Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

1o cultivo - dúvidas remanescentes sobre terrário

moonie

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/05/2009
11
46
43
Oi, galera... depois de ler muuuuito pelo site, estou começando a montar (só na minha cabeça, mesmo) o meu terrário. Ainda mais depois de descobrir que o meu maravilhoso kit comprado é uma porcaria, coisa e tal. Tudo bem, só não me julguem, eu realmente nem fazia idéia que dava pra fazer tudo sozinha! Bem, sozinha, não -- com a ajuda de pessoas com mais experiência!!

Antes que alguém brigue comigo e fale pra eu ler a biblioteca e as dúvidas frequentes, aviso que eu já li! *risos* Mas ainda restam algumas dúvidas... Vamos lá:

1. Eu moro no Sudeste do Brasil, o que quer dizer que não há grandes oscilações de temperatura. Claro que vou comprar um termômetro, mas pelo o que eu li, há uma grande chance de eu não precisar de uma encubadora, e poder guardar os bolos no escuro, se a temperatura estiver dentro do que deve ser, correto?

Sobre o terrário, eu não entendi algumas coisas. Tendo em mente a questão da temperatura...

1. Eu estava pensando em fazer algo assim https://teonanacatl.org/threads/terrário-ultra-simples.3413/
já que é meu primeiro cultivo. A argila expandida no fundo serve para reter humidade, certo? Mas mesmo assim é necessário borrifar diariamente? E podemos fazer furos (coberto por um filtro) para que o CO2 saia e o O2 entre?

2. Eu vi que várias pessoas usam bombinhas de aquário e mangueiras de aquário. Eu sou completamente leiga nestes assuntos e é claro que o meu namorado vai ter grande participação na construção física deste terrário... Mas só pra eu entender: pra que serve a bombinha? Talvez isso seja uma pergunta besta, mas eu nunca tive aquário, não sei bem como isso funciona.

3. Algumas pessoas colocam a bombinha debaixo da água, e outras colocam a bombinha do lado de fora, com mangueiras indo pra dentro do aquário... tem diferença?

4. No caso do aquário com bombinha, etc, ainda precisa borrifar diariamente?
Pelo o que eu entendi, parece que é só deixar tudo quieto até os cogumelos estarem prontos...

5. Por que o terrário da pergunta 1 (da Atma) não precisa de bombinha, etc? Ela não é absolutamente necessária?

Bem, desculpe as perguntas bestas, mas é que eu já li taaaanto, e parece que quanto mais eu leio, mais dúvidas tenho! :)

Ah, e eu pretendo usar o método PF tek mesmo, que parece ser o mais simples e com menos chances de erro.

Agradeço desde já qq ajuda! :)

ei moonie, antes de tudo parabéns pelas descobertas, sacudiu a poeira do kit e pretende cultivar mais :pos::pos:

então vamos lá

1 e 2 - sim, a argila expandida ajuda a reter umidade. Quando você está usando a bombinha de ar submersa na água do fundo do terrário, automaticamente as gotículas se formam, e a umidade fica alta. Quando não usa bombinha, precisa espirrar com o borrifador... E sim, você pode fazer uma janela ou duas no terrário, com lã acrílica (perlom), pra facilitar trocas de o2 e co2

3 - na verdade o que tem que ficar submerso é a mangueira da bombinha, não ela inteira, senão daria um curto-circuito por causa da água...

4 - usando a bombinha, nao precisa borrifar água todo dia, é só deixar o terrário quietinho...

5 - Exato, a bombinha não é necessária, apesar de ser mais prática (não precisa ficar perto do terrário borrifando) e mais 'limpa' (o ar entra na água do fundo do terrário, e qualquer contaminante entra em contato com essa água. quando tem água oxigenada ou sanitária, junto dessa água, extermina os contaminantes, facilitando a frutificação e dificultando pra contaminantes)

espero que tenha ajudado, desejo ótima sorte nesse vindouro cultivo :)

Muuuuito obrigada, Vinícius, a sua resposta me ajudou bastante! Já até pedi um carimbo (não foi comprado, ta? *risos*) para eu começar o meu cultivo igual gente grande! Bem, quase igual! :p:

Bem... agora é só juntar o material!

