Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo (Strain B+) bolo PF com fibra e casca de coco + arroz integral

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal do CM, esse é meu primeiro cultivo e gostaria de compartilhar minha experiência com vocês. Utilizei fibra e casca de côco com arroz integral. Não sabiam o que era vermiculita na minha região então resolvi fazer com a fibra e a casca de côco, pois vi que gerou bons resultados aqui no CM com alguns membros.
Proporção do substrato:

4 copos com
2/5 de arroz integral inteiro
2/5 de fibra de côco
1/5 de casca de côco triturada

e 1 copo com
2/4 de arroz integral inteiro
2/4 de fibra de côco

Cozinhei antes de esterilizar na panela de pressão o arroz, a fibra e a casca de côco escorri e coloquei na panela de pressão por 1 hora e deixei esfriar...
Com um carimbo da Strain B+, confeccionei a seringa em uma GloveBox e deixei hidratando na geladeira por 2 dias. Foram inoculados dia 10/05 e incubados a 26-27 graus dentro de uma bolsa térmica com carregadores de notebooks e modem dentro, onde eu moro faz muito frio essa época (temperaturas inferiores a 18 graus) e vi que alguém aqui tinha feito algo parecido, consegui deixar em 26-27 graus dentro da bolsa. O terceiro copo utilizei somente fibra de côco e arroz integral (não coloquei casca) para comparar... As fotos ficaram meio ruins porque não deixei nem a luz vermelha da câmera focar nos micélios por conta da luz e já guardei eles no escuro. Pesooal aqui que bate fotos usa flash? Não tenho experiência mas acho que estão no ritmo normal de crescimento e os copos parecem estar com boa umidade sem estarem encharcados, a fibra parece absorver bem a água.

Anexos

• DSCN0203.jpg
    DSCN0203.jpg
    110.5 KB · Visualizações: 125
  • DSCN0179.jpg
    DSCN0179.jpg
    62.1 KB · Visualizações: 124
  • DSCN0183.jpg
    DSCN0183.jpg
    67.5 KB · Visualizações: 114
  • DSCN0187.jpg
    DSCN0187.jpg
    40.5 KB · Visualizações: 105
  • DSCN0188.jpg
    DSCN0188.jpg
    47.5 KB · Visualizações: 99
  • DSCN0193.jpg
    DSCN0193.jpg
    44.2 KB · Visualizações: 104
Isso, pode usar flash, não tem problema, pois não tem como identificar nada nas fotos, estão meio escuras. Siga tentando manter a temperatura estável.
Eu não entendi, você não triturou o arroz integral? Deixou ele inteiro?

Isso, pode usar flash, não tem problema, pois não tem como identificar nada nas fotos, estão meio escuras. Siga tentando manter a temperatura estável.
Eu não entendi, você não triturou o arroz integral? Deixou ele inteiro?
Deixei inteiro nesses copos e em um deles utilizei apenas fibra e arroz inteiro para comparar com os que utilizei a casca do côco também. Ontem na noite inoculei mais 2 copos com o que tinha sobrado de uma seringa, que estava na geladeira há uma semana e a cada 8 horas eu agitava. O estranho é que ontem ao pegar a seringa e agitar os esporos estava com aparencia de CL, estavam densos, parecia que estava se formando algo, pode? na duvida inoculei mesmo assim e vou ficar de olho :).
Nesses dois copos fiz uma farinha grosseira com arroz integral e a casca do côco, depois adicionei a fibra. Coloquei ferver uns 5 minutos para absorver água, deixei escorrer, preenchi os copos e mandei para panela de pressão por 1 hora de fervura. A idéia é comparar os grãos e a casca maiores em alguns copos com outros que o substrato parece mais com uma farinha grossa de arroz com casca de côco. Mas não ficou um pó, só um pouco mais triturado, por que a casca de côco que estou utilizando é meio grossa. Quanto a temperatura da incubadora, tive sorte de ficar estável, a bolsa está mantendo a temperatura, monitoro as vezes e está a 26-27 graus.

