Ai vai uma foto da colheita :rolleyes:
Photo 538.jpg
 
LINDOES MESMO!
Parabens!
se jogar no placar CULTIVO MENINOS x CULTIVO MENINAS
poha voc~es dao de 10000 a zero na gente!
 
Parabéns!!!
tá lindo de ver.

Espero resultados semelhantes ou (se possível) melhores em meu cultivo.

Abraços

Paz
 
Parabens moça! Lindos cubensis! Voce esta sendo uma otima mae x)
 
gostei do seu terrário, simplismente uma caixa de isopor com água? gostei também dos frutos...
parabéns!!!
 
Back
Top