Olá a todos!
Peço licença para compartilhar a minha primeira experiência com o cultivo de cogumelos. Eu quando fui fazer estavamuito ansioso então dei alguns vacilos (tipo um deles foi colocar muito mais substrato do que deveria, pq esqueci que quando cozinha o arroz integral incha kkkk
), mas aprendi com os erros e tô percebendo que fazer as coisas com calma, paciência, muito estudo e tesão levam a apreciar todo o processo de cultivo como o nascimento de uma vida que nos ajuda a entender o mundo a nosso redor. Li toda a parte p/ iniciantes do fórum neste meio tempo e agora acho que pros meus próximos cultivos tenho uma base teórica bem mais forte. Mas ainda assim gostaria de pedir umas opiniões sobre esse cultivo que fiz, pra aprender mais sobre o que fazer.
O que ocorreu foi que nesse, inoculei 3 bolos. 2 ficaram muito contaminados por um erro meu que já identifiquei qual foi. O outro não apresentava contaminação, mas acredito que ele tenha pego a contaminação dos seus vizinhos. Enfim, após um período de incubação de 21 dias eis como está o bolo sobrevivente: (vide imagens)
O bolo está contaminado.
As questões que eu estou em dúvida são:
1) É possível aproveitar o bolo de alguma forma tipo combatendo a contaminação ou cortando-a fora?
2) Levando em conta que gostaria muito de coletar os carimbos para meus cultivos futuros (já que ainda não os possuo) Pode-se colocar um bolo neste estado para frutificar no terrário?
3) Será que a única solução é colocar ele outdoor? (se é que é possível com um bolo tão contaminado) ou o melhor é só jogar fora mesmo e partir pra um próximo?
Desde já muito obrigado pela atenção!
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: Psilocybe Cubensis porto rico
PROCEDÊNCIA: seringa adquirida online
---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
(x) PF TEK
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não (até dms)
Método de preparação e esterilização do substrato:
Farinha de arroz integral, vermiculita.
Esterelizados na panela de pressão e colocados em um pote que não permita a entrada de ar
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 05/02/2020
(x) Seringa Multiesporos
GloverBox?
( ) Sim (x) Não
Peço licença para compartilhar a minha primeira experiência com o cultivo de cogumelos. Eu quando fui fazer estava
O que ocorreu foi que nesse, inoculei 3 bolos. 2 ficaram muito contaminados por um erro meu que já identifiquei qual foi. O outro não apresentava contaminação, mas acredito que ele tenha pego a contaminação dos seus vizinhos. Enfim, após um período de incubação de 21 dias eis como está o bolo sobrevivente: (vide imagens)
O bolo está contaminado.
As questões que eu estou em dúvida são:
1) É possível aproveitar o bolo de alguma forma tipo combatendo a contaminação ou cortando-a fora?
2) Levando em conta que gostaria muito de coletar os carimbos para meus cultivos futuros (já que ainda não os possuo) Pode-se colocar um bolo neste estado para frutificar no terrário?
3) Será que a única solução é colocar ele outdoor? (se é que é possível com um bolo tão contaminado) ou o melhor é só jogar fora mesmo e partir pra um próximo?
Desde já muito obrigado pela atenção!
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: Psilocybe Cubensis porto rico
PROCEDÊNCIA: seringa adquirida online
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
(x) PF TEK
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não (até dms)
Método de preparação e esterilização do substrato:
Farinha de arroz integral, vermiculita.
Esterelizados na panela de pressão e colocados em um pote que não permita a entrada de ar
INOCULAÇÃO: Data 05/02/2020
(x) Seringa Multiesporos
GloverBox?
( ) Sim (x) Não