Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1o cultivo - PF Tek - esporos selvagens

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal,

Depois de ler bastante sobre os cogumelos mágicos eu decidi ter minha primeira viagem, encontrei dois cubensis lindos enormes e, sem nenhum conhecimento ou intenção de fazer cultivo tirei os esporos deles em uma folha de papel alumínio sem nenhuma precaução com limpeza. Daí agora, um mês depois e depois de muita pesquisa decidi fazer o PF-Tek.

Faz uma semana que eu fiz o substrato de vermiculita e farinha de arroz, esterilizei na panela de pressão e inoculei 11 potes de plástico (poliprolileno). Os potes 1-7 esterelizaram aparentemente normal, o 8 e o 9 derreteram um pouco o fundo e eu cobri com papel alumínio. O 10 tombou na panela e encharcou. O 11 foi normal também, mas ele só tem substrato até a metade porque tava acabando :D

Já vou atualizar vocês até o ponto que estou hoje. Coloquei todos os potes em uma caixa organizadora, com suas tampas de papel alumínio com os furos da agulha e a tampa de plástico por cima, logo completamente selados. Mas estou considerando tirar a tampa e tampar os furos com microporosa, é boa ideia? Li também que seria boa ideia tirá-lo de dentro da incubadora, mas não tenho certeza.

Vou colocar algumas fotos de como eles estão hoje. Alguns estão mais secos e outros com bastante condensação dentro. Alguns só cresceram em um lado e o 7 já cresceu uns 30%. Dois deles eu acho que podem estar com cobweb e um está meio amarelado e estou esperando que seja só secreção normal.

Por enquanto é isso pessoal, valeu pela atenção e vamos ver no que dá.

Legenda das fotos:
1. Como a maioria esta
2. O mais desenvolvido e a umidade dentro
3. Cobweb?
4. Mancha amarela
5. Crescimento do pote que encharcou
 

Anexos

  • IMG_20170127_151226916.jpg
    IMG_20170127_151226916.jpg
    231.2 KB · Visualizações: 50
  • IMG_20170127_151736369.jpg
    IMG_20170127_151736369.jpg
    229.6 KB · Visualizações: 45
  • IMG_20170127_152211385.jpg
    IMG_20170127_152211385.jpg
    243.9 KB · Visualizações: 48
  • IMG_20170127_151106895.jpg
    IMG_20170127_151106895.jpg
    250.2 KB · Visualizações: 48
  • IMG_20170127_152246862.jpg
    IMG_20170127_152246862.jpg
    250.3 KB · Visualizações: 45
Muito interessante. Manda mais fotos em alguns dias, só a terceira foto que me pareceu poder ter contaminado. Tomara que dê certo uma "domesticação" assim diretamente no substrato PF Tek. :bigode:

Acompanhando. :)
 
Última edição:
Por que motivo faria isso? Contanto que a temperatura seja adequada, pode deixar na incubadora
Pois é, eu fiquei muito em dúvida. Não vi muita base teórica, só em um dos diários que o pessoal recomendava deixar em lugar arejado.

Manda mais fotos em alguns dias, só a terceira foto que me pareceu poder ter contaminado. Tomara que dê certo uma "domesticação" assim diretamente no substrato PF Tek. :bigode:
Obrigado pela sua opinião, eu vou atualizar sempre. Como eu tirei a tampa de todos, eu fiquei meio paranoico de ser mesmo contaminação e passar pros outros daí não resisti e olhei hoje, mas ele já está mais branquinho. Vamos ver como vai. E eu na realidade nem pesquisei nada direto sobre domesticação, se é feito de outro jeito eu nem sei :LOL:

Alguns dos bolos que estão menos desenvolvidos me parecem também estar mais secos, estou pensando se devo tomar alguma providência, mas vou esperar até o fim da semana.
O termo-higrômetro chegou. Lá dentro tem estado sempre 99% úmido e 27°C.
 
O termo-higrômetro chegou. Lá dentro tem estado sempre 99% úmido e 27°C.

Umidade no ambiente da incubadora no período de colonização é irrelevante. 99% de UR é para a frutificação dentro do terrário depois que os bolos já estão 100% colonizados e foram aniversariados (mergulhados em água por 24h, revestidos de vermiculita e colocados no terrário).

O primeiro pote parece ter micélio mesmo, mas o resto parece contaminação na minha opinião. O papel alumínio entre o pote e a tampa não ajuda a vedar não, mas se você for tentar mudar algo agora só corre mais riscos de contaminação.

Estou torcendo por você. É sempre um desafio muito maior para alguém que está começando fazer um cultivo bem sucedido a partir de um carimbo de um exemplar encontrado no pasto.
 
Acredito que se os potes foram bem selados e a mesma quantidade de água foi posta em cada inoculação, que esses potes "secos" não estão secos, mas sim que a água tenha ficado mais pro meio do pote e daí não condensou nas laterais assim como os potes "molhados".

Vi gringos que em spawns de grãos chacoalhavam o pote afim de evitar que a umidade ficasse em somente um ponto do pote, se a vermiculita estiver misturada talvez seja uma opção.
 
