Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo Teonanacatl

Diário de cultivo problemático.
Duas seringas foram feitas no dia 10/4 dentro de uma glovebox igualzinha a essa => https://teonanacatl.org/threads/como-montar-um-glove-box.4707/ Todo cuidado com a limpeza e purificação do local com alcool 70%uei 750ml do 92,8 coloquei mais 250ml de agua destilada) peguei o pano e começei a esfregar as paredes, outro pano para a bancada e a glovebox, e outro pano para o chão:p: e mais lsol spra na lavanderia inteira. 2 seringas prontas para uso:)



E ontem(18/4) preparei as 13:00 5 bolos de 300ml em copos de whisk e 3 bolos em potes de 450ml de maionese. Usei arroz integral com casca moido no liquidificador um pouco de arroz integral sem casca e vermiculita. Depois de 40 minutos preparando peguei os copos e coloquei 2 quadrados de aluminio encima.:)

Como meio de esterilização, usei duas panelas com tampa (não de pressão, aquelas normais), coloquei um pano em baixo e um envolta para os copos não tocarem na panela e tambem coloquei mais agua:cool:. Fexei a tampa e fui para o pc, mas 5 a 7 mim depois escutei um barulho de metal batendo, e fui ver oque era, uma das tampas tinha caido de uma delas e quando abri a outra uma rajada de vapor quente queimou minha mão:mad: (mas foi o susto mesmo que queimo).

Deixei a tampa meio aberta, para vazar o vapor (sim eu sei que a esterilização deve-se ao fator UMIDADE + CALOR) mas não tinha oque se fazer... seria esperar para comprar uma panela, mas a ansiedade foi maior mestre Obi Wan.

Depois de cerca de 50mim a agua estava quase acabando e coloquei mais agua quente, e uma curiosidade> os copos se batem bastante devido as bolhas que borbulham :eek:, então é só colocar um pano em volta ou ziguizaguiando os copos.

Há pessoas que dizem que este meio não funciona, mas tudo bem, mas se funcionar... Uhull!:D


Todos os copos estão dentro da glovebox, que agora é uma incubadora ja que os buracos do isopor foram devidamente vedados com fita crepe. Dentro tem uma garrafa de Listerine com um termostato que atinge 34º e matem, isso ja é o sulficiente para aquecer o meio a 26º~30º dependo do dia e da hora. Por exemplo, se eu deixar no armario mesmo com sol a temperatura fica 29º se deixar com janela aberta batendo vento e ou chovendo no armario fica 27º.


Todos eles estão descanssando lá, mas tenho duvida de quanto tempo esperar para abrir a caixa e ver como vai a colonização, 5 ou 7 dias ou mais? E mais uma coisa, eu usei agua de torneira, mesmo tendo um filtro normal, tem algum problema?
 
Boa Sorte aí Bolha! Tô muito curioso a respeito dessa strain, pq é a mesma que recebi...
Não sei precisar a respeito da esterilização, que também me interessa muito, já que não tenho panela de pressão!

Great Vibes e grande abraço
 
tem muita coisa errada na conta parceiro.
pesquise ANTES de zoar com o micelio.
opa - muito nao, TUDO errado.
O MICELIO NAO EH SEU ESCRAVO (by neuro)
 
tem muita coisa errada na conta parceiro.
pesquise ANTES de zoar com o micelio.
opa - muito nao, TUDO errado.
O MICELIO NAO EH SEU ESCRAVO (by neuro)

Se não fosse muito encomodo, mortadello, me diga oque esta de tão errado assim? Zoar o micélio, essa eu não entendi!? Tudo errado:eek:?

Eu nunca entendi essa frase "O MICELIO NAO EH SEU ESCRAVO (by neuro)" mas tudo bem... se vc "explicase" ia ser mais facil.

vlw:pos:
 
Se não fosse muito encomodo, mortadello, me diga oque esta de tão errado assim? Zoar o micélio, essa eu não entendi!? Tudo errado:eek:?

