Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2° Cultivo - PF TEK - Cambodian Gold- 01101OK! (Cultivo Secreto)

Diário de cultivo completo.
E lá vamos nós!

Depois de ter tido um baita sucesso no Meu Primeiro Cultivo e ter perdido todos os carimbos depois de mudar de casa, eis me aqui novamente. Recebi um carimbo mágico doado da @Priscillocibina, e depois de um ano praticamente de tê-los ganhado, resolvi tentar novamente. Acontece que este cultivo vai ser diferente, por morar com parentes, o que me faz ter que agir modo ninja. Decidi fazer este diário para registrar as minhas pataquadas e compartilhar com vocês essa aventura.

Primeiramente a confecção da seringa, que não foi nada fácil, devido a minha newbice. No meu primeiro cultivo já recebi a seringa pronta, linda e perfeita, o que pode ter ajudado no sucesso. Já dessa vez, vi na pele o que é confeccionar a sua própria. Achei difícil. Improvisei uma glovebox tudo no modo mais leitão possível. A chance disso tudo dar errado é grannnde. But let's go.

Pois bem, em um dia comum, 30/04/20, aproveitei a saída dos sentinelas para poder esterelizar uns copos. No desespero da rapidez, tudo saiu como o inesperado. Muita bagunça pra fazer 2 copos, dos quais 01 tombou no meio do processo, ficando completamente encharcado. Abri e percebi que o outro ficou muito seco. Ou seja...
Encharcado -> Seco
IMG_20200423_130415849.jpg IMG_20200423_130535763.jpg

Ia tentar fazer uma cirurgia de reconstrução nesses copos, injetando água no que precisava, e tirando água do que precisava. Porém decidi não fazer isso. E la se foram uma semana sem esses copos dar sinal de vida. Abri o molhado de raiva e vi que tava com um duende verde, além de muita água. Deixei o seco lá na incubadora. E eis que depois de 9 dias?..

This is micelio, né ?
20200504_124852.jpg 20200504_124859.jpg
Ou seja, temos um candidato a sobrevivente depois do apocalipse. Vamos ver o que vai dar nos próximos epsódios. Vou dar cogumelos de alegria se esse potinho vingar. Dessa maneira posso reiniciar o cultivo, criando um carimbo, e dessa maneira replicar a espécie, no país dos sentinelas alados.
 
Última edição:
Ou seja, temos um candidato a sobrevivente depois do apocalipse. Vamos ver o que vai dar nos próximos epsódios. Vou dar cogumelos de alegria se esse potinho vingar. Dessa maneira posso reiniciar o cultivo, criando um carimbo, e dessa maneira replicar a espécie, no país dos sentinelas alados.

Vida longa ao sobrevivente!
 
E eis que a natureza das decomposições esverdeadas aparecem :alien::cry:. Tava começando a ficar bonito...

DSC06982.JPGDSC06983.JPG

Vou deixar pra ver o que acontece. Mas aí eis que novamente consigo esterelizar mais 02 copos. Então, inicia-se uma nova chance. Onde eu moro tá bem frio, aí decidi fazer uma incubadora. Tive uma ideia de deixar os copos em contato com a água, mas isso gera uma condensação na caixa. É desaconselhavel? Foi um método que eu imaginei pros copos ficarem bem quentinhos. A sujeira ta master mesmo, mas acho que como é a incubação, e eles estão lacrados, não tem perigo.

DSC06978.JPGDSC06980.JPG
 
Dale mano que pena essa contaminação. Não sei sobre a ideia da água realmente, mas acho que vc pode tentar vedar um pouco mais a sua incubadora e tentar deixar ela o mais limpa possível e de preferência em um local mais escuro e sem muita troca de ar para não afetar na temperatura interna.
 
Eu tava deixando eles dentro de uma caixa termica, sem termostato, só que tá um frio danado, acho que isso tá atrasando. Mas vou fazer essas modificações.
 
Eu tava deixando eles dentro de uma caixa termica, sem termostato, só que tá um frio danado, acho que isso tá atrasando. Mas vou fazer essas modificações.
Tenta dar preferência pras caixas térmicas pq elas tem um isolamento melhor com duas camadas de plástico separadas por uma de ar. Ou tente colocar essa sua incubadora dentro de outra caixa. Não vamos nos entregar pro duende Heheh. Abraço mano
 
O copo que contaminou o micelio ta entrando no fight com o duende verde 👉20200518_122638.jpg

E aí um outro que eu inoculei parece que vai vingar! 👉 20200518_122716.jpg

Vejam só, inoculei esse copo no mesmo dia do anterior, e ele ainda nao apareceu nem um micelio. Já tem 14 dias.
Será que eu inoculo novamente? 👉20200518_122743.jpg
 
O copo que contaminou o micelio ta entrando no fight com o duende verde


Não parece duende verde. Se fosse nem precisava manter o copo. Trichordema é muito agressivo e sempre leva a melhor.

