Boa sorte pra você brother, poste mais informações, você molhou o
bulk um pouco? como você esta controlando a
umidade?
Obrigado, toda sorte é bem vinda

. Então, depois que pasteurizei, eu deixei escorrer apenas uma gota de água, depois coloquei no baldinho de paçoca para ir incubando, pelo que eu entendi o balde não precisa ser molhado, é para o próprio balde gerar um microlima. Acredito que esteja funcionando, o
micélio está amando a camada e o balde está com bolhas de suor por dentro. Umas 3 vezes por dia, para
troca de ar, eu aperto ele, onde acaba gerando uma "sucção" e entra o ar pelos furos com micropore, aperto umas 10 vezes seguidas cada troca de ar. Penso que dessa forma não há a necessidade de abrir o bulk para cada troca de ar.
Quanto ao copo da primeira foto agora ele está 99% colonizado, restando apenas uns 3 ou 4 grãos que estão cobertos pela metade de micélio bem
rizomórfico por sinal, parece até que o cara tem raízes. Assim que completar 100% vou preparar mais um parecido com esse mini bulk, sobrou um pouco daquela mistura com turfa,
calcário, borra de café, fibra e pó de côco, só falta pasteurizar, eu gostei dos resultados até agora. Outro copo está com uns 90% colonizado, quanto terminar vou fazer
Grain to Grain, para mais uns 4 ou 5 copos conforme eu conseguir colocar na PP. Os copos praticamente colonizaram em 12 dias, sem o tempo de germinar os
esporos, eu acho que esses mesmos copos colonizam em menos de 10 dias nas mesmas condições.
Ainda resta um outro copo, que por bobeira deixei com menos espaço vazio e por isso eu acho que ele não se desenvolveu tão bem quanto ao outros. Como os copos estavam totalmente selados, os 40% de ar que ficaram nos copos, acredito que tenha sido o suficiente de ar para o micélio e nesse último copo não teve todo esse espaço vazio. Então agitei ele cuidadosamente, na verdade rolei em cima da cama, de um lado para o outro. Então deixei o micélio se recuperar por uns dias para ver se ajuda a terminar de colonizar. Os outros copos eu nem agitei, deixei eles quietinhos e eles vieram fortes. No meu caso estou percebendo que quanto menos eu me intrometo no processo natural das coisas, melhor elas funcionam (sou muito metido e curioso quando estou iniciando em algo novo). Com esse último quando colonizar 100% eu quero fazer um
casing, aos poucos estou preparando o ambiente, isso tem me ajudado controlar minha ansiedade com as coisas, está sendo uma terapia para mim

. Em breve coloco as fotos...
Quero agradecer de coração ao teonanacatl.org por ter me ajudado a ter essa experiência através de todo esse rico conteúdo que há nele. Um grande abraço à todos que também ajudam o CM a ser o que é hoje.