Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo 'Mexican D. King' - in/out

Diário de cultivo completo.
4ª feira, dia 19/05/10 comecei meu primeiro cultivo.
Conheci um camarada hippie malucasso na auto-escola que cultiva enteógenos.
Fiz amizade com o cara.
Alem de ganhar 13 sementes de argyreia, ganhei 1 pote de maionese com centeio colonizado.

Preparei 3 copos de wiskey

1) milho
fervi o milho em panela nomal por alguns minutos.
2) arroz triturado + 1 colher de café de farinha de trigo + vermiculita.

3) sementes para pássaro + vermiculita.

Levei essas belezuras, junto de uma colher de sopa, a uma panela de pressão.
No meio do processo, o pino de segurança (valvula de escape) estourou, liberando a pressão.
Acho que o tempo foi suficiente, ficando em torno de 40 minutos pressurizado.

Esperei esfriar, e com a colher parti pedaços do centeio colonizado e misturei aos bolos.
Procurei nao mover muito o bolo, fiz alguns buracos nas laterais, eqüidistantes e depositei o centeio.

Ao final da mistura, limpei com um papel toalha + alcool a borda do copo que fica entre o final do bolo e a borda do copo (meu professor de biologia me aconselhou isso, nao sei se alguém aqui faz)

Lembrando que usei luvas, touca e mascara durante todo o processo. Sempre limpando com pinho sol + alcool, qualquer parte que chegaria perto do processo.

ESSES FORAM OS BOLOS


Sobrou 1/3 de centeio, que resolvi fazer algumas experiencias (sem muito compromisso)

1) mel+agua: fiz na quarta, fui olhar hoje a agua a toda esbranquiçada com fiapinhos brancos. sem sinal de contaminação;
2) joguei em um vaso com esterco e milho. O substrato ta todo tomado kkk e cheirando a fruta, ou algo doce.
3) joguei em um canteiro que tenho na garagem, tem casca de pinus, xaxim, fibra de coco, esterco. também está todo tomado, porém nesse há uma quantidade grande de mosquitinhos, que ali ja se encontravam antes de eu colocar o fungo.

Essas 3 experiencias fiz sem esperança de algum dia ver cogumelos, mas estou confiante na de numero 2.

Bom, é isso. Opinem por favor!
Quero saber onde errei, no que melhorar, etc

Muito obrigado!

Segue as fotos abaixo
 
Legal

meus bolos costumavam pinar com 19 dias, a espera era agoniante
os casin's ja pinavam com 7 dias,tem uns q pinam ate com 5 dias
depois dessas experiencias resolvi ficar so com eles

de vez em quando fasso uns bolinhos pra matar a saudade.
 
Fotos de ontem, 21/06
foto0646.jpg

Ainda nada de pins, estou ansioso de mais :eek:

Mais tarde posto a foto do out.

A terra e as cascas de pinus estão infestadas pelo micelio

Que beleza xD
 
ta bem bonito esse copo.
agora fica esperto nao abre o terrario sem estar usando toucas/luvas mascara.
nao vai de jeito nenhum respirar dentro do terrario.
e cuida de limpar o comodo uma vez por dia com pano de agua e 5% de cloro, pra limpar bem o lugar.
:pos:
tudo pra dar certo.
 
Obrigado Mortandello

Com ctz, tomo todas as precauções possíveis
Só abri 1 vez (ontem) pra ver com mais detalhes o bolo, e pra tirar as fotos.
Usei touca cirurgica, luvas cirurgicas, limpei o exterior do terrário com alcool, lavei o braço com protex... Janelas fechadas
O terrário fica entre a minha cama e a parede.
O piso inteiro da casa é de mármore, fácil de limpar
eu limpo meu quarto com aspirador e pano umido com desinfetante todo dia, mesmo antes de pensar em cultivar cogus (odeio vassoura).

Tirei as fotos do canteiro da garagem (nao tirei de fora pq ta chovendo e fazendo frio)

1ª observação. O canteiro está com cheiro de micélio kkk é so chegar perto que sente.
2ª observação. Acho que ele tem fome por casca de pinus e xaxim (de coco)
3ª observação. Usei uns pedaços de pinus tomados pelo micelio pra fazer um cultivo (porco) in vitro (é assim q se escreve? kk)
4ª observação. Nas fotos parece que o micelio tem varias cores, mas nesse canteiro tem 5 lampadas de cores diferentes (espectro amplo) pois ali bate sol a 30% (telha semi opaca) e as lampadas dão reforço às orquideas.
5ª observação. O canteiro esta tão tomado que em alguns pontos isolados saem pequenas colonias por debaixo da casca de pinus, longe do local que eu coloquei os graos colonizados.