Anexos

• DSCN0204.jpg
    DSCN0204.jpg
    114.1 KB · Visualizações: 67
  • DSCN0207.jpg
    DSCN0207.jpg
    83.4 KB · Visualizações: 67
  • DSCN0213.jpg
    DSCN0213.jpg
    49.9 KB · Visualizações: 66
  • DSCN0215.jpg
    DSCN0215.jpg
    59.1 KB · Visualizações: 63
Olá pessoal, agora os copos estão com 8 dias e dois deles estão quase totalmente colonizados (pelo menos por fora) e o micélio está uma mistura de algodoado com partes rizomórficas. Vi que no geral a colonização se dá por completo em média de 25 a 30 dias, mas se continuar nesse ritmo acredito que estarão colonizados em alguns poucos dias eu acho, acredito que uma semana ainda no máximo, quase nao se vê mais o substrato. Vou agilizar para preparar o terrário, vou utilizar a casca com a fibra de côco. O copo feito somente com fibra de côco e arroz integral teve um crescimento igual aos que foram feitos com a casca de côco triturada junto, exceto em um dos lados, foi falha minha pois ao inocular a agulha trancou em alguma coisa, não saia a água e quando saiu parece que ficou presa na tampa de alumínio que fiz com umas três camadas. Acredito que deve ter escorrido bem menos nesse furo, por isso a demora nesse lado, eu já estava até esperando que nesse lado acontecesse alguma coisa. Mas no outro lado não percebi diferença, a não ser o preço, a fibra é bem mais cara do que a casca ;), então vou usar sempre as duas juntas, acaba rendendo mais e tem o mesmo desempenho. Assim que fizer o terrário coloco as fotos.
Abraços à todos...

Anexos

• 10 05.jpg
    10 05.jpg
    55.1 KB · Visualizações: 73
  • 10 2.jpg
    10 2.jpg
    72 KB · Visualizações: 74
  • 10 03.jpg
    10 03.jpg
    64.5 KB · Visualizações: 70
  • so fibra e arroz.jpg
    so fibra e arroz.jpg
    48.8 KB · Visualizações: 71
  • so fibra e arroz lado da agulhada forçada.jpg
    so fibra e arroz lado da agulhada forçada.jpg
    47.6 KB · Visualizações: 64
  • 10 1 1.jpg
    10 1 1.jpg
    51.1 KB · Visualizações: 70
Olá pessoal, um update dos bolos: Os primeiros copos estão vindo bem fortes, agora parece que eles já não se desenvolvem tão rápido, mas parece que estão "engordando". Já os outros dois que eu inoculei mais tarde, os esporos estavam estranhos dentro da seringa. O copo menor até agora nada e mais estranho que parece que fermentou, sabe aquele queijo que venceu e mas nunca foi aberto, onde pacote fica estufado. Pois é, a tampa fez isso, coloquei fita isolante por cima para vedar e quando fui ver estava estufado, mais tarde já não estava mais, acho que vou descartá-lo. O copo maior parece que está se desenvolvendo, mas estranho, um pouco por que o substrato parece que por eu ter feito a tal farinha grosseira, ficou uma meleca. Gostei mais do primeiro método que fiz, sei lá, acho que falta um pouco de jeito ainda. Quanto ao colonização completar, eu acho que de agora para frente em uma semana cobre todo copo, eu tinha falado isso há 4 dias atrás, mas agora acho que não demora muito. Percebi talvez uma pequena diferença em relação ao copo que não utilizei a casca de côco, parece vir um pouco mais robusto, pois mesmo errando a agulhada:facepalm: ele está quase fechado, no ritmo dos outros, mas com aspecto mais "encorpado". Um dos copos percebi que onde está faltando fechar parece meio seco, mas não vou interferir, logo fecha. Abraço à todos.

