Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2° Cultivo – 1° Diário – PF TEK - Ecuador na linha do Equador

Diário de cultivo completo.
Bom dia CM,

Sou fraquentador/membro do fórum a uns dois anos e já fiz um cultivo de PC TKSSS antes, porem não fiz diário e também não obtive muito sucesso.

Iniciei esse segundo cultivo no dia 25/6/16 e venho vivencia-lo com vocês que tanto me ajudaram na busca do conhecimento sobre os meninos mágicos nesse fórum.

25/6/16 6:00h
Inicio do Cultivo (hidratação dos esporos, preparação do substrato e inoculação)

Dentro da caixa organizadora previamente esterilizada, porém aberta, raspei meio carimbo de esporos da strain Ecuador em 24 ml de água mineral fria previamente fervida.
img001-material para inoculação
img001-material_inoculacao.jpg

Deixei os esporos(Seringa) hidratando por aproximadamente 7 horas na geladeira.

Enquanto isso preparei a mistura do Professor F. (vermiculita, arroz integral e água) em 8 copos boca larga que foram esterilizados em duas panelas de pressão, onde após 'chiar', ficaram em fogo baixo por 40 minutos cada.
img002 - copos antes da esterilização ainda sem a vedação
img002 - copos antes da esterilizacao.jpg

As 2 panelas esfriarem por 6 horas e fiz a inoculação dos esporos já hidratados nos 8 copos de substrato esterilizados.

Os copos foram armazenados em uma caixa térmica(incubadora01), onde a temperatura estava variando entre 27° e 30°
Obs.: A temperatura na caixa está sendo monitorada com um Termo higrômetro com sonda.
img003 - copos estereis na incubadora01
img003 - copos estereis na incubadora01.jpg

26/6/16 20:17h
Temperatura na incubadora

Devido a alta temperatura na região norte, a incubadora01 estava chegando a 31°, coloquei alguns cubos de gelo em um isopor pequeno e a temperatura baixou para 26° até estabilizar em 27,7°.

27/6/17 11:48h
Temperatura na incubadora

Eram quase 12:00h e a temperatura na incubadora01 estava em 29,8°, enquanto fora estava beirando os 32°.

16:11h

Evitei ao máximo a abertura da caixa térmica, porem a temperatura interna chegou a 31° e a externa a 32,9°, então adicionei gelo no isopor pequeno, novamente e a temperatura baixou para 28,3°.

28/6/16 23:25h
Mudança da Incubadora

Estava mantendo a incubadora no chão, mas li que a maioria dos contaminantes estão na parte mais baixa, então limpei e preparei um espaço no armário pra ela. Parece até que as medidas foram feitas previamente pra caber a caixa térmica.
img004 - incubadora01 no armário
img004 - incubadora01 no armário.jpg
O termo higrômetro foi posto na parte externa do armário, fixado com fita isolante na porta.
img005 - temperatura na incubadora01 no armário
img005 - temperatura na incubadora01 no armário.jpg

30/6/16 21:43h
Temperatura na Incubadora

Não queria ter que ficar abrindo a incubadora todo dia, mas o clima da região norte não está ajudando, estou trocando a garrafa de gelo, pelo menos, duas vezes por dia.

Meu receio é a facilitação de contaminantes tanto durante as trocas da garrafa de gelo quanto devido a subida da temperatura junto com a umidade:teo_ninja:.

1/7/16 6:6h
Mudança de Incubadora

Estava tendo dificuldades para abrir e fechar a tampa da caixa térmica dentro do armário para troca das garrafas de gelo, então transferi os copos pra uma caixa organizadora menor(Incubadora02).
img006 - incubadora02 no armário
img006 - incubadora02 no armário.jpg

Percebi que a unidade dentro da caixa organizadora está bem mais baixa que na caixa térmica, porém a temperatura não está baixando tanto quanto necessário.
Temperatura 29°

Micélio está Avançando saudável nos 8 copos. quando eu for fazer a proxima troca de gelo, fotografo os copos individualmente e posto aqui mais tarde.
img007 - copos com micélio na incubadora02 - 7° dia
img007 - copos com micelio na incubadora02 - 7o dia.jpg

Qualquer dica, comentário, puxão de orelha e energias da melhor qualidade é bem vindo.

[]'s

Boa tarde,
Segue as fotos dos copos com o avanço do micélio em cada um.
copos.jpg

copo01
copo01.jpg
copo02
copo02.jpg
copo03
copo03.jpg
copo04
copo04.jpg
copo05
copo05.jpg
copo06
copo06.jpg
copo07
copo07.jpg
copo08
copo08.jpg

Tudo certinho até o momento?

[]'s

Parece que está tudo certo sim :)

Você acha que cultivando na linha do Equador é mais potente?

