Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - Psilocybe cubensis porto rico

Diário de cultivo problemático.
Olá a todos!

Peço licença para compartilhar a minha primeira experiência com o cultivo de cogumelos. Eu quando fui fazer estava muito ansioso então dei alguns vacilos (tipo um deles foi colocar muito mais substrato do que deveria, pq esqueci que quando cozinha o arroz integral incha kkkk:rolleyes:), mas aprendi com os erros e tô percebendo que fazer as coisas com calma, paciência, muito estudo e tesão levam a apreciar todo o processo de cultivo como o nascimento de uma vida que nos ajuda a entender o mundo a nosso redor. Li toda a parte p/ iniciantes do fórum neste meio tempo e agora acho que pros meus próximos cultivos tenho uma base teórica bem mais forte. Mas ainda assim gostaria de pedir umas opiniões sobre esse cultivo que fiz, pra aprender mais sobre o que fazer.

O que ocorreu foi que nesse, inoculei 3 bolos. 2 ficaram muito contaminados por um erro meu que já identifiquei qual foi. O outro não apresentava contaminação, mas acredito que ele tenha pego a contaminação dos seus vizinhos. Enfim, após um período de incubação de 21 dias eis como está o bolo sobrevivente: (vide imagens)

O bolo está contaminado.
As questões que eu estou em dúvida são:
1) É possível aproveitar o bolo de alguma forma tipo combatendo a contaminação ou cortando-a fora?
2) Levando em conta que gostaria muito de coletar os carimbos para meus cultivos futuros (já que ainda não os possuo) Pode-se colocar um bolo neste estado para frutificar no terrário?
3) Será que a única solução é colocar ele outdoor? (se é que é possível com um bolo tão contaminado) ou o melhor é só jogar fora mesmo e partir pra um próximo?

Desde já muito obrigado pela atenção!

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Psilocybe Cubensis porto rico
PROCEDÊNCIA: seringa adquirida online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não (até dms)



Método de preparação e esterilização do substrato:
Farinha de arroz integral, vermiculita.
Esterelizados na panela de pressão e colocados em um pote que não permita a entrada de ar

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 05/02/2020
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos


GloverBox?
( ) Sim (x) Não
 

Anexos

  • IMG_20200228_012757.jpg
    IMG_20200228_012757.jpg
    1 MB · Visualizações: 24
  • IMG_20200228_012803.jpg
    IMG_20200228_012803.jpg
    1 MB · Visualizações: 22
  • IMG_20200228_012808.jpg
    IMG_20200228_012808.jpg
    1 MB · Visualizações: 23
  • IMG_20200228_012841.jpg
    IMG_20200228_012841.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 24
  • IMG_20200228_012926.jpg
    IMG_20200228_012926.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 24
Bom dia mano. Se você pretende deixar no terrário, eu aconselho tentar cirurgiar a porção contaminada com bisturi e outros materiais esterilizados e mantendo uma margem livre de contaminantes. Não dou certeza, mas para indoor é a melhor opção. Se não for cirurgiar aconselho a fazer outdoor. E dessas duas opções acho melhor o outdoor pq é mto difícil conter uma contaminação em curso. Abraço mano. Espero ter ajudado.
 
Bom dia!

Li sua mensagem ontem a noite, já comprei um bisturi pra tentar realizar a operação. Muito obrigado pela dica! De qlqr forma, se não der certo, pelo menos serve pro aprendizado, e eu coloco outdoor. Assim que possível eu posto as fotos dos resultados.

Muito obrigado pela ajuda mano!!!
 
Cortar a parte contaminada e colocar em um terrario feito de garrafa pet vai evitar contaminar seu terrario
 
corta a garrafa no meio mas não separa as metades pra ela poder abrir tipo a tampa de um vaso sanitário (kkk) saca, coloca a argila expandida com agua no fundo, tira a tampa e poe uma tela na boca do litro pra não entrar mosquito.:ROFLMAO:
 
corta a garrafa no meio mas não separa as metades pra ela poder abrir tipo a tampa de um vaso sanitário (kkk) saca, coloca a argila expandida com agua no fundo, tira a tampa e poe uma tela na boca do litro pra não entrar mosquito.:ROFLMAO:

Valeu a dica, vou tentar assim que puder com outros pq aquele da foto tentei cirurgiar e por no terrário.. Botei um outro contaminado tbm num out improvisado e o micélio tá evoluindo q nem doido... Talvez dê bom

Vou contando como tá indo
 
Se tu ver mais contaminação é melhor enterrar, vai por mim, melhor descartar do que ter esporos de um outro fungo pelos ares, por exemplo, se aquela mancha do teu bolo for verde escuro já são os esporos do trichoderma, cortar ele fora só vai adiar o problema já que o micélio de trichoderma tambem é branco então vc só o vê quando ele já esporulou.
 
