Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - Thai Pink Buffalo - PF TEK

Diário de cultivo problemático.
DIÁRIO DE CULTIVO
18/07/2020


Psilocybe Cubensis


STRAIN: Thai Pink Buffalo
Cultura Líquida - Seringa 10ml


-------------------------------

SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:

(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não

GRÃO:

Arroz Integral - TIO JOÃO

---------------------------------------------------


1- LIMPEZA DO AMBIENTE

Álcool 70% em tudo.

2- PREPARANDO O SUBSTRATO

  • Materiais: 2 partes de vermiculita, 1 parte de FAI (farinha de arroz integral), 1 parte de água mineral , álcool 70% borrifar, guardanapo.

1.jpg

Na vasilha verde 2 partes de vermiculita + 1 parte de água, mexer bem. Após, colocar 1 parte de FAI, mexer bem até que tudo esteja bem misturado, espremer um pouco do substrato com a mão, se sair algumas gotas está beleza.

2.jpg

Encher os copos (usei 5 copos de 380ml - PP5) com o substrato faltando 1 dedo para a boca, nesse 1 faltante adicionar uma fina camada de vermiculita seca, ajudará a evitar contaminantes na inoculação.

3.jpg
4.jpg

3 - SELANDO OS COPOS

  • Materiais: Papel alumínio, tesoura, fita isolante, palito de dente.

5.jpg

Cortar pedaços de papel alumínio um pouco maior que a boca dos copos, fixar o papel nos copos com as mãos, recortar as sobras.

7.jpg

Passar fita isolante fixando o papel alumínio nos copos.

8.jpg

Fazer de 2 a 4 furos no papel alumínio para que a pressão da panela entre e saia fazendo a esterilização do substrato.
(nesse cultivo fiz 4 furos em 3 copos e 2 furos em 2 copos, para fins de testes)

9.jpg


4 - PP (panela de pressão)

Na PP colocar 1 pano de prato dobrado para que os copos não encostem na base da panela.


12.jpg

Fogo alto até pegar pressão, após, fogo baixo contei 1 hora. No total foram 2 panelas, 1 com 3 copos, outra com 2 copos.

13.jpg








 
Última edição:
Se alguém ai tiver uma sugestão para esfriar ainda mais a câmara, será MUITO bem vinda. Penso em manter em 23 graus

Já tá numa temperatura ideal. :)

Não?..
 
Obrigado pela informação, caro @churumelo.

Eu jurava que a temperatura ideal de frutificação era um pouco acima da temperatura ideal de colonização. Mas é que realmente nunca me liguei nesses parâmetros... pra mim é apenas "tá quente", "tá confortável", "tá frio"; e os cogumelos funfam melhor quando "tá confortável" ou quando "tá frio" (mas frio no RJ é coisa pouca e fica dentro dos parâmetros de cultivo).

Quando tá quente deixo eles no calor e vou tirando carimbo verão após verão pra ver se desenvolvo uma cepa que trabalha bem em 30 graus ou mais.

Belo diário.
 
Quando tá quente deixo eles no calor e vou tirando carimbo verão após verão pra ver se desenvolvo uma cepa que trabalha bem em 30 graus ou mais.
Dale mano! Tens ideia de quantas linhagens mais ou menos até atingir uma estabilidade?
Outra: isso acontece com placas de agar também? Ex: deixo algumas placas em baixa e outras em alta temperatura, seleciono o micelio mais desenvolvido e repito o processo algumas vezes. Ou seja, criar intempéries para melhoramento genético?!
 
Obrigado pela informação, caro @churumelo.

Eu jurava que a temperatura ideal de frutificação era um pouco acima da temperatura ideal de colonização. Mas é que realmente nunca me liguei nesses parâmetros... pra mim é apenas "tá quente", "tá confortável", "tá frio"; e os cogumelos funfam melhor quando "tá confortável" ou quando "tá frio" (mas frio no RJ é coisa pouca e fica dentro dos parâmetros de cultivo).

Quando tá quente deixo eles no calor e vou tirando carimbo verão após verão pra ver se desenvolvo uma cepa que trabalha bem em 30 graus ou mais.

Belo diário.

Eu realmente adoro esses experimentos! Conseguimos controlar a temperatura, umidade, luz, clonar, isolar, moldamos a nossa forma, como se estivéssemos brincado de ser Deus. Isso é realmente fantástico!
 
