Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º cultivo strain CUBA

Diário de cultivo problemático.
29/03/11- seringa.

após tomar banho e desinfetar o local, ultilizei 20 ml de água para injeçao para fazer a seringa com esporos.

Material ultilizado.
- Seringa esterelizada
- Luvas esterelizadas
- Máscara
- 4 ampolas de 5ml agua para vacina
- Carimbo de esporos CUBA
- Copinho de cachaça


DSC01233.JPG


primeiro esterelizei o copo e uma colher de café para raspar os esporos.
depois puz os 20 ml de agua no copo.

DSC01240.JPG



com a colher raspei +/- metade do carimbo.

DSC01245.JPG


puxei rapidamente com a seringa toda a soluçao ( esporos + agua )

DSC01244.JPG



e depois coloquei na gaveta da geladeira onde ficará 24hrs.

DSC01246.JPG




até ai tudo ok galera?
esse é o meu primeiro cultivo entao gostaria de compartilhar cada momento passo a passo.
 
Boa sorte.

Não estou conseguindo ver as fotos.
 
O carimbo está bem forte, você poderia ter raspado bem menos que metade, a seringa esta quase preta.
Qual a fonte do carimbo? segunda vez que vejo esse envelope.
Aguardando novidades.
 
[Não mencione fornecedores comerciais - Ecuador].
Como é o meu primeiro cultivo eu pensei até que estava fraco mas como sou meio pao duro raspei a metade, hehe, amanha pretendo fazer o bolo PF e inocular.
postarei em breve

30/03/11- 9hrs. preparei o bolo PF
ultilizei uma mistura de vermiculita + arroz batido no liquidificador, numa proporçao de um para um.

10hrs- esterelizaçao
Deixei 1h na panela de pressao

11h- desliguei a panela e esperei esfriar limpei ela por fora com uma flanela umidecida com desinfetante, limpei os vidros e passei durex na tampa de papel aluminio ( uzei 3 tiras ).

DSC01250.JPG DSC01247.JPG DSC01249.JPG
 
Última edição por um moderador:
sang, acho que voce cometeu um pequeno equivoco ao afirmar que é pão duro dizendo que raspou ''somente'' metade do carimbo, porque acredito que metade do carimbo já é muuuito material!!!daria para voce inocular kilos e kilos de substrato!!!
e quando voce esterilizou disse que esperou esfriar, porem se entendi, as 11 e 30 voce já inoculou?
deixe-me ver se entendi bem....
sua panela de pressão ficou 1h no fogo, e esfriou somente em 30min. antes de abrir inocular e vedar com durex??
em uma solução de 20ml voce poderia ter raspado beeeem menos que a metade de seu print
 
É, a seringa ficou exagerada mesmo.

Você pode dissolver o que restou em 10 seringas e guardar.
 
o horario nao esta correto é que eu escrevi aqui antes e fui la fazer tipo um cronograma vou concertar, pensei q em 30 min dava pra esfriar, ainda estou esperando esfriar, e em relaçao a seringa eu dividi em duas e guardei uma.

30/03/11 13hrs -Inoculaçao

inoculei os esporos nos três potes com a seringa e tampei os buracos com durex.

DSC01251.JPG



deixei eles em um local fresco da casa.

DSC01254.JPG
 
Última edição por um moderador:
Com certeza você terá dificuldade de tirar os bolos de dentro dos potes depois de colonizados.
Terá que tirar pedaços com uma colher.
 
Agora que Mauricio falou dos bolos fui ver as fotos e o meio me pareceu compactado.

Como você colocou-o nos potes?
 
(quando em frascos como esse, dificultosos para a retirada do bolo) Como proceder?
Utilizo material perfuro/cortante esterilizado? Quanto maior a ''quebra'' maior será o tempo de ''regeneração'' do micélio?
 
Ou você quebra o vidro. Com cuidado.

E descarta na coleta de material reciclável, se possível.
 
Não entendi a relação entre não estar compacto e o espaço sobrando.
 
Realmente se voce quiser um bolo PF vai ter dificuldade de retitar o substrato colonizado sem quebra, pode se optar por casing, ai pode quebrar o micelio em pedaços nao importa.
Pela minha pouca experiencia pratica com cultivo, não sei dizer se o substrato está compactado, mas para mim parece, normal. :)
 
So cuidado nas pequininas particulas
de vidro uma vez em contado com o
substrato, as vezes sem perceber passa
batido nesse detalhe e pode ter complicações.
na proxima potes sem bordas por favor colegas.
boa sorte.
Paz e luz.
 
Depende da temperatura, tamanho do pote, substrato utilizado.
Mas em média 25 dias.
 
Back
Top