Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo: Psilocybe Cubensis B+ - Bolo PF

Diário de cultivo completo.
Introdução do diário de cultivo
Bom dia pessoal tudo certo?, bom, depois de vários dias após ter feito o cadastro no fórum (Já acompanhava fazia algum tempo sem ter me cadastrado), finalmente comprei os materias necessários para meu primeiro cultivo de Psilocybe Cubensis B+. Tive que esperar uns dias a mais até comprar todos materias necessários, mas pelo que aprendi aqui, paciência é fundamental para obter sucesso. Agradeço desde já quem vai me ajudar de qualquer forma nessa empreitada, me desejem sorte!​
Características do cultivo:
-Cogumelo Psilocybe Cubensis B+ (Ganhei o carimbo de um amigo que cultivou comprando um daqueles kit's da internet), aparentemente o mesmo encontra-se em boas condições, está dentro de um papel alumínio dobrado e lacrado com fita adesiva e dentro de um saquinho ziplock, não vi ele fazer o procedimento, mas acredito não ter contaminado. Alguém pode me dar uma opinião sobre esse carimbo de kit's?, será que ele é de boa qualidade?, já vi pessoas dizendo no fórum que ele não é muito potente mas sem nenhum outro argumento sobre o motivo disso, alguém sabe de algo a respeito?. Bom, mas de qualquer forma pretendo fazer o primeiro cultivo com ele pra ir aprendendo até pedir um da Pro-fungos.

-O método que irei usar para o cultivo será o Bolo PF, pelo que vi no fórum é o método mais indicado para iniciantes como eu, tudo isso seguindo o "Guia de cultivo ilustrado" do @tupy. Durante todo o processo irei postando fotos e perguntando conforme vou tendo alguma dúvida.

De momento é isso galera, daqui a pouco saem as primeiras fotos (E dúvidas) sobre o cultivo, mais uma vez abraço a todos e muita paz! :)

Obrigado @AshtarSherry, com certeza deve ser muito gratificante, eu mesmo já fico maravilhado só em ver os cultivos que dão certo aqui no fórum, inclusive os seus, imagina eu ver eles frutificando pelo meu próprio esforço *-*, vou ficar muito feliz :)

OBS: Pessoal quando eu atualizar o diário, é melhor postar como resposta ou editar o primeiro post? (Pra não poluir muito o tópico pode responder por PM quem quiser). Abraço.

@Marcos-CM, me parece que não é permitido aki no forum discutir, comentar ou falar sobre kits de cultivo.

Boa sorte nos seus cultivos...

Última edição:
@kinney , ele disse somente que o carimbo que ele está usando veio de um cultivo de kit, NÃO que ele está cultivando um kit pronto. E até solicitou informações dos mais experientes sobre a viabilidade e potência de uma carimbo de esporos dessa procedência, dizendo até que vai solicitar carimbos da PF! Não pode nem falar a palavra KIT? Fala sério, viu... tem lei que parece duas!

Obrigado pelo apoio @kinney! bom quanto aos kit's já estou ciente sobre isso, apenas comentei por que tenho duvidas quanto a procedência desse carimbo como o @AshtarSherry falou, mas de qualquer forma vou fazer esse cultivo até pegar um da Pro-fungos, até lá adquiro bastante experiência.

Atualizando:
-Início do cultivo dia 06/08/2013
-Enquanto tomava banho para realizar os procedimentos, deixei os copos sendo esterilizados na água fervente, agora os mesmos já estão secando virados para baixo em cima do papel toalha conforme aparece na foto:

8dda.jpg

Antes de colocar os copos limpei bem a mesa com álcool 70º. Cometi o erro de ter comprado os copos coloridos, mas nem pensei sobre isso na hora que tava comprando, por via das dúvidas também vou inocular um pote de vidro com a mesma quantia de substrato do que nos copos para ter mais noção da colonização. Daqui a pouco posto mais novidades do procedimento. Abraço.

Última edição por um moderador:
Como o carimbo tem uma origem duvidosa, favor não repasse carimbos oriundos desse cultivo a 3ºs!:)

Bons estudos!

Abs,
Thug

parabéns pelo inicio do cultivo amigo, desejo muito sucesso e dedicação nos estudos!

esses copos são de polipropileno? ou são de vidro também?

220px-Plastic-recyc-05.svg (1).png

@kinne , ele disse somente que o carimbo que ele está usando veio de um cultivo de kit, NÃO que ele está cultivando um kit pronto. E até solicitou informações dos mais experientes sobre a viabilidade e potência de uma carimbo de esporos dessa procedência, dizendo até que vai solicitar carimbos da PF! Não pode nem falar a palavra KIT? Fala sério, viu... tem lei que parece duas!
Foi mal, é que minha intensão foi apenas de informar que o pessoal aki não aceita comentarios de kits, já vi avisarem muito isso nos tópicos. Mas se me preciptei. Peço mil desculpas...:(
@Marcos-CM, deculpa ai brother:)

Valeu pela força @Thug, pois é esses B+ não confio muito não, mas primeiro vou fazer o teste, se eles forem bons vou usar pro meu cultivo próprio e classificar eles como "Kit cultivo PC B+"

@Kamushradt obrigado pelo apoio, pois é cara, os copos são de polipropileno, e a essas horas eles estão dentro da panela de pressão, não quero nem ver quando tirar eles de lá, tô achando que vou ter que comprar copos novos de vidro ainda hoje. Mas agora é esperar pra ver.

@kinney sem problemas, entendi que você queria me alertar a respeito dos kit's :)

Última edição:
Mano, pra mandar imagens aqui, a melhor opção é "Carregar um Arquivo" bem aqui em baixo e agregar a imagem na própria comuna, não em servidores externos. Tipo:
2013-05-23 13.24.59.jpg Assim as imagens não se perdem!

Obrigado pela dica @AshtarSherry, pois é tava procurando essa opção e nem vi que ela tava em baixo, quanto ao cultivo, os copos não aguentaram a esterilização na panela de pressão e ficaram deformados, tive que jogar eles fora. Como hoje não tenho mais como sair continuo o cultivo amanhã depois de comprar copos de vidro. Abraço pessoal.

Edit: Pois é @Kamushradt não fiz certo, os copos ficaram deformados, acho que na verdade são de plástico. Amanhã irei comprar os de vidro aí continuo o cultivo. Abraço.

Última edição:
Legal man, o primeiro cultivo sempre marca a gente.

Olha, eu acho a strain B+ meio sem graça, mas é só uma questão pessoal, relacionada à má fama dela por causa dos famigerados kits. Hehe...

Acompanhando aqui, PF Tek tem sempre tudo para dar certo.

Abraços!

Valeu pela força @Thug, pois é esses B+ não confio muito não, mas primeiro vou fazer o teste, se eles forem bons vou usar pro meu cultivo próprio e classificar eles como "Kit cultivo PC B+"

Como sempre digo, "B+" de kits devem se chamar B- por infinitas razões. Por não sabermos a procedência desses B-, peço por gentileza que não distribua como "B+" à terceiros e/ou à qualquer banco de esporos.

Sucesso no cultivo! :)

Obrigado pelo apoio @Cosmik, pois é foi como eu disse, como já tô com o carimbo em mãos vou usar ele apenas pra pegar experiência no cultivo, memso que depois eu cultive o B+ de novo vai ser o B+ da Pro-fungos. Abraço :)

OBS: Pessoal conforme prometi ontem já comprei os copos de vidro, daqui a pouco posto mais informações, no momento estou dando uma esterilizada neles hehe.

Atualizando 07/08/2013:

Depois de alguns problemas técnicos ontem na hora da esterilização (Erro de principiante), hoje comprei 8 copos novos de vidro e preparei o substrato novamente com todos os cuidados necessário (Banho antes do procedimento, limpeza do local com álcool 70º, uso de luvas e máscara durante o procedimento, etc). Segue abaixo fotos dos copos com o substrato pronto e ambos cheios e vedados para irem para panela de pressão.
2013-08-07_18-45-39_996.jpg 2013-08-07_18-09-21_283.jpg

Como eu disse estou seguindo um guia mas não sei se estou fazendo tudo certo, se alguém tiver alguma pergunta sobre algo do cultivo fique a vontade para perguntar. Agora os copos vão para esterilização, mais tarde posto fotos e detalhes da inoculação e incubação. Abraço!

nessa hora de preparar o substrato para os copos é importante prestar atenção no quanto está molhado o substrato. Faça o teste, pegue um punhado com as mãos (limpas e de luva de preferência) e esprema, pode pingar no máximo 1 gota, se pingar 2 gotas está muito molhada e se não pingar nenhuma, está muito seco.

se tiene caspa use touca :matreiro:...
boa sorte ai! :)
obs: ouvi dizer:whistle: que se esse :pirata:kit(pai do carimbo):pirata: veio aqui do brasil não é B+ e sim flórida, mas saber realmente só sendo superman:)...

nessa hora de preparar o substrato para os copos é importante prestar atenção no quanto está molhado o substrato. Faça o teste, pegue um punhado com as mãos (limpas e de luva de preferência) e esprema, pode pingar no máximo 1 gota, se pingar 2 gotas está muito molhada e se não pingar nenhuma, está muito seco.
Tup, isso sempre me deixou confuso, por que ao apertar sai uma gota de boa, mas se pressionar mais provavelmente sairá mais alguma gotinha, então a exatidão estaria em uma simples apertada ou em uma apertada mais longa? .... na esterilização a condensação gerada na pp não dá mais uma "encharcada" neste substrato PF?

Última edição por um moderador:
Back