Anexos

• arroz+fibra+casca de côco outro lado.png
    arroz+fibra+casca de côco outro lado.png
    668.3 KB · Visualizações: 109
  • arroz+fibra+casca de côco.png
    arroz+fibra+casca de côco.png
    694.7 KB · Visualizações: 108
  • arroz+fibra+casca 2.png
    arroz+fibra+casca 2.png
    507.6 KB · Visualizações: 62
  • arroz+fibra+casca 3.png
    arroz+fibra+casca 3.png
    453.4 KB · Visualizações: 64
  • arroz+fibra+casca 4.png
    arroz+fibra+casca 4.png
    598.2 KB · Visualizações: 58
  • arroz+fibra+casca 4 outro lado quase completo.png
    arroz+fibra+casca 4 outro lado quase completo.png
    542.6 KB · Visualizações: 66
  • arroz+fibra.png
    arroz+fibra.png
    488.4 KB · Visualizações: 62
  • arroz+fibra lado da agulhada forçada.png
    arroz+fibra lado da agulhada forçada.png
    539.5 KB · Visualizações: 62
  • arroz+fibra+casca (farinha grosseira).png
    arroz+fibra+casca (farinha grosseira).png
    514 KB · Visualizações: 63
Olá pessoal, pensando em me adiantar em relação ao terrário para meus bolos PF eu fiz essa engenhoca ae, estou nesse momento com poucos recursos, com exceção de um, a criativadade :huh: .

Terrário: 2/3 de uma garrafa de água mineral de 20L.
Acredito que tenha ficado com aproximadamente uns 14 litros. Fiz várias aberturas para troca de ar e coloquei filtro, só para testar a umidade, depois coloco micropore no lugar.

Compressor caseiro: mangueira de chuveiro, lata de leite em pó, pote de sorvete.

Filtro: Fita micropore, na primeira saída de água e no final na saída de ar.

Observei que os potes demoram em média uns 20 minutos para esvaziar, ou seja, apenas 20 minutos cada vez. Gostaria de uma opinião se irá funcionar, porque se sim, farei o reservatório de 20 litros, aumentando umas 20x o tempo de funcionamento, pois coloquei 1 litro de água no pote de sorvete. Dae abasteceria de água de manhã e a noite. Se funcionar será que coloco fibra de côco umida no fundo também, já que tenho em mãos, sei que o ideal seria perlita, mas por enquanto como disse estou sem muitos recursos:(.
Abraços à todos.

Anexos

• Sem título.jpg
    Sem título.jpg
    82.4 KB · Visualizações: 56
Se funcionar será que coloco fibra de côco umida no fundo também

Deve funcionar mas não recomendo colocar fibra de coco úmida no fundo.

Deixe o fundo limpo, que deve se acumular no mesmo uma fina camada de água.

Foi dado um upgrade no terrário. Comprei uma bomba de água de parabrisas de carro. Então a água entra no garrafinha por um esguicho e sai pelo fundo da mesma voltando para a bomba de água e novamente entra na garrafinha, esse é o ciclo. Estou com dúvida em relação aquelas bombas de aquário que vocês usam no terrário, ela solta ar? Se for o caso eu volto ao esquema anterior, só que automatizado, pois coloco no timer, de tempo em tempo quando acaba água, o timer liga e a bomba enche de novo o reservatório, que volta a fazer pressão. Enfim, minha dúvida é se é ar ou água que deve entrar na garrafinha para manter a umidade? E quanto a troca de ar esses furos com micropore são suficiente? Umas fotos para explicar melhor... Estou me adiantando pois os bolos estão quase no ponto! Abraços à todos.

Anexos

• terrario update.jpg
    terrario update.jpg
    111.6 KB · Visualizações: 73
  • terrario update 2.jpg
    terrario update 2.jpg
    93.4 KB · Visualizações: 65
Pinou! Brincadeira :LOL::roflmao::). Olha quem apareceu no quintal da minha casa, alguém sabe identificar? Tem bastante folhas daqueles pinheiros de natal e esterco de pitbull ali :poop:. Se for medicinal ou comestivel gostaria de tirar um print, mas não faço idéia, alguém experiente aqui arrisca um palpite?

