Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1o cultivo - TKSSS/XAPURI/Penis Envy - dara

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal!

Ganhei um kit e retirei alguns carimbos desse kit, acredito ser da raça Penis envy pelas fotos daqui. Pedi também carimbos na pro-fungos e recebi os Tksss e o xapuri. Como sou exagerada resolvi cultivar os tres ao mesmo tempo.

Depois de ler e discutir sobre o assunto, resolvi fazer com milho comum, comprado em casa para ração de animais.

Fiz algumas confusões, mas segue abaixo:

- Não necessariamente nessa ordem, porque troquei o começo, mas deixei 2 kgs de milho de molho por 24 hs, depois de lavados e escorridos, fervi-os por 30 minutos, deixei de molho por 24 hs na agua sanitaria, enxaguei, escorri bem, deixei de molho com calcario dolomitico (2 col. de sopa) por + 24 hs, enxaguei muito bem e deixei escorrer muito bem.
- Esterelizei 14 potes de vidro e coloquei os milhos sem ser até a boca, como li. Selei com coador de papel (cafégumelo, rs) e fita isolante. Coloquei duas folhas de papel aluminio sem fechar, por cima e levei para panela de pressão por 1 h após começar a pressão. Desligado, esperei esfriar, até demais. Bem comprei seringas, e num copinho descartavel de café, coloquei agua destilada 5 ml, (1 ml por pote é o suficiente como li) e raspei um pouco do carimbo, misturei bem, enchi e esvaziei a seringa atraves da agulha diversas vezes, para dissolver bem. Passei agua sanitaria com agua em volta dos ptes e depois fiz de 4 a 5 inoculações em cada pote, perfazendo um total de 1 ml em cada pote. Fechei os furos com um tipo de micropore/durex. Coloquei numa estufa, que fiz num armario com uma lampada de 60 w, pois entendi que tem que ficar no escuro e numa temperatura entorno de 28 graus. Coloquei a lampada hoje, dia 28/5/2012.

Comentarios, criticas e sugestões, são muito bem aceitas e de coração.

Ah, percebi que o TKSSS foi mais facil de dissolver que o xapuri e o envy.

Tirei algumas fotos. Obrigada.
Potes selados.JPG Potes inoculados.JPG Potes inoculados - 3.JPG 1 Fresco - 1 Seco.JPG
 
Por que chamam de B-??
a potência dessa substrain é menor?

amigo. É porque essa strain B+, já é muito rodada, já levou muito f****, é comentada e conhecida internacionalmente. Uns apreciam, outros nem tanto. Enfim, a strain, em si, não tem culpa.
Então o colega aqui do Forum criou uma nomemclatura pra ela de "B-" pra ironizar um pouco a coisa, entende? Eu, pessoalmente, adorei. :)
 
amigo. É porque essa strain B+, já é muito rodada, já levou muito f****, é comentada e conhecida internacionalmente. Uns apreciam, outros nem tanto. Enfim, a strain, em si, não tem culpa.
Então o colega aqui do Forum criou uma nomemclatura pra ela de "B-" pra ironizar um pouco a coisa, entende? Eu, pessoalmente, adorei. :)


pois é...sempre quis saber pq esses kits sempre usam a mesma strain.
 
Olá pessoal! Acabei de olhar meus potinhos, meus nenes tão nascendo ou o milho tá mofando, hehe.... Pelo que vi os 6 potes com B- são os que mais estão avançados, depois vem os 4 xapuris, mas o TKSSS ainda ta devagar mas no fundo do vidro, a água está esbranquiçada. Pensei que ainda fossem demorar muito tempo levei até um susto. Seguem algumas fotos. Vou ler novamente, pois havia gravado que levava até 40 dias, agora vou ter que correr. obrigada pelo apoio de todos.

DSCF0117.JPG DSCF0118.JPG DSCF0122.JPG DSCF0124.JPG DSCF0131.JPG DSCF0134.JPG
 
As fotos estão bem ruinzinhas Dara, mas pelo que parece, o micélio que está se desenvolvendo está saudável. Para tirar fotos melhores, procure manter a lente um pouco mais distante do vidro, pois a focagem não está conseguindo funcionar com um ponto tão perto.

