Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2° Australian (pipoca, trigo, casing en monotub)

Diário de cultivo completo.
Variedade: Australian, carimbo doado pelo membro cubensisdedread
Substrato: Milho de pipoca e trigo
Inoculacion: Seringa multiesporos e CS em trigo
Tecnica: Casing (Vermiculita e fibra de coco 50/50 em volume) em monotub
Data inicio: 24/05/2013
Data fim:

Boa noite galera, estou dando inicio ao meu segundo diário de cultivo Australian.

O preparo do substrato foi feito da seguinte forma:

1.- Ferví os graos em fogo baixo durante 25 minutos logo deixe de molho por 24 hrs.
2.- Lavei e escorreguei os graos. Logo para secar eles os coloquei ao fogo alto numa panela mexendo constantemente. Uma vez frios os coloquei dentro dos potes de vidrio.
3.- Esterilicei na PP por uma hora.

Comecei a inoculação com seringa multi-esporos e logo de um mes de incubação o micélio colonizou completamente dois frascos de milho e quatro de trigo.
Com aproximadamente 800 ml de milho fiz um bulk com vermiculita e fibra de coco e logo uma camada de casing com o mesmo material dentro de uma caixa organizadora. Vou utilizar a mesma caixa como frutificadora. Para isto vou fazer furos na parte superior e sobre a cobertura do casing, selando eles com uma dupla camada de filtro de café (ou bem com esponja de lavar pratos). Actualmente estou esperando o micélio colonizar a camada de casing. Já leva uns 7 dias.
Paralelamente com 400 ml de trigo colonizado fiz um casing dentro de outra caixa mas pequena.

Aqui algumas fotos
DSCN9832.JPGDSCN9833.JPGDSCN9916.JPGDSCN9947.JPGDSCN9949.JPGDSCN9952.JPG DSCN0098.JPG
Saludos
 
Última edição:
Acompanhando, torcendo tbm mano.,, feliz de ver um carimbo doado sendo cultivado. Boa Sorte
 
Bom cultivo! Feliz aprendizado!
 
Depois de um tempo sem actualizar o diário venho com algumas novidades.

Hoje de amanha aniversarie o casing e o monotube que fiz na caixa organizadora.

Alem de isso preparei outro bulk em monotube com as seguintes proporções em volumem:
Fibra de coco: 1
Húmus: 1
Vermiculita: 0.5
Estrume de cabalo: 1
Uma colher de calcareo

Pasteurizei a mistura dentro de uma fralda imersa numa panela de pressão por uma hora.

Tenho mais spawn para fazer outro bulk dentro de um monotube e gostaria de escutar sua opinião sobre a mistura que utilizei.

Mantenho as mesmas proporções o mudo elas?
Outra duvida que tenho é a seguinte: Em quanto coloniza o substrato bulk os furos da caixa devem ser tapados o já posso colocar lá acrílica neles?

DSCN9986.JPGDSCN9991.JPGDSCN9992.JPG
 
Última edição:
Boa tarde galera !!

Depois de um bom tempo sem actualizar o diário tenho varias novidades:

1.- O monotube das fotos anteriores contaminou com duende verde numa esquina mas ainda assim consegui colectar dois flushes pouco produtivos e de tamanho pequeno. Actualmente a contaminação já tomo conta de quase tudo o bulk assim que vou descartar na brevidade.
2.- A caixinha com a tampa verde até hoje não frutificou. Não sei o que terá acontecido, assim que vou descartar também.
3.- O bulk que fiz na forma de metal já deu dois flush e agora se encontra hidratando e sem indícios de contaminações.

Como tinha bastante spawn fiz mais dois monotubes em caixas organizadoras mantendo as mesmas proporções que os anteriores. Um deles (o maior) também contaminou justo quando ia aniversariar ele, assim que já logo vou ter que descartar porque a contaminação esta avançando bem rápido.

O outro monotube se desenvolveu sem contaminações e a começo desta semana já tinha uns meninos. Como eu tinha uma viagem planeada deixe eles tranquilamente pensando em colectar quando eu voltasse. Ontem quando voltei e fui a ver a caixa me encontre com que estavam todos os chapéus pretos. No começo pensei que tinha contaminado mas depois percebi bem que estava tudo coberto com esporas. como chegarão elas acima ainda é um mistério para mim hehehe. Este flush é o mais bonito que tenho cultivado até hoje, com meninos grandes, altos e grossos. Lamentavelmente não tinha os implementos adequados para fazer prints. assim que esperare um próximo flush para fazer alguns carimbos e compartilhar.

Fico em divida com as fotos, hoje de noite o amanha edito o post e coloco as fotos para ilustrar melhor o descrito.

saludos!!!!
 
Pasteurizei a mistura dentro de uma fralda imersa numa panela de pressão por uma hora.

Aqui a causa da contaminação:
Não é assim são 3 dias com intervalos de 24 horas.
A mistura é aquecida a 70 ºC, depois descansa 24 horas, depois repete; aquece e descansa e repete; aquece, resfria e utiliza.
 