Já enterrei dois bolos com uma contaminação parecida.
Rendeu 25g cada, o que foi bem mais do que o esperado.

Eu enterrei no vaso e utilizei uma garrafa cortada para deixar em cima e manter a umidade.
Aprendi com o @Gteach em algum post por aqui.


Cada "foco" é um bolo.
Se eu tivesse colocado em terrário acho que não teria nenhum resultado.
 
cortar ele fora só vai adiar o problema já que o micélio de trichoderma tambem é branco então vc só o vê quando ele já esporulou.

Vishhhh mto bom saber.... valeu. Pras próximas já vou enterrar direto pra n correr esse risco. Agora to com medo de achar q o micélio que tá desenvolvendo lá no terrário é do cogumelo, mas na vdd ele ser da contaminação.. Vai ser difícil diferenciar mesmo então, a real é q a melhor solução é por out mesmo.. Vou ler mais sobre os jeitos que tem de fazer, mas vou por num vaso. O outro que tá crescendo, eu fiz uma camada de merda de cavalo moída por cima do bolo, um pouco de vermiculita e uma camadinha de terra neutra só pra manter a umidade/escuridão. Deu mto certo.. Espero q ele continue feliz e saudável assim hahaha


Cada "foco" é um bolo.
Se eu tivesse colocado em terrário acho que não teria nenhum resultado.

Caraca que fodaaaaa! Mto lindo. E só enterrado mesmo, simplão... E rendeu muito 🤩
To vendo q enterrar é uma solução simples e mto eficaz.. vlw
 
Opa salve pessoal blz..



Então, cheguei a colocar o bolo no terrário, ficou 14 dias mas frutificou e nem parece que ia

IMG_20200313_131359.jpg

Essa é a última foto dele, depois quebrei ele em alguns pedaços e enterrei no "cafofo micelial" que montei.
Ele sofreu bastante com calor e a contaminação. Por isso ficou assim acho, mas já consegui resolver o problema do calor pra próxima tentativa.

IMG_20200421_203019 - Copia.jpg


Nesse buraco tem um monte de bosta de vaca molhada juntinha num lugar bem legal, sombrinha e pa.. Não cheguei a pasteurizar, mas a parte aberta do buraco eu vou preencher com mais 2 substratos diferentes separados pra testar, o esterco comum pasteurizado e o último com merda de vaca pasteurizada. Aprendi a fazer aqui no fórum esse esquema de cavar um buraco, forrar com o sombrite e colocar o substrato em cima, mas não consigo achar de novo onde. vacilei, esqueci de dar like ou salvar de alguma forma.. pior q to procurando de novo pra por aqui e não acho.. enfim, vou procurar dnv dps. Nunca fiz pasteurização de nada, to dando uma lida por aqui espero q acerte.


Última vez que chequei, o micélio ainda estava vivo, então seja oq a mãe natureza quiser



Já estou no meu segundo cultivo agora, com os bolos sendo colonizados, estão quase terminando o período de incubação. Vou compartilhar com vocês as imagens. Eu devo postar aqui ou seria melhor criar outro guia de cultivo?



vlw galera a atenção
 
Já tive um bolo com micélio desse jeito a
Olha ele
Creio eu que é micélio de um outro fungo, muito provavelmente do S.commune
 

Anexos

  • 83285708_582580505929835_1127355411129696256_n.jpg
    83285708_582580505929835_1127355411129696256_n.jpg
    54.4 KB · Visualizações: 11
Opaa blz então Abzû. Hoje a noite vou postar, esse segundo tá bem promissor, to animado

E Searyl, valeu por compartilhar a foto, o meu tava EXATAMENTE igual esse seu... O que vc fez com ele?
E deve ser mesmo de outro fungo pois difere um pouco das características do micélio dos psilocybe pq tá mto algodoado certo?
 
Foi quase 1 mês no terrario e não pinou, o micélio ficou totalmente estagnado então descartei o bolo no quintal. Tempos depois fui olhar o local do enterro e tinha um S. Commune nascendo
 
Back
Top