Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo TKSSS e Ecuador

Diário de cultivo problemático.
Eaí galera do CM! :D

Depois de comprar todos materiais necessários para o cultivo, coloquei a mão na massa..

Com o carimbo de TKSSS que recebi da Pró-fungos, preparei uma seringa de 10ml e deixei ela na geladeira hidratando 24 horas, enquanto fazia os bolos PF. A receita me rendeu 5 copos de whisky.
Coloquei os copos na panela de pressão com meio litro de água durante 1 hora, esperei esfriar e no outro dia fiz a inoculação.

TKSSS
-Inoculação:
Dia 09/02: 6 bolos PF inoculados com seringa multisporos; 2ml para cada copo.

- Colonização:
Dia 13/02: sinais visíveis de micélio surgindo nas laterais; tri feliz :]
Evoluiu até 50% normalmente mas depois começou a ficar cada vez mais lenta, estagnando nos 75%, então fiz dois furos em cada copo para entrada de O2 (cobri com micropore) e depois disso continuaram a colonizar normalmente até os 100%. Estranho que demorou uns 50 dias pra colonização total.

ECUADOR
Com a colonização estagnada dos TKSSS resolvi pedir um carimbo de Ecuador para meu amigo, Marshall no fórum, e comecei o cultivo de milho e PF com o Ecuador

-Inoculação:
Dia 01/03: 4 potes de milho inoculados com seringa multisporos
Dia 08/03: 6 potes de PF inoculados com seringa multisporos
-Colonização:
Dia 03/03: uma trilha de micélio se formava onde a seringa tinha jorrado
Dia 08/03: o micélio toma conta, micélio extremamente rizofórmico (sério, coisa de loco mesmo)
Dia 19/03: já estavam completos os 2 potes de milho
Dia 11/03: sinais fortes de micélio nos bolos PF
Dia 28/03: 3 dos 6 copos completos
IMG_0274.pngIMG_0273.png
Enquanto o Ecuador colonizava, o TKSSS perdeu a timidez e 3 dos 5 potes estavam completos então resolvi aniversariar um deles para teste em um balde com perlita no fundo;
Dia 27/03 aniversariei então o bolo mais promissor, fiz um dunk e coldshock de 24 horas no fundo da geladeira em um recipiente CUP NOODLES;
Dia 28/03 foi ao terrário e depois de 10 dias, ontem (06/04),começou a pinar(imaginem a alegria)
IMG_0266.jpg
Moro no RS então a temperatura está perfeita para a frutificação, varia em torno de 23º e 25º ultimamente, só as vezes que dá a loca no tempo e varia pra 16º, mas aí nada que um ar condicionado não resolva.
Fiz duas quentinhas com dois potes de milho dia 03/04 e estão no terrário colonizando, tudo certo.
Dia 05/04 fiz um bulk com o milho no balde e tudo está nos conformes também.
Nos casings coloquei uma camada de 50/50 de verm e coco coir no fundo e outra em cima, fiz de acordo como o fórum propõe.
Hoje coloquei 3 bolos PF em um terrário de isopor com perlita no fundo e espero que tudo dê certo também.
IMG_0265.jpg
Ah, já ia esquecendo, fiz mais 4 bolos PF com a seringa que restou de Ecuador, só que bobie e não anotei o dia da inoculação, mas em um tempo relativamente curto ficaram 100%.
IMG_0268.png
Meus filhotes ;]
 
Aí galera, o cultivo tá lindo queria poder mostrar pra vocês com uma câmera melhor, mas nem tudo é possível :/

O bulk do balde já ta ficando branquinho, acham que devo acrescentar uma camada de casing por cima dele? Aumentaria a produção?
Nas quentinhas o micélio tá aparecendo em uns pontos e logo deve estar pinando e logo logo vou aniversariar os bolos de Ecuador..

Positividades gurizada!:fumar:


vai do teu gosto, te aconselho a fazer uns testes, que tal em uma produção você fazer sem camada de casing
e em uma produção posterior fazer com camada de casing? ou vice-versa.

aguardamos bons resultados, boa sorte :)

O pico da pisilocibina dos cogumelos é antes de romper o veu certo tup?

esse estilo ``bolotas´´ fiz um cop cola do morta:LOL:


é o que dizem por ai :)
pra ter certeza só testando mesmo não?
 
vai do teu gosto, te aconselho a fazer uns testes, que tal em uma produção você fazer sem camada de casing
e em uma produção posterior fazer com camada de casing? ou vice-versa.

Vou fazer o teste aqui, mais nutrientes = maior produção? E no outro que vou fazer não vou adicionar nada, posto os resultados depois..

FAÇAM SUAS APOSTAS! :rolleyes:
 
Vou fazer o teste aqui, mais nutrientes = maior produção? E no outro que vou fazer não vou adicionar nada, posto os resultados depois..

Camadas de casing não devem ter nutrientes. Se usar algo nutritivo você corre um sério risco de estragar tudo.
 
Vou com o tchescko, o meu foi sem camada e ta rendendo bons frutos até hoje.... :)

Depois do primeiro flush ai sim coloquei uma camada esterelizada para corrigir os buracos que ficou;)

Boa sorte...
god vibes...
 
Só para equilibrar a balança das opiniões... :D Eu gosto de fazer casing, com baixo valor nutritivo (como o Ecuador citou acima), e sempre rende lindos frutos.

O casing na minha opinião, cria um microclima para o micélio (podendo baixar a % da umidade relativa até uns 90%), torna-se em um suporte para a base dos frutos, disponibiliza água com mais facilidade e assim, produzindo frutos maiores e belos.
 
Então beleza, vou deixar eles assim e que a mother in nature cuide de tudo..:D
Já surgiram bastantes pontos de micélio no balde e quero fazer alguns vales para melhorar o desempenho durante a frutificação

Vermiculita seca em cima do casing ajudaria como uma barreira efetiva contra algum possível contaminante?
Valeu pelas dicas galera, vamo que vamo!
 
Ô se tenho Indio :D
Meus amigos, tava cuidando dos TKSSS PF que estão no isopor começando a pinar e percebi que não tinha olhado muito para as quentinhas, quando abri o terrário tive uma grande surpresa..
IMG_0337[1].jpg
E o balde continua na espera.. ansiedade corroendo!
 

Anexos

  • IMG_0338[1].jpg
    IMG_0338[1].jpg
    244.5 KB · Visualizações: 23
Cara, acho que to apaixonado por eles...[/quote]Ta namorando! ...Ta namorando!:love: :)
 
HUAHUAHUA pode crer que to!
Felicidade imensa em ver eles pinando, sem descrição :D
Nunca imaginei que um dia eu viria a cultivar chapelões, tudo isso graças ao Marshall que me mostrou a comunidade e até mesmo me deu o carimbo ecuador :)
 
Primeiro Cultivo, eim?? Parabéns ao meu predecessor contemporâneo, Hendrixdude!! :)

Comment Adicional:
- Você citou 50 dias para colonização de um (ou alguns dos potes) no início do diário. É bom ler esse tipo de relato. Já estou me aproximando de 40 dias no meu GT e ainda estou em uns 60%. //Meu achismo momentâneo de cultivador de primeira viagem, que sempre muda, diz que é devido a temperatura abaixo dos 28 graus na colonização...
 
Primeiro Cultivo, eim?? Parabéns ao meu predecessor contemporâneo, Hendrixdude!! :)

Comment Adicional:
- Você citou 50 dias para colonização de um (ou alguns dos potes) no início do diário. É bom ler esse tipo de relato. Já estou me aproximando de 40 dias no meu GT e ainda estou em uns 60%. //Meu achismo momentâneo de cultivador de primeira viagem, que sempre muda, diz que é devido a temperatura abaixo dos 28 graus na colonização...

Pode ser a temperatura, mas fique atento que o micélio pode simplesmente não se desenvolver mais chegando a certo ponto, ai logo se instala um contaminante.
 
Valeu John, SEGUE FIRME! Fiquei meio cabrero quando vi que tava demorando demais pra colonizar, cheguei até a cogitar descartar os bolos. Teve até, um bolo que ficou completo só uma semana atrás, esse bolo tá meio azulado e não sei se é contaminante ou falta de umidade.. de qualquer jeito tenho dois bolos suspeitos aqui e acho que vou tentar fazer um out quando for mais quente, se eles sobreviverem é claro.

Tu falou sobre a temperatura, eu acho que não é.. só acho. Meus 4 bolos equador colonizaram muito bem em temperatura de 23º á 25º, pode ser também que o substrato ficou muito compactado, já li alguns casos por aqui.

O primeiro cultivo sempre é o mais difícil, mas também o mais prazeroso! :D
 
Fala gurizada medonha!

Comecei a perceber que os bolos de Ecuador estão demorando a pinar, já faz algo em torno de 16 dias e somente 2 pinaram e produziram pouco, mas eram enormes! Então, depois de me apaixonar pelo casing, pensei em fazer um casing com esses bolos. O que vocês acham da idéia?
 
Back
Top