Eu nunca entendi essa frase "O MICELIO NAO EH SEU ESCRAVO (by neuro)" mas tudo bem... se vc "explicase" ia ser mais facil.

vlw:pos:
Esta tudo errado, que mais devo explicar?
estou explicando ja faz no minimo 5 anos, e os posts tao todos ae.
agua errada, esterelizacao errada, vedacao muito provavelmente errada.
tudo errado.
agua de torneira na seringa?
enfim.
desda base ta errado.
voce literalmente ta tirando onda com o esporo, tratando-o como objeto.
tem mais.
temperatura errada
metodo de incubacao errado.
vamos montar uma incubadora?
cada coisa uma funcao, cada funcao um PROCEDIMENTO.
releia tudo, leia novamente, releia e venha com duvidas realmente pertinentes.
foi mal.:(
 
Blz, então.... vamo ve se vai da certo, sexta-feira dia 23 eu vo abri aquela caixa e se vamo ve no que vai dar, sussi?

Até la........:pos:
 
Deixa eu explicar melhor:
Cultivo de cogumelos requer utilizacao de PROCEDIMENTOS DE LABORATORIO:
Pesquise os seguintes temas:
1- ASSEPSIA PESSOAL
2- ASSEPSIA DA BANCADA
3- PREPARO DE MEIO INOCUO
4- PREPARO DE MEIO DE CULTURA
5- SPAWN/ISOLAMENTO
6- INCUBACAO
7- FRUTIFICACAO
8-CARIMBO DE ESPOROS
9-CONSERVACAO DOS COGUMELOS (cha/secagem)

depois de dominar todas as tecnicas, venha me perguntar os PROCEDIMENTOS que ae eu posso te ajudar.
entende?
 
Kct, eu não coloquei como qui eu fiz a seringa ¬¬ e tb como fiz a inoculação...:luz:

Mals ae, eu não tinha notado isso, se por algum acaso vc viu e entendeu isso como falta de experiência ou empenho/dedicação, mals ae blz:pos:

Mas tirando isso, acredito eu ki o unico "problema" foi a exterilização:(

3- PREPARO DE MEIO INOCUO ]= seringa?
4- PREPARO DE MEIO DE CULTURA ]= certo?


6- INCUBACAO
7- FRUTIFICACAO
8-CARIMBO DE ESPOROS
9-CONSERVACAO DOS COGUMELOS (cha/secagem)
Calma ae, não xeguei aki ainda;)



Ja coloco oque estava faltando, e sexta-feira, quando abrir a incubadora tiro fotos dos copos e da mesma:pos:
 
eu vi isso como vontade EXAGERADA.
igualzinho eu quando tentei meus 3 primeiros cultivos e deram errado.
so foi dar certo quando eu segui os passos.
pra te ajudar tem o MANUAL COMPLETO DE CULTIVO por andrew/mortandello.
coloque a sanidade ANTES da vontade e vai rolar tudo certo, so nao estrague 3 carimbos como eu fiz porque isso me corta o coracao.
:)
 
AJUDA?! Acabei de verificar os copos e a temperatura da incubadora...

Boa noticia, qui não vi nada qui possa ser contaminantes, apenas o arroz que ficou bem inxado e branquinho por causa da umidade acredito eu.

E a temperatura, tava a 32º~34º :eek: Fiz um teste e ela ficou apenas a 26º~29º
Não sei oque possa ser isso mas não é legal. Teria algum problema dessa temperatura mesmo sendo apenas no terceiro dia apos a inoculação? E vcs me aconselhariam abrir devolta a incubadora quando?..

(tomara qui não tenha problema):( vlw
 
Tem fotos não? Pra podermos acompanhar melhor essa sua empreitada?
Assim só no texto fica dificil de imaginar como está.
 
Tem fotos não? Pra podermos acompanhar melhor essa sua empreitada?
Assim só no texto fica dificil de imaginar como está.

Eu sei tupynambá, mas so quero abrir a incubadora este domingo para ver como estão meus bolinhos, ai sim vo tirar fotos de como eles estão e como é minha incubadora. E só umas perguntas...

