Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - Pink Buffalo

Diário de cultivo problemático.
A Strain é a Pink Bufallo.
Eu fiz todo o processo de esterilização e etc, inoculei os bolos no dia 26/08/2008.
Até agora sem sinal de contaminação!! ... O Micélio já "tomou" o bolo inteiro, porem acredito que ele não esteja ainda no "ponto" pra ser retirado do copo, pois em alguns pontos é possível ver um pouco do substrato por baixo do micélio (como se ele estivesse meio "transparente" não sei se fui bem claro). Estou certo, ou errado?

Uma coisa que eu fiz também, não sei se ajuda ou se atrapalha.
Eu coloquei cada copo dentro de um saquinho (estéril) e dei um nó em cada um (seria um medo mto absurdo de contaminação? aushuhsauhsa), eles estão no mesmo ambiente porem, cada um no seu saquinho.
Coloquei os dentro de um isopor, e uma vez por dia eu esquento uma bolsa de água quente (dessas de quando se machuca no futebol) e coloco dentro do isopor (só fiz isso qnd, os dias estavam + gelados que o normal)...
Notei tembém que nas paredes dos copos há algumas gotas de água (acredito que seja pelo ambiente estar muito quente) essas gotas são normais? Ajudam ou prejudicam?

Muito obrigado!
Valew galera!



COLOQUEI AS FOTOS, ESTÃO UM POUCO EMBASSADA + DA PRA VER.
SÓ NÃO DA PRA VER AS GOTAS D'ÁGUA NA PAREDE DO COPO!
20092008001.jpg20092008002.jpg20092008.jpg
 
Fala Luccas,

Se não contaminou até agora é muito difícil que contamine mas adiante.

Não sei dessa de micélio transparente, quando está 100% vai direto para o terrário por aqui, mas seus bolos não parecem 100%. Eu diria que se a metade de baixo está meio acizentada pode ser contaminação.

Aqui nem coloco nada nas tampas, só alumínio e deu, nunca contaminou por meios externos, só quando a print já veio contaminado.

As gotas são normais desde que não sejam muitas, o que indicaria excesso de água no preparo do substrato.

Boa sorte com essa strain tão exótica.
 
Opa blz?
Então, quanto ao micélio "transparente" eu quero dizer que ele não está assim tão brnco como eu vejo nas fotos que rolam por aqui.... Ele ta branco mas não a ponto de cobrir 100% o substrato, é possivel ver o substrato por baixo do micélio em alguns pontos do copo.
A parte "acinzentada" do copo é a camada inferior de vermiculita (que eu acho que eu exagerei) que não ficou mto legal na foto, a foto ruim parece cinza mas não ta não, pelo que eu vejo por aqui não aparece nenhum sinal de contaminação, nenhuma coloração diferente nem nada. Ta td branquinho (por enquanto), inclusive quando olho embaixo do copo, mesmo na camada de vermiculuta aparece como se fossem "raizes" de micelio , um pouco tímidas, mas visíveis.
Vou carregar a outra câmera aqui bater fotos melhores e posto mais tarde ok?
Valew galera!
 
E ai Lucão?? Belê?

Não se sinta só, o negocio é não desistir:pos:

O meu primeiro cultivo também tá um Lixão!:D Quis inventar e agora to vendo meu trabalho indo embora:eek:

Vmu lê bastante e conversar aqui no forum pra num perder mais, falou??

:D:pos:

Muita Harmonia!
 
Se você botou muito mais vermiculita no fundo dos copos então não deve colonizar mais do que esta agora. O micélio não vai crescer com o mesmo vigor onde não tenha muito alimento, acredito eu.
 
É verdade esse lance da vermiculita aqui foi assim tirei o primeiro bolo sem saber se estava no 100% pois a camada de vermiculita coloniza bem pouco, vc tem que observar se o que vc esta vendo é vermiculita ou substrato e sem o controle exato da temperatura em 29 graus eles demoram mais para colonizar isso eu testei pois esse meu primeiro cultivo demorou pacas para colonizar por que não controlei a temperatura. Isso causou a contaminação de 2 bolos que colonizaram 70 % então cortei a parte contaminada por um musgo verde e fiz um casing com esse dois bolos que agora estão me rendendo cogus bem grande.....rs!

Siga seus instintos e voce sabera a hora certa!

Fica na paz!

Busque o Infinito!
 
Fala galera tudo bem?!
Até agora só tenho que agradecer os comentários, que funcionam como ótimas instruções! :D
Como eu havia prometido ai estão mais fotos!
Quanto a camada de Vermiculita, eu segui a quantidade que foi indicada nos guias que estão na biblioteca, não acredito que esteja tão exagerada assim. Pq pelo o que vi após uma analise mais profunda não parece ser muito não, até mesmo pq em algumas o micélio já tomou parte dessa camada.
Nas fotos você podem ver (é inexperiencia mesmo hahahha) pelo que vejo meus copos estão parecendo múmias, tem muito esparadrapo nos coitados!

_________________________________________________________________
O que eu me pergunto é:

Os meus copos ficam numa gaveta, proximo ao nivel do chão.
Posso tirar esses saquinhos individuais que estão nos copos?
Eles atrapalham/ajudam, ou é uma paranóia minha quanto ao medo de contaminar?

Como posso controlar a temperatura em 29º ? Sendo que eu não estou presente no ambiente o dia todo.

Deixá-los fora da gaveta, tomando luz solar (mesmo que indireta) é indicado?

Esse tempo de colonização (está pra completar 1 mês) é normal? Ou custuma ser mais rápido/devagar?
_________________________________________________________________

As fotos estão ai, dêem uma olhada e opinem a vontade!

Muito obrigado a todos!


PS: Bom, as fotos fica pra depois pq ta dando erro ao postar as fotos =(
 
Última edição por um moderador:
Os meus copos ficam numa gaveta, proximo ao nivel do chão.
Posso tirar esses saquinhos individuais que estão nos copos?
Eles atrapalham/ajudam, ou é uma paranóia minha quanto ao medo de contaminar?
O certo é lacrar muito bem as tampas nos copos, ai no caso o plástico seria inutil. Se você acha que não lacrou muito bem as tampas nos copos, então deixe o plástico ai.

Como posso controlar a temperatura em 29º ? Sendo que eu não estou presente no ambiente o dia todo.
Colocando os copos dentro de uma caixa de isopor, e usando um termostato.

Deixá-los fora da gaveta, tomando luz solar (mesmo que indireta) é indicado?
Os copos em fase de incubação devem permanecer em escuridão total, sem luz.

Esse tempo de colonização (está pra completar 1 mês) é normal? Ou custuma ser mais rápido/devagar?
Já levei 35 dias para ter uma colonização total dos copos.
Quanto mais a temperatura oscilar mais tempo leva para o micélio se manifestar.
 
Acredito que a maioria das contaminações vem ou da seringa ou do print, se você colocou um selo de vermiculita é muito difícil que contamine.

Nunca tive muitas frescuras com a tampa, só o alumínio ali e deu. As únicas contaminações que apareceram vieram dos prints.

Um dimmer desses que usam para controlar luzes em salas também funciona, acho mais simples de usar. Tem por 12 reais nas ferragens.

Se você colocou uma camada pura de vermiculita no fundo então os copos estão 100% já.
 
Sim, coloquei uma camada pura de vermiculita no fundo.
Mas pelo o que vcs vem nas fotos, já acha que ta na hora de aniversariar os bolos? Não sei pq, mas acho que ainda não é hora..... Me parece que eles não estão 100% colonizados, eu diria que estão na casa dos 90%-95% ....
O que acham (baseando-se nas fotos) ?
 
Só você pode ver como eles estão ao vivo, então só você pode decidir.

Mas o micélio não vai colonizar a vermiculita pura sem nada, isso eu garanto.
 
É melhor deixar mais tempo do que
de menos... De 8 copos aqui o único
que cobriu o selo de vermiculita era
o que estava com CobWeb.

Mas siga a vontade do micélio, quando
for a hora, você saberá. Que a força
esteja contigo!

Sorte com os pequenos!
 
Fala galera blz?
Então cara, ainda não montei um terrário.
Tava pensando em montar um dentro de uma caixa de isopor (recomendam ou não?), a idéia seria fazer um corte na tampa, e colocar um vidro, ou algo transparente.
Eu colocaria a argila expandida, e iria controlando a umidade... uma vez que tando no isopor seja mais facil de ter um controle de temperatura (to certo ou errado?).
Vi uns terrários bem simples aqui, e muito funcionais! Não queria algo muito complexo, pq estou no início!
Mas assim que eu montar o terrário as fotos virão!

Valeu galera!
 
Galera, infelizmente um dos meus bolos foram contaminados!
Bom, já me desfiz dele...
Estavam aparecendo pequenos pontos esverdeados, quando desfiz o bolo (sempre dentro dos saquinhos ahahahhaha) ele tinha bastante ferde dentro...
Mas por sorte (até agora) os outros dois estão brancos como neve!


Valewww!
 
Iaê Mano!
Pow..
PArabens aê pelo cultivo velho...
so lamento pelo copo contaminado =/
mais e assim mesmo mano
e errando q se aprende.
Abraçao aê fi
e Tow acompanhando seu cultivo e esperando novidades
Paz e Luz
;D
 
CONTAMINOU GERAL!

Galera, dei uma boa olhada nos outros copos.... e infelizmente, constatei que o cultivo foi por água abaixo...
Há pequenos pontos verdes, bem claros, mas em certos locais da para ver uma mancha "timida" em tonalidade esverdeada.... tenho a impressão de que com o passar de alguns dias o restante dos copos já vai estar inteiramente contaminado....
O que seria? Algum erro meu no processo de esterelização (fiz tudo certinho conforme os manuais da Biblioteca!)
Ou talvez um print que já veio contaminado?

Resta apenas agradecer, todo o suporte e atenção que me deram!
Mas não desisti! Vou pegar novos prints... e tentar tudooo de novo!

Muito obrigado mesmo!
 
CONTAMINOU GERAL!

Resta apenas agradecer, todo o suporte e atenção que me deram!
Mas não desisti! Vou pegar novos prints... e tentar tudooo de novo!

Muito obrigado mesmo!

Isso mesmo! Não desista, depois vai ver
que valeu a pena! Boa sorte no novo cultivo!
Não é fácil se tornar um cavaleiro jedi.

Cuidado com o lado negro da força. ;)
 
Back
Top