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Problemático 1o cultivo - TKSSS/XAPURI/Penis Envy - dara

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal!

Ganhei um kit e retirei alguns carimbos desse kit, acredito ser da raça Penis envy pelas fotos daqui. Pedi também carimbos na pro-fungos e recebi os Tksss e o xapuri. Como sou exagerada resolvi cultivar os tres ao mesmo tempo.

Depois de ler e discutir sobre o assunto, resolvi fazer com milho comum, comprado em casa para ração de animais.

Fiz algumas confusões, mas segue abaixo:

- Não necessariamente nessa ordem, porque troquei o começo, mas deixei 2 kgs de milho de molho por 24 hs, depois de lavados e escorridos, fervi-os por 30 minutos, deixei de molho por 24 hs na agua sanitaria, enxaguei, escorri bem, deixei de molho com calcario dolomitico (2 col. de sopa) por + 24 hs, enxaguei muito bem e deixei escorrer muito bem.
- Esterelizei 14 potes de vidro e coloquei os milhos sem ser até a boca, como li. Selei com coador de papel (cafégumelo, rs) e fita isolante. Coloquei duas folhas de papel aluminio sem fechar, por cima e levei para panela de pressão por 1 h após começar a pressão. Desligado, esperei esfriar, até demais. Bem comprei seringas, e num copinho descartavel de café, coloquei agua destilada 5 ml, (1 ml por pote é o suficiente como li) e raspei um pouco do carimbo, misturei bem, enchi e esvaziei a seringa atraves da agulha diversas vezes, para dissolver bem. Passei agua sanitaria com agua em volta dos ptes e depois fiz de 4 a 5 inoculações em cada pote, perfazendo um total de 1 ml em cada pote. Fechei os furos com um tipo de micropore/durex. Coloquei numa estufa, que fiz num armario com uma lampada de 60 w, pois entendi que tem que ficar no escuro e numa temperatura entorno de 28 graus. Coloquei a lampada hoje, dia 28/5/2012.

Comentarios, criticas e sugestões, são muito bem aceitas e de coração.

Ah, percebi que o TKSSS foi mais facil de dissolver que o xapuri e o envy.

Tirei algumas fotos. Obrigada.
Potes selados.JPG Potes inoculados.JPG Potes inoculados - 3.JPG 1 Fresco - 1 Seco.JPG
 
Pensei em fazer o g2g nele tb, ou talvez tentar tirar o verde e ver como que fica!? O que pode acontecer se abrir o pote, é muito perigoso? Não dá pra aproveitar nadinha?

G2G em potes com contaminação aparente é perda de tempo.
 
... Pensei em fazer o g2g nele tb, ou talvez tentar tirar o verde e ver como que fica!? O que pode acontecer se abrir o pote, é muito perigoso? Não dá pra aproveitar nadinha?

Vai acabar contaminando (esporulando) o local. Você pode enterrá-los para tentar um cultivo outdoor.

E aí alguma novidade? Como vai os outros potes, Dara?
 
Vai acabar contaminando (esporulando) o local. Você pode enterrá-los para tentar um cultivo outdoor.
Olá Cosmik! então, depois de muito ler e muito me perder, hehe, vou seguir seu conselho, vou enterrar num vaso que por sinal nasceu varios cogumelos "não cubensis". Mas estou tão perdida que já não sei mais se o que eu tenho é micelio ou não. Estava lendo alguns posts e queimei o que restou dos circuitos.

E aí alguma novidade? Como vai os outros potes, Dara?

Os TKSSS que demoravam estão assimFoto0126.jpg, não tomaram o pote inteiro e já fazem 39 dias. Tem alguns graos que ficaram escuros, pretos por dentro sem micelio a volta, é como se a casca estivesse ficado queimada e velha. Eu tirei da estufa pois percebi que estava deixando quente demais, com isso atrasou!? ressecou alguns grãos!? percebi que pararam de se desenvolver na estufa e após, continuaram, mas lentamente.

O xapuri Foto0136.jpg esses tres ainda não completaram o pote. Foto0138.jpgFoto0137.jpgesse quarto praticamente completo porque é menor,mas no fundo está um liquido rosado leitoso que está me preocupando, inclusive vejo envolta de alguns grãos esse rosa. Mas em compensação é o micelio mais lindo, os filamentos mais compridos e brilhantes.

