Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1 cultivo do zero

Diário de cultivo completo.

gdxvf

Esporo
Cadastrado
05/01/2024
22
2
26
Este tópico é para discussão geral do Diário "1 cultivo do zero". Participe da discussão aqui.

Usei aqueles sacos de poliéster alguns vazaram agua encharcou, em uma das vezes o saco inchou e vazou água pela válvula da panela de pressão

Este tópico é para discussão geral do Diário "1 cultivo do zero". Participe da discussão aqui.
Numerei so os potes nao os sacos .
01 pote a strain é : albino
Foram 2 sacos
1 deles está desenvolvendo bem o outro tá muito encharcado acredito que não vai pra frente

Este tópico é para discussão geral do Diário "1 cultivo do zero". Participe da discussão aqui.
O pote número 2 foram 2 sacos
Man não sei se esse pote é mdk ou p.e.7 eu me perdi na marcação kkk
Mas o mesmo esquema do pote anterior uma tá muito encharcado o outro tá desenvolvendo mas bem pouco

O pote número 3 fiz um saco só,
Não marquei também a strain, somente 1 ponto de micelio mas nem consegui tirar foto,
Não pesei nenhum saco no próximo cultivo vou me organizar mais nas marcações

Pote 4 não tem marcação de strain
1 saco só
Nenhum ponto de micelio

Este tópico é para discussão geral do Diário "1 cultivo do zero". Participe da discussão aqui.
Pote 5
Penis envy 06
Muito encharcado

Pote 06
Penis envy 06
2 sacos
1 desenvolvendo o outro não os dois tão um pouco a mais de agua

Este tópico é para discussão geral do Diário "1 cultivo do zero". Participe da discussão aqui.
Pote 7
Albino
2 sacos
Os dois se desenvolvendo

Tenho também 2 potes de vidro 1 tá se desenvolvendo o outro não apareceu nada
 

Anexos

  • 20240105_081127.jpg
    20240105_081127.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 11
  • 20240105_081644.jpg
    20240105_081644.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 10
  • 20240105_081619.jpg
    20240105_081619.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 8
  • 20240105_082130.jpg
    20240105_082130.jpg
    1 MB · Visualizações: 8
  • 20240105_082114.jpg
    20240105_082114.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 4
  • 20240105_082821.jpg
    20240105_082821.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 6
  • 20240105_082958.jpg
    20240105_082958.jpg
    1,006.4 KB · Visualizações: 8
  • 20240105_083347.jpg
    20240105_083347.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 9
Man deu muito errado kkk acho que um dos maiores e o principal erro da gente iniciante é a gambiarra, fiz 14 sacos de spawn só 1 deu certo seloko fiquei meio pah kkk

Mas comecei tudo denovo depois atualizo foto ou sla
Fiz Pftek
250ml de vermiculita
125ml de fai
125ml de água
1:hora na pressão
Usei aqueles pote de bolo de polipropileno
Essa foi a receita mas fiz várias vezes fiz 25 bolos já
Amanhã cedinho vou inocular
Tenho algumas strains que vou usar.
Penis envy 6
Penis envy 7
Ecuador
Cambodian
Blue meanie
Shakti
Thai koh samui
Vou usar de todos
1.5ml por furo 2 furo por bolo
Total de bolos vou fazer 43

Man segui a risca um manin que tô acompanhando a um tempo antes pegava um pouco de informação de cada um fazia uma parada meia boca na gambiarra ainda e sempre deu errado, dessa vez vou seguir uma receita a risca e é isso.
 
kkkkkk, eu te entendo demais! Eu até hoje faço ”do meu jeito" o casing, só nós sabemos o que temos disponível em casa, para quem é iniciante e não pode comprar tudo de uma vez isso é comum…

Mas tem alguns pontos que hoje eu não economizo mais, alguns deles são:
1- Não deixo menos que 1:30 esterilizando, já deixei menos e tive problema com contaminação, percebi que essa economia não valeria a pena ( mas lembrando que eu gosto de fazer com milho e não pftek, pode ser que com pftek 1h já seja o ideal)
2- Na hora de fazer a inoculação você deve ter assepsias básicas, tomar um banho é o primeiro ponto, usar roupas limpas também é importante
3 - Você deve inocular em um canto fechado, uma sala que não tenha ventilação cruzada, ar condicionado, ventilador, nada disso o ar tem que estar parado, o ideal é que você faça dentro de um "SAB" que é basicamente uma caixa de ar parado,
4 - utilize luvas, use álcool e esterilize a ponta da agulha com o fogo até ela ficar vermelha, faça isso todas às vezes que for inocular,
5 - não tenha pressa, quando você faz apressado é pior, tente fazer poucos, como somos iniciantes é muito fácil se perder e errar, essa é a hora mais importante de todas, lembre-se!

E por último Paciência!! Essa eu precisei de mais um pouco de tempo pra aprender, mas aprendi na marra!