Agora vou me recuperar da depressão de ter matado a única semente de arruda da síria que germinou no meu jardinzinho! :eek: Ai, que triste! :(

muuuito de nada, amiga moonie

sobre o cultivo, já decidiu sobre qual técnica usar? quando os recursos $$ estão escassos, tem formas bastante acessíveis...

e essa arrudinha, morreu afogada? fique tranquila logo os cubensis aparecem pra te deixar mais feliz hehehe

--- Off topic ---

Se você conseguir fazer alguma arruda da síria crescer, avise. :D

--- Off topic ---

Se você conseguir fazer alguma arruda da síria crescer, avise. :D

opa! parece que acima dos 1.500 metros elas vao sem problemas.
pouca agua + altitudes+ baixa temperatura.
o trato da arruda é o mesmo da papoula, que parece ter essa mesma resistencia a baixas altitudes.
eu nao tive oportunidade de tentar ainda, mas assim que arrumar um amigo que more em lugar alto (e agora, ONDE NO BRASIL::??) vou tentar mandar sementes pra ele testar.

em goiás tem um lugar que bate 1596m; latitude 15º45'S longitude 48º15'W
te mando a carta topográfica jajá
só que lá é quente pra dedéu

Desculpa a demora! :)

Sobre a arruda da síria, ela não morreu afogada, não... Eu é que fui abestalhada e esqueci a plantinha com poucos dias no sol! :( Quando eu voltei ela estava mortinha da silva... mas já plantei várias outras sementes, agora é só esperar!

Eu sei que ela é difícil de cultivar, mas tem pessoas em um outro forum (Plantas Enteógenas) que conseguem, até mesmo em apartamento (como eu).... então vamos ver, né?

Vinícius, sobre a técnica... Então, pensei em usar o PF Tek mesmo (ainda não decidi se vai ser com sementes de passarinho, arroz, ou a técnica do mortandello com cremogema), e pretendo fazer um terrário daqueles de organizador de plástico, com bombinha de aquário. Acha bom pra uma iniciante? Vou tentar fazer carimbos do meu Golden Teacher (se eles brotarem, etc) e pedi um carimbo tb da profungo.

Bom fim de semana pra vcs!

sim moonie, acho ótimo, inclusive pra carimbos limpos uso esse set até hoje, nunca deu pau... bombinha potente é uma coisa ótima, meus cogus ficam menores dentro do terrário porque a bomba é 'meia-bomba' hehe
:pos:

acreditamos que sim, capacidade volumétrica do terrário x injeção de o2 (pressão e vazão) x saídas de ar determinam um valor de troca de gases...

aqui no cm já falamos em procurar a dinâmica dos gases, o2 e co2, pra saber de uma forma mais concreta, mas é difícil achar material sobre isso...

meu terrário é uma caixa de 32 litros de volume... bem pequeninha... e a bomba é de pouquíssimos litros por hora, nem sei quantos mas é bem fraca...

já fora de casa a umidade é menor, mas os cogus nascem bem maiores, o oxigênio tem grande papel nisso acho

até :pos:

acreditamos que sim, capacidade volumétrica do terrário x injeção de o2 (pressão e vazão) x saídas de ar determinam um valor de troca de gases...

aqui no cm já falamos em procurar a dinâmica dos gases, o2 e co2, pra saber de uma forma mais concreta, mas é difícil achar material sobre isso...

meu terrário é uma caixa de 32 litros de volume... bem pequeninha... e a bomba é de pouquíssimos litros por hora, nem sei quantos mas é bem fraca...

já fora de casa a umidade é menor, mas os cogus nascem bem maiores, o oxigênio tem grande papel nisso acho

até :pos:

Pois é, nunca usei bombinha no terrário e já tive muitos frutos gigantes assim como vários abortos também. Alguém tem idéia dessa relação e o2 e co2 presentes nos selvagens de pasto, apenas para comparação? Nunca vi um selvagem de 30cm , mas aqui no terrário já apareceu alguns. Geralmente no pasto eles sao menores e com um chapéu mais proporcional. Seria interessante um comparativo entre luz, o2, co2 e outros detalhes que "moldam" nossos amiguinhos.

realmente precisamos reunir muitos dados e analisar muitos fatores pra tirarmos uma linha... eu comentei pela minha amostragem, aqui sempre tive maiores cogumelos em outdoor, ou em baldes, que tinham oxigenação plena...

um cambodian out

https://teonanacatl.org/attachments/111-012-jpg.17408/

outro

https://teonanacatl.org/attachments/23-01-177-jpg.17235/

já no terrário...

https://teonanacatl.org/attachments/20091-009-jpg.17269/

a única diferença entre eles, é a umidade - maior no terrário, a oxigenação - maior no outdoor - e a camada de vermiculita um pouco mais espessa no out também. iluminação é a mesma já que o terrário tem janelas e fica embaixo de uma janela aberta 24hs. temperatura nesse caso também, a ambiente estava favorável...

mas pode haver outras variáveis, que acham?

Não dá para esquecer que no outdoor a interação com bactérias e outros organismos é bem diferente.

Mas é difícil de ligar a um efeito específico no tamanho e forma dos cogumelos.

Sei não, tá faltando é pesquisa na prática mesmo.
O viniciusc já tem algum material pra contribuir.
Logo poderia estar contribuindo também.
Medindo terrário,potência da bomba, etc.
É um trabalho de formiguinha.
Mas tendo bastante usuários contribuindo, hora ou outra
chegamos a alguma conclusão, ou não.
Mas o trabalho não terá sido em vão.

Back