:troll:

Você acha que cultivando na linha do Equador é mais potente?

:troll:

Não, apenas mais quente mesmo :unsure:.
Quando chegar a hora da frutificação, acredito que vou ter dificuldades pra manter a temperatura ideal(20º a 26º) apenas com garrafas de gelo. Estou usando esse método na etapa de incubação e a temperatura consegue chegar, com dificuldades, aos 26°, já estou estudando uma forma de baixar um pouco mais:ler:.
Aceitando Sugestões!

Última edição:
E a temperatura ambiente está em quanto?
agora...
Temperatura ambiente (no quarto): 31,4° c
Temperatura ambiente (no quintal): 27,3° c
Temperatura na incubadora02 com garrafa de gelo: 27,7° c

Obs.: Favor considerar que estou usando um termo-higrômetro com sonda 'xingling' comprado no ML pra medir temperatura e umidade.

É, aí está bem quente, deve estar feio de dia. Se estiver usando um terrário de isopor pode ser mais fácil de manter a temperatura. Boa sorte!

É, aí está bem quente, deve estar feio de dia. Se estiver usando um terrário de isopor pode ser mais fácil de manter a temperatura. Boa sorte!

Pois então, por volta das 14h, com a garrafa de gelo a temperatura ambiente está chegando aos 34° c, nesse horário estou conseguindo deixar a incubadora em ± 28,5°.

Estou pensando em usar a caixa térmica como terrário justamente por sua melhor manutenção da temperatura, mas ao invés da tampa estou querendo usar um pedaço de folha acrílica, porem estamos falando de 8 bolos e o espaço não será suficiente, acho que vou precisar de um segundo terrário (caixa de isopor) ou um recipiente grande o suficiente pra manter todos os bolos.
Experimentos em andamento... :geek:

[]'s

Existem 3 técnicas que se usam para reduzir temperaturas de estufas agrícolas, mas viável mesmo é somente uma delas para o cultivo de cogumelos: redução adiabática. Aumenta-se a umidade e dá pra reduzir de 5 a 10 graus a temperatura interna em relação a temperatura ambiente. Tenta usar nebulizador desses de farmácia, mas se certifica que o ar sai frio, alguns não sai. Além de vc promover o aumento da umidade, de quebra a temperatura cai. Mas dependendo do caldeirão a garrafa de gelo ainda será necessária, só passa um alcool por fora dela por garantia, limpeza nunca é demais. Outra coisa, a agua do nebulizador, de preferencia destilada ou deionizada e fervida, pra nao contaminar. O incoveniente é que umidifica demais chega a escorrer pelas paredes internas do terrário. Eu já pensei um vez em fazer um terrario usando um chiller de aquário, mas desisti da ideia... A ideia era usar isso: http://produto.mercadolivre.com.br/...letrico-modulo-peltier-para-resfriar-agua-_JM . Agora dá uma olhada nisso aqui, um dia quando eu ganhar na mega sena eu compro pra ver se serve: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689135037-plantario-estufa-domestica-cultivo-indoor-grow-_JM

Última edição:
Parece que tem um micélio de contaminante ao lado do de Cubensis. :(

Eu não entendi o que é esse ponto branco. É um pin?

Vou aguardar até amanhã pra ver se continua desemvolvendo rapidamente esse possivel micélio de contaminante.

No copo04 me parece um grão de arroz tomado por algo diferendo do resto do substrato colonizado, também vou aguardar até amanhãpra ver no que dá...

[]'s

Parabéns pelo diário. :)

Sobre isso...

Vou aguardar até amanhã pra ver se continua desemvolvendo rapidamente esse possivel micélio de contaminante.

No copo04 me parece um grão de arroz tomado por algo diferendo do resto do substrato colonizado, também vou aguardar até amanhãpra ver no que dá...

[]'s

Deu em quê? :coffee:

Deu em quê? :coffee:
Opa, bom dia.

Não atualizei no dia seguinte devido não ter percebido qualquer mudança significativa no aspecto dos dois copos, porem hoje 4 dias depois, verifiquei que o micélio de contaminante tomou conta desse copo onde as partes com micélio de PC não apresentaram mais nenhum avanço.
copo4.jpg
No Copo01, o micélio continua avançando, mas a parte que estava com o grão de arroz estranho também avançou e ainda apareceu um ponto mais escuro em baixo do copo.
copo1.jpg copo1-.jpg copo1--.jpg

Esses dois caras estão sendo incubados separadamente dos outros copos.

