Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Mex

Diário de cultivo completo.
Aêêêêêê gente lindaaa!!
Eu a princípio não iria criar este diário do primeiro cultivo, achei meio falho, mas fui incentivado pelo Mangue a escrever e estou aqui! :)

Bom, acredito que irá chover de gente falando dos erros cometidos e tudo mais, e é isso que eu espero para poder melhorar na próxima vez :pos:
Portanto: não deixem de opinar!

Vamos lá...

19/09/2008 - Conhecendo o sr. Carimbo.
Eu cheguei em casa e tive uma surpresa, o carimbo que eu estava aguardando a mais de 15 dias havia chego!
Fiquei muito contente e já comecei a arrumar tudo para a confecção da seringa...
Coloquei 1 copinho de 50ml + 1 colherzinha de chá numa panela cheia de água para ferver em uma panela comum cheia de água... Enquanto isso eu fechava as portas e as janelas da cozinha para evitar correntes de ar e preparava a pia da cozinha para receber os materiais...Limpei com bastante alcool 70º e dexei bem seco. Vesti luvas cirurgicas, touca, jaleco e uma máscara, abri o carimbo e raspei 1/4 dele com a colherzinha de chá para o copinho de 50ml, somei com 40ml's de água mineral e misturei bem. Tirei as seringas de 20ml e as agulhas da embalagem e suguei o líquido escuro pra dentro delas, enrolei as duas separadamente em papel alumínio, coloquei em uma sacolinha e foram para dentro da geladeira por 24h.

20/09/08 - Preparo da papinha :D
Peguei os pacotinhos com os "ingredientes", uma bacia limpa uma colher, um copo e fiz o seguinte:

500g de Farinha de Arroz Integral ( 2,5 copos de cultivo )
50g de Níger ( 0,5 copo de cultivo )
300g de Vermiculita ( 6 copos de cultivo )
3 copos de cultivo cheios de água mineral

Misturei os três acima, até ficarem bem homogêneos, pronto!

Consegui encher 10 copos de cultivo com a mistura, deixando 1cm de espaço até a boca do copo.

Fiz tampas duplas de alumínio para os copos e coloquei os 4 primeiros copos na PP...
Aqui quero deixar uma técnica útil pros copos não racharem:
Coloque uma toalha de cozinha por baixo dos copos (no fundo da panela) e passando pelo meio dos copos, isso evita com que os copos absorvam calor demais e rachem/trinquem.
Deduzi que 45 minutos seriam suficientes...Fiz duas levas de esterilização, totzaliando 8 copos...Com os mesmos depois de frios saindo da PP eu já secava e passava fita durex ou isolante para segurar a tampa.

21/09/08 - O dia da inoculação.
Esse dia foi tranquilo e com pouca sujeira :D
Apenas peguei os copos, a seringa já a temperatura ambiente uma vela e pedaços de fita isolante.
Passei papel toalha com alcool 70º na mesa e sequei bem, fui furando 4x por copo, colocando 0,25ml em cada furo e flambando a agulha na vela acesa a cada copo.
Terminei de inocular os 8 copos, e decidi fazer um teste...Inoculei junto os 2 copos que eu não havia esterilizado - Atenção: Curiosidade MATA, se não matar, FEDEEEEE DEMAISS!

24/09/08 - O Senhor micélio.
Esse foi o terceiro dia após a inoculação, nesse dia consegui notar alguns pontinhos brancos se formando ao redor daonde eu havia inoculado.
Apenas em 1 copo não consegui perceber nenhum sinal do micélio, nem com lupa 10x e era justamente em um em dos em que eu não havia esterilizado.

26/09/08 - O Micélio feroz e a bananada (in)experada.
Como de costume ao chegar da escola, vou correndo ver como estão os bolos e agora já é possível ver o micélio claramente em 8 copos (dará para perceber nas fotos que anexarei) e esses 8 copos são exatamente os que foram esterilizados.
Um dos copos não esterilizado parece que parou de se desenvolver, está exatamente como no dia 24/09/08, fraco, muito fraco.
E o outro como ainda não havia nem sinal do micélio, e a mistura estava estranha...Meio solta.
Fui até o banheiro com o copo e decidi rasgar a tampa de alumínio e olhar por cima PUTSSSSSSS! Em poucos segundos um cheiro desgraçado de BANANA PODRE :eek: tomou conta de todo o banheiro, incrivelmente nojento, nunca tinha sentido um cheiro desses antes...É péssimo! Deu ânsia de vômito :eek:
Pedi pra minha irmã ir correndo buscar sacolinhas plásticas, enfiei o copo dentro de umas 3, dei nós e joguei fora com copo e tudo.
Se o outro copo não desenvolver mais nada em 2~3 dias, certamente jogarei fora direto sem nem querer "olhar por cima" :D

###################################################################

Por enquanto é isso!

Vou anexar algumas fotos, infelizmente são de péssima qualidade, pois minha irmã conseguiu estragar minha câmera digital e tive que acabar pegando o celular de um amigo emprestado (Sim! Eu não tenho um celular, aliás, nunca tive aihoehioahioweiho)
DSC01749.JPGDSC01750.JPGDSC01751.JPGDSC01752.JPGDSC01754.JPG
 
Boa Sorte no cultivo! :D
Torcendo Aqui.
Abraço.
 
E ai andreh :pos:
A princípio parece tudo certinho.
Só que está bem difícil para identificar a condição do micélio pelas fotos.
Como está as condições da incubadora?
 