Acredito que se os potes foram bem selados e a mesma quantidade de água foi posta em cada inoculação, que esses potes "secos" não estão secos, mas sim que a água tenha ficado mais pro meio do pote e daí não condensou nas laterais assim como os potes "molhados".

Vi gringos que em spawns de grãos chacoalhavam o pote afim de evitar que a umidade ficasse em somente um ponto do pote, se a vermiculita estiver misturada talvez seja uma opção.

O motivo de chacoalhar o pote é para a colonização do grão ser mais rápida e para evitar que tudo fique grudado, já que depois o objetivo é jogar o spawn (que aqui também se chama de sementes) num substrato para um cultivo em larga escala. Se costuma fazer isso assim que a inoculação foi feita e depois lá perto dos 30-40% de colonização. Em bolos PF não se deve fazer isso. Primeiro porque se o bolo foi bem feito, não há espaço para o substrato ser chacoalhado dentro do copo ou pote. Segundo porque estragaria a barreira de vermiculita seca que serve de filtro. Terceiro porque quebrar o micélio atrapalha a colonização.

A condensação ocorre quando o micélio já está em um estágio mais desenvolvido e começa a gerar calor o suficiente para a temperatura dentro do copo ficar maior que a temperatura fora, o que faz com que o ar condense nas laterais do copo ou pote. Quando estamos dentro do carro e começa a chover logo os vidros começam a condensar por dentro. Isso significa que o ar dentro do carro de repente ficou mais úmido? Não, simplesmente foi a mudança de temperatura fora que fez a condensação acontecer dentro.

Resumindo, só porque você não vê condensação, não significa que não há umidade no ar.
 
Última edição:
Quando eu comecei esse cultivo meu objetivo era de fazer as verificações a cada 7 dias, nas sextas-feiras, mas eu sou muito ansioso. Espero que isso não facilite contaminação. :unhas:

Dos 12 potes, 3 seguem com fortes indícios de contaminação e 2 com não tão fortes. Os outros 7 estão lindos. Uma porcentagem muito boa, eu diria. Ainda mais se tratando de esporos selvagens.

Eu não sei identificar micelios rizimorficos muito bem, mas esses estão me parecendo ser bastante. Estou pensando em fazer uns dois casings e o restante usar como bolo mesmo, mais pela experiência.

Legenda
1. Pote 6, o mais bonitao
2. Pote 11, o Junior, que me faz pensar em micelio rizimorfico
3. A mancha amarela do pote 3 aumentou
4. O pote 7, que desenvolveu mais rápido, e sua mancha amarela/verde
5. Pote 10, o encharcado, e sua mancha. Se ele sobreviver, vai ser direto pro casing.

Apesar de eu só postar foto de contaminação em potencial, a maioria da cultura está saudável. Prometo que quando forem descartados boto mais fotos dos outros, não quero floodar o post :LOL:
 

Anexos

  • IMG_20170130_194303136.jpg
    IMG_20170130_194303136.jpg
    212.5 KB · Visualizações: 36
  • IMG_20170130_194750716.jpg
    IMG_20170130_194750716.jpg
    229.3 KB · Visualizações: 38
  • IMG_20170130_194059315.jpg
    IMG_20170130_194059315.jpg
    211.6 KB · Visualizações: 34
  • IMG_20170130_194358124.jpg
    IMG_20170130_194358124.jpg
    211.2 KB · Visualizações: 35
  • IMG_20170130_194654083.jpg
    IMG_20170130_194654083.jpg
    224.8 KB · Visualizações: 36
3, 7 e 11 já eram na minha opinião. Podes tentar enterrar o 7 e ver se dá algo outdoor. Se você colocar qualquer um destes junto dos saudáveis em um cultivo bulk (com uma camada de casing) vai contaminar tudo e perder os saudáveis também.

Fora isso, sendo carimbo selvagem acho que está indo bem. Estou ansioso para ver os frutos.
 
Vi em outro cultivo aqui no fórum que o rapaz retirou o micélio do bolo infectado e colocou pra colonizar no milho se não me engano, eu tentaria salvar dessa forma, porque pelo andar do tempo parece que o micélio perde cada vez mais espaço no spawn.
Sei que parece arriscado mas se não mexer o bolo vai ter que ir fora mesmo, outdoor apesar do tempo favorável que temos no verão, creio que mesmo com um bom substrato teria poucas chances. (Por causa da contaminação)

Meus 2 centavos sobre o assunto :D.
 
Uma das grandes vantagens da PF-Tek é a identificação de contaminantes antes de aniversariar.

O fato é que não deve misturar os bolos saudáveis com o supostos contaminados pelo risco de contaminar tudo.

O que eu faria é colocar esses supostos contaminados afastados dos saudáveis. Faria um outdoor ou descartaria no mato.
 
Galera, eu queria agradecer desde já pelo apoio e torcida de todos. :feliz:

O fato é que não deve misturar os bolos saudáveis com o supostos contaminados pelo risco de contaminar tudo.
Misturar quanto? Estarem todos na mesma incubadora, com suas tampas de papel alumínio e micropore nos furos é arriscado?

