Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo (Strain B+) com grãos de milho

Diário de cultivo completo.
Olá, estou cultivando além dos bolos PF, também grãos de milho para ver com qual técnica tenho mais facilidade. Esse Spawn assim que totalmente colonizado vou fazer um bulk e um casing, assim tenho como comparar entre as 3 técnicas mais comuns, que seria o cultivo direto em bolos, casing e bulk, qual eu me familiarizo mais. Os copos foram inoculados dia 09/05, os grãos ficaram bem moles, com espaço de cerca de 40% do copo vazio e esporos bem hidratados. Só tem um que está meio suspeito, é que no pote de amostra que usei para preparar as seringas eu preenchi com milho esterilizado para ver o que acontecia, colonizou muito rápido, parece que é cobweb...Vou colocar em um Bulk em isolamento pra ver o que acontece. Esse na foto é um dos copos que estão quase 100% colonizados, vai para 10 dias. Li em algum lugar aqui no fórum que o milho com pouco mais de 7 dias já da para utilizar como Spawm. Vou esperar mais uns 2 ou 3 dias e preparar um casing e um bulk. No casing vou utilizar fibra e casca de côco, já no bulk vou utilizar turfa com cálcário que minha esposa tem para as plantas ornamentais dela, um pouquinho de borra de café (acredito que o cácario resolva a questão do ph), fibra e casca de côco. Assim que eu fazer coloco as fotos. Abraços à todos...

Anexos

• 09 2.png
    09 2.png
    627.6 KB · Visualizações: 64
é que no pote de amostra que usei para preparar as seringas eu preenchi com milho esterilizado para ver o que acontecia, colonizou muito rápido, parece que é cobweb...

Cobweb é um parasita, não um competidor.

Logo pode ser outro fungo competidor, mas não cobweb.

Li em algum lugar aqui no fórum que o milho com pouco mais de 7 dias já da para utilizar como Spawm.

O grão está pronto para ser usado como spawn quando totalmente colonizado. Não é uma questão de 7, 10 ou 15 dias. É quando estiver 100% colonizado, com certeza.

Pelo que parece não era nenhum outro fungo além do cubensis , fiz o tal bulk para ver o que acontecia e pelo que tudo indica o micélio está saudável. Coloquei ele no bulk e em 3 dias ele agarrou com força a camada de bulk e está bem rizomórfico, ao contrário de antes de ir para o bulk (estava bem algoado).

Preparei da seguinte forma:

Baldinho de paçoca, com quatro furos sendo 2 superiores e 2 inferiores, cobertos com micropore;
35% turfa com cálcário que minha esposa tem para as plantas ornamentais dela :whistle:;
30% fibra de côco picada;
30% casca de côco triturada;
5% borra de café (acredito que o calcário acerte o ph)
Cobri com plático filme o pote e deixei descansando.

Agora que o micélio está agarrando a camada bulk, estou pensando em colocar uma camada de casing.
Seguem as fotos do mini bulk.

Anexos

• DSCN0266.jpg
    DSCN0266.jpg
    103.3 KB · Visualizações: 59
  • DSCN0265.jpg
    DSCN0265.jpg
    71.9 KB · Visualizações: 57
Boa sorte pra você brother, poste mais informações, você molhou o bulk um pouco? como você esta controlando a umidade?

Obrigado, toda sorte é bem vinda :). Então, depois que pasteurizei, eu deixei escorrer apenas uma gota de água, depois coloquei no baldinho de paçoca para ir incubando, pelo que eu entendi o balde não precisa ser molhado, é para o próprio balde gerar um microlima. Acredito que esteja funcionando, o micélio está amando a camada e o balde está com bolhas de suor por dentro. Umas 3 vezes por dia, para troca de ar, eu aperto ele, onde acaba gerando uma "sucção" e entra o ar pelos furos com micropore, aperto umas 10 vezes seguidas cada troca de ar. Penso que dessa forma não há a necessidade de abrir o bulk para cada troca de ar.

Quanto ao copo da primeira foto agora ele está 99% colonizado, restando apenas uns 3 ou 4 grãos que estão cobertos pela metade de micélio bem rizomórfico por sinal, parece até que o cara tem raízes. Assim que completar 100% vou preparar mais um parecido com esse mini bulk, sobrou um pouco daquela mistura com turfa, calcário, borra de café, fibra e pó de côco, só falta pasteurizar, eu gostei dos resultados até agora. Outro copo está com uns 90% colonizado, quanto terminar vou fazer Grain to Grain, para mais uns 4 ou 5 copos conforme eu conseguir colocar na PP. Os copos praticamente colonizaram em 12 dias, sem o tempo de germinar os esporos, eu acho que esses mesmos copos colonizam em menos de 10 dias nas mesmas condições.

