Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo:PF Tek Cambodian

  • Criador do tópico Luterous
  • Data de início
Diário de cultivo problemático.
Primeiramente uma boa noite a Todos !
e com grande honra e satisfação que venho aqui dividir a minha experiencia de cultivo.

Limpei o banheiro com agua sanitaria centimetro por centimetro e como nao encontrei lysol eu dilui pinho sol com agua mineral e coloquei no umificador. (será se da certo?).

Montei uma Gloverbox com uma caixa organizadora (amanhã posto fotos).
fiz com aquelas luvas que compra mesmo no mercado mais a sensibilidade e 0 resolvi tirar as luvas e usei as mãos limpa em alcool 70%
fiz a seringa de esporos e deixei dentro da gloverbox.
tranquei o banheiro
no momento o substrato está esterelizando na pressão, fiz o bolo com 1 copo de agua 1 de arroz passei no liquidificador depois acrescentei 2 copos de vermiculita, ficou meio molhado acrescentei 2 mãos de vermiculita. (pode fazer assim?)
como eu moro num lugar muito quente montei o terrario num quarto refrigerado a ar condicionado, fica ate mais fácil regular a temperatura
incubadora vou usar uma caixa de isopor mesmo .(da certo?)

amanhã posto fotos dos materiais.
grato a todos.
 
Última edição por um moderador:
agradeço a atenção Amaral amanha posto fotos do cultivo.:)
 
Não há problemas em adicionar um pouco de vermiculita se a mistura ficou muito úmida. Não sei se adicionar o Pinho Sol à água do umidificador foi uma boa ideia. Esse umidificador fica no banheiro? Ou pretende colocar dentro do terrário?
 
incubadora vou usar uma caixa de isopor mesmo .(da certo?)


O pinho sol também é um bom desinfetante. Mas assim como o @RainSpirit não entendi bem qual o seu plano. A inoculação será feita no banheiro que foi limpo, é isso?

Em lugares quentes não precisa de incubadora. Guarde os potes em um lugar limpo e fresco, e pronto.

 
Preimeiramente Agradeço a atenção. o umificador eu usei no banheiro para esterelizar já que nao encontrei lysol.
a inoculação sera feita no banheiro limpo.

ecuador valeu pela dica, o problema e que onde eu moro faz 40 graus facil ;/
 
ecuador valeu pela dica, o problema e que onde eu moro faz 40 graus facil ;/



Mesmo dentro de casa, em algum lugar sem luz solar direta?

Se você for usar uma incubadora por causa da temperatura alta terá que se preocupar em mantê-la todo o tempo mais refrigerada que o ambiente em volta.

Talvez valha a pena fazer algumas medições pela casa com um termômetro e tentar achar um lugar apropriado.
 
Oi Luterous,
Não sei se o fato colocar pinho sol dentro do umidificador vá realmente desinfetar o seu banheiro. Aliás, acho até arriscado fazer isso pq pode quebrar o seu umidificador, vai saber se os químicos do pinho sol não vão corroer algumas peças.
Você também pode usar água sanitária para desinfetar o banheiro, utensílios, etc.
Mas se você for inocular dentro de uma GloveBox, o importante é que a GB esteja desinfetada e limpa.
No meu caso, eu acho mais fácil fazer a inoculação na boca do forno (com o forno ligado), usando luvas cirúrgicas (vende em farmácia- é baratinho). Tem dado super certo pra mim e nenhum dos meus copos contaminou até agora. Claro que uma GB dá muito mais tranquilidade, mas acho o manuseio mais complicado por conta da restrição de movimento, espaço, posicionamento das mãos e devido às luvas grossas que coloquei na GB.
Com o tempo você vai ver de que forma funciona melhor pra você.

Você misturou o arroz com água e depois bateu no liquidificador? Ficou uma papa, foi?. Não sei se isso possa atrapalhar a colonização. Normalmente é pra bater o grão de arroz integral (seco) no liquidificador e depois misturar com a vermiculita/água. Mas... como eu nunca fiz do jeito que você fez, não sei se a ordem dos fatores altere o produto.

Boa sorte no seu cultivo!
Poste fotos para que o pessoal possa acompanhar melhor o seu diário.
 
Se vc montou uma glove acho mais aconselhável usá-la a usar as mãos limpas com alcool, mesmo que vc não tenha muita sensibilidade com as luvas. As mãos sem luvas, com seus pelos e tals, são um risco a mais; se vc achar difícil a manipulação com a GB, faça como a @Champis disse, na boca do forno ligado (usando luvas cirúrgicas) - o fluxo de ar quente parece ajudar bastante a manter os invasores longe.

Da forma como vc escreveu não parece ter havido muito tempo entre a dissolução dos esporos e a inoculação. É bom deixar eles na água (dentro da seringa ou pote) por pelo menos 24h para hidratarem.
 
Ecuador acho que moro na cidade mais quente do brasil mais vou seguir seu conselho e procurar um local mais frio caso nao encontre vou deixar no quarto com ar ligado mesmo.
Champas e Pedori suas palavras são sabias e seguirei seus conselhos.
eu passei o arroz com agua no liquidificador e ficou meio papa depois acrescentei vermiculita.
os esporos ficaram hidratado por umas 18 horas antes da inoculação.
preparei o substrato e os esporos ontem a noite, hj pela manha quando abri a panela ela tava sem agua e normal isso ?
percebi que os substrato tinha umidade.

algumas fotos da bloverbox e do terrario.
creio que se o terrario ficar num ambiente climatizado apenas o humificador ligado em um time será necessário para controlar a umidade do mesmo.
 

Anexos

  • 20140425_103732.jpg
    20140425_103732.jpg
    55.5 KB · Visualizações: 6
  • 20140425_103754.jpg
    20140425_103754.jpg
    62.8 KB · Visualizações: 4
  • 20140425_103805.jpg
    20140425_103805.jpg
    78.1 KB · Visualizações: 4
  • 20140425_103812.jpg
    20140425_103812.jpg
    73.3 KB · Visualizações: 3
  • 20140425_103826.jpg
    20140425_103826.jpg
    72.4 KB · Visualizações: 5
Última edição por um moderador:
eu passei o arroz com agua no liquidificador e ficou meio papa depois acrescentei vermiculita.

É, você fez do jeito errado. Da próxima, moa o arroz sozinho até virar uma farinha grossa, passe para a travessa, adicione a vermiculita, misture bem e somente então adicione a água.

preparei o substrato e os esporos ontem a noite, hj pela manha quando abri a panela ela tava sem agua e normal isso ?

Você está se referindo à panela de pressão em que foi realizada a esterilização? Se for o caso, tome cuidado. A água pode ter acabado antes da 1:30 de esterilização. Isso vai quebrar os vidros, queimar os substratos e possivelmente causar algum acidente com a panela. Antes de esterilizar na panela, faça um teste: adicione determinada altura de água (use como guia 1/3 da altura dos copos que serão utilizados) e então deixe completar o ciclo de 1:30. Se após esse tempo a panela estiver seca, será necessário adicionar mais água.

percebi que os substrato tinha umidade.

Sim, os copos ficam com alguma umidade após a esterilização. Isso é normal.

algumas fotos da bloverbox e do terrario.

Glovebox! ;)

creio que se o terrario ficar num ambiente climatizado apenas o humificador ligado em um time será necessário para controlar a umidade do mesmo.

Sim. Mas preste atenção ao que apontamos antes: o umidificador dentro do terrário irá criar uma piscina. Eles umidificam bastante. Creio que uma camada de argila expandida mergulhada na água irá trabalhar muito melhor! Mas caso utilize o umidificador, ajuste o tempo para que a umidade fique em um nível aceitável.
 
Back
Top