Azulado assim pode ser Penicillium. Aí o micélio tem uma chance. Já frutifiquei bolos em que o micélio cobriu Penicillium.
 
Não parece duende verde. Se fosse nem precisava manter o copo. Trichordema é muito agressivo e sempre leva melhor.

Azulado assim pode ser Penicillium. Aí o micélio tem uma chance. Já frutifiquei bolos em que o micélio cobriu Penicillium.
Eu ia descartar, agora que você tá dizendo isso, vou deixar pra ver o que vai dar. Vou tentar tirar uma foto com a qualidade melhor (A primeira foto la em cima da pra ver melhor).

E aí se ele frutificar é tranquilo consumir?

Valeu!
 
Perguntei isso mas já existe inumeras threads com esse assunto na aba "Contaminação e Problemas".

Vamos ver o que vai dar dessa lucha-lucha.

A grande questão vai ser frutificar eles longe de outros bolos. Aí vou ter um desafio. Garrafas PET talvez seja a melhor opção pra deixar isolado.

Sobre o outro bolo sem micelio @Ecuador . Inoculo novamente ou deixo mais um tempo?
 
Última edição:
Não não. Este é outro dois copos que consegui esterilizar. Aí dos dois, um o micélio cresceu e o outro não. O que você acha que eu poderia fazer?

Nem todos eles crescem ao msm tempo, principalmente com frio... Mas pode ser uma boa inocular mais. Se vc tomar cuidado com a assepsia, mal n vai fazer.
 
euri com esse diário. Também dei uma de ninja, em plena madrugada 🤣

Você estabilizou numa pp? Porque cabem mais copos (imagino que 4 por vez) e acho que vale muito mais a pena esterilizar varios e consequentemente inocular varios de uma vez, porque parece que quanto mais vc abre o carimbo, maior as chances de contaminar.

Se inocular de novo o copo que não se desenvolveu, ele vai ficar muito molhado, não?
 
Você estabilizou numa pp? Porque cabem mais copos (imagino que 4 por vez) e acho que vale muito mais a pena esterilizar varios e consequentemente inocular varios de uma vez, porque parece que quanto mais vc abre o carimbo, maior as chances de contaminar.
Foi na PP sim. Pois é, acabei fazendo só esses. Da proxima vou ter mais audácia e já produzir 4 de uma vez. (Acho que tem essa também do carimbo, o meu já não deve tá mt bom. To rezando pra dar certo esse cultivo e eu tirar outro carimbo).
Se inocular de novo o copo que não se desenvolveu, ele vai ficar muito molhado, não?
Até que não, só usar uns 0.5 ml.

Mas eis que hoje apareceu sinal do micélio. To feliz, to nice. Esse copo parece que vai demorar, então vou dar uma esquecida dele kkkk.

(Seu cultivo é 7 chaves também?)
 
Foi na PP sim. Pois é, acabei fazendo só esses. Da proxima vou ter mais audácia e já produzir 4 de uma vez. (Acho que tem essa também do carimbo, o meu já não deve tá mt bom. To rezando pra dar certo esse cultivo e eu tirar outro carimbo).

Até que não, só usar uns 0.5 ml.

Mas eis que hoje apareceu sinal do micélio. To feliz, to nice. Esse copo parece que vai demorar, então vou dar uma esquecida dele kkkk.

(Seu cultivo é 7 chaves também?)
Sim KKKK 7 chaves.
 
Salve, salve!

Pensei que o micélio nunca vencia contaminação, mas foi isso que aconteceu. Foi ótimo ter recebido uma resposta que assim eu pude deixar o copo lá, ao invés de descartar. Agora eles estão em pleno período de consolidação.

20200610_100542.jpg :apontar: Depois de tanta confusão, estamos aqui. Acho que vai dar tudo certo, esses esporos vão se replicar!!!

Agora é escolher o melhor set-up de terrário, já que eu não posso fazer um terrário clássico.
 
Pessoal, o que tá rolando com esses bolos? Isso é bactéria ou só sinal de pouca troca de ar?
 

Anexos

  • DSC07108.JPG
    DSC07108.JPG
    2.6 MB · Visualizações: 35
  • DSC07109.JPG
    DSC07109.JPG
    2.6 MB · Visualizações: 35
  • DSC07110.JPG
    DSC07110.JPG
    2.7 MB · Visualizações: 29
  • DSC07111.JPG
    DSC07111.JPG
    2.3 MB · Visualizações: 28
Back
Top