Ainda resta um outro copo, que por bobeira deixei com menos espaço vazio e por isso eu acho que ele não se desenvolveu tão bem quanto ao outros. Como os copos estavam totalmente selados, os 40% de ar que ficaram nos copos, acredito que tenha sido o suficiente de ar para o micélio e nesse último copo não teve todo esse espaço vazio. Então agitei ele cuidadosamente, na verdade rolei em cima da cama, de um lado para o outro. Então deixei o micélio se recuperar por uns dias para ver se ajuda a terminar de colonizar. Os outros copos eu nem agitei, deixei eles quietinhos e eles vieram fortes. No meu caso estou percebendo que quanto menos eu me intrometo no processo natural das coisas, melhor elas funcionam (sou muito metido e curioso quando estou iniciando em algo novo). Com esse último quando colonizar 100% eu quero fazer um casing, aos poucos estou preparando o ambiente, isso tem me ajudado controlar minha ansiedade com as coisas, está sendo uma terapia para mim :feliz:. Em breve coloco as fotos...

Quero agradecer de coração ao teonanacatl.org por ter me ajudado a ter essa experiência através de todo esse rico conteúdo que há nele. Um grande abraço à todos que também ajudam o CM a ser o que é hoje.

muito boa essa tecnica de aperta o pote e ele puxar o ar para não abrir, como nao pensei nisso antes :cabecada: rsrsrs, vou continuar seguindo seu cultivo um abraço e muita positividade ae ;)

Olá Pessoal, 1 copo está 99,9%, passaram a madrugada escutando um ProgDark :musica: e eu acho que eles gostaram ;), agora falendo de micélio esse parece bem rizomórfico eu vou preparar um bulk pra ele hoje. Do jeito que ele vem vindo vai gostar de bulk com bastante nutriente, o outro do potinho de amostra que parecia fraquinho está vindo legal com essa mistura. Estou tão envolvido com meu cultivo que estou há 10 dias sem fumar :fumar:, como disse anteriormente está sendo uma verdadeira terapia. Outro copo segue em 95% e aquele que agitei, adivinha :unhas:, deu uma reanimada legal, agora acho que vou deixar colonizar assim mesmo até o final, sem agitar mais. Assim que fizer o bulk coloco as fotos, abraços à todos.

Anexos

• full.png
    full.png
    587.9 KB · Visualizações: 43
  • 90%.png
    90%.png
    624.5 KB · Visualizações: 39
  • copo agitado já se regenerando.png
    copo agitado já se regenerando.png
    462.8 KB · Visualizações: 40
  • copo recém agitado.png
    copo recém agitado.png
    514.1 KB · Visualizações: 42
Galera estou com uma duvida, quando os copos estiverem 100℅ colonizados, não é só colocar o milho em um recipiente cobrir com um pouco de fibra de coco e colocar no terrario? N estou entendendo esse negocio de bulk...

Galera estou com uma duvida, quando os copos estiverem 100℅ colonizados, não é só colocar o milho em um recipiente cobrir com um pouco de fibra de coco e colocar no terrario? N estou entendendo esse negocio de bulk...
Leia alguns Diarios de Cultivo que utilizaram a técnica BULK (geralmente está no título) Ex: 2 Cultivo - PC PESA - Bulk.
Você vai se familiarizar rapidinho, é bem simples.

Hoje aniversariei o bulk, estou amentando a troca de ar, tirei da incubação (27 graus) e coloquei na luz durante do dia a 23-24 graus, a noite deixo ele no escuro. As paredes do baldinho estão bem umidas e o micélio bem rizomorfico.

Anexos

• bulk 7 dias apos incubação 2.jpg
    bulk 7 dias apos incubação 2.jpg
    79.5 KB · Visualizações: 47
  • bulk 7 dias apos incubação fundo.jpg
    bulk 7 dias apos incubação fundo.jpg
    97.7 KB · Visualizações: 51
Olá pessoal, fiz um casing com casca e fibra de côco com um dos copos com milho. Fiz um sainduíche de micélio como o @Mortandello falou em algum lugar. Minha dúvida é se devo fazer uns furos com micropore enquanto o casing fica em incubação ou se não é necessário, alguns dizem que sim, outros que não :huh:.