Os B+Foto0141.jpg está fechado, é pequeno o pote, os outrosFoto0143.jpg,quase completos alguns com liquidos rosa, outros sem filamentos parecendo algodao fino (li que dai não seriam micelios que frutificam) e o outro que havia contaminado de verde, também cresceu e tem o liquido rosa, rsrs. tá tudo variado aqui, rs.

Já nem sei mais o que faço, se espero mais, se abro e pego um pouco de cada, se coloco um pouco nos vasos, outros no terrarium. Comprei 2 caixas organizadoras grandes para fazer o terrarium, vou fazer com fibra e pó de coco.

Surgiu uma duvida: coloquei 1 ml de água destilada com esporos para cada pote, pois conforme li indicações era o recomendado, será que errei devido ao tamanho do pote que usei? pois no pote pq ocorreu tudo bem.. o que vc acha? ou eu que estou apressada mesmo e os milhos não estavam tão secos como pensei, e logicamente num pote menor ocorre mais rapidamente? hehe me desculpe já deu pra perceber que nao estou mais raciocinando direito. Bom é isso ai. Aceito sugestões. E muito obrigada.
 
Olá Dara,
Vou tentar ajudar com base no que li por aqui...

Cultura em substrato de milho pode ser chacoalhada algumas vezes durante a colonização, diferente de quando se usa a técnica PF. (essa eu aprendi com meu erro... kkk)...
As últimas fotos não sei... Mas as primeiras que vc postou, parece que uma chacoalhada iria dar uma espalhada nesses micélios aí.

Outra coisa... Vc tirou da estufa porque estava quente demais... Quente quanto? Medição nessas horas ajuda agente acertar a mão... Temperatura de colonização ideal é entre 28 e 30 graus. Abaixo disso estagna ou cresce muito lento (ou muito fraquinho, desse algodãozinho que não dá fruto, no caso da minha experiência)... Se for acima, dá uma ressecada, cozinha e mata o micélio...

Enfim... De resto, continua esperando... Pelo que eu vi... A "regra" é clara. (rs falando que nem comentarista de futebol)... A fase da colonização não termina antes dos 100% (98% se vc quiser arriscar...). Então não tem muito o que fazer...

Agora, falando a minha opinião pessoal de quem quer cultivar e acaba se encontrando em momentos meio "estagnados"... Nessas horas eu gosto de continuar mexendo os pauzinhos, cuidar do terrário, se sobrou esporos preparar mais substrato... etc... O hobby não precisa para só porque o cultivo não está dando certo.
 
Temperatura de colonização ideal é entre 28 e 30 graus. Abaixo disso estagna ou cresce muito lento (ou muito fraquinho, desse algodãozinho que não dá fruto, no caso da minha experiência)


Vamos com calma nessa hora. Abaixo disso quanto?

Se você colocar os bolos na geladeira deve acontecer isso aí que você descreveu acima, mas eu já vi muito copo colonizar em temperatura abaixo da ideal, tipo entre 22 e 27 C, levando somente alguns dias a mais do que a média.
 
Olá Dara,
Vou tentar ajudar com base no que li por aqui...

Cultura em substrato de milho pode ser chacoalhada algumas vezes durante a colonização, diferente de quando se usa a técnica PF. (essa eu aprendi com meu erro... kkk)...
As últimas fotos não sei... Mas as primeiras que vc postou, parece que uma chacoalhada iria dar uma espalhada nesses micélios aí.

Outra coisa... Vc tirou da estufa porque estava quente demais... Quente quanto? Medição nessas horas ajuda agente acertar a mão... Temperatura de colonização ideal é entre 28 e 30 graus. Abaixo disso estagna ou cresce muito lento (ou muito fraquinho, desse algodãozinho que não dá fruto, no caso da minha experiência)... Se for acima, dá uma ressecada, cozinha e mata o micélio...

Enfim... De resto, continua esperando... Pelo que eu vi... A "regra" é clara. (rs falando que nem comentarista de futebol)... A fase da colonização não termina antes dos 100% (98% se vc quiser arriscar...). Então não tem muito o que fazer...