(A melhor compra da minha vida foi uma DSLR ;))
 
As fotos estão bem ruinzinhas Dara, mas pelo que parece, o micélio que está se desenvolvendo está saudável. Para tirar fotos melhores, procure manter a lente um pouco mais distante do vidro, pois a focagem não está conseguindo funcionar com um ponto tão perto.

(A melhor compra da minha vida foi uma DSLR ;))
Hehe, descobri aonde fica o foco, não achava de jeito nenhum, estou aprendendo a usar a maquina, e que vc não viu o restante, horrivel. Vou tirar outras fotos..... Tem um com uns filamentos lindos (hifas) é um mundo novo pra mim, nunca havia mexido com fungos, é interessante o que se descobre.:)
 
mas o TKSSS ainda ta devagar mas no fundo do vidro, a água está esbranquiçada. Pensei que ainda fossem demorar muito tempo levei até um susto. Seguem algumas fotos. Vou ler novamente, pois havia gravado que levava até 40 dias, agora vou ter que correr.

água no fundo dos potes? ai fica bem fácil pra iniciar um processo de contaminação, o milho é bem chato, se não tiver sido tirado o excesso devido de água dele, vai tar dificuldades.
Já se passaram 40 de incubação?
 
água no fundo dos potes? ai fica bem fácil pra iniciar um processo de contaminação, o milho é bem chato, se não tiver sido tirado o excesso devido de água dele, vai tar dificuldades.
Já se passaram 40 de incubação?
Olá! faz 7 dias hoje. Na verdade não é bem água,
é meio uma gosma, turva, postei uma foto, mas não dá pra ver direito, vou dar uma olhada e tirar outra foto agora e já posto.:)
 
o micelio nao eh um pokemon tamagochi.
se a tecnica eh seguida a risca desdo inicio nao existe mecessidade de adaptacoes ou remediacoes durante a incubacao.
nem de ficar pegando na mao toda hora.
minha avoh ja dizia - ficar com filhote no colo da dor de barriga.
 
o micelio nao eh um pokemon tamagochi.
se a tecnica eh seguida a risca desdo inicio nao existe mecessidade de adaptacoes ou remediacoes durante a incubacao.
nem de ficar pegando na mao toda hora.
minha avoh ja dizia - ficar com filhote no colo da dor de barriga.
hahaha, não vou fazer remediações não, vc deve ta confundindo com outro diario de cultivo. Alias só peguei os potes porque vi num diario de cultivo que em 3 dias já haviam visto micelio viu... eu tava achando que ia levar uns 20, rs. Fui tirar duvida da agua, acreditamos aqui que seja o micelio em formaçao , mas segue a minha foto aqui pra vc ver meu pokemon, hehehehe é lindinho. Afinal é coisa de iniciante de primeira viagem. Ah já fiz o segundo experimento com o cog. tenho que postar, ainda no triciclo mas já bem diferente.:D

DSCF0159.JPG DSCF0162.JPG
 
Olá! faz 7 dias hoje. Na verdade não é bem água,
é meio uma gosma, turva, postei uma foto, mas não dá pra ver direito, vou dar uma olhada e tirar outra foto agora e já posto.:)

isso, essa "gosma" é proveniente do excesso de água. Vai ficar difícil o micélio conseguir colonizar todo o milho com essa característica ai do seu copo, eu, já prepararia um novo milho (cuidando para seca-lo bem) e tentaria um G2G (grão para grão) em 2 novos copos no máximo. Minha melhor opinião para ti no momento.

Mais um conselho, quando o milho estiver 100% colonizado, agite bem o vidro, soltando todos os graõs se possível, aguarde + 24h. Isso dá ao micélio algum tempo para se recuperar antes de ter contato com o ambiente externo ao copo. E, se o milho estiver escondendo alguma bactéria, ela dificilmente vai se recuperar.
O milho é difícil de dominar, ele tem muitas manhãs, mas depois que o domina vale a pena é um ótimo grão para cultivo de p. cubensis.
 
Última edição:
espera um pouco mais pra ver se desenvolve miscelio, surpresas sempre podem ocorrer no caminho...:)
 
isso, essa "gosma" é proveniente do excesso de água. Vai ficar difícil o micélio conseguir colonizar todo o milho com essa característica ai do seu copo, eu, já prepararia um novo milho (cuidando para seca-lo bem) e tentaria um G2G (grão para grão) em 2 novos copos no máximo. Minha melhor opinião para ti no momento.