1ª pergunta. Percebi que as minhocas adoram firar perto da colonia, nao sei se é por que eu molho todo dia e fica umido. Tem alguns caracoisinhos tmb. Isso é ruim?
2ª pergunta. Depois que eu introduzi o fungo no canteiro, as orquideas se desenvolveram melhor. Há um mutualismo ou algum beneficio do pc para orquideas ou para o substrato?
3ª pergunta. o micélio ta se desenvolvendo muito bem. Apesar do frio, as lampadas aquecem (bem pouco) e fornecem luz para o canteiro. Há chances de frutificar?
4ª pergunta. Devo molhar todo dia, toda hora ou com q frequencia? tem horario melhor? Estou molhando 2x por dia, de manha (7h) e final de tarde e ate agora ta indo mto bem.

FOTOS
Essa colonia se desenvolveu a partir de meia duzia de grãos que eu joguei no xaxim e cobri com uma casca grande de pinus.
foto0653i.jpg

Esse aqui é um ponto isolado (longe do local original) que surgiu o fungo. eu cavoquei a terra em volta e tava lindo de tanto micelio (perto do meio, perto do fio de coco)
foto0652p.jpg

Esse aqui eu coloquei metade de um bolo quebrado. Enterrei a meio palmo de profundidade cobri com estrume + vermiculita e por cima palha de coco. EM cima disso tudo coloquei casca de pinus. Na foto eu tirei o pinus de cima.
o fungo ja passou a camada estrume e vermiculita, começando a pegar no pinus.

Essa é mais um ponto que joguei grãos
foto0650.jpg

E esse é o vidro que eu falei, joguei cascas de pinus com o micelio grudado
tem esterco, terra, vermiculita
ja ta se espalhando.
foto0654.jpg

Como podem ver, o micelio gostou de mim kkk
Estou espalhando pela minha casa.

Procurei pela região (umas quadras de distancia) alguma outra forma de fungo. Olhei em cascas de arvores (nem liquen nao tem), canteiros nas ruas, jardim na praça... nenhum sinal de alguma especie de fungo.
Fiquei pensando se não seria errado se esporos do meu cultivo se alastrassem pelo meu bairro e o fungo dominasse os fungos pré existentes da região.

Como não vi nada (sei que nao tem como saber 100%) resolvi espalhar o micelio por todo o canto da minha casa.
As plantas estão gostando, e meu pai gostou da ideia de ter fungo no vaso. Ele disse que faz bem pra terra. Mal sabe ele que faz bem pra mente tmb (ele nao sabe q se trata de pc).

Bom, é isso .
Espero que tenham gostado.

Preciso muito de um 'feedback'

Como estou me saindo? Fiz algo que nao devia?
Obrigado a todos!
 
feedback= tem merda dando errado.
no seu cultivo ta tudo muito certo nao ha o que opinar :)
em outdoor tem uns topicos aqui no forum massas pra voce comparar mas nada muito padronizado nem com passo a passo.
 
Parabéns ai! só esperando o resultado, Possitividade ! ei, deposi tira umas fotos de loge do Out, ok? valeu!
 
Pu** q pariu por*aaaah !!!!!
Fez 3 dias de chuva aki, e hoje a chuva parou
fui olhar o out la em cima e olha que filho grande o micelio me deu!
Arranquei da terra e corri pra tirar foto
foto0658.jpg
to feliz
ele é pesado, não é oco e eu acho que estava a algumas horas de abrir o véu.
Eu tirei o chapeu pra tirar um print, mas n tenho ctz se estava maduro suficiente. Mesmo assim vou tentar.

Ja coloquei em um dissecante, depois vou pesar ele sequinho com balança de precisão.

Só fiquei meio puto por que tinha um caracól no chapéu
Mas acho que não tem problema, era de jardim.:pos::pos::pos::p:

Obrigado vaso! kkk
 
Última edição por um moderador:
porque nao comeu ele na hora?
(junto com o caramelo que estava em cima?)
 