Agora, falando a minha opinião pessoal de quem quer cultivar e acaba se encontrando em momentos meio "estagnados"... Nessas horas eu gosto de continuar mexendo os pauzinhos, cuidar do terrário, se sobrou esporos preparar mais substrato... etc... O hobby não precisa para só porque o cultivo não está dando certo.

Olá JohnDoe! Então, foi ai que me perdi.... pois tinha lido o post :

5 – Temperatura. Muitos novatos penam com isso. Alguns esquentam seus substratos a 37ºC e outros a 15ºC. A temperatura ideal para o crescimento do micélio (para o Psylocibe cubensis) é de 30ºC. qualquer coisa abaixo disso, atrasa o desenvolvimento do micélio. Qualquer coisa acima disso pode até matar o bolo.


e em outros lugares falavam de ficar no escuro, de ficar em estufa, etc e tal, seguindo as experiencias coloquei num armário fechado com uma lampada de 40 w, ficou com 22oC ai mudei a lampada para 60 w e aumentou para 27/29o conforme o dia (temperatura externa, pois estava muito frio/chuva em SP). E vi que foi demorando e secando alguns grãos ao mesmo tempo que foram surgindo alguns elementos, como o liquido rosa que postei acima, dai lendo mais algumas coisa encontrei isso:


TEMPERATURA IDEAL – MITOS

Estou tentando corrigir essa informação errada há anos. É tudo baseado em alguns gráficos que alguém mandou para Stamets há muitos anos atrás, mostrando que 30°C é a temperatura de pico de crescimento do micélio de cubensis em uma placa de petri, e todo mundo aceitou isso como se fosse um dos dez mandamentos. Entrentando, cada um dos vários experimentos que realizei tentando duplicar isso com extrema precisão de controle de temperatura não foram capazes de confirmar esse mito. O que eu repetidamente constatei, independentemente da strain, é que a colonização do micélio de cubensis se mantém estável , linear, nas temperaturas entre 23°C e 27°C . Passando de 28°C a taxa de crescimento cai drasticamente. Aos 30°C o crescimento diminui 50% em relação a quando estava entre 23°C e 27°C. Esses experimentos foram conduzidos em placas de petri ,pois não causam praticamente nenhum aquecimento por se tratar de uma fina camada de micélio. Nos potes, vários graus de calor a mais são produzidos devido ao aquecimento interno produzido pelo micélio colonizante. Se vc procura uma taxa máxima de crescimento, procure não passar de 27°C (se vc realmente insiste em deixar dentro de uma incubadora, ajuste a temperatura então para 22°C).

Se vc passar desta temperatura, estará favorecendo o aparecimento de contaminações por bactérias e mofos estimulados pelo calor. Quantas vezes vemos posts de pessoas que têm suas incubadoras ajustadas entre 28°C e 30°C, e que ficam perguntando por que seus potes ainda não colonizararm depois de 4 ou 5 semanas, e possuem um líquido amarelo formando? Esse líquido são metabólitos que o micélio secreta em resposta ao stress, normalmente causado por competição contra as bactérias e mofos. O que realmente aconteceu é que elas desestimularam o micélio e favoreceram os competidores.

e, então tirei da estufinha, o que causou foi que o micelio começou a desenvolver, mas tenho duvidas é sobre esse liquido rosa e o tempo, como vc disse tem que deixar até completar o ciclo, e em algum lugar aqui li já não lembro aonde, entendi que eram em 40 dias, por isso me perdi. Acabei achando que se em 40 dias não completou posso ter perdido tudo, ou então a pergunta é se posso utilizar apenas a parte colonizada do vidro?
Já me perdi na procura, pois caio de um a outro e nisso me baguncei toda, rs. Vou começar tudo de novo, a estudar, e também vou preparar outro milho, mas gostaria de opinioes sobre o que faço com o que esta em andamento. Obrigada.
 
TEMPERATURA IDEAL – MITOS

Estou tentando corrigir essa informação errada há anos.


O Maurício postou isso em 2010. Mas é de autoria de "um amigo pesquisador"

Sinceramente? Sou mais o que o Stamets colocou no "The Musroom Cultivator", ou seja, temperatura do substrato de 28,8 a 30 C para o crescimento do spawn.
 