O engraçado é que aconteceram somente nos potes do tksss, porque fiz 2k de milho de uma vez, pode até ser que coincidentemente os milhos mais umidos ficaram pro tksss.... mas vou aguardar mais um pouco, os outros estão indo bem.

Mais um conselho, quando o milho estiver 100% colonizado, agite bem o vidro, soltando todos os graõs se possível, aguarde + 24h. Isso dá ao micélio algum tempo para se recuperar antes de ter contato com o ambiente externo ao copo. E, se o milho estiver escondendo alguma bactéria, ela dificilmente vai se recuperar.
O milho é difícil de dominar, ele tem muitas manhãs, mas depois que o domina vale a pena é um ótimo grão para cultivo de p. cubensis.

Valeu, essa eu não sabia, muito obrigada. São esses conselhos que vão acrescentando e nos estimulando no cultivo aqui.

espera um pouco mais pra ver se desenvolve miscelio, surpresas sempre podem ocorrer no caminho...:)
com certeza, vou aguardar mais um pouquinho.:)
 
Belo cultivo do B- rsrsr
Tirou uns prints pra eternizar ainda mais essa strain já eterna?

Energias positivas pra seu cultivo de TKSSS e Xapuri!

Paz e luz!
 
Novidades, hoje fui ver novamente os TKSSS, e a "gosma" do fundo praticamente sumiu, provavelmente o milho absorveu. Dai resolvi girar bem o pote pra dar uma olhada em todos os grãos, e achei 2 grãos com micelio ou é um mofo muito branco, em dois potes, no terceiro nada. Os potes do xapuri estão lindos, parecem fios de seda branca. Os B- estão indo mais rapido, mas em um pote já achei uma contaminação verde, pontos granulados verde acizentado, vou ler mais para ver o que fazer. Luzes são bem vindas.:)


isso, essa "gosma" é proveniente do excesso de água. Vai ficar difícil o micélio conseguir colonizar todo o milho com essa característica ai do seu copo, eu, já prepararia um novo milho (cuidando para seca-lo bem) e tentaria um G2G (grão para grão) em 2 novos copos no máximo. Minha melhor opinião para ti no momento.

Mais um conselho, quando o milho estiver 100% colonizado, agite bem o vidro, soltando todos os graõs se possível, aguarde + 24h. Isso dá ao micélio algum tempo para se recuperar antes de ter contato com o ambiente externo ao copo. E, se o milho estiver escondendo alguma bactéria, ela dificilmente vai se recuperar.
O milho é difícil de dominar, ele tem muitas manhãs, mas depois que o domina vale a pena é um ótimo grão para cultivo de p. cubensis.
oi, demorou pra cair a ficha, não havia entendido. muito obrigada.:)
 
... achei uma contaminação verde, pontos granulados verde acizentado, vou ler mais para ver o que fazer ...

Verde acinzentado? Não há muito o que fazer, dara. Jogue fora, mas não abra o pote dentro da sua casa. E não adianta ficar olhando muito os potes que não irão crescer mais rápido, pelo contrário. Deixe o micélico fazer a parte dele! :)
 
Última edição:
Verde acinzentado? Não há muito o que fazer, dara. Jogue fora, mas não abra o pote dentro da sua casa.

Olá Cosmik, pensei em jogar, depois li em algum post pra aguardar que o micelio podia sobreviver, em outros que quando aparece o verde, não adianta mais.. Pensei em fazer o g2g nele tb, ou talvez tentar tirar o verde e ver como que fica!? O que pode acontecer se abrir o pote, é muito perigoso? Não dá pra aproveitar nadinha?

E não adianta ficar olhando muito os potes que não irão crescer mais rápido, pelo contrário. Deixe o micélico fazer a parte dele! :)

Estou olhando de perto uma vez por semana. Na verdade como fiz uma estufa num balcao/bar. Na parte de cima ficam os potes e embaixo a lampada, e aonde coloquei a lampada aproveito e uso como estufa pra outras experiencias aqui e também para secar os cogs. quando abro a porta acabo vendo os potes mesmo sem mexer neles. Estou procurando ler o maximo possivel, mas as vezes entra em curto, conforme vou presenciando os acontecimentos o micelio se completa em minha cabeça também. rs, obrigada.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top