A última dica que eu posso dar é, da próxima talvez você pode fazer menos, vai testando com pouco, o meu erro também foi fazer logo muito milho, queria que viesse muitos cogumelos e tal, mas quando a gente faz isso acaba errando, quando a gente erra pouco é melhor, até que você encontre seu jeito de fazer e depois vai duplicando...

É melhor um pouco dando certo do que muito dando errado :positivo:
 
kkkkkk, eu te entendo demais! Eu até hoje faço ”do meu jeito" o casing, só nós sabemos o que temos disponível em casa, para quem é iniciante e não pode comprar tudo de uma vez isso é comum…

Mas tem alguns pontos que hoje eu não economizo mais, alguns deles são:
1- Não deixo menos que 1:30 esterilizando, já deixei menos e tive problema com contaminação, percebi que essa economia não valeria a pena ( mas lembrando que eu gosto de fazer com milho e não pftek, pode ser que com pftek 1h já seja o ideal)
2- Na hora de fazer a inoculação você deve ter assepsias básicas, tomar um banho é o primeiro ponto, usar roupas limpas também é importante
3 - Você deve inocular em um canto fechado, uma sala que não tenha ventilação cruzada, ar condicionado, ventilador, nada disso o ar tem que estar parado, o ideal é que você faça dentro de um "SAB" que é basicamente uma caixa de ar parado,
4 - utilize luvas, use álcool e esterilize a ponta da agulha com o fogo até ela ficar vermelha, faça isso todas às vezes que for inocular,
5 - não tenha pressa, quando você faz apressado é pior, tente fazer poucos, como somos iniciantes é muito fácil se perder e errar, essa é a hora mais importante de todas, lembre-se!

E por último Paciência!! Essa eu precisei de mais um pouco de tempo pra aprender, mas aprendi na marra!

A última dica que eu posso dar é, da próxima talvez você pode fazer menos, vai testando com pouco, o meu erro também foi fazer logo muito milho, queria que viesse muitos cogumelos e tal, mas quando a gente faz isso acaba errando, quando a gente erra pouco é melhor, até que você encontre seu jeito de fazer e depois vai duplicando...

É melhor um pouco dando certo do que muito dando errado :positivo:
Agradeço as dicas irmão, vou manter na pftek por um tempo haha incrível muitos bolos já apresentando micelio até agora nada de contaminação pelo menos não aparente, cara eu comprei 12 caixa organizadora fiz 12 terrarios eu cultivava casings que comprava na net uma dessas caixa vou transformar em uma glovebox na hora de inocular vai ajudar, eu fiz esse esquema do fogo mas fiz na vela me incomodou um pouco que fica preta tipo um resíduo sla mas eu percebi que no isqueiro isso não acontece, hahaha preciso aprender a ter paciência todo santo dia vou ali olhar os bolo como tá indo mesmo não sendo recomendado ficar mexendo muito né mas é a ansiedade né kkk. Irmão agradeço pelas dicas amanhã posto umas foto de como tá ficando os bolos
 
Ah podecre tinha esquecido hoje comprei 3 frasco de 100ml pra fazer cl, 1 desses frasco já vem pronto já estéril usei uma seringa de penis envy 07 essa strain é foda demais,
Consegui também 4 cl amanhã tô pensando em fazer mais uns bolo pftek com essas cl

Strains:
penis envy 06
penis envy 07
australian E
E TAT ( Man sempre vi os cara postando tat mas não achava cl nem carimbo dela e achava mo bonito essa strain só hoje fui descobrir que tat é True albino teacher kkkkk fiquei besta com isso 🥲
 
só hoje fui descobrir que tat é True albino teacher kkkkk fiquei besta com isso 🥲
kkkkkkkkkkkk, sim sim!!! é muito bonita também!!

boa sorte nas inoculações, já que é a parte mais importante!!
 
Ecuador, blue meanie, penis envy 06 foram as strains que já aparece micelio, agora cambodian e shakti nenhum apareceu micelio
 

Anexos

  • 20240116_085834.jpg
    20240116_085834.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 4
  • 20240116_085841.jpg
    20240116_085841.jpg
    1,008.4 KB · Visualizações: 4
  • 20240116_085936.jpg
    20240116_085936.jpg
    919.8 KB · Visualizações: 3
  • 20240116_090002.jpg
    20240116_090002.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 4
Tô esterelizando 18 bolos hoje amanhã vou inocular eles mas são poucos bolo acho que vou usar so o australian e o TAT
 
Não sei se é a ansiedade de tá olhando todo dia mas aparentemente parou de crescer o micelio em todos os bolos, se o bolo secar é possível ele parar o crescimento? Eu fiz o selo de vermiculita muito grande não sei ou coloquei pouca água
 
Todos os bolos inoculados dia 12 tá se desenvolvendo sem contaminantes aparente, todos os bolo inoculados dia 14 tá se desenvolvendo sem contaminantes aparente, os bolos inoculados dia 16 já aparecem micelio esses eu fiz sem o selo de vermiculita os anteriores secaram não sei se foi pouca agua ou por conta do selo grande demais porém sigo nos meus testes :positivo:, tô bem feliz um total de 34 de 50 bolos desenvolvendo (sim esta se desenvolvendo era só ansiedade mesmo mas tirei uma foto ontem e comparei e tá se desenvolvendo tenho que parar de ficar olhando os bolo kkkkkk)

Mas ainda tenho a dúvida se o bolo secar o micelio para? Seria possível uma seringada de água?
 
Não sei se é a ansiedade de tá olhando todo dia mas aparentemente parou de crescer o micelio em todos os bolos,
Caso ele pare podem ser 2 coisas:
1- Falta de oxigênio, isso é, você tapou muito o buraco da inoculação ou esse buraco é muito pequeno para o bolo, quando acontece isso comigo eu faço mais 3 ou 4 furos e coloco o micropore, mas isso tudo tem que ser feito com assepsia correta, passa álcool no local onde vai ser feito o furo, esteriliza a ponta de uma faquina com fogo até ficar vermelho e fura e já coloca o micropore

2- pode ser contaminação por bactéria, e você só vai saber se é bacteriano se você fizer o primeiro passo e não funcionar. geralmente quando é bacteriano o as paredes ficam muito suadas, muito mesmo, o micélio já esquenta, com bactéria esquenta mais ainda... outra forma de saber se é bacteria é sentindo o cheiro, se tiver cheiro de qualquer coisa que não seja de cogumelos frescos ou terra molhada pode ser bactéria.

Mas antes disso eu deixaria mais uns 2 ou 4 dias lá parado para saber se realmente está acontecendo isso, pode ser que seja só ansiedade mesmo...

Mas ainda tenho a dúvida se o bolo secar o micelio para? Seria possível uma seringada de água?
Não é bom, se a semente estiver cozida o micélio irá se ploliferar independente da água, tem pessoas que gostam de fazer o grão bem mais seco e isso não tem influência, pelo contrário, quanto mais água mais chances de contaminação bacteriana.
 
Salvou de verdade na informação, eu realmente tava meio preocupado mesmo crescendo tava seco e eu achei que ia dar ruim, eu dei uma pesquisada e não achei muita coisa, tem uma pessoa que perguntou aqui sobre mas ele falou que voltou a crescer e o tópico tomou outro rumo, juro que já estava esquentando agua ia dar uma seringada só pra ver, menos mal
 
KKKK, Eu entendo demais!!! no inicio eu achei que o grão tinha que estar molhado, mas depois que tive contaminação bacteriana e parou de crescer e desandou tudo foi que eu aprendi!

Cara, depois da inoculação o que nós podemos ter é paciência, e quando estiver 30%, dar aquela agitada marôta para que os grãos toquem outros grãos e faça acontecer mais rápido.
 
As parede dos pote estão levemente molhada isso é bom ?
 

Anexos

  • 20240121_081722.jpg
    20240121_081722.jpg
    967.9 KB · Visualizações: 3
Eu desenhei o micelio pra confirmar se estava crescendo kkkk
 

Anexos

  • 20240121_082005.jpg
    20240121_082005.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 2
  • 20240121_081957.jpg
    20240121_081957.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 2
Contaminantes em 1 bolo
 

Anexos

  • 20240121_082149.jpg
    20240121_082149.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 5
  • 20240121_082141.jpg
    20240121_082141.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 5
Irmão

Irmão seguinte você é um anjo haha me salvou mesmo, você comentou sobre oxigenação, tinha bolo com 1 furo só de inocolucao, fiz alguns furo em alguns bolo só pra ver, vou postar a diferença com dois dias só, eu fiz um desenho do micelio pra ver se estava crescendo

Contaminante
 

Anexos

  • 20240121_212730.jpg
    20240121_212730.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 5
  • 20240121_212734.jpg
    20240121_212734.jpg
    1,022 KB · Visualizações: 4
  • 20240121_212736.jpg
    20240121_212736.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 5
  • 20240121_213633.jpg
    20240121_213633.jpg
    1 MB · Visualizações: 5
As parede dos pote estão levemente molhada isso é bom ?
É normal suar a parede, mas se for muito é bactéria, mas ei, isso não quer dizer que está tudo perdido, bactéria é o único contaminante que ainda dá pra levar pra frente o cultivo, se o micélio continuar crescendo dá pra ir em frente sem problemas, dizem que só diminui o volume de cogumelo, mas você ainda terá vários flushs, eu mesmo já consegui vários com bactéria.

Contaminantes em 1 bolo
Eu realmente não tenho o olho tão treinado assim, pela foto não estou conseguindo ver...
Irmão seguinte você é um anjo haha me salvou mesmo, você comentou sobre oxigenação, tinha bolo com 1 furo só de inocolucao, fiz alguns furo em alguns bolo só pra ver, vou postar a diferença com dois dias só, eu fiz um desenho do micelio pra ver se estava crescendo
Que massa! Fico feliz em poder ajudar! estão indo muito bem, é só esperar agora! Quero ver esses potes brancos do micélio!! :positivo:
 
Perdi meu celular eu estou com Um que não tem chance de postar foto depois vejo se consigo upar alguma coisa mas com esse aqui sem chance
 
Back
Top