[]'s

Olá pessoal,

Segue informações sobre o decorrer do processo de incubação dos copos (19° dia).
IMG_20160712_125015.jpg

- O Copo01 que apresentou aquele ponto branco no grão de arroz continuou colonizando o micelio de p. cubensis, então resolvi deixa-lo junto com os outros copos.
IMG_20160712_125259.jpg IMG_20160712_125414.jpg

- O Copo07 está desenvolvendo bem, apenas um pouco mais lento que os demais.
IMG_20160712_125617.jpg IMG_20160712_125640.jpg

- O Copo03 apresentou maior desenvolvimento e é o que está com a aparência mais saudável, até o momento.
IMG_20160712_125810.jpg IMG_20160712_125935.jpg

- O Copo02, infelizmente, mostrou a mesma contaminação do copo04 (separado a alguns dias). Foi posto em "quarentena" :sick: também.
IMG_20160712_130131.jpg IMG_20160712_130253.jpg IMG_20160712_131702.jpg

- Copo06, micélio colonizando normalmente. Aparência saudável.
IMG_20160712_130532.jpg IMG_20160712_130601.jpg

- Copo05 , micélio colonizando normalmente. Aparência saudável.
IMG_20160712_130721.jpg IMG_20160712_130754.jpg

- Copo08, micélio colonizando normalmente. Aparência saudável.
IMG_20160712_131057.jpg IMG_20160712_130929.jpg

Estou conseguindo controlar bem a temperatura com duas trocas de garrafa de gelo por dia (media entre 26°c e 30°c).

Se tiverem quaisquer considerações :ler: ficarei grato em recebe-las.

Obs.: Vou precisar me ausentar :( do dia 15/7 até o dia 22/7 (3 dias antes de completar 30 dias), então nesse período a incubadora vai ficar sob os cuidados de um amigo (Também Cultivador).

[]'s

@desde1914 e aí como anda o cultivo? Usar garrafas com gelo está baixando bem a temperatura?

Olá pessoal,

Dia 22/7, já estava em casa como havia dito no post anterior, porem preferi limitar o acesso a internet e a outras tecnologias durante um tempo, desculpem a ausência prolongada.

Hoje volto a relatar sobre o cultivo que não parou...

O avanço do micélio estagnou nesses dois copos e um deles ficou mais aparente a mancha escura acinzentada.
IMG_20160727_201829.jpg IMG_20160727_201902.jpg IMG_20160727_202017.jpg

O copo 03 foi aniversariado no dia 25 (1 mês depois da inoculação). Utilizei uma caixa de isopor pequena já que era apenas um bolo. Consegui manter a temperatura abaixo dos 25°, com copo de gelo trocando 3 vezes ao dia.
IMG_20160727_195946.jpg

No dia 3 de agosto 'aniversariei' o segundo bolo e como não ia caber no isopor preparei o terrário numa caixa organizadora um pouco maior, porem fiquei com mais dificuldades pra manter a temperatura ideal, nesse momento reparei o aparecimento dos primeiros pins no copo do dia 25/7 :eba:.
IMG_20160803_173929.jpg IMG_20160803_181811.jpg IMG_20160803_181738.jpg IMG_20160807_022743.jpg

Hoje aniversariei o 3° bolo e tive que mudar mais uma vez de terrário devido ao espaço. Vou comprar essa semana uma caixa organizadora que comporte
melhor uma quantidade de bolos e MAIS a garrafa de Gelo. (Não fotografei a terceira tentativa de terrario, mas posso adiantar que é a caixa termica que usei logo no inicio como incubadora)

Resumão dos 8 copos:
2 contaminados
3 aniversariados
1 doado pro amigo que ficou de 'Babá' enquanto eu vijava.
2 na incubadora

[]'s

Última edição:
Também usei a técnica da garrafa congelada, trocando de 2 a 3 vezes ao dia, dependendo da temperatura. Vlw pela idéia.

Imagino que você tenha colocado pra frutificar somente os bolos saudáveis, é isso? Teu terrário aparenta ter pouca umidade, tenda dar uma resolvia nisso. Muita calor ai na região?

Boa noite pessoal,

Imagino que você tenha colocado pra frutificar somente os bolos saudáveis, é isso? Teu terrário aparenta ter pouca umidade, tenda dar uma resolvia nisso. Muita calor ai na região?
Olá @tup ,
o micélio retraiu nos dois copos restantes e apareceu um contaminante, então coloquei apenas os copos saudáveis no terrário.

Muito calor por aqui, beirando os 35°, após o meio dia.

Estou usando a caixa térmica como terrário com argila espandida, continuo colocando garrafas com gelo, assim estou conseguindo manter a temperatura em 24°, porém a umidade não está subindo mais que 75℅, mesmo borrifando várias vezes ao dia. Estou pensando em comprar um umidificador...

Dos 3 copos no terrário, 2 já estão frutificando:), porém um deles apresentou um azulamento devido a essa baixa umidade.
obs.: Não fiz o dunk:facewall:, apenas roll na vermiculita com água mineral.
IMG_20160814_222728.jpg

[]'s

Última edição:
Back