Duas coisas que eu achei estranhas no seu cultivo:
Vc ferveu o milhor por 25 min, escorreu, botou na panela denovo pra "secar", esperou esfriar e mandou pra panela de pressão?! Se não fosse pra seguir a técnica padrão da Mauricio, mandava direto pra PP ué! Aquelas etapas que demoram 3 dias vc fez tipo, em 2 horas UAHUAHUA elas servem tanto pra matar os endosporos quanto pra hidratar o milho.

A outra coisa é que vc pasteurizou ou esterilizou o bulk? Vc fechou a panela de pressão? Manteve a temperatura controlada?
 
Aqui a causa da contaminação:
Não é assim são 3 dias com intervalos de 24 horas.
A mistura é aquecida a 70 ºC, depois descansa 24 horas, depois repete; aquece e descansa e repete; aquece, resfria e utiliza.

Deve ter sido isso, pois durante a colonização do bulk quase não abri as caixas. Nos próximos bulks pasteurizarei em três intervalos, obrigado :)
 
elas servem tanto pra matar os endosporos quanto pra hidratar o milho.
hidratar o milho sim, mas matar endosporos? pelo que sei isso faz eles entrarem em atividade vegetativa ficando mais fácil de ser eliminado na pressão depois... se não estiver enganado ;)
 
Duas coisas que eu achei estranhas no seu cultivo:
Vc ferveu o milhor por 25 min, escorreu, botou na panela denovo pra "secar", esperou esfriar e mandou pra panela de pressão?! Se não fosse pra seguir a técnica padrão da Mauricio, mandava direto pra PP ué! Aquelas etapas que demoram 3 dias vc fez tipo, em 2 horas UAHUAHUA elas servem tanto pra matar os endosporos quanto pra hidratar o milho.

A outra coisa é que vc pasteurizou ou esterilizou o bulk? Vc fechou a panela de pressão? Manteve a temperatura controlada?

@Tana a forma em que preparei o milho efectivamente é diferente a técnica usada por Mauricio, leva um dia só e tenho tido poucos descartes por contaminações. Para o preparo levei o milho a cozinhar a fogo baixo 25 min, logo deixe 24 horas de molho, escorreguei e seque eles numa panela a fogo meio. Espere resfriar novamente e coloquei dentro dos frascos para esterilizar na PP por uma hr.

O bulk foi pasteurizado da seguinte forma: Fervi agua na PP e coloquei a fralda com a mistura, logo deixe o fogo bem baixo por uma hr. Não teve controle de temperatura.
 
Como vc modificou mais de uma etapa das técnicas "infalíveis", não dá pra saber onde vc errou... Quando for experimentar alguma coisa nova, modifique uma coisa de cada vez, ai vc sabe se vai dar certo. Mas se vc já fez antes e já deu certo várias vezes, então foi por algum outro motivo, sorte, sei lá :)

hidratar o milho sim, mas matar endosporos? pelo que sei isso faz eles entrarem em atividade vegetativa ficando mais fácil de ser eliminado na pressão depois... se não estiver enganado ;)

Pelo que eu ouvi falar, os endoesporos são uma forma de proteção de fungos/bactérias. Se não me engano, nem a 100º C os endoesporos morrem, por isso tem esse intervalo de 24h em condições favoráveis, ai os endoesporos germinam, e em seguida são mortos pela fervura/panela de pressão. Posso estar redondamente enganado, só ouvi falar xD
https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/page-4#post-88239
 
@Tana a forma em que preparei o milho efectivamente é diferente a técnica usada por Mauricio, leva um dia só e tenho tido poucos descartes por contaminações. Para o preparo levei o milho a cozinhar a fogo baixo 25 min, logo deixe 24 horas de molho, escorreguei e seque eles numa panela a fogo meio. Espere resfriar novamente e coloquei dentro dos frascos para esterilizar na PP por uma hr.

O bulk foi pasteurizado da seguinte forma: Fervi agua na PP e coloquei a fralda com a mistura, logo deixe o fogo bem baixo por uma hr. Não teve controle de temperatura.
Eu uso essa Tek pro milho, e nao teho do que reclamar :D Boa sorte pra nós todos!
 
é isso ai, então devo ter interpretado errado oque escreveu, entendi que o molho mataria o endosporo, mas como você disse ele só o faz germinar para depois em altas temperaturas 121º ser destroçado, para nosso micélio nascer feliz:D

até hoje só consegui fazer micélio com milho usando a tecnica do Mauricio, é eficaz mesmo...
 
Última edição por um moderador:
Eu tive sucesso, mas devo dizer que também tive contaminações, entao a tek do mauricio é mais indicada com ctza.
 
Com a tek do mauricio já inoculei 12 potes de meio litro, nenhum deu contaminação, mesmo depois de 6 meses guardados no armario. Mas são poucos copos, talvez se eu fizesse mais alguns contaminaria, mas talvez fosse por alguma coisa que caisse antes de lacrar com durex...
 
@F.J.P.,

Quando for escrever outra mensagem logo depois de uma que foi postada há pouco tempo e não tem réplica por favor edite a mensagem que escreveu.

Já tive que mesclar várias mensagens suas por causa disso.


Grato,
 
Back
Top