Anexos

• DSCN0326.jpg
    DSCN0326.jpg
    252.2 KB · Visualizações: 65
  • Sem título.jpg
    Sem título.jpg
    261.1 KB · Visualizações: 79
Um copo colonizou 100% :cool:, como meu terrário principal está em construção, resolvi fazer um teste em um mini terrário, que se funcionar vai servir para abrigar meus bolos que o terrário depois de pronto não conseguir vencer. Estou com sorte que há alguns dias a temperatura está em média 23-24 graus, pelo pouco que entendo, está ótimo para frutificação, aqui em casa tá uma umidade só, chovendo há dias e adivinha, previsão de mais chuva;). Segue as fotos do mini terrário, não aparece mas tem um corte com micropore para troca de ar, agora pocuo coloquei ele na geladeira para dar um cold shock rápido.

Anexos

• DSCN0331.png
    DSCN0331.png
    719.7 KB · Visualizações: 71
  • DSCN0332.png
    DSCN0332.png
    663 KB · Visualizações: 73
Pessoal, tive que ficar fora de casa por motivos muito tristes, mas Deus os resolveu em 3 dias :feliz: e me mostrou seu poder mais uma vez. Então a temperatura da cidade baixou e minha incubadora ficou esses 3 dias em torno de 22-23 graus, os copos pararam de se desenvolver, sei que ficaram nessa temperatura porque minha esposa quando tinha um tempinho me mandava no celular a temperatura da incubadora, fiquei com medo de pedir para ela tentar aumentar a temperatura e acabar torrando os meninos ;). Fiz certo né? Pelo que li melhor baixar do que subir demais a temperatura, se baixar para de se desenvolver, se subir demais eles morrem, correto? Eles agora a 26-27 graus novamente voltam a se desenvolver normalmente não é? E nisso tudo ainda, meu bulk do outro diário de cultivo nesses 3 dias de frio, pinou! Tudo tem sua hora :). Um bom dia à todos!

Que susto! Agora voltaram ao crescimento normal, mas está complicado manter a temperatura da incubadora,está frio aqui. O mini terrário ainda não pinou, e mais um copo colonizou 100%, (estranho essa diferença, foram todos feitos no mesmo dia e hora, mas há uma diferença considerável de avanço entre eles), imagino que seja o lugar onde cada um ocupa na incubadora, pois ela não distribui a temperatura igualmente em todas as partes, imagino que deva ser isso. Ah, e os copos são de formatos diferentes, para completar. Enfim, vou colocá-lo em uma pet, o terrário principal ainda está em fase de testes :cautious:.

Também estou no meu primeiro cultivo, usando arroz integral e fibra/casca de coco, após aproximadamente 5 dias que coloquei os copos no terrário, eles já pinaram.
Fiquei encucado em relação ao funcionamento desse compressor caseiro seu, ele joga água naquele copinho e suga a mesma água e joga novamente, fazendo assim um ciclo?
Boa sorte ai!

Que susto! Agora voltaram ao crescimento normal, mas está complicado manter a temperatura da incubadora,está frio aqui. O mini terrário ainda não pinou, e mais um copo colonizou 100%, (estranho essa diferença, foram todos feitos no mesmo dia e hora, mas há uma diferença considerável de avanço entre eles), imagino que seja o lugar onde cada um ocupa na incubadora, pois ela não distribui a temperatura igualmente em todas as partes, imagino que deva ser isso. Ah, e os copos são de formatos diferentes, para completar. Enfim, vou colocá-lo em uma pet, o terrário principal ainda está em fase de testes :cautious:.
Sim, mas já descartei e vou fazer uma fonte com a bomba de água (para decorar a sala de estar), e estou fazendo terrários de garrafas PET individualmente, tive contaminação em meu cultivo em bulk, então decidi fazer dessa forma, não quero correr o risco de contaminar algum bolo ou casing do terrário e perder tudo. Contaminando meu bulk percebi que era só isolá-lo, enquanto que se fosse um bolo ou casing em um terrário com mais outros, provavelmente todos já estariam também contaminados. Se fizer um terrário pequeno e individual, ele mesmo garante a umidade, as garrafas estão sempre suadas ou com gotículas de água geralmnte, passo 2 camadas de micropore nas entradas e saídas de ar e simplesmte aperto, fazendo o ar sair e entrar novamente na garrafa, sendo filtrado por micropore.

passo 2 camadas de micropore nas entradas e saídas de ar e simplesmte aperto, fazendo o ar sair e entrar novamente na garrafa, sendo filtrado por micropore.

Ar passando por duas camadas de micropore?

Há quem diga que duas camadas de micropore vedam a passagem de ar. Há outras passagens para o ar fora o micropore?

Ar passando por duas camadas de micropore?

Há quem diga que duas camadas de micropore vedam a passagem de ar. Há outras passagens para o ar fora o micropore?
Imagimo que não havia outras passagens de ar, pois vedei todo restante com fita isolante. Então para garantir agora passei 2 camadas e quando aperto a garrafa o ar entra e sai, com mais dificuldade realmente, pois a garrafa infla novamente bem devagar.

usando arroz integral e fibra/casca de coco, após aproximadamente 5 dias que coloquei os copos no terrário, eles já pinaram.
Estou com um há 12 dias no terrário e nada, pensei que estava demorando a pinar por não ter usado vermiculita e sim a fibra e casca de côco (o que não é o tradicional). Você fez aguma coisa, um roll, coldshock? Eu fiz apenas um coldshock. Outro está há 4 dias, quem sabe daqui uns dias pina, antes que o outro ainda :). Boa sorte nos seus cultivos.

Estou com um há 12 dias no terrário e nada, pensei que estava demorando a pinar por não ter usado vermiculita e sim a fibra e casca de coco (o que não é o tradicional). Você fez aguma coisa, um roll, coldshock? Eu fiz apenas um coldshock. Outro está há 4 dias, quem sabe daqui uns dias pina, antes que o outro ainda :). Boa sorte nos seus cultivos.
O que eu fiz foi apenas o dunk e cold-shock... Mas uma coisa que aconteceu foi que um dos bolos demorou uns 4 dias a mais que os outros 2 para colonizar por completo, e eu só aniversariei e fiz o cold/dunk quando os 3 estavam colonizados. Mas não sei se isso influencia, pois o ultimo bolo (que vou colher hoje) foi um dos que colonizou primeiro. Outro comentário que pode acontecer contigo também, acredito que por não ter feito o roll, a água do dunk foi saindo do bolo e na base ficou uma poça em volta e eu só observei uns 2 dias depois, ai creio eu que por contato direto nesse tempo com a água, gerou uma camada transparente, parecendo gelatina na base do bolo ai eu esterilizei um pouco de fibra de coco umedecida no microondas (não exagerar na água) e coloquei os bolos em cima. Acho que tive sorte, pois a temperatura onde eu moro é na faixa que os cogus gostam e só fiz uso da bomba de aquário e argila expandida para umidade, o terrário fica todo encharcado!
Boa sorte ai cara, mas não desanima não, quando você menos esperar as coisas acontecem.

Galera me ajudem, por favor:unhas:. Pinou do lado do pote, e agora? O estranho é que estava coberto com papel aluminio a lateral do pote, e mesmo assim nasceu pins. Estou com medo de tirá-los, pois em outro cultivo com milho acabei contaminando o bulk ao fazer isso (devo ter deixado cair algum contaminante). Posso deixar esses pins que naseceram na lateral e estão esmagados quietos ali? Ou não tenho escolha, vou ter que abrir? Acredito que se pinou a lateral, logo também irá pinar o restante :), por isso o medo de mexer:(. Olhem as fotos (tirei a proteção de alumínio da lateral para bater as fotos).

Anexos

• DSCN0342.jpg
    DSCN0342.jpg
    98 KB · Visualizações: 56
  • DSCN0343.jpg
    DSCN0343.jpg
    82.1 KB · Visualizações: 62
Back