Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - PF Tek TKSSS

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: TKSSS
PROCEDÊNCIA: Seringa de Esporos adquirida online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Como é o meu primeiro cultivo, utilizei toda a instrução que acompanhava a seringa.
Preparei os bolos com Arroz Integral Triturado, Vermiculita e Água, coloquei em Potes PP5 de 230ml, um dedo de vermiculita seca por cima e tampei os potes com a respectiva tampa.
Foi esterilizado em Panela de Pressão de 4,5l, fervendo durante 1:30h e depois 5h com fogo desligado para temperatura baixar a ambiente.
A inoculação se deu através de Seringa, 3 furos equidistantes com 0,4ml em cada um. Total de 1,2ml por bolo. (Em novos bolos ainda colonizando percebi que 0,2ml por furo é suficiente, totalizando 0,6ml por bolo)

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 25/04/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos

Glove Box?
( ) Sim (X) Não

Não tirei fotos do pote inoculado, fiquei com muito receio de contaminação.


Estado da Colonização em: 08/05/2020
IMG-20200508-WA0186.jpgIMG-20200508-WA0188.jpgIMG-20200508-WA0190.jpg

Substrato colonizado em: 18/05/2020
IMG-20200513-WA0081.jpgIMG-20200513-WA0083.jpg
Particularmente eu não senti muita diferença nesses 10 dias, além da colonização no selo de vermiculita acima.

Dunk iniciado em: 18/05/2020
IMG-20200518-WA0117.jpg
Após o Dunk percebi que eles ficaram com aspectos menos rígidos por fora, como se tivesse colonizado mais ainda.
Procedi com o Roll em vermiculita mais fina, esterilizada em 3 sessões de 5min no microondas.


-------------------------------------------------
TERRÁRIO: Data 19/05/2020
-------------------------------------------------
O terrário foi constituído por uma caixa organizadora de 29L, alguns furos nas laterais com micropore, lâmina de água, argila expandida, uma outra tampa sobre a argila expandida e um copo de água com bomba de aquário externa, além do higrômetro/termômetro digital.
IMG-20200519-WA0073.jpgIMG-20200519-WA0071.jpgIMG-20200520-WA0159.jpg
Postei essa mesma imagem no meu segundo diário e um colega recomendou as seguintes coisas: Reduzir a quantidade de água pela metade e trocar essa tampa única para tampinhas individuais por bolo para aumentar a umidade e evitar proliferação de possíveis contaminações.

Data: 21/05/2020
Os bolos começam a ficar com aspectos algodoados, e como é meu primeiro cultivo não sei se é normal, cobweb, excesso de umidade ou falta de troca gasosa.
Para mitigar os riscos de algumas dessas situações, passei a abanar o terrário 3x ao dia, mesmo tendo a bombinha.
IMG-20200521-WA0056.jpgIMG-20200521-WA0192.jpg

Data: 23/05/2020
Aparentemente o aspecto algodoado parou de crescer, talvez tenha sido mesmo a falta de troca gasosa ou crescimento normal pós dunk and roll.
Se alguém souber, aponta ai nos comentários. Farei alguns testes depois com outros bolos para tentar descobrir empiricamente.
WhatsApp Image 2020-05-23 at 11.15.33.jpegWhatsApp Image 2020-05-23 at 23.11.02.jpeg

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: 24/05/2020
Temperatura do Terrário 26-30°c
Umidade 99%
WhatsApp Image 2020-05-24 at 10.15.58.jpegWhatsApp Image 2020-05-24 at 10.16.30.jpegWhatsApp Image 2020-05-24 at 10.16.30 (1).jpeg

Data: 25/05/2020
Um dia após a descoberta do primeiro PIN e já estamos desse jeito:
WhatsApp Image 2020-05-25 at 22.27.38.jpeg
Creio que em 2 dias já teremos alguns rasgando o véu.

Data: 26/05/2020
Temos o primeiro chapéu aberto!
WhatsApp Image 2020-05-26 at 11.02.17 (1).jpegWhatsApp Image 2020-05-26 at 11.02.17.jpeg



Flush:

Data da colheita 26/05/2020
Rendimento: 54,9g frescos
Procedimento após colheita:

Estava com receio de ser muito cedo, afinal só tinha 2 dias que eu descobri o primeiro pin (pode ser que o BOLO 2 tenha pinado no dia anterior e eu não vi).
Mas ao ver tantos chapéus abertos e um já esporulando (conforme foto abaixo do suporte utilizado), achei por bem colher logo.
WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (1).jpeg
Além disso, os bolos estavam ficando azuado, e com base no que li aqui no forum podia ser falta de umidade ou o bolo muito seco.
Dentro da caixa estava abafado quando eu abri, senti um "bafo quente" em minha mão.
Já substitui esse suporte e vou utilizar "tampinhas" individuais para cada um, aumentando assim a umidade proveniente da argila expandida (além de baixar um pouco o nível da água, conforme sugerido por outro colega do forum).

O BOLO 2 foi o único que teve UM véu rompido as 11:30h, mas no final da tarde já haviam ao menos 5 véus rompidos nesse mesmo bolo.
O BOLO 3 também apresentou diversos chapéus abertos, e o BOLO 1 eu esqueci de tirar foto e não tinham chapéus abertos.

WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (5).jpegWhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (4).jpeg

Depois de arrancar, esse foi o resultado:
WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (3).jpeg

Depois de tirar toda a vermiculita, total de 54,9g frescos
WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (2).jpeg

Coloquei os cogumelos colhidos para realizar a desidratação em um túnel de vento improvisado com cooler e garrafa pet.
Não sei se esse vento é forte o suficiente, estou realizando o teste.
Se amanhã pela manhã o resultado não for satisfatório, colocarei em frente ao ventilador.
WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04 (6).jpeg

Coloquei os maiores chapéus abertos para fazer os carimbos.
Espero poder fazer algumas seringas para seguir o processo, além de doar para os colegas que tiverem interesse.

WhatsApp Image 2020-05-26 at 22.27.04.jpeg

Todos os 3 bolos se encontram agora em um cold drunk para reidratar. (Esqueci de colocar os nomes, e agora não sei qual bolo é qual -rsrs)
Somente de colocá-los na água, o aspecto algodoado e azul já reduziu MUITO.
Amanhã nesse mesmo horário devolverei para o terrário e seguiremos para o segundo flush, assim espero.

Dia: 27/05/2020
Os bolos voltaram para o terrário depois de um dunk and roll.
Como mencionado, diminui a quantidade de água para ficar próximo de 50% da altura da argila expandida, e troquei o suporte único por tampinhas individuais.
Ao retirar os bolos do dunk, o aspecto algodoado que tinha surgido nos primeiros dias do terrário desapareceu, novamente ficou aquele aspecto "compactado" quando sai do copo. O azulado permaneceu, mas estou acreditando que seja os machucados anteriores.
Além disso, já existiam alguns PINs na parte que não ficou submersa no dunk
WhatsApp Image 2020-05-27 at 22.08.58.jpeg

Minha primeira tentativa de tirar o carimbo foi um tanto frustrante, mas não estava fora do esperado.
Devido a inexperiência, bateu aquele medo de deixar os bolos mais tempo no terrário por conta do azulado e na minha lembrança achei que rompeu o véu já era suficiente para fazer os carimbos (depois de voltar ao fórum e ler novamente, ficou claro que é quando começar a esporular, e não quando romper o véu).
Como já tinham mais de 6 véus rompidos, optei por retirar o flush e tentar fazer os carimbos.
Coloquei 6 chapéus na tentativa, mas 4 ficaram somente as gotículas de água no mesmo formato das lamelas, e 2 ficaram fraquíssimos, mas creio que juntando os dois dá pra fazer uma seringa de 5ml.

WhatsApp Image 2020-05-28 at 10.51.30.jpegWhatsApp Image 2020-05-28 at 10.46.35.jpeg


2° Flush
Data de ida ao terrário: 27/05/2020

Ao retirar os bolos do dunk,, os mesmos apresentavam já alguns PINs na parte que ficou fora da água. Dessa maneira, nesse relato vou considerar a "Data do surgimento do PIN" abaixo somente quando surgir na área que estava submersa.

Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
 
Última edição:
Dia 15/07 - Colheita do 8º Flush.

Então amigos... acabei viajando no final de semana e atrasei de colher os cogumelos desse flush.
Quando cheguei em casa já tinham esporulado e estavam em contato com o fundo da caixa (na água), dessa maneira muitos cogumelos estavam encharcados e optei por descartar, enquanto outros estavam aparentemente intactos.

Com o descarte, tive cerca de 23g frescos aproveitáveis, o que ainda considero ótimo. hehe.
Felizmente pareciam ainda não estarem contaminados, e coloquei num dunk de 24h.

Aguardar o 9º flush para ver o resultado!
 
Boa noite amigo, td bem?

Parabéns pelo cultivo! Muito organizado e bem descrito. Vou usar como exemplo para o meu primeiro.

Uma dúvida. Esses copinhos de plastico não há risco na hora de coloca-los para ferver na panela de pressão? Ou pode colocar sem medo?

Obrigado! Abrs
 
Chegou ao nono flush??? :D

Chegou sim, beeeem mais fraco, 3 bolos totalizaram 15g frescos.
Deixei pra um 10º, e cada bolo deu 2 cogumelos minúsculos.

Decidi encerrar esse ciclo e joguei os bolos em um balde com esterco, só naquele velho "vai que cola"...

Já coloquei mais 6 bolos e 3 potes de graos para colonizar novamente, vamos ver o que acontece os as próximas colheitas =D
 
Tava relendo seu diário, meu amigo, que incrível! 9 flushs hein?! Parabéns 😁
Eu reparei em um post que você disse não ter dado dunk neles pra não expor a cozinha que estava suja no dia, então me tira essa dúvida, sempre que você abre seu terrário pra abanar, você limpa o ambiente o e o ar (borrifar produto) antes?

Por que tipo, eu moro numa casa no alto dum morro, venta muita, mesmo de janela fechada ainda circula ar, será que por isso tive problemas com trichoderma? Eu admito que as vezes abro meu terrário na janela, além do sol indireto, troca de ar com a brisa que bate...
 
Por que tipo, eu moro numa casa no alto dum morro, venta muita, mesmo de janela fechada ainda circula ar, será que por isso tive problemas com trichoderma? Eu admito que as vezes abro meu terrário na janela, além do sol indireto, troca de ar com a brisa que bate...

Colocar o terrário em local com bom ventilação pode fazer com que a troca gasosa fique ideal sem precisar abrir pra ventilar. Isso pode reduzir a quantidade de vezes que se abre o terrário. Acredito que traga só benefícios, apesar da orientação antiga - que ainda segue a ideia ultrapassa do bolo como incapaz de se defender de contaminantes. Ventilar nessas condições também é de boa.

O trichoderma está em todo lugar, e é impossível não haver esporos deles no ar. Sempre entram e ficam pelos bolos e casings, mas só eclodem quando o micélio enfraquece em certo ponto.

Ademais, abrir e ventilar manualmente, além do local ventilado, são fatores que ajudam a reduzir a chance do trichoderma se desenvolver, pois prefere umidade abafada/parada.
 
Caraca tava pesquisando sobre quantidade de flushs e caio nesse post com absurdos 9 flush!!
Mas e em questão da potência da psilocibina, vc fez a experiência tomando os cogus das primeiras e das últimas colheitas separados pra constatar?
Estou com bolos no 4 flush e já to meio cismado de não ter força pra produzir pscilocibina suficiente
 
Back
Top