Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo PESA & THAI

Diário de cultivo problemático.
Vou começar hj pq eu acho que amanha meu dia vai ser corrido ,, mas vamos lá !!!

Dados Gerais:
eu fiz toda assepsia como as descritas acima com panela com agua sanitaria e tudo retirei os potes de dentro da panela que tb havia limpado com agua + agua sanitaria e dps com alcool e inoculei por somente um ponto + ou - 5 ml do conteudo da seringa utilizei somente os potes maiores os outros não caberam na PP sempre limpando a agulha da seringa com alcool antes e dps da inoculação coloquei THARaças: PESA e THAI
Origem dos Esporos: Presente de um amante(de cogumelos)
Substrato: Milho de pipoca
Tipo de inoculação: Seringa multi-esporos de ambas raças
Tipo de esterilização: PP 60 min.
Data de inoculação: 29/11/06
Data de germinação:


Preparação da Seringa:
Limpei todo meu quarto, passei primeiro uma solução de agua + agua sanitaria na bancada esperei secar, passei alcool esperei evaporar dps passei lysoform aerosol sobre a bancada e no ambiente inteiro sempre com o quarto fechado, dps tomei um banhozinho com protex e entrei no quarto e tranquei-o limpei todos os materiais que utilizei com alcool e liguei um fogareiroziho que tenho eletrico para manter aquecido uma panela com agua + agua sanitaria, que havia previamente aquecido para que pudesse retirar do ar qualquer contaminante que por acaso tenha entrado no meu quarto e mantive o seu vapor direcionado para a bancada para começar a trabalhar ... coloquei a mascara (estou krek por isso não precisei de touca), limpei meus braços e mãos com lysoform plus(desinfetante corporal) coloquei as luvas e comecei o minucioso trabalho de fazer as seringas, as seringas ja estavam com agua destilada que fervi usando a mesma assepsia no ambiente e deixei esfriar abri os potinhos de coleta de fezes que eram daqueles duplamente embalados abri os carimbos raspei uma parte deles para dentro do potinho com a pazinha que acompanha o potinho e fui misturando com a seringa a agua com os esporos após conseguir colocar a maioria dos esporos na seringa(não consegui colocar todo conteúdo raspado) limpei com alcool a agulha derramei somente 1 gota de seu conteúdo e refiz todo processo com o outro carimbo.

Preparação do substrato:

Usei 1 pacote de milho deixei de molho após isso cozinhei eles por 45 minutos mais ou menos até achar que ja estava um pouco macio mas não muito após isso preenchi os potes eles incharam muito havia feito a medida para 2 potes, medi preenchendo eles em 75% (melhor sobrar que faltar) após cozinha-los concegui preecher 4 potes, 2 grandes e 2 menores eles estão sendo esterelizados na panela de pressão e deixarei esfriando até amanha que sera feito a inoculação.
hj. 28/11/06


Inoculação:


Hj eu fiz toda assepsia como as descritas acima com panela com agua sanitaria e tudo retirei os potes de dentro da panela que tb havia limpado com agua + agua sanitaria e dps com alcool e inoculei por somente um ponto + ou - 5 ml do conteudo da seringa utilizei somente os potes maiores os outros não caberam na PP sempre limpando a agulha da seringa com alcool antes e dps da inoculação coloquei THAI em um pote e PESA em outro só que eu esqueci de um detalhe ,,,, não coloquei a indentificação o.0 elas estavam do lado agora vou esperar eles crescerem para saber quais são !!!




Good Vibes
[]'s SoBoRo
:D :D :D :D
 
Os potes estão com o micélio bem fraquinho sem nenhum progresso desde a ultima vez que eu os tinha visto que foram a uns 5 a 6 dias qto a temp. ela caiu no começo estava normal a 26º e variando muito pouco ,,, mas dps de muito chuva que ocorreu onde eu moro a temp. estava a 23º isso qdo cheguei ,, pois não pude estar casa por motivos de força maior ,, inclusive dps de muita leitura aqui no fórum eu acabei mudando os meus projetos ,,, iria fazer o cultivo em bulk por nescessitar de menos monitoramento !!!

Mas realmente eu não sei se foi devido a temp. que stagnou o crescimento do micélio ,, foi apenas um palpite ,,, e tb não dei como perdido ,,, !!! mas por via das duvidas começarei outro cultivo !!!
 
Eu tirei algumas fotos dos potes ,,, eis elas

Peço opiniões ,,, minha pouca experiencia não é suficiente para afirmar se os potes ainda estão saudaveis !!
hehe as fotos não ficaram boas ,,, mas hj comprei uma cd(camera digital) melhor ,,, mas esta com a batera carregando !!!
IMAG0004.JPGIMAG0005.JPGIMAG0006.JPGIMAG0007.JPGIMAG0008.JPG
 
Parece estar tudo normal sim velho, o micélio parece saudável, tá tudo como deve ser!