Boa Sorte no cultivo! :D
Torcendo Aqui.
Abraço.
Brigadão :D
É empolgante ouvir esse tipo de coisa :B


E ai andreh :pos:
A princípio parece tudo certinho.
Só que está bem difícil para identificar a condição do micélio pelas fotos.
Como está as condições da incubadora?

Poisé! Fotos péssimas :/
Bom a incubadora é uma bolsa térmica.
Fica totalmente escuro por dentro e a temperatura interna eu não sei te dizer pois nem termomêtro consegui ainda :neg: mas a temp. ambiente da minha cidade geralmente está entre 16~22ºC, acredito que isso irá atrasar bastante a colonização do micélio, certo?
As vezes estou pondo um vidro de conserva com água quente no meio da bolsa, enrolando um cobertor e deixando dentro do meu guarda-roupa...
Mas não posso fazer isso a todo momento e não sei se as condições ficam ideais com isso.


Abraços a todos.
 
Isso mesmo,
dessa maneira você irá notar um atraso na colonização do substrato. :)
Ademais, boa sorte no seu
cultivo brother :pos:
Estamos de olho!
 
Iaê Mano!
Pow..
desejo toda a sorte do mundo aê pra vc mano.
q dê tudo certo aê no seu cultivo
:D

BANANA PODRE EH?
AUHiuahiuahuiahuihaiuhaiuhauihuaihuihuIAHUIA

E mano...
na proxima vc ja sab...
Nada de fzer esses tipos de teste.
e nunk abrir copos contaminados sem mascara.
ahiuahiuahiuahiuahiuhaiuhaui

abração aê Mano
Tow orbiservendo seu cultivo e esperando novidades....

Paz , luz e mta sabedoria aê pra vc
:)
 
isso mesmo, andré...também puxei uma cadeira para observar seu cultivo;

o níger dará mais força para o bolo, dá pra esperar cogus maiores do que do bolo pf...

jogou o outro copo fora? às vezes é só falta d'água, não contaminação - o que não parece ser seu caso já que o copo estagnado nao foi esterilizado...

boa sorte, até logo
 
É isso brother estou aqui nas goods vibes para que tudo de certinho!

Paz!
 
OPa!!! Blz mesmo??? Só pode, né? com a expectativa do primeiro cultivo rolando solta, é só alegria.
Parei por aqui pra desejar boa sorte e boas vibrações e dizer tbm que uma noite mais do que mágica lhe aguarda.
Vento em popa, meu brother!
 
Puxa, quantos copos! É isso aí. Boa sorte aí.
 
GALERA!

Ainda me restam 6 copos, aparentemente saudáveis...
2 copos, que só faltam colonizar metade do fundo do copo (olhando por baixo do copo) e tem alguns copos que parece que a colonização parou em 90%...
Não consigo observar mais nenhum desenvolvimento nesses copos, já faz 1 semana ;~

Tem como ressucitar ?

Já são 23 dias desde o aparecimento do micélio :/
 
ei andreh, dê uma olhada nas condições de temperatura, umidade e aeração do substrato... talvez só falte um pouco de cada um... sei lá descreva a situação e/ou mostre fotos pra todos tentarem ajudar...valeu faloae
 
Já são 23 dias desde o aparecimento do micélio :/

O vinicius já falou tudo aqui em cima,
mas às vezes é só a temperatura baixa mesmo...
Espere e verás...
O importante é que está tudo saudável!

Boas vibes! Muita paz e sabedoria!
 
Galera!!
Coloquei um bolo por primeiro pra testes...
Dei o cold shock junto com um dunk por 16 horas, rolei na vermiculita e botei no terrário...
em 8 dias já havia pinado...
Agora é só se assustar toda hora que você abre o terrário HOIAEHIOAHIE
estão maiores a cada hora que passa :D

Agora que nasceram, eu já coloquei o outros 4 bolos que restaram no dunk & cold shock...


Vou colocar algumas fotos que infelizmente tive que tirar com a cam do note (minha irmã quebrou minha câmera =/)



Me parece que nasceram poucos e bem pequenos :(
O que vocês acham considerando que é meu primeiro cultivo ??


aimg134.imageshack.us_img134_87_0008uo6.jpgaimg186.imageshack.us_img186_5246_0009cw4.jpg

Não consegui anexar as fotos :/
Tive que colocar direto no tópico... me perdoem.
 
Parecem ótimos.

Parabéns.

Esses cogumelos pequenos e escuros das laterais parecem abortos. Se tiverem parado de crescer tire-os antes que comecem a se decompor.
 
Nosssa Mano!
que cogus lindos velho!
Ta otimoooooo pra 1º flush mano
e meu 1º flush deu um pouco mais de cogus , mais num tinha nem a metade do tamanho dos seus...
:p
Ta de Parabens velho.
Como o Ecuador flw aê acima...
esses cogus escuros tão parecendo abortos mano.
se vc perceber q não tao mais se desenvolvendo , retireos do bolo o mais rapido possivel...
pois se eles começarema se decompor podem botar seu trabalho a baixo.
Abração aê Mano
Super Good Vibes aê pro seu cultivo
Eh NoixZ
 
Parabéns mesmo, estão lindos! valeu brother, seu amigo, o que te mandou o print, vai mandar um de F+. :)
 
Lindões irmão, parabéns!

O tamanho está bom para um 1º flush!

Espero que retire muitos carimbos, Mex tem que ser perpetuado :D
 
mARAVILHA :pos::pos::pos:
bom demais para o 1º. cultivo!
Continue com essa sorte ai do seu lado :D
 
Back
Top