Em minha humilde opinião, me corrijam se eu estiver falando besteira, você pode chacoalhar esses potes de TKSSS até misturar bem os grãos com micélio e sem micélio, e em breve estarão 100%. Sobre a temperatura, recomendo um termostato, tente manter entre 26-28 graus, acho que seria o ideal. Sobre usar apenas a parte colonizada dos outros potes, não faça isso, melhore esperar um pouco mais, tente misturar o milho e vire os potes com o líquido rosa de ponta cabeça, não acho que seja contaminação, cuidado pra não rasgar o alumínio. Concluindo, tenha paciência, eu já percebi que tem micélio que pode demorar até 2 meses para ficar 100%, e no final, nascem belos frutos, controle sua ansiedade, e espere os potes ficarem 100%. Boa sorte Dara, Paz e Luz!
 
Última edição:
Em minha humilde opinião, me corrijam se eu estiver falando besteira, você pode chacoalhar esses potes de TKSSS até misturar bem os grãos com micélio e sem micélio, e em breve estarão 100%. Sobre a temperatura, recomendo um termostato, tente manter entre 26-28 graus, acho que seria o ideal. Sobre usar apenas a parte colonizada dos outros potes, não faça isso, melhore esperar um pouco mais, tente misturar o milho e vire os potes com o líquido rosa de ponta cabeça, não acho que seja contaminação, cuidado pra não rasgar o alumínio. Concluindo, tenha paciência, eu já percebi que tem micélio que pode demorar até 2 meses para ficar 100%, e no final, nascem belos frutos, controle sua ansiedade, e espere os potes ficarem 100%. Boa sorte Dara, Paz e Luz!

Obrigada. O Tksss demorou pra começar, eu chacoalhei no inicio e dai foi, vou fazer novamente, valeu.:)
 
Lindo os B+ Dara parabens pelo cultivo, em brevi chego neles.
sem preconceitos modesto a parte.
 
Vamos com calma nessa hora. Abaixo disso quanto?

Se você colocar os bolos na geladeira deve acontecer isso aí que você descreveu acima, mas eu já vi muito copo colonizar em temperatura abaixo da ideal, tipo entre 22 e 27 C, levando somente alguns dias a mais do que a média.

Olá Ecuador! Bom saber dessa tua experiência de temperaturas...
No meu caso, a temperatura variava de 22 a 24. Alguns dias chegava a 25, 26... Foi uma época de frio mais pro meio do primeiro semestre desse ano...

(Ainda tenho que identificar melhor as causas das falhas por aqui... Tks!)
 
Em minha humilde opinião, me corrijam se eu estiver falando besteira, você pode chacoalhar esses potes de TKSSS até misturar bem os grãos com micélio e sem micélio, e em breve estarão 100%. Sobre a temperatura, recomendo um termostato, tente manter entre 26-28 graus, acho que seria o ideal. Sobre usar apenas a parte colonizada dos outros potes, não faça isso, melhore esperar um pouco mais, tente misturar o milho e vire os potes com o líquido rosa de ponta cabeça, não acho que seja contaminação, cuidado pra não rasgar o alumínio. Concluindo, tenha paciência, eu já percebi que tem micélio que pode demorar até 2 meses para ficar 100%, e no final, nascem belos frutos, controle sua ansiedade, e espere os potes ficarem 100%. Boa sorte Dara, Paz e Luz!

Olá! Fiz o que voce sugeriu e está dando certo, acabei de ver o micelio tomando conta na parte de cima, mas ainda falta, acredito que realmente levará ainda mais umas semanas. É aguardar.

Estive lendo e relendo aqui no site e verifiquei alguns duvidas, erros e esquecimentos meus, que estou compartilhando.

1 - substrato escolhido: milho comum - lendo aqui na biblioteca encontrei e acabei deixando de molho antes de cozinhar e depois quando fui dar andamento descobri que era pra cozinhar primeiro, então cozinhei e deixei de molho novamente, acredito que com isso tenha encharcado um pouco mais. (descobri que existe 2 post sobre a preparação do milho - com alterações)

Lendo os diarios de cultivos, vi sobre a cangica, os comentarios, acertos e erros, e no meio disso comecei a compreender com um comentario de vcs sobre o miho de pipoca ser menor, redondo e com isso o micelio se desenvolver mais facilmente, e observando o meus potes percebi que realmente o milho fica grande pra ele cobrir. Tanto que estou começando outro preparo mas com milho de pipoca.