"A temperatura, tava a 32º~34º e no teste e ela ficou apenas a 26º~29º
Não sei oque possa ser isso mas não é legal(acredito eu que o termometro esteja com defeito). Teria algum problema dessa temperatura mesmo sendo apenas no terceiro dia apos a inoculação? E vcs me aconselhariam abrir devolta a incubadora quando?.."

Vlw:pos:
 
Olá Bolha,
acima de 30º a velocidade de colonização do micélio fica lenta, e abre espaço pra bactérias contaminantes. O ideal é deixar por volta de 28º na incubadora (justamente pq o micélio crescendo gera calor, chegando perto do limite de 30º).
Se não houver jeito de controlar a temperatura, paciência...

Não ligue pro jeitão do Mortandello, mas o que ele diz é certo. Sem seguir o 'manual' a chance de sucesso diminui muito...

De qualquer forma mando boas energias, boa sorte aí.

Abraços
 
Bardo:
Liguem sim pro meu jeitao.
Eu sou 1% do bravo que a propria consciencia da pessoa sera quando o cultivo der certo DE FATO e ele se lembrar de tudo que rolou de errado com os micelios quando ele ainda tentava no impeto e nao usava o conhecimento.
TUA CONSCIENCIA TE COBRA, E O TEU JULGO EH 1 bilhao de vezes IGUAL AO QUE TU PROPRIO USA AOS OUTROS.
 
Sussi, sussi, só vo abri a incubadora domingo antes de começa o panico na tv:p:

Ai ja posto umas fotos, mas tenho duvida na hora de abrir, me corrijam ou dem conselhos se oque vou fazer esta certo ou errado:pos:

Vou fexar meu quarto, janelas, limpar com alcool todas as paredes e lysol no ar! Depois coloco em cima da minha cama a incubadora, arranco o exesso de aluminio, tiro as foto e guardo em quanto eu dou um mortal de costa triplamente carpado de felicidade por ver o micélio CONSUMINDO o substrato!:D


Oque vou fazer ta bom? Ajuda ae por favor?:p:
 
Quer diser q vc é cara dos triplos mortais né,:) to sabendo..., cuidado pra nao cair de costa :D hushus

Nao vejo nenhum problema faser isso pra abrir a incubadora, com tanto q nao demore tanto com os copos no lado de fora.
eu so nao colocaria ela em cima da cama, sei lá, muitos acaros..
 
Seja NINJA, bolha, Ninja, Bolha.
que tudo correra bem.
NINJA,bolha.
 
EU vo se NINJA! ninja na veia....:D

Mas só uma duvida, se eu quiser ver a temperatura por exemplo, ou da uma olhada rapida, tem problema eu so abri a caixa(só uma espiadinha)?

Se passa lysol no ar e fexa tudo ja serve? Ou uso mascara e toca e luva pra toda vez que for da sóó uma espiada?:confused:
 
AJUDA POR FAVOR!!:(

Fui ver os meus copos dentro da incubadora e? O primeiro copo estava branquinho ,bem fraco, é visivel os grãos de vermiculita e uns arroz la dentro, pulei de felicidade, mas....

Os outros tinham pequenos focos de "duende verde", de 5 copos:
1 sem nada
3 mais ou menos
1 com forte foco(de 100% ,5a10% de contaminação) do copo inteiro

De outros 3 potes de conserva, todos tinham pequenos focos. To sem camera aki se não postava tudo.

DUENDE VERDE MALDITOO! EU VO QUEIMA ELE, BURN THE MOTHER FUCKER, BURN!!:mad:

POR FAVOR! preciso de ajuda, não sei oque fazer, minha cabeça vai explodi pq é muito poco, são menores do que 2cm² dos copos de 300ml. Tem alguma chance de o micélio "comer" o verde maldito?:confused:

AJUUDAAA? a agua ja ta xegando na minha boca, mais um poco e me afogo:(
 
Não adianta culpar e xingar o contaminante verde (e há outros dessa cor ou parecida por aí além do Trichoderma).

O problema foi a esterilização mal-feita. O material do meio estava contaminado, como 100% deles estão, e se não esterilizar direito depois esses contaminantes crescem.

Bom aprendizado e boa sorte da próxima vez.
 
Back
Top