Vi em outro cultivo aqui no fórum que o rapaz retirou o micélio do bolo infectado e colocou pra colonizar no milho se não me engano
Eu vi algo parecido. O rapaz colocou o bolo que estava querendo contaminar em um casing e, no caso dele, deu muito certo. Estou considerando fazer isso e, claro, mantê-lo afastado dos que estão bons.
 
Misturar quanto? Estarem todos na mesma incubadora, com suas tampas de papel alumínio e micropore nos furos é arriscado?
Falo de quando aniversariar. Na incubadora, estando os copos fechados, acho difícil acontecer de passar contaminação entre os copos.
 
Os 3 bolos que estavam contaminados eu acabei jogando fora num momento de frustração. Agora 2 estão saudáveis e quase 100% colonizados, que eu separei por precaução, 2 estão quase 100% mas começaram a contaminar e eu estou pensando em quebrar separando o que está bom e fazer um bulk separado dos demais, ma ideia? E os últimos 2 estavam visivelmente contaminados e eu resolvi seguir o conselho e fazer outdoor, mas só depois que terminei de enterrar os bolos que lembrei que não sei fazer hahaha eu tenho que colocar algum substrato ou só enterra-lo mesmo? No final da semana atualizo com mais fotos.
 
2 estão quase 100% mas começaram a contaminar e eu estou pensando em quebrar separando o que está bom e fazer um bulk separado dos demais, ma ideia? E os últimos 2 estavam visivelmente contaminados e eu resolvi seguir o conselho e fazer outdoor, mas só depois que terminei de enterrar os bolos que lembrei que não sei fazer hahaha eu tenho que colocar algum substrato ou só enterra-lo mesmo? No final da semana atualizo com mais fotos.

Sim, pessima ideia, na verdade todo o sustrato já está contaminado, você só não está vendo a olho nu.

Quanto ao outdoor, não precisa colocar nenhum substrato, só enterrar de leve mesmo.
 
E aí pessoal!!
Eu fiquei um tempo sumido porque desanimei com o meu cultivo, vários potes contaminaram ou só não pareciam direitos e eu cheguei a pensar que meu carimbo estivesse péssimo e fosse dar tudo errado. Mas ontem e hoje foram ótimos dias! :D

Nos episódios anteriores desse diário: dois bolos que haviam contaminados eu enterrei no quintal, dois que estavam mais estabelecidos mas também acabaram contaminando (foto 1) eu, ao contrário das recomendações, quebrei separando o que era bom e, rezando, fiz dois casings. Outro bolo que, no final das contas, foi o único que cresceu 100% saudável eu fiz dunk e botei no terrario. Nesse meio tempo eu já inoculei outros 4 potes plásticos e 4 copos americanos que comprei. Tambem estou os mantendo aquecidos a 29 graus agora e tem sido mais rápido o crescimento.

E o que aconteceu? Ontem, uma semana após eu fazer o casing, eu vi o meu primeiro pin (foto 2). Agora ele já tem outros 4 irmãozinhos e o casing no. 2 também já tem uns 3 pins minúsculos. O bolo, que também tem uma semana, no entanto, não deu nem sinal. Acho que eu devia ter esperado mais tempo desde que ele completou 100% antes de aniversariar. E hoje, amigos e amigas, meu amigo me mandou uma foto e eu voltei correndo pra casa; não só deu certo no quintal como apareceram vários, da noite pro dia! (foto 3)

No meio tempo entre a minha frustração e o ânimo de ontem e hoje eu decidi tentar de novo e investi mais algum dinheiro. Estou esperando chegar agora a perlita, um umidificador e uns coolers de computador. Acho que meu terrario tá um pouco seco.
 

Anexos

  • IMG_20170209_182648631.jpg
    IMG_20170209_182648631.jpg
    199.4 KB · Visualizações: 42
  • IMG_20170217_150747591_HDR.jpg
    IMG_20170217_150747591_HDR.jpg
    209.1 KB · Visualizações: 41
  • IMG-20170218-WA0012.jpg
    IMG-20170218-WA0012.jpg
    205.8 KB · Visualizações: 44
Esse out lá lindo cara. Quem dera eu ter essa sorte.
 
Aproveita um desses para fazer um novo carimbo e manda ver no segundo cultivo! Só vai ficar melhor daqui pra frente.
 
Obrigado pelos bons votos pessoal, fico muito feliz.

Eu já colhi os do out e coloquei pra secar no ventilador e agora estou esperando a sílica chegar.

Os casings estão formando vários pins, tá bem bonito, mas acho que eu descuidei durante o final de semana na umidificação e troca de ar porque aquele primeiro pin que agora já tá grandão ficou bem azul, tô com medo até de que ele tenha abortado.

Aproveita um desses para fazer um novo carimbo e manda ver no segundo cultivo! Só vai ficar melhor daqui pra frente.

Eu pensei nisso, sabe, mas como eles eram de outdoor eu achei que seria mais prudente fazer o carimbo dos que estão crescendo do casing por medo de contaminantes.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top