Huahuahuahuahu
Genteeee mais surpresas
Fui olhar com mais calma, tem outro nascendo \õ/
dessa vez tirei foto

De longe kk
indisp.png
Um pouco mais perto
foto0659da.jpg
Só mais um pouquino
foto0660.jpg

To muito feliz.
Só estou com uma pequena dúvida.
Como vcs podem ver na foto, o micélio ta exposto, da pra ver que não tem cobertura.
Estou com pó de coco, vermiculita e estrume seco e curtido.
Qual dos 3 eu jogo por cima?
É necessário cobrir (o micélio, não vou cobrir a parte que esta o cogu)?

Mais uma vez obrigado gente!:)
 
na foto tem 2 nascendo, um cabecucao que vc nao viu ainda.
e nao cobre nao cara.
se esta frutificando eh porque ta tudo certo pra ele entende?
 
entendido!
Vou aguardar (nao sei quanto tempo)
creio que logo postarei fotos
\õ/
 
Estou meio triste..
o cogu out do vaso nasceu quebrado... culpa dos passarinhos eu acho.
tem 2 no vaso de cima por enquanto
foto0684.jpg

Agora la na garagem, naquele canteirinho... puts mano
eu contei muitos cogus se desenvolvendo
foto0683.jpg
na imagem da pra ver pouco, mas eu contei 6
isso pq ali é só uma 'colonia' do fungo, pq esta praticamente todo tomado de fungo o canteiro.
 
O do vaso foi um bolo (metade dele que quebrou) que eu enterrei.
Será que vai nascer mais?
Se eu continuar molhando todo dia, cuidando do vaso, vai continuar nascendo cogumelos de vez em quando?

E quanto ao canteiro... la tem muita casca de pinnus, palha de coco, xaxim e tem algumas orquideas...
Tem bastante comidinha pra eles? kkk

Só pra avisar, estou tentando fazer um cultivo líquido, em tubos de ensaio plásticos usando agua e karo. Estou sem espectativas, fiz meio que nas coxas.
Usei um fiozinho de micélio pra inocular o liquido. Hoje fui olhar e ta um pouco maior, parecem teias de aranha crescendo.
*
Não sei se comentei que eu estava tentando um cultivo dentro de um vidro de maionese... Se nao comentei, estou dizendo agora kkk
vitr.png
o micelio ta se desenvolvendo bem
 
Hoje colhi os cogus do vaso
foto0690o.jpgfoto0697.jpg

A cultura líquida começou a aparecer uma coisa mais visivel, nao sei se é micelio
foto0698.jpg

No canteiro, 7 cogumelos crescendo
foto0701.jpg

e ao lado do vaso, joguei um pedacinho do micelio e cubri com pó de coco, hoje fui molhar e pra minha surpresa, um coguzinho
foto0695.jpg

Quanto ao bolo no terrário... nada ainda...
to começando a pensar em fazer um casing
 
Aeee!
Todos esses cogus ja rendem uma bela tripp!!!
quanto ao bolo... quantos dias ja de terrario???
aguarde 15- 16 dias pra pinar se nao pinar faca um shit simulator no maximo.
evita quebrar os bolos pra nao facilitar a contaminacao.
tudo mto lindo, senhor dedo branco.
 
:p:kkk
então, estão no terrário desde o dia 14 (eu axo kkk se nao for 14 é 13 ou 15)
vo da mais uns 2 ou 3 dias, se não der sinal de vida...
 
Canteiro:
foto0703.jpg foto0705f.jpg foto0704.jpg
Colhi os 4 maiores, e quando colhi, levantou um pouco de po de coco.
Vi uns 8 pins em baixo kkk

ALguém ja usou esse pacote de grãos em algum cultivo?
foto0702.jpg
Arroz integral
Arroz selvagem
Aveia integral
Trigo integral
Centeio
Cevada
Triticale
 
cara que legal, ver eles cresce out, ei sobre essa mistura ai, muito boa, muito boa mesmo, olha ai onde ela e fabricada, pra ver se encontro ela aki em fortaleza por favor! não consigo achar centeio aqui de maneira nenhuma!!! boas vibrações!
 
Back
Top