Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1 cultivo brasil

Diário de cultivo completo.
Boas amigos da comunidade,este na verdade é a minha segunda tentativa pois na primeira nunca os esporos chegaram a germinar pois acredito que o carimbo era muito antigo 1 ano e meio) ou mal armazenado....
também tento o cultivo sem perlite,vermiculite e nem tenho PP mas com a vossa ajuda la chegarei...
ora vamos lá,a strain é a brasil,carimbo proveniente da (FSRE) o substrato sera apenas arroz inteiro cozido ( e aqui foi o meu 1 erro) pois fiz com arroz branco e mais tarde descobri que não era apropriado e porquê então para recuperar alguma " potência" mais tarde usarei os bolos como spawn para fazer varios mini bulks em tabuleiros de aluminio....
cozi o arroz e escorri bem tendo o cuidado para nao cozer demais e nao ficar com muita humidade,sendo a primeira vez é difícil,enchi 7 copos de 250 ml deixando 1 cm do topo,de seguida fiz tampas com papel de aluminio 2 camadas e uma terceira para destapar inocular e vedar com fita isoladora...
foram para a panela durante 2h sempre acima da agua,arrefeceram ( mais ou menos 7 horas) e foram rapidamente transferidos para a glove box que foi limpa com agua e solução de lixivia diluida em aproximadamente 10%
WP_20160320_15_15_08_Pro_LI.jpg esta é a glove box não é bonita mas foi funcional...loool
os copos foram inoculados com uma seringa que eu fiz com um carimbo de brasil que estava hidratando ha uma semana no frigorifico...
os copos foram selados e foram para a incubadora a incubar a 28 c
que consiste numa caixa organizadora de 50 l ( que também sera o terrario)
com um aquecedor de aquário regulável no fundo com agua nos cantos tem 4 bocados de esferovite com uma grelha onde assentarão os bolos,bulks etc... Neste caso esta uma outracaixa de plástico mais pequena e forrada com um material esponjoso e fácil de limpar...
a temperatura é constante...

WP_20160122_10_28_14_Pro.jpg

o micelio demorou 6 dias para começar a ser notado com pequenas manchas brancas a surgirem,depois foram exactos 18 dias até a colonização total nao tive nenhuma contaminação....
apenas 2 copos estagnaram e pareceram que nao evoluíram mais virei os ao contrario na esperança que fornecesse mais oxigénio,mas mesmo assim nada,nao quis arriscar fazer furos na tampa para melhorar a troca gasosa sendo o meu 1 cultivo ( para a próxima farei em ultimo caso) nao me pareceu que fosse falta de humidade nem contaminação aparente...

WP_20160225_09_56_22_Pro_LI.jpg este era o aspecto dos copos micelio Branquinho mas com um aspecto bastante algodoado...
deixei mais uma semana para garantir consolidação...
foram aniversariados e feito bulks em tabuleiros de aluminio na esperança de corrigir o meu erro em usar so arroz branco,tudo dentro da glove box...
a porporcao foi de 1/2 de spawn para substrato queria ter mais hipotesses de ganhar a possíveis contaminações com uma rápida colonização...
o substrato consiste em turfa,terra vegetal,humos e esterco bovino...
de seguida tapados com papel de aluminio e foram incubar 1 semana ( talvez 5 dias chegassem )
nao fiz furos para troca gasosa...
entretanto os outros 2 copos 80% :colonizados ficam mais tempo a incubar mas sem evolução...

ao fim de uma semana tirei os da incubadora e foram para o terrario entretanto com os que estavam estagnados um colonizou e fiz mais um mini bulk o outro nao evoluiu mas arrisquei so pás ver o que da e fiz um bulk com ele,tinha o cheiro característico do micelio ( agora sei qual é) e nao apresentava contaminação apesar de estar 80% colonizado...
com poucas espectativas la o fiz e esta dentro de uma caixa de gelados dentro do terrario pois agora nao tenho incubadora visto ser o mesmo recepiente...
um dos copos aniversariei e deixei mesmo o bolo de arroz branco para confirmar a sua baixa potencia..
e esta tudo assim uma semana depois de induzir a fase de frutificação:
WP_20160320_14_53_57_Pro_LI.jpg

WP_20160320_14_54_29_Pro_LI.jpg
levanto a tampa do terrario algumas vezes por dia para " abanar" e a temperatura esta nuns estáveis 25 c nao tenho forma de medir a humidade mas penso estar dentro dos parâmetros talvez ate de mais visto condensar muita agua na tampa e formam pingas muito grandes que por vezes caem nos bulks e bolo...
tenho sempre que ter cuidado pos sei que isso e mau para a formação de pins...
com a minha inesperiencia ficou tudo muito pouco uniforme como se pode ver mas no bulk da frente em vez de camadas misturei tudo e fiz uma fina camada no topo nivelando tudo bem e parece que nesse bulk acertei...agora ja aprendi mais um pouco com tantos erros feitos,ganhei alguma pouca experiencia e bom errar e perceber todo o processo e tentar evoluir e melhorar...
pois o bulk que esta em cima foi hoje destapado esposto a luz,oxigénio etc.. E o mais novinho o pote dos gelados solitario continua a incubar no terrario ( é o melhor que tenho agora) pois aqui a temperatura ambiente e muito baixa ainda 15 c ...
então a minha duvida\receio agora e esta,um dos bulk esta a produzir um liquido amarelo julgo ser excreção do micelio de resto esta tudo Branquinho e saudável com aquele cheirinho doce...
outra duvida é nao saber o que sao os nós que antecedem a formação de pins sera isto?

WP_20160320_14_54_59_Pro_LI.jpg
que acham do aspecto deste bulk? Fiquei preocupado com a possibilidade de overlay...
gostaria da vossa opinião,ajuda e comentarios em relação a este 1 cultivo...
desde ja agradeço a todos,tenho respeito e admiração por todos e em especial com alguns dos membros mais velhos aqui da comunidade que tanto sabem e nos ajudam bastante...
ja me esquecia de referir que com o que sobrou da seringa resolvi tentar uma cultura liquida sem grandes expectativas apenas agua e açúcar,tentei apontar para 4% mas sei que foi uma percentagem muito maior apenas o fiz por curiosidade num frasquinho de 30 ml mas a coisa funcionou e nada de liquido turvo nem colorações estranhas bem Branquinho e algodoado agora esta no frigorifico a aguardar vai ser testado primeiro em um copo para ver se nao houve contaminação...fiquei surpreendido
futuramete pretendo trabalhar com isolamentos etc...
 
Última edição por um moderador:
então a minha duvida\receio agora e esta,um dos bulk esta a produzir um liquido amarelo julgo ser excreção do micelio de resto esta tudo Branquinho e saudável com aquele cheirinho doce...
Pode ser por causa dos pingos d'água. Uma boa dica é deixar o terrário levemente inclinado (coloque um calço em um dos lados), assim a água escorre pela tampa para as paredes e não pinga em cima do micélio.

outra duvida é nao saber o que sao os nós que antecedem a formação de pins sera isto?
Sim, parece que são os nós. Se forem logo virarão pins.

que acham do aspecto deste bulk? Fiquei preocupado com a possibilidade de overlay...
Está pra lá de colonizado, mas acho que não precisa se preocupar com overlay, dizem por aqui que é muito raro acontecer.

Eu teria colocado uma camada fina de vermiculita por cima antes de aniversariar, mas se já estão aparecendo os nós então creio que terá um bom flush.
 
obrigado Salaam'aleik quando puder tiro uma foto do bulk com o liquido amarelo e posto aqui para mostrar,
seguirei a sua dica de inclinar o terrario,os bulks eu
deixei colonizar quase totalmente a camada superior pensando que seria o procedimento correcto...
 
neste caso nenhum,pois o substrato foi comprado em sacos de 10 kg e vem com um PH em torno de 7 apenas foi pasteurizado....
 
Parabéns, parece estar indo tudo bem!
deixei colonizar quase totalmente a camada superior pensando que seria o procedimento correcto...
Isto é o correto sim. Mas é que muita gente coloca uma camada de casing na hora de aniversariar os bulks. ;) Na verdade você ainda pode fazer isso. Ajuda a manter a umidade correta e alguns dizem que ajuda a pinar melhor.
 
obrigada Malahov :)
pois,eu sabia dessa opção mas pelas minhas pesquisas percebi que cubensis nao beneficia muito com cassings,que nao era necessário,e como tenho humidade alta no terrario nao quis fazer também nao queria esperar mais tempo adicionando cassing,mas no próximo cultivo vou seguir o seu conselho e farei alguns bulks com camada de cassing e outros sem para poder comparar...
entretanto hoje quando olhei para o terrario vi sem sombra de duvida os nó que tiveram grande evolução desde ontem...
 
fazendo uma rápida actualização,hoje reparei que o bolo estava contaminado,crescia um bolor verde na parte de baixo e descarteio o imediatamente espero nao ter sido tarde demais pois ja la devia estar contaminado desde ontem ou antes ate....
no terrario agora tenho os 4 bulks que ja nascem pins para minha surpresa e este é o aspecto da coisa:
WP_20160322_11_02_30_Pro_LI.jpg

um dos bulks mais promissor ^^

WP_20160322_11_02_53_Pro_LI.jpg

bem,e é isto... :)
 
minhas pesquisas percebi que cubensis nao beneficia muito com

Também acho que não beneficia, no entanto alguns cultivadores fazem essa camada de cobertura com vermiculita para evitar a sujeira de mini abortos, particularmente não faço a tal camada e nunca tive problemas, ainda acho que essa camada pode até segar o micelio e inibir um grande pinset de Psilocybe cubensis, pois no caso de alguns Agaricus a camada de terra é profunda, pelo menos 3cm para promover a frutificação, o que não é o caso dos cubensis acredito.

Outro motivo para colocar a camada de vermiculita seria proteger de contaminantes, mas mesmo que esteja totalmente colonizado as chances de contaminar serão maiores se ocorrer ressecamento do micelio, quando bem estabelecido e em condições favoraveis o cubensis é resistente, a não ser que a pasteurização não tenha sido adequada.

Evite deixar o terrario muito tempo aberto, quando for realizar a troca de ar abra, abane moderadamente e feche imediatamente para evitar estresse e ressecamento.
 
Última edição:
obrigado Arcturus pelo esclarecimento,desconhecia que as chances de contaminação eram mais altas se ocorrer ressecamento do micélio....
 
ora amigos da nobre causa fúngica,hoje ja se vêem mais pins em 2 dos bulks,um terceiro esta agora a começar a pinar,o ultimo a ser feito ainda nao pinou mas também é cedo visto ser o irmão mais novo,e era isto hoje:
WP_20160323_09_03_23_Pro_LI.jpg


e este é o bulk que segregou o liquido amarelo que julgo eu serem metabolitos....
WP_20160323_09_03_29_Pro.jpg
 
ora viva malta amigos do CM esta foi a evolução desde quarta feira passada:
WP_20160325_10_44_49_Pro_LI.jpg

e este que se repararem bem parece ter um cogumelo mutante e a crescer virado para baixo é esqisito....
WP_20160325_10_44_44_Pro_LI.jpg

o terceiro bulk so agora começaram a surgir pins e o quarto deve estar bem perto ....

WP_20160325_10_44_38_Pro_LI.jpg

que acham do pinset? Sei que é muito irregular mas também rearei que os pins surgem em clusters e nas partes menos colonizadas,nos sitios onde o micelio nao é tao vigoroso a superficie....
sera que devia ter esperado menos tempo durante o spawn run e posto a frutificar quando a superficie aparentasse estar 70 ou 80% colonizada em vêz de 100% ?
agradeço a vossa ajuda amigos...:)
 
Última edição por um moderador:
sera que devia ter esperado menos tempo durante o spawn run e posto a frutificar quando a superficie aparentasse estar 70 ou 80% colonizada em vêz de 100% ?
Não, o bulk só deve ser posto para frutificar ao 100% mesmo. Me parece é que está um tanto ressecado, mas é difícil dizer por fotos. Talvez faltou um pouco mais de água na mistura do substrato, ou ele foi perdendo umidade mesmo, até porque você não usou vermiculita na mistura, o que seria bastante importante. Tem dado umas borrifadas de leve no terrário? Talvez também devesse considerar uma camada de casing, caso esteja mesmo ressecado.
 
Malahov,como deve calcular com um aquecedor de aquário a humidade é muito alta mesmo,na superficie dos bulks estão sempre com pequenas gotículas de agua pensei ate que fosse prejudicial estarem assim constantemente,mas vendo outros diarios me pareceu que é isso que se pretende pequenas gotículas nasuperficie,corriga me se estiver errado ,raramente borrifo,acha que mesmo assim deveria borrifar com mais frequência?
bem na preparação do substrato ate achei que exagerei na humidade ficou bastante humido e tive receio que a colonização fosse mais lenta e desse uma hipotesse para a contaminação mas felizmente tudo correu bem ( ate agora)
Malahov,se fizer um casing o único material adequado que tenho disponível é serrim,mas fiquei com receio,pelas minhas pesquisas ja vi que o serrim também é utilizado como camada de casing que acha Malahov?
 
Espere e veja o que acontece, pode ser que sejam poucos grandes e médios ao invés de muitos pequenos (é mais ou menos dessa forma que o micélio distribui os nutrientes), acho que não tem por que mudar o que esta dando certo, acredito que apos o dunk vira uma colheita maior.
 
Última edição:
certo Arturus,como você disse não há razão para mudar algo que esta a resultar,compreenda que devido a minha inexperiencia a ansiedade e medo é grande,principalmente por se tratarem de bulks mas tenho apredido imenso,e descobri uma noa e grande paixão,não so pelos mágicos mas pelo cultivo em geral,tenho respeito e admiração pelos nossos amiguinhos,é fascinante todo o processo nao apenas o resultado final...
certamente que sera algo que levarei comigo por toda a minha vida...:)
 
Sei que é muito irregular mas também rearei que os pins surgem em clusters e nas partes menos colonizadas,nos sitios onde o micelio nao é tao vigoroso a superficie....

Acho que isso se deve ao fato de que as áreas não colonizadas seguram mais a umidade, com o próprio material do bulk.

O micélio nas fotos parece meio ressecado mesmo. O que pode resolver é uma camada de casing, como Malahov indicou. Na falta disso, eu gotejaria água mineral nas áreas menos colonizadas, e talvez nas bordas da marmita.

descobri uma noa e grande paixão,não so pelos mágicos mas pelo cultivo em geral,tenho respeito e admiração pelos nossos amiguinhos,é fascinante todo o processo nao apenas o resultado final...
certamente que sera algo que levarei comigo por toda a minha vida...:)

Siga com esse carinho pelo cultivo que tudo tende a dar certo :)
 
Se há formação de gotículas não há necessidade de borrifar. Sobre o serrim, que aqui chamamos serragem, não é bom material para casing, deixe como está. Na próxima procure por vermiculita, acredito que vá melhorar sua produção.
Boa sorte, tenha em mente que é seu primeiro cultivo e que a experiência melhorará os resultados futuros.
 
Back
Top