2 - me perdi e acabei não chacoalhando os potes tanto na inoculação e nos outros momentos em que são indicados na biblioteca, por isso talvez a demora.

3 - lacrei o pote com filtro de papel, cafégumelo, mas estava achando esquisito o filtro, depois fui descobrir que é um filtro novo "reutilizavel até 5 vezes" então não é somente de papel, mas até que serviu, não contaminou, rs.

4 - a quantidade de ml para o tamanho do pote gde, achei pouco em comparação ao tamanho de copos utilizados na maioria.

Continuo a ler e a observar, e agradeço a todos que me estão me ajudando.
 
Olá! Após aguardar mais umas semanas, alguns potes continuaram a crescer micélio, outros estagnaram e outros começaram a contaminar com pontinhos branquinhos ao redor dos milhos.
Em paralelo preparei mais alguns potes de milho, inoculei e coloquei tudo junto, mas algo inesperado aconteceu, quebrou o meu termômetro e na distração de mudar pra um lugar mais quentinho, quando consegui comprar outro, tive uma surpresa – 39,9º C. . Olhei bem e estavam até brilhando, parecendo que iam começar a derreter, esperei mais alguns dias em temperatura menor, pra ver no que dava. Bem, os contaminados e as partes não preenchidas foram colocadas num vaso de plantas misturado com terra e fibra de coco e cobertos com filme plástico, os potes ½ colonizados eu experimentei colocar em casing coberto com fibra de coco. Como segue as fotos.
Coloquei no terrario e depois de cinco dias vi que começaram a nascer uns fiozinhos brancos, fiquei feliz. Ontem, vi que estavam bem grandes, mas também havia uma parte com pozinho verde. Sei que tinha que jogar fora, mas retirei a parte contaminada . Hoje já está lá de novo e além disso tem uma diferente, verde também, mas mais consistente, (vide foto).

166.jpg 162.jpg161.jpg160.jpg165.jpg164.jpg163.jpg
Como só deram 4 potes, justo o melhor é o que mais contaminou, seguem as fotos.
O vaso que coloquei os contaminados estão ficando brancos, mas cobertos de um pó bem branco, parece giz, não há ramificações rizomorficas.

Como comprei, outros grãos também, vou começar tudo de novo, a questão é:

- Mesmo lavando normalmente, esterilizando no forno por meia hora, e passando uma solução de ácido sulfúrico a 1% com água destilada, há a necessidade do descarte dos vidros?

Obrigada a todos!
 
- Mesmo lavando normalmente, esterilizando no forno por meia hora, e passando uma solução de ácido sulfúrico a 1% com água destilada, há a necessidade do descarte dos vidros?

Obrigada a todos!

:eek: Eu creio que já fica bem esterilizado... Mas lembre-se de que não é somente os vidros, mas também o ambiente que deve ficar bem limpo.

Abraços!
 
Com essa esterelização ae não precisa jogar fora os vidros não, são totalmente reutilizáveis! Contaminantes penetras em culturas de cubensis são encomodativos mesmo, nunca consegui um cultivo do inicio ao fim com 100% de aproveitamento! Boa sorte amiguinha.
 
Olá Dara!
"Os fiozinhos brancos" é um micelio nervoso, porém tem uma contaminação ali sim. Joga fora ou enterra!:mascara:

Os vidros podem ser reaproveitados! :)

Abraço!
 
Sempre digo:
Tá bom segue, contaminou joga fora.
É uma ansiedade que não se completa.
No popular: O dara ou desce.
 
Olá pessoal! Só passei aqui pra agradecer e finalizar esse cultivo. Joguei tudo fora pois contaminou, e o bulk acabei não cuidando direito e não foi pra frente. Comecei um novo cultivo que logo logo abrirei um diário, estou aguardando meus primeiros sinais. Obrigada a todos. :)
 
Grato pelo retorno, Dara.

Mudei o status do diário para problemático.
 
Isso ai, mesmo que você pense o contrário, estamos te acompanhando de longe, não é incomum vez ou outra perder todo o trabalho para contaminantes. Continue os trabalhos por ai :)
 
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