Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo (Strain B+) bolo PF com fibra e casca de coco + arroz integral

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal do CM, esse é meu primeiro cultivo e gostaria de compartilhar minha experiência com vocês. Utilizei fibra e casca de côco com arroz integral. Não sabiam o que era vermiculita na minha região então resolvi fazer com a fibra e a casca de côco, pois vi que gerou bons resultados aqui no CM com alguns membros.
Proporção do substrato:

4 copos com
2/5 de arroz integral inteiro
2/5 de fibra de côco
1/5 de casca de côco triturada

e 1 copo com
2/4 de arroz integral inteiro
2/4 de fibra de côco

Cozinhei antes de esterilizar na panela de pressão o arroz, a fibra e a casca de côco escorri e coloquei na panela de pressão por 1 hora e deixei esfriar...
Com um carimbo da Strain B+, confeccionei a seringa em uma GloveBox e deixei hidratando na geladeira por 2 dias. Foram inoculados dia 10/05 e incubados a 26-27 graus dentro de uma bolsa térmica com carregadores de notebooks e modem dentro, onde eu moro faz muito frio essa época (temperaturas inferiores a 18 graus) e vi que alguém aqui tinha feito algo parecido, consegui deixar em 26-27 graus dentro da bolsa. O terceiro copo utilizei somente fibra de côco e arroz integral (não coloquei casca) para comparar... As fotos ficaram meio ruins porque não deixei nem a luz vermelha da câmera focar nos micélios por conta da luz e já guardei eles no escuro. Pesooal aqui que bate fotos usa flash? Não tenho experiência mas acho que estão no ritmo normal de crescimento e os copos parecem estar com boa umidade sem estarem encharcados, a fibra parece absorver bem a água.

Anexos

• DSCN0203.jpg
    DSCN0203.jpg
    110.5 KB · Visualizações: 125
  • DSCN0179.jpg
    DSCN0179.jpg
    62.1 KB · Visualizações: 124
  • DSCN0183.jpg
    DSCN0183.jpg
    67.5 KB · Visualizações: 114
  • DSCN0187.jpg
    DSCN0187.jpg
    40.5 KB · Visualizações: 105
  • DSCN0188.jpg
    DSCN0188.jpg
    47.5 KB · Visualizações: 99
  • DSCN0193.jpg
    DSCN0193.jpg
    44.2 KB · Visualizações: 104
Obrigado pelo retorno @Ecuador, entendo, meu medo é por que eles estão na lateral do pote e "sufocados", mas vou fazer o que você falou então, vou removê-los. Caso eu não chegasse a vê-los, eles apodreceriam lá e inutilizariam o micélio?

Espere eles crescerem, dai você terá o que colher, caso abortem haverá um motivo para remover-los.
Olá @Arcturus, pelo que entendi não devo deixá-los ali, pois podem apodrecer e inutilizar todo o restante. Quanto a colher frutos, eu acredito que como esses, nascerão mais pins, só que espero que na superfície dessa vez :).

Quanto a colher frutos, eu acredito que como esses, nascerão mais pins, só que espero que na superfície dessa vez
Continuara a nascer pelas laterais, pois as mesmas são transparentes. Tente bloquear a passagem de luz, passe fita isolante em volta por exemplo.

Continuara a nascer pelas laterais, pois as mesmas são transparentes. Tente bloquear a passagem de luz, passe fita isolante em volta por exemplo.
@Arcturus antes de discordar de algo, leia também os posts anteriores, pois eu disse que apenas tirei a proteção de alumínio para bater as fotos. Se você observar, em uma das fotos até se pode ver a tal proteção, a qual eu mesmo coloquei já para evitar isso, e por isso também não entendo porque o crescimento nas laterais ocorreu.

pelo que entendi não devo deixá-los ali, pois podem apodrecer e inutilizar todo o restante
@Arcturus rated your post "Discordar" :rolleyes:. So estragara se houver aborto + presença de bactérias decompositoras por exemplo.

Eu já deixei potes lacrados cheio de cogumelos sem colher e o máximo que aconteceu foi desenvolver micélio nos cogumelos, mas esse não é o seu caso.

Última edição:
Back