Abraço
 
mas hj comprei uma cd(camera digital) melhor ,,, mas esta com a batera carregando !!!
Bem, não tem nada a ver com seu diário ou com fungos, acho que eu nem devia estar postando aqui, mas tem um recarregador da Sony que recarrega as pilhas em 15 minutos, uma maravilha, um amigo comprou e sempre que sai com a câmera, leva o recarregador, ele nunca mais perdeu fotos e tal.

Para relacionar com seu cultivo, assim você sempre poderá mostrar fotos do seu cultivo e deixar todos felizes vendo fotos legais. :)
 
E ai beleza?
Paciencia irmão!!! acho que vc deve melhorar as diferenças de temperatura e aguardar mais um pouco!!!
Tem um post do Maurico que fala sobre enrolar os potes num cobertor limpo pois a colonização gera calor e assim o cobertor segura o calor junto dos potes!!!!
Só uma coisa que eu estou em duvida....espero que alguem me corrija se estiver equivocado.....os pote ai da foto ta cheio demais!! isso pode estar causando o atraso ou estou falando groselha!!!????
O boca me falou que devemos colocar até 60% do pote!!!!
Fique tranquilo que estamos mandando as melhores vibrações pra vc e seu cultivo pra que tudo fique branquinho!!!!
Abraço:pos:
 
E ai beleza?
Paciencia irmão!!! acho que vc deve melhorar as diferenças de temperatura e aguardar mais um pouco!!!
Tem um post do Maurico que fala sobre enrolar os potes num cobertor limpo pois a colonização gera calor e assim o cobertor segura o calor junto dos potes!!!!
Só uma coisa que eu estou em duvida....espero que alguem me corrija se estiver equivocado.....os pote ai da foto ta cheio demais!! isso pode estar causando o atraso ou estou falando groselha!!!????
O boca me falou que devemos colocar até 60% do pote!!!!
Fique tranquilo que estamos mandando as melhores vibrações pra vc e seu cultivo pra que tudo fique branquinho!!!!
Abraço:pos:

Realmente os postes ficaram muito cheios ,,, eu no dia que havia postado ,, enrolei os potes em toalhas limpas ,, e hoje incrivelmente um dos potes teve um crescimente muito grande ,,, mas o outro continua no mesmo e percebi uma mancha avermelhada ,,, e lembro de ter visto uma vez um post la no papo livre com uma foto de uma contaminação parecida ,,, brigado pelas boas vibrações !!!

Bem, não tem nada a ver com seu diário ou com fungos, acho que eu nem devia estar postando aqui, mas tem um recarregador da Sony que recarrega as pilhas em 15 minutos, uma maravilha, um amigo comprou e sempre que sai com a câmera, leva o recarregador, ele nunca mais perdeu fotos e tal.

Para relacionar com seu cultivo, assim você sempre poderá mostrar fotos do seu cultivo e deixar todos felizes vendo fotos legais.

A bateria é da própria máquina ,, tpw de cel. !!

Brigado pela ajuda de todos ,,


[]' SoBoRo
 
Algumas fotos tiradas hj ,, as duas primeiras fotos são do pote que esta sadio ,,, e 3º foto é do pote contaminado olhem a mancha vermelha que esta crescendo na parte inferior ,,, i a 4º é do pote contaminado de outro angulo ,,,

Aquilo é contaminação naum é ??

Fotos com qualidade agora :D :D :D

[]'s SoBoRo
DSC00006.JPGDSC00007.JPGDSC00008.JPGDSC00009.JPG
 
o aspecto dos bolos está otimo, e ainda e muito cedo pra dizer se é contaminaçao mesmo.

Pretendee agitar os graos como?

Tenta apoiar os potes deitados na mesa e rolá-los pra frente e para trás só pra desgrudar esses "caroços" de micelios. sem bater pra nao matar os bichinhos.

nao misture ainda esse pote com a mancha vermelha. espera mais 3 ou 4 dias pra ter certeza se é LIPSTICK MULD(mofo batom) ou alguma bacteria.

Se for bacteria em uma quantidade dessas de substrato muito provavelmente o micelio consiga sobreviver.

Se for mofo batom meu amigo... é bom jogar dentro d eum forno de incineraçao hospitalar isso pq eh CRONICO.
:pos:
 
o aspecto dos bolos está otimo, e ainda e muito cedo pra dizer se é contaminaçao mesmo.

Pretendee agitar os graos como?

Tenta apoiar os potes deitados na mesa e rolá-los pra frente e para trás só pra desgrudar esses "caroços" de micelios. sem bater pra nao matar os bichinhos.

nao misture ainda esse pote com a mancha vermelha. espera mais 3 ou 4 dias pra ter certeza se é LIPSTICK MULD(mofo batom) ou alguma bacteria.

Se for bacteria em uma quantidade dessas de substrato muito provavelmente o micelio consiga sobreviver.