Anexos

• DSCN0337.jpg
    DSCN0337.jpg
    62.4 KB · Visualizações: 33
Então, cobre com papel alumínio e faz alguns rasgos com uma faca, e logo em seguida cubra com o micropore, uns 3 rasgos é suficiente!

Olá pessoal, pinou o bulk! Dois pins até agora, um grande e um pequeno do lado. Só que a temperatura aqui da cidade anda baixando muito, até os cachorros estão se tremendo de frio :unhas:. Vou tentar deixar perto de uma lâmpada o bulk para ficar entre 23-24 graus. Assim que der posto as fotos.

Pessoal, mais 2 pins e algumas primórdias(eu acho), preciso muito da ajuda de vocês, estou podendo vir em casa por pouco tempo e nem todo dia, quero colher antes de abrir para não cair esporos no bulk (li que onde caiu os esporos não vem mais pins). Li vários diáros de cultivo, mas ainda estou com dúvida, a foto é de hoje, o maior pin está aproximadamente com 1cm e os outros com 0,5 cm. Saio amanhã de manhã e só volto quarta-feira de manhã, será que ainda não abriram até quarta? Desculpem minhas dúvidas, é que não estou podendo no momento nem estudar muito, agradeço a compreensão de vocês, estamos a um passo de colher os meninos e concluir o diário. Um grande abraço e muita saúde à todos.

Anexos

• DSCN0341.png
    DSCN0341.png
    975 KB · Visualizações: 46
Update: 9 pins agora, 4 grandes e 5 pequenos. Vou ter que sair de casa agora e volto só amanhã, espero que os meninos ainda não tenham aberto o "chapeleto";););).

Se os pins estiverem novinhos eles demoram uns 3 dias pra ficarem bem desenvolvido.
Ate amanha deve ficar tudo tranquilo.

Se os pins estiverem novinhos eles demoram uns 3 dias pra ficarem bem desenvolvido.
Ate amanha deve ficar tudo tranquilo.
Obrigado @Paranoid, cheguei em casa hoje de manhã, os meninos estão crescendo, agora eu acho que é questão de um dia ainda! Acho que os 3 pins maiores já estão deixando de ser pins e se tornando os cogus propriamente ditos :). Posso colher os 3 maiores e depois de 1 dia colher o restante? Esse é o tempo que imagino que os menores ainda levam para crescer. E devo arrancá-los inteiros até o talo? Tenho medo de machucar o micélio:eek:h:.

Pois é pessoal, andei lendo nos diários de cultivo e não vi ninguém que colhesse um flush em 2 etapas. Tem problema em em colher os maiores amanhã e o restante depois de amanhã? Tentaria colher em ambiente o mais esterilizado possível. Abraço à todos.

Tem problema em em colher os maiores amanhã e o restante depois de amanhã?

Não tem problema.

E se você ler mais diários certamente vai encontrar casos de coleta do flush em duas ou mais etapas.

Não tem problema.

E se você ler mais diários certamente vai encontrar casos de coleta do flush em duas ou mais etapas.
Olá @Ecuador, fiz a colheita dos três cogumelos maiores, e deixei o restante dos pins terminarem de se desenvolver. Infelizmente hoje ao chegar em casa percebi sinal de duende verde (eu acho, tipo um mofo verde) :blackalien:. Já isolei o bulk, mas vou deixar o restante dos pins crescerem, o bom é que o mofo verde está em um lado onde não há pins (sei que já devem estar todos contaminados, mas estando longe dos pins eu imagino que não interfira no crescimento). Desculpe não ter tirado fotos, pois quando colhi minha esposa estava com a câmera, e celular já viu né? Mas um deles eu guardei e sequei, pelo que lembro não havia mofo quando colhi, será que está contaminado? Os outros dois eu comi frescos, assim que colhi, se estavam contaminados meu estômago digeriu o_O. Os 2 cogus que comi eram bem pequenos, mas ficaram bem azuis depois que comecei a limpá-los. A trip foi de leve, mas foi boa ;). Quanto ao mofo, melhor nem mexer né? Vou deixar em isolamento e apenas degustar os frutos, sem tirar carimbos. Assim que terminar de secar aquele que eu colhi e sobrou :facepalm:, eu bato uma foto.

Back