Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1 cultivo brasil

Diário de cultivo completo.
Boas amigos da comunidade,este na verdade é a minha segunda tentativa pois na primeira nunca os esporos chegaram a germinar pois acredito que o carimbo era muito antigo 1 ano e meio) ou mal armazenado....
também tento o cultivo sem perlite,vermiculite e nem tenho PP mas com a vossa ajuda la chegarei...
ora vamos lá,a strain é a brasil,carimbo proveniente da (FSRE) o substrato sera apenas arroz inteiro cozido ( e aqui foi o meu 1 erro) pois fiz com arroz branco e mais tarde descobri que não era apropriado e porquê então para recuperar alguma " potência" mais tarde usarei os bolos como spawn para fazer varios mini bulks em tabuleiros de aluminio....
cozi o arroz e escorri bem tendo o cuidado para nao cozer demais e nao ficar com muita humidade,sendo a primeira vez é difícil,enchi 7 copos de 250 ml deixando 1 cm do topo,de seguida fiz tampas com papel de aluminio 2 camadas e uma terceira para destapar inocular e vedar com fita isoladora...
foram para a panela durante 2h sempre acima da agua,arrefeceram ( mais ou menos 7 horas) e foram rapidamente transferidos para a glove box que foi limpa com agua e solução de lixivia diluida em aproximadamente 10%
WP_20160320_15_15_08_Pro_LI.jpg esta é a glove box não é bonita mas foi funcional...loool
os copos foram inoculados com uma seringa que eu fiz com um carimbo de brasil que estava hidratando ha uma semana no frigorifico...
os copos foram selados e foram para a incubadora a incubar a 28 c
que consiste numa caixa organizadora de 50 l ( que também sera o terrario)
com um aquecedor de aquário regulável no fundo com agua nos cantos tem 4 bocados de esferovite com uma grelha onde assentarão os bolos,bulks etc... Neste caso esta uma outracaixa de plástico mais pequena e forrada com um material esponjoso e fácil de limpar...
a temperatura é constante...

WP_20160122_10_28_14_Pro.jpg

o micelio demorou 6 dias para começar a ser notado com pequenas manchas brancas a surgirem,depois foram exactos 18 dias até a colonização total nao tive nenhuma contaminação....
apenas 2 copos estagnaram e pareceram que nao evoluíram mais virei os ao contrario na esperança que fornecesse mais oxigénio,mas mesmo assim nada,nao quis arriscar fazer furos na tampa para melhorar a troca gasosa sendo o meu 1 cultivo ( para a próxima farei em ultimo caso) nao me pareceu que fosse falta de humidade nem contaminação aparente...

WP_20160225_09_56_22_Pro_LI.jpg este era o aspecto dos copos micelio Branquinho mas com um aspecto bastante algodoado...
deixei mais uma semana para garantir consolidação...
foram aniversariados e feito bulks em tabuleiros de aluminio na esperança de corrigir o meu erro em usar so arroz branco,tudo dentro da glove box...
a porporcao foi de 1/2 de spawn para substrato queria ter mais hipotesses de ganhar a possíveis contaminações com uma rápida colonização...
o substrato consiste em turfa,terra vegetal,humos e esterco bovino...
de seguida tapados com papel de aluminio e foram incubar 1 semana ( talvez 5 dias chegassem )
nao fiz furos para troca gasosa...
entretanto os outros 2 copos 80% :colonizados ficam mais tempo a incubar mas sem evolução...

ao fim de uma semana tirei os da incubadora e foram para o terrario entretanto com os que estavam estagnados um colonizou e fiz mais um mini bulk o outro nao evoluiu mas arrisquei so pás ver o que da e fiz um bulk com ele,tinha o cheiro característico do micelio ( agora sei qual é) e nao apresentava contaminação apesar de estar 80% colonizado...
com poucas espectativas la o fiz e esta dentro de uma caixa de gelados dentro do terrario pois agora nao tenho incubadora visto ser o mesmo recepiente...
um dos copos aniversariei e deixei mesmo o bolo de arroz branco para confirmar a sua baixa potencia..
e esta tudo assim uma semana depois de induzir a fase de frutificação:
WP_20160320_14_53_57_Pro_LI.jpg

WP_20160320_14_54_29_Pro_LI.jpg
levanto a tampa do terrario algumas vezes por dia para " abanar" e a temperatura esta nuns estáveis 25 c nao tenho forma de medir a humidade mas penso estar dentro dos parâmetros talvez ate de mais visto condensar muita agua na tampa e formam pingas muito grandes que por vezes caem nos bulks e bolo...
tenho sempre que ter cuidado pos sei que isso e mau para a formação de pins...
com a minha inesperiencia ficou tudo muito pouco uniforme como se pode ver mas no bulk da frente em vez de camadas misturei tudo e fiz uma fina camada no topo nivelando tudo bem e parece que nesse bulk acertei...agora ja aprendi mais um pouco com tantos erros feitos,ganhei alguma pouca experiencia e bom errar e perceber todo o processo e tentar evoluir e melhorar...
pois o bulk que esta em cima foi hoje destapado esposto a luz,oxigénio etc.. E o mais novinho o pote dos gelados solitario continua a incubar no terrario ( é o melhor que tenho agora) pois aqui a temperatura ambiente e muito baixa ainda 15 c ...
então a minha duvida\receio agora e esta,um dos bulk esta a produzir um liquido amarelo julgo ser excreção do micelio de resto esta tudo Branquinho e saudável com aquele cheirinho doce...
outra duvida é nao saber o que sao os nós que antecedem a formação de pins sera isto?

WP_20160320_14_54_59_Pro_LI.jpg
que acham do aspecto deste bulk? Fiquei preocupado com a possibilidade de overlay...
gostaria da vossa opinião,ajuda e comentarios em relação a este 1 cultivo...
desde ja agradeço a todos,tenho respeito e admiração por todos e em especial com alguns dos membros mais velhos aqui da comunidade que tanto sabem e nos ajudam bastante...
ja me esquecia de referir que com o que sobrou da seringa resolvi tentar uma cultura liquida sem grandes expectativas apenas agua e açúcar,tentei apontar para 4% mas sei que foi uma percentagem muito maior apenas o fiz por curiosidade num frasquinho de 30 ml mas a coisa funcionou e nada de liquido turvo nem colorações estranhas bem Branquinho e algodoado agora esta no frigorifico a aguardar vai ser testado primeiro em um copo para ver se nao houve contaminação...fiquei surpreendido
futuramete pretendo trabalhar com isolamentos etc...
 
Última edição por um moderador:
obrigado Bodine e Malahov,sim apesar de parecer ressecado desde o primeiro dia em que foram para o terrario formam se pequenas gotículas a superficie,em relação a serragem também pesquisei e você Malahov tem toda a razão,apesar de alguns cultivadores a usarem é muito melindrosa pois é facilmente susceptível de contaminação,afinal trata se de celulose...
obrigada malta! :)
 
WP_20160326_08_10_35_Pro_LI.jpg ora fazendo uma actualização,hoje os " amiguinhos" estavam assim:
WP_20160326_08_10_44_Pro_LI.jpg
fiquei surpreendido porque em alguns nota se ja a tensão exercida sobre o véu que vai esticando quase no seu limite,parece que vai rasgar nao tarda nada,pois a surpresa foi porque se assim for então sao cogumelinhos muito mais pequenos do que eu imaginava,(desculpem me a minha ignorancia)
loool...
 
sao cogumelinhos muito mais pequenos do que eu imaginava
Você tem que lembrar que cogumelos são uns 91% formados por água, e quando o substrato não tem um material que absorva bastante água como a vermiculita, não há água suficiente para formar frutos grandes. ;)
 
sério? Fiquei mesmo admirado sendo esta strain brasil,mas daqui a umas horas ja vou ver o tamanho a que eles chegam,e penso que também apos o primeiro flush se fizer um dunk nos bulks certamente no segundo sera bem melhor penso eu...
 
Mas pelo que sei, os frutos da strain Brasil são normalmente pequenos - compensam o peso na quantidade.

Foi particularmente uma característica que me desinteressou dessa cepa. Prefiro as que tendem a produzir frutos de tamanho grande (considerada a Pf Tek), a ficar colhendo diversos menores.
 
sim Ecuador,ja constatei isso parecem surgir em maior numero e mais pequenos mas afinal não tão pequenos quanto eu pensava,estou a gostar bastante pois para a técnica de mini bulks parecem me apropriados.
entretanto ontem não resisti e resolvi colher alguns frescos e come-los,apesar de ter experiencia com psicadélicos ( lsd e mescalina) joguei pelo seguro para ter apenas uma ideia,um feeling do que são os nossos "amiguinhos" então comi 17 gramas frescos,e ficou muito abaixo das minhas expectativas,não sei se por ter uma tolerancia grande ( com o lsd nao me parece que seja isso) ou porque iniciei os bolos com arroz branco,mas tendo usado os bolos como spawn para um bulk adicionando nutrientes etc,supostamente tudo deveria ser normal,nao sei pois foi a 1 vez e nao tenho nenhuma base de comparação!
mas deu para perceber como actuam em meu cerbero ( e corpo) para a próxima vou para 2.5 gramas secos...
mas hoje quando acordei senti me difrente,positivo,leve,animado nao sei mas muito bem...:)
hoje a noite espero tirar uns prints e quado puder posto mais umas fotos do cultivo...:D
 
e hoje estão assim:

WP_20160327_15_17_59_Pro_LI.jpg

WP_20160327_15_18_07_Pro_LI.jpg

este é o bulk ligeiramente depenado...WP_20160326_12_49_15_Pro_LI.jpg
como se pode ver o quarto bulk ainda não pinou,mas ja mostra alguns nós a formarem-se
entretanto com aquela cultura liquida que tinha feito,experimentei inocular 4 bolos para ver se estava contaminada ou não,( desta vez com arroz integral)e guardei o resto cerca de 6 ou 7 ml se tudo correr bem no fim dr semana começo a preparar os bolos para o próximo cultivo,como tenho espaço no terrario pus os bolos a incubar la dentro pois nao tenho alternativa e a temperatura ambiente é 16 c r a noite baixa ate aos 1oc, sei que nao e o melhor pois estão em um ambiente humido mas como estão lacrados talvez corra bem vamos ver,assim conseguia ter um cultivo perpetuo,sempre em rotação,uns a incubar outros a frutificar nesta altura mais fria,daqui a 1 mes ja poderei ter os copos a incubar ca fora pois a temperatura ja vai la para os 26 ou ate mais depende...
e por hoje é isto...:)
 
bem,colhi alguns cogumelos o que deu um total de 51 gramas mais 17 da minha experiencia da 68 gramas frescos ate agora e falta pesar 2 chapeludos ( um deles bem grande) que estou a tirar prints deles agora...
ate ver estou a gostar pois os cogumelos nao chegam ao ponto certo de colher ou carimbar ao mesmo tempo uns ja estão lá,outros quase,e outra ainda pequenos,mas continuam a surgir mais,esta colheita foi so de 2 bulks e tem la ainda muitos,o terceiro talvez mais um dia e de para colher mais umas gramas ( amanha) ....
WP_20160327_19_00_58_Pro_LI.jpg foi isto...:)
é uma grande satisfação colher os primeiros frutos depois de todo o processo agora estão a secar em uma caixa com um cooler de cpu ligado ate secarem bem e depois vão ser armazenados num saco ziplock ou pote com silica,do tenho é receio a tirar os prints,que fiquem contaminados,é a parte do processo que tenho mais receio......(n)
 
actualizando,ate agora consegui 72 gramas agora os 3 mini bulks estão a espera do segundo flush entretanto o quarto bulk esta a começar o 1 flush,fiz um dunk nos bulks por 3 horas e regressaram as condições de frutificação,entretanto descobri que cometi mais um erro pois devia ter forrado os tabuleiros com plástico e ao fazer o dunk reparei que estão todos furados,o micelio vai corroendo os tabuleiros mas deixei como esta,nao apresentam contaminações visíveis nem nada,a avaliar pela quantidade de pins que se estão a formar mesmo que 50% sejam abortos,ainda assim é muito promissor e penso que o segundo flush vai ser muito mais abundante que o primeiro,é normal o segundo flush ser o mais abundante?
bem e é isto por hoje assim que os meninos estejam maiores posto aqui mais fotos...
entretanto também tirei prints,esta strain esporula muito,prints bem negros e carregados,quero ser contribuidor e ajudar outros membros,mas vou aguardar mais um ou dois cultivos ate melhorar a minha técnica para tirar prints,então poderei contribuir pois nao quero doar prints contaminados e em vez de ajudar prejudicar sem querer....
amanha a noite vou ter uma experienci com 2.5 gramas secos e posteriormente farei um relato aqui a malta ....:)
 
boas pessoal,estou com um problema ( ou não) então após o primeiro flush de 2 bulks que renderam aproximadamente 90 gramas pois ainda colhi mais alguns,ja la vão 2 semanas que estou a espera do segundo flush e ainda nada,nem vejo novos pins nem nada,e o terceiro bulk so agora esta a começar demorou bem mais do que os outros,algo parece nao estar bem mas as condições de temperatura,humidade e troca gasosa sao exactamente as mesmas porque estará a demorar tanto? Os bulks nao apresentam contaminação alguma....
 
Entre um flush e outro dos bulks eu refaço a camada de casing nos pontos necessários (camada super fininha) e borrifo uma boa quantidade de água (umas 30 borrifadas). Isso funcionou bem para mim.
 
malahov descobri que ambos os bulks estavam totalmente cobertos com bolor por baixo,descartei os e enterrei os bulks na terra no quintal e so me resta um bulk que parece que nao vai dar nada pois so tem meia dúzia de pins e so deu um mini cogumelinho ate agora,nao percebo pois estava tudo a ir tao bem....
vou ver o k isto vai dar e no próximo cultivo vou optar por bolos pf e repensar o meu terrario,tenho que melhorar o terrario talvez por o aquecedor dentro de uma garrafa de vidro com agua para aquecer o terrario e na questão da humidificação talvez opte por borrifar diversas vezes ao dia....
 
O surgimento de contaminação tão cedo realmente indica que o terrário tem que ser revisto, provavelmente a troca de ar está insuficiente. Mesmo que você tenha automatizado utilizando um borbulhador, ainda assim eu recomendo que abane algumas vezes ao dia, para gerar turbilhonamento no ar e realizar a troca de ar em áreas em que ele fica parado. Que temperatura tem mantido os terrários?
 
malahov a troca de ar tem sido manual,abano com a tampa varas vezes ao dia entre 3 e 5 vezes,a temperatura tem estado na faixa dos 25 c ....
sim,algo nao esta bem,o terrario e limpo a cada 15 dias com agua e sabão e agua sanitaria....
a humidade parece me bastante alta....
 
malahov,acho que já percebi qual foi p meu erro,ora quando fiz os bulk esqueci me de forrar o fundo dos tabuleiros de aluminio com plástico,então mesmo antes do 1 flush os tabuleiros estavam todos furados por baixo,deixei os mesmo assim pensando que poderia chegar pelo menos a um 2 flush antes de darem problemas mas como o fundo do terrario tem agua e o aquecedor de aquário que causa bastante humidade no terrario acredito que essa grande quantidade de humidade permanente sem evaporação seja o culpado de os bulks ficarem bolorentos no fundo....
acha que o meu raciocinio esta correcto??
 
Desculpe só hoje ver seu post! Bem, eu uso marmitas de alumínio e não tive o problema dos furos, mas pelo que vejo as suas devem ser feitas de algum outro material. Eu não sei se seu raciocínio está correto, muito difícil afirmar. Mas no meu caso, por exemplo, com a umidade e borrifadas, às vezes se acumulava um pequena quantidade de água no fundo dos recipientes dos bulks e isso não me trouxe qualquer problema. Quando contaminaram, por conta do esgotamento natural do micélio, acabou aparecendo foi por cima mesmo.
 
sem problema Malahov,so pensei dessa forma porque contaminaram por baixo justo onde furaram,bem o outro bulk também deu meia dúzia de pins e so 1 cogumelinho por isso acho que posso dar este cultivo por teminado...
aprendi mais um pouco,e compreendi certos erros que cometi,como tirei prints em breve vou dar inicio a um novo cultivo e posteriormente abrirei aqui um diario,desde ja agradeço a todos os que me ajudaram e em especial a Malahov que tem sido sempre muito prestável e prontamente responde e ajuda nas delicadas questões fúngicas...:)
 
Back
Top