Se for mofo batom meu amigo... é bom jogar dentro d eum forno de incineraçao hospitalar isso pq eh CRONICO.
:pos:

O Boca não dá nem pra tentar usar um pouquinho do micélio saudavel pra fazer a tecnica do papelão ou no liquido ou até inocular outro pote? é arriscado manchar tudo de batom?
 
infleizmente lipstick é um dos poucos contaminantes que você nao pode tentar partir pra um isolamento.
ele COME micelio, e deposita seus esporos junto aos nós hifais.
mesmo que você isole ele pode apenas estar incubado esperand uma melhor oportunidade pra comer todo seu micelio.
discarte o copo o quanto antes. nao vai fazer falta visto que sobram 2 ou 3 ainda com substrato suficiente pra 3 bullks.
nao encha mais que 50% os seus potes na proxima vez. menos substrato = colonizaçao mais rapida e pouco prejuiso quando tem que dispensar alguma coisa.
 
Nossa ,, ,em quatro dias o pote nº 1 cresceu bastante ,, enquanto o segundo que esta com a mancha vermelha continua sem nenhum progresso ,,, eu queria saber como eu posso diferenciar qual é o PESA e qual é o THAI pelo micélio ??

Desde ja Agradeço
[]'s SoBoRo
Good Vibes
 
Fala SoBoRo

Para ter certeza mesmo, sem dúvida, só quando os frutos surgirem.

PESA e THAI são identificáveis facilmente.

Continue acompanhando a colonização.

Vá elaborando a construção da camada de casing para esse milho.

Veja com o Boca o material, as etapas de construção e maturação.
 
Vá elaborando a construção da camada de casing para esse milho.

Veja com o Boca o material, as etapas de construção e maturação.

Eu ainda estou em duvida ,,, eu estou acompanhando o diario do Infected e pensando qual substrato para bulk eu utilizo ,,, só sei de uma coisa ,, eu quéró cáfé ,,, hehe ,,, essa semana eu vou postar uma foto do pote ,, o outro realmente parou nenhum crescimento ,,, foi jogado como lixo hospitalar essa hora deve estar sendo incinerado hahahahahahahahhaah ( participem da minha ONG - ELM (Exterminadores do Lipstick Muld) -> zueira

Fotenhas fresquinhas tirada nesse ano ainda :D :D :D
DSC00542.JPGDSC00543.JPGDSC00544.JPGDSC00545.JPG
 
Fala Mano. Gostei de ver. O Micélio está bem forte e saudável. Agora é preprar a camada de casing e um corretor de ph pra ajudar. Eu particularmente prefiro pó da casca de ovo porque é natural, mas dizem que aqueles corretores de ph pra piscina também funcionam, mas são caros demais.
 
Pessoar eu comprei esterco bovino para fazer o bulk e estava pensando qual a qtdade de ovos que eu utilizaria para qual qtdade de esterco ,,, o meu problema maior é que estou sem tempo***
Agradeceria bastante por dicas !!

*** "Tempo é dinheiro"


[]'s SoBoRo
:D :D :D :D
Good Vibes
 
Aewwww ,,, dps de muito tempo sem atualizar aqui vai utilizei esterco bovino (aqueles que vendem em supermercado), uma colher de borra de café e duas de casca d ovo moida e seca seguem as fotos, eu acho que usei uma quantidade absurda de milho, poderia até ser disperdicio mas estava com medo do micélio estar cansado pelo tempo que estava colonizando intão eu utilizei uma medida de milho e 1 e 1/2 de substrato, utilizei agua destilada e umideci até ficar numa textura não enxarcada e nem seca apenas umida mesmo !!


Agora minha duvida é mantenho ele em local escuro com escasses de O² ou eu mantenho ele em local com luz indireta O² e talz ???
DSC00784.JPG
 
Fala SoBoRo

Fecha sem abafar, coloca no escuro, deixa uns 4 dias.

Depois desse tempo haverá micélio na camada de casing.

Ai você pode colocar outra camada, e repetir o processo.

Ponha camada fina, 1 cm de espessura, para colonizar mais rápido.

Colonizada a 2ª camada, coloque dentro de saco e ponha na geladeira por 24 h.

Tire da geladeira, e leve para o terrário.
 
Vou fazer como falou mauricio, hj eu não resisti e fui dar uma olhadinha para ver como andava a umidade e talz ai ja reparei sinais de micelio na parte superior do substrato em areas isoladas acredito eu que a colonização sera rápida, meu maior medo são as contaminações:eek: :eek: :mad: :mad: :!: :!:




Good Vibes
[]'s SoBoRo
:D :D :D :D
 
Hj eu fui dar uma borrifada no cultivo e acabei notando umas especies de broto, sera que alguém ja viu isso em algum cultivo, tirei foto de apenas um mas deve haver uns 7 iguais a esse, hj é o dia de colocar outra camada de substrato !!!




Good Vibes
[]'s SoBoRo
:D :D :D :D :D
DSC00788.JPG
 
Back
Top