Dale mano! Tens ideia de quantas linhagens mais ou menos até atingir uma estabilidade?
Outra: isso acontece com placas de agar também? Ex: deixo algumas placas em baixa e outras em alta temperatura, seleciono o micelio mais desenvolvido e repito o processo algumas vezes. Ou seja, criar intempéries para melhoramento genético?!

Não sei responder às perguntas. :)
 
ATUALIZAÇÃO

Buenas tardes muchachos


Dia 26/08 foi borrifado uma pequena quantidade de Água oxigenada em um bolo de milho de canjica por G2G. O mesmo estava com Dactylium (doença Cobweb).

9 dias após a H2O2


received_769617613873664.jpeg

Me parece que foi exterminado. Em volta e embaixo do pote está xuxubeleza.

Como devo proceder? Tirar esse pedaço amarelado de cima e continuar normalmente?
 
Última edição:
Como devo proceder? Tirar esse pedaço amarelado de cima e continuar normalmente?

Eu não tô conseguindo entender o que é o que no bolo micelial...

Pode tirar suas fotos desse substrato em outros ângulos?
 
DÚVIDAS

1:
Como posso armazenar os potes 100% ? Tenho alguns potes que estão na incubadora, já totalmente colonizados. Há um lugar onde possa mante-los por maior tempo?

2:
O ar na incubadora deve ser rico em gás carbônico ou oxigênio?
 
Última edição:
DÚVIDAS

1:
Como posso armazenar os potes 100% ? Tenho alguns potes que estão na incubadora, já totalmente colonizados. Há um lugar onde possa mante-los por maior tempo?

2:
O ar na incubadora deve ser rico em gás carbônico ou oxigênio?

1 - guardar na geladeira para reduzir o metabolismo dele.

2 - tanto faz, o bolo vai ter oxigênio suficiente sempre com o furo de respiro, não se recomenda ventilação na incubadora, até o contrário, mexer menos possível - mesmo que seja uma orientação de sugestão apenas. Na frutificação que a concentração de CO2 pode ter influência.
 
2 - tanto faz, o bolo vai ter oxigênio suficiente sempre com o furo de respiro

@ExPoro, É aí que entra minha dúvida. Eu por exemplo trabalho com uma caixa fechada de isopor como incubadora. Com o tempo o oxigênio ali dentro é consumido, me restando apenas gás carbônico. Nesse caso o correto não seria fazer a troca gasosa de vez em quando?
 
Última edição:
Bem, eu sempre abro a minha incubadora pra ver a evolução.

Abre a sua em até 2 em 2 dias se for o caso de se preocupar com isso. Só de abrir já entra oxigênio novo. Ou ventila. :)

Mas, precisar não precisa.
 
Bem, eu sempre abro a minha incubadora pra ver a evolução.

Abre a sua em até 2 em 2 dias se for o caso de se preocupar com isso. Só de abrir já entra oxigênio novo. Ou ventila. :)

Mas, precisar não precisa.

Realmente, essa dúvida porque li em algum lugar que o ar dentro deve ser rico em gás carbônico. :rolleyes:

Mas a verdade mesmo é essa:

IMG-20200819-WA0090.jpg kkkkkkkkk
 
Boa noite amigos exploradores!

Gostaria de dar a notícia de uma ótima frutificação e colheita, porém.....

Tive algum grande imprevisto aqui. Então tive que colocar os bolos na geladeira, todos eles 100% colonizados, terão que ficar cerca de 1 mês pausados.

Por quanto tempo consigo armazena-los na geladeira? Estão dentro de um tapauer com tampa.
 
Boa noite amigos exploradores!

Gostaria de dar a notícia de uma ótima frutificação e colheita, porém.....

Tive algum grande imprevisto aqui. Então tive que colocar os bolos na geladeira, todos eles 100% colonizados, terão que ficar cerca de 1 mês pausados.

Por quanto tempo consigo armazena-los na geladeira? Estão dentro de um tapauer com tampa.
Normalmente se deixa na parte de baixo da geladeira (verduras/frutas), já li relatos de meses a anos guardados em geladeira que retornou a frutificar e até mesmo um relato onde se foi armazenado fora da geladeira por 4 meses em um guarda roupa e se deu continuidade, creio que se eles estiverem livre de contaminantes e bem armazenados não terá problemas em guardar ainda mais pelo período de